sábado, 2 de julho de 2011

Vila do Bispo tem Equipa de Sapadores Florestais

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo vai passar a contar com uma equipa de Sapadores Florestais no seguimento de uma candidatura intermunicipal de Lagos e Vila do Bispo (Associação de Municípios das Terras do Infante).

Esta unidade visa reforçar as 7 equipas existentes no Algarve, tendo sido ativada na segunda quinzena de Junho, após uma formação intensiva de 200 horas.
A iniciativa permitiu a conversão de uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal, criada em 2006, numa unidade especializada com perfil e formação específica para prevenção dos incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva, da realização de fogos controlados, da manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras infraestruturas, para além da vigilância florestal, apoio ao combate aos incêndios florestais e sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de ações de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas.

Aljezur: Feira da Terra 2011

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Aljezur vai iniciar já no próximo dia 09 de Julho mais um ciclo da FEIRA DA TERRA.
Esta feira de produtos locais terá lugar nos dias 9 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto e 3 de Setembro, das 08:00h às 13:00h.

Com lugar no Pavilhão de Feiras de Aljezur, na FEIRA DA TERRA poderá adquirir produtos naturais e de agricultura biológica, agro-alimentares, mel, enchidos ou a saborosa doçaria regional, e ainda produtos hortícolas e artesanato local e regional.
Este certame tem como principal objectivo a promoção do artesanato, dos produtos agrícolas e de algumas actividades económicas que valorizam os costumes do Concelho de Aljezur potenciando, dessa forma, os valores culturais e sociais da nossa região.
Saberes e sabores tradicionais do mundo rural… a não perder em Aljezur.

Protecção Civil de Albufeira alerta para o risco das Arribas

De 02 de Julho a 27 de Agosto, Campanha de Sensibilização “Proteja-se das Arribas” nas Praias do Concelho. Campanha de Sensibilização arrancou hoje, na Praia da Falésia, e tem por finalidade a distribuição pelos Escuteiros, de um folheto informativo sobre os riscos das arribas.

“Proteja-se das Arribas” é o conselho da Protecção Civil de Albufeira.
A fim de prevenir a ocorrência de acidentes, o Serviço Municipal da Proteção Civil de Albufeira em parceira com os Agrupamentos de Escuteiros de Albufeira e de Paderne vai desenvolver uma acção de sensibilização destinada aos veraneantes e frequentadores das Praias do Concelho, nomeadamente através da distribuição de folhetos informativos sobre os riscos/perigos das arribas.
Entre 02 de Julho e 27 de Agosto, a Campanha de Sensibilização “Proteja-se das Arribas” vai percorrer as Praias de Albufeira, informando acerca dos principais riscos existentes e alertando para as melhores formas de os prevenir e combater.
É sabido que as praias de Albufeira estão rodeadas por belas arribas, no entanto, o processo natural de erosão a que estão sujeitas colocou as arribas em situação de risco, o que se traduz no perigo de derrocadas ou queda de blocos.
Deste modo, e porque a Natureza é imprevisível, a Protecção Civil alerta para os factores de risco e aconselha a respeitar a sinalização, para que todos possam desfrutar de uma praia em segurança.
Seguir as advertências das autoridades competentes, no sentido de minorar os riscos, é um dever de todos.
Colabore e usufrua de uma Praia mais Segura!

“Mais Saber” em exposição na Casa dos Condes

Foi esta sexta-feira inaugurada a exposição “Mais Saber”, na Casa dos Condes em Alcoutim.

“Mais Saber” é uma mostra dos trabalhos desenvolvidos nos cursos socioeducativos 2010/2011, promovidos ao abrigo do Contrato Local de Desenvolvimento Social “+ Inclusão”, estabelecido entre o Município de Alcoutim, o Instituto de Segurança Social IP e a Associação Odiana.

Foram oito cursos “Mais Saber” em várias localidades do concelho – Teatro (Balurcos, Giões e Pereiro), Macramé (Alcoutim, Cortes Pereiras e Traviscosa), Artes Decorativas (Laranjeiras, Pessegueiro, Giões e Farelos), Pintura de Azulejos (Pereiro), Arraiolos (Balurcos), Olaria (Martim Longo), Tecelagem (Barrada), Bonecas de Juta (Vaqueiros). No total, foram cerca de 150 formandos, que estiveram também ontem à noite na inauguração oficial da exposição.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, marcou presença no evento, garantindo a continuidade dos cursos no próximo ano.
Depois do jantar-convívio, que decorreu no Castelo de Alcoutim, os alunos do curso de Teatro, dos Giões e do Pereiro, presentearam o público com cantares tradicionais.
Pode visitar esta exposição na Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim), de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00.

Monchique abre Loja de Produtos Locais

Foi hoje inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, a “Loja do Mel e do Medronho” na Vila de Monchique.
Esta loja, que pretende a promoção dos produtos locais através das suas Associações representativas, no presente caso a APILGARBE (Associação de Produtores de Mel) e a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento), está localizada no Largo dos Chorões, num espaço cedido pela Câmara Municipal através do Protocolo celebrado entre estas três entidades.

Esta iniciativa surge devido ao manifesto interesse destas Associações em colaborar com a Câmara Municipal no sentido da promoção dos seus produtos, associando-os à dinâmica que o Município pretende implementar na diferenciação e certificação de qualidade dos produtos produzidos em Monchique.
A Câmara Municipal reconhece que existe um grande potencial das fileiras do Mel e da Aguardente de Medronho, assim como dos seus derivados, para a economia local e o facto de estas registarem uma falta de competitividade, inerente ao deficiente contacto entre o produtor e o consumidor, o que levou à efectivação deste projecto, contribuindo desta forma para promoção directa destes produtos.
Estiveram nesta cerimónia, para além de diversas entidades locais, o Secretário-Geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, João Pereira Neto, personalidade com muitas ligações ao Concelho de Monchique.

No Museu de Portimão: Livro “Algarve - Arquitecturas e Espaços Recuperados”

No dia 5 de Julho, pelas 18h00, será lançado no Museu de Portimão o livro “Algarve – Arquitecturas e Espaços Recuperados” da autoria do arquitecto José Manuel Fernandes e da fotógrafa Ana Janeiro, obra editada pela CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e centrada no estudo e divulgação das intervenções de recuperação e valorização do património edificado.

A importância do tema já era consensual entre os especialistas, mas o motivo que serviu de ponto de partida para o nascimento deste trabalho foi o bom acolhimento público que mereceu a recuperação do Palacete Doglioni, edifício localizado no centro histórico da cidade de Faro e recuperado pela CCDR para instalar os serviços de ordenamento desta Comissão.

Estas acções são fruto de uma nova atitude, de âmbito nacional e regional, dando uma especial atenção aos valores culturais edificados, próprios e representativos da cultura deste território, assistindo-se por parte das instituições responsáveis ao desejo crescente de regeneração, de procura de uma melhor paisagem, humana e física, rural e urbana.
Nesta obra são apresentados exemplos de obras de recuperação de equipamentos urbanos de prestígio, como teatros e pousadas, mercados, antigas fábricas e diversas formas de arquitectura popular, realizadas por instituições do Estado, por Municípios, por empresas privadas e por privados.
O livro agora a lançar pretende trazer um contributo importante, ao mostrar que, desde que realizada de forma adequada – no plano técnico e em edifícios que a justifiquem –, a recuperação de edifícios é aplicável a um universo amplo e, sobretudo, pode ser economicamente interessante.
Ao longo da última década, a CCDR tem-se empenhado numa política de valorização do património construído, público e privado, existente na região, surgindo este novo livro na sequência de outras duas obras: “Arquitectura no Algarve – dos primórdios à actualidade, uma leitura de síntese” e “A Casa Popular do Algarve – espaço rural e urbano, evolução e actualidade”.

Inscrições em www.ccdr-alg.pt.

Xarém com Conquilhas em directo de Olhão

O Xarém com Conquilhas, um dos 21 pratos candidatos a Maravilha da Gastronomia e o único representante do Algarve, foi ontem promovido durante todo o dia através do programa Verão Total, da RTP1, que deu a conhecer a milhões de portugueses esta delícia gastronómica ao mesmo tempo que mostrava a tipicidade de Olhão, de onde foi emitido em directo o programa entre as 10h00 e as 18h00.

Aquele que antes era considerado um ‘prato dos pobres’, feito à base de farinha de milho, está cada vez mais de regresso à mesa dos algarvios e agora dá que falar com esta presença entre os finalistas às Maravilhas da Gastronomia. O delicioso Xarém com Conquilhas, prato típico olhanense, que hoje foi confeccionado ao vivo no Jardim Pescador Olhanense, onde decorreu o programa, é um prato muito apreciado por olhanenses e algarvios em geral e também cada vez mais conhecido dos visitantes desta zona do Algarve.

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, um dos entrevistados por Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel, recordou que desde os tempos de infância esta era uma iguaria presente na mesa dos olhanenses, que tem no milho e nas conquilhas, produto da Ria Formosa, as bases para o que se viria a tornar um saboroso petisco apreciado por cada vez mais pessoas.

Francisco Leal apelou mesmo a todos os algarvios e não só para que votem nesta delícia, uma vez que é a única candidata da região e um prato conhecido e apreciado também noutras terras do Sul. Para tal, basta aceder a www.7maravilhas.sapo.pt, ligar para o 760 302 709 ou enviar um sms para o número 68933 e marcar o código 709.

No programa Verão Total, onde também se mostrou alguns aspectos da cidade olhanense, como o Museu ou os Mercados Municipais, participaram também o padrinho da candidatura de Olhão, o actor Pedro Górgia, que conhece o concelho, onde costuma passar férias e disse apreciar bastante esta delícia gastronómica, assim como o presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, para além de responsáveis ligados ao turismo e à gastronomia de Olhão e da região algarvia.
ara Luís Segadães, depois das outras competições entretanto promovidas pelas 7 Maravilhas, a escolha da Gastronomia foi óbvia, uma vez que é um património nacional de elevada qualidade e apreciada por todos os portugueses. “Contam-se pelos dedos de uma mão os países com verdadeiro capital de perenidade, para falar do património gastronómico, como só Portugal tem. De Norte a Sul, do Litoral ao Interior e nas Ilhas, Portugal oferece uma grande diversidade de paladares, para todas as bocas, para todos os gostos. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural. Este reconhecimento das artes culinárias cria uma forte responsabilidade no que respeita à defesa da sua autenticidade, bem como à sua valorização e divulgação, tanto no plano interno quanto no plano internacional, constituindo um factor de atracção turística com grande importância económica”, referiu aquele responsável.

Em Olhão, todos foram unânimes: o Xarém com Conquilhas conquista o paladar de qualquer pessoa, basta provar. É isso que esta competição também sugere, pelo que o presidente da Câmara de Olhão reconhece que este programa, que deu a conhecer, mais uma vez, as várias realidades de Olhão, “serve de grande divulgação da cidade e do concelho, não se ficando pela gastronomia. É um convite a todos os portugueses para que nos visitem e conheçam a nossa gastronomia, mas também a nossa cultura e a Ria Formosa”.

Tudo ao som de muita música da região, como o Rancho Folclórico de Moncarapacho, Al Mouraria, Grupo Etnográfico de Quelfes, Bublebath ou Íris.
Mediante esta importante divulgação do prato característico de um concelho com potencialidades únicas, que agora também aposta no turismo de qualidade, fica o convite para uma visita a Olhão. Entretanto, os portugueses podem votar na iguaria que se pretende seja uma das Maravilhas da Gastronomia: o Xarém com Conquilhas.

BOXE SOLIDÁRIO EM FARO

É com a missão da solidariedade que a Associação de Boxe do Algarve e o Clube Arena Faro organizam uma Gala de Boxe Olímpico, no dia 23 de Julho, às 21h, no Pavilhão da Escola Pinheiro e Rosa, em Faro.

A Missão é a angariação de fundos que possibilitem a participação de dois juniores (Sérgio Pestana e André Sousa) no Campeonato da Europa, a decorrer nos dias 21 a 28 de Agosto, em Dublin – Irlanda.

A Gala será constituída por duas partes, uma da responsabilidade da Associação de Boxe do Algarve e será constituída por combates de seniores iniciados e consagrados, a segunda, da responsabilidade do Clube Arena Faro, que integrará os combates dos dois juniores.
O director técnico regional, Walter Pestana, esclarece que “no desporto, exigem-se sólidos padrões de comportamento e valores. Ser-se atleta de alta competição obriga a profundos níveis de envolvimento, estudo, motivação, paixão e coragem. É difícil encontrar-se nos dias de hoje, jovens capazes de cumprir com o rigor que o alto rendimento exige. Os Clubes quando descobrem estes diamantes colhem-nos da sociedade e formam-nos, tentando a todo o custo, proporcionar-lhes uma recompensa justa ao seu esforço e dedicação diários. Estes dois jovens são um exemplo para toda a juventude, vivem uma vida disciplinada, com hábitos saudáveis, dedicam-se ao estudo e ao desporto, valorizam a sua família e círculo de amigos e honram a sua cidade e o seu país… “
Segundo Sandra Silva, presidente da Associação de Boxe do Algarve, “o Boxe vive actualmente uma situação muito conturbada! A Federação prepara-se para eleições, após a demissão quase total da Direcção anterior. As verbas do IDP não chegam às estruturas base da modalidade e os Clubes e Associações sobrevivem à custa de muita carolice, iniciativas pessoais, apoios de privados e das próprias famílias dos atletas. Com esta iniciativa estamos a construir o futuro destes jovens, a abrir-lhes os horizontes e com certeza, a reconhecer o seu esforço e desempenho. O desporto tem este papel educador e de cooperação e a A.B.A. honra-se em apoiar e colaborar nesta causa.”

Fonte: ABA