terça-feira, 24 de maio de 2011

FESTA DOS PETISCOS DO PESCADOR EM QUARTEIRA

A comunidade piscatória de Quarteira celebra o Dia do Pescador (31 de Maio), com mais uma edição da Festa dos Petiscos do Pescador. Nos dias 3, 4 e 5 de Junho, a Praça do Mar volta a ser palco deste evento que reúne o melhor das tradições gastronómicas locais.

A par do vasto programa musical e dos sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, aqui confeccionados e apresentados por famílias de pescadores, este evento tem como um dos momentos mais importantes a tradicional lavada que terá lugar no sábado, dia 4, pelas 18h00, na Praia de Quarteira.

A lavada ou arte tradicional de arrastar para terra, constitui um quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória, a população é convidada a participar no "puxar a rede" para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.
A Festa dos Petiscos do Pescador é uma organização da QUARPESCA - Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

APED: 20 anos pelo reconhecimento do tratamento da dor como prioridade nacional

No próximo dia 4 de Junho, sábado, a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) assinala 20 anos de actividade, na promoção da investigação e do tratamento da dor como uma prioridade nacional. Fundada em 1991, a APED assume-se como um elemento importante na melhoria dos cuidados de saúde relativos à dor, em Portugal.

“O contributo da APED e de todos os profissionais de saúde que se dedicam ao tratamento da dor tem sido decisivo na diminuição da magnitude deste grave problema de saúde pública, que afecta mais de 30 por cento da população portuguesa”, adianta o médico Duarte Correia, actual presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

E acrescenta: “A resignação da população, a falta de informação e a desvalorização do fenómeno da dor, são factores que contribuem para a elevada prevalência da dor crónica. Por estes motivos é preciso promover a sensibilização e o esclarecimento da população neste tema, bem como a formação dos profissionais de saúde, na Medicina da dor, para tratarmos mais precocemente as pessoas que sofrem com esta síndrome e ajudá-las a recuperar a sua qualidade de vida”.
“O nosso objectivo principal continuará a ser a realização e promoção de todos os esforços que permitam aos cidadãos as acessibilidades necessárias ao tratamento da dor aguda e crónica num período curto e adequado, de forma a reduzir o seu impacto, em Portugal”, conclui Duarte Correia.
A dor crónica é caracterizada como uma dor persistente ou recorrente, de duração igual ou superior a três meses, e/ou que persiste para além da cura da lesão que lhe deu origem. A lombalgia crónica, a osteoartrose, as cefaleias e a artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas está gravemente afectada, podendo em muitos casos conduzir à incapacidade para o trabalho.
Em Portugal a dor crónica atinge mais de 30 por cento dos adultos portugueses. Cerca de metade dos custos relacionados com a dor crónica (1,6 mil milhões de euros) devem-se a despesas com cuidados de saúde, enquanto o restante resulta dos chamados custos indirectos, tais como o absentismo e as reformas antecipadas provocadas pela dor crónica.
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objectivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Estradas de Portugal investe na melhoria da sinalização vertical

A Estradas de Portugal lançou um concurso público para a renovação e adequação da sinalização vertical a nível nacional.
Este concurso, publicado em Diário da República no dia 20 de maio, tem um valor base de investimento previsto de cerca de 6,7 milhões de euros.

A empreitada a concurso está subdividida em seis lotes, sendo o investimento previsto para a melhoria da sinalização vertical nos distritos de Beja, Évora e Faro é de 700 mil de euros.

Esta empreitada insere-se na política da Estradas de Portugal de incremento constante da segurança rodoviária para todos os utilizadores da Rede Rodoviária sob sua jurisdição.
A EP tem realizado diversas intervenções no âmbito da Segurança Rodoviária, incidindo nomeadamente na marcação horizontal, na eliminação dos “pontos negros” e de outras zonas de acumulação de acidentes, que têm tido reflexo na tendência decrescente verificada, relativamente ao número de acidentes com vítimas e numa estabilização nos últimos três anos do número de vítimas mortais e feridos graves, na rede rodoviária sob sua jurisdição.

Segurança na Pessoa Idosa - sessão informativa no Hospital de Faro


O Departamento de Medicina do Hospital de Faro promov,e no próximo dia 2 de Julho, a partir das 19:00 horas, no auditório do hospital, uma sessão informativa sob o tema «Segurança na Pessoa Idosa». A sessão é gratuíta e aberta ao público.

Europa com mais de 312 mil milhões de euros de dívidas incobráveis

Valor superior aos pacotes de ajuda externa feitos a Portugal, Grécia e Irlanda

· Portugal com mais de 5 mil milhões de euros de incobráveis

· Empresas e consumidores aumentam prazos de pagamento

· Estado com atrasos de pagamento de 82 dias

· Empresas demoram em média 92 dias a pagar as suas facturas

. 14% de aumento de incobráveis


O último relatório do Índice de Pagamentos Europeus (EPI) efectuado pela Intrum Justitia revela que as empresas e os consumidores agravaram o atraso nos seus pagamentos nos primeiros meses deste ano.
Portugal, que neste estudo tradicionalmente aparece na cauda da Europa no que respeita ao índice de risco de pagamentos, ocupa nesta edição a penúltima posição imediatamente antes da Grécia. O estudo revela ainda que no caso das empresas portuguesas o atraso nos pagamentos é de 41 dias e no caso dos particulares é de 34.

No que respeita aos pagamentos em atraso, o estudo indica que a percentagem de pagamentos recebidos a mais de 90 dias foi de 31% (21%), o que comparativamente a 2010 significa um agravamento de 48%. Para além disso, revela ainda que quanto mais tempo as facturas ficam por pagar, maior será a dificuldade em cobrar a totalidade da dívida.

A percentagem de incobráveis continua a aumentar em Portugal atingindo os 3.2% no inquérito de 2011, bem acima da média europeia. Também aqui temos verificado algumas alterações, nomeadamente em relação à percentagem média de incobráveis que tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, nos países da Europa: 1.9% em 2007, 2% em 2008, 2.4% em 2009, 2.6% no inquérito de 2010 e 2.7% este ano.
Em Portugal, segundo este estudo, 64% dos inquiridos acredita que os riscos de pagamento vão aumentar nos próximos 12 meses, enquanto 9% acredita que irá diminuir.
Em relação às empresas inquiridas, 67% (63% em 2010) prevêem perdas de rendimentos devido a atrasos de pagamentos ou incobráveis e 78% (73% em 2010) receiam pela liquidez das suas empresas. Destas empresas, 63% afirmam que os pagamentos em atraso estão a impedir o crescimento de toda a sua estrutura.

Este ano, também foi colocada aos Directores uma questão sobre o que acreditavam ser as principais causas para os seus clientes pagarem com atrasos e 95% (91% em 2010) argumentaram que se devia a dificuldades financeiras. Em muitos países, isto transformou-se num ciclo vicioso – recebe-se com atraso, paga-se com atraso.
Das empresas participantes, 27% (36% em 2010) consideram que os riscos de atrasos nos pagamentos da parte de clientes irão manter-se, enquanto 64% (55% em 2010) pensam que irão aumentar. O sentimento das empresas não é positivo.

O estudo revelou ainda que 57% dos inquiridos disse que a recessão global afectou negativamente as suas vendas e 47% disseram que se encontravam com liquidez negativa.
As diversas economias europeias, revelam-nos, neste estudo diferentes histórias. A maior economia europeia, a Alemã, mostra já alguns sinais de crescimento económico e no que respeita ao valor de incobráveis, verificou-se em 2010 uma descida de 8%. Por outro lado, na Inglaterra, a terceira maior economia europeia, os incobráveis subiram 33%.
O estudo revela ainda que na Europa cerca de 65% das empresas esperam em média 92 dias (contra 85 dias em 2010) antes de recorrerem a empresas de gestão de cobranças. Relativamente a Portugal, 53% (30% em 2010) dos inquiridos aguardam uma média de 137 dias (159 dias em 2010) antes de recorrerem a entidades externas.

No que respeita aos credores na Europa, o estudo indica que estão a perder diariamente cerca de 9.3 milhões de euros, em valores que não conseguem receber pelos bens e serviços fornecidos. As dívidas incobráveis atingiram 312 mil milhões de euros e no decorrer dos últimos cinco anos atingiram 1.300 mil milhões de euros.
De acordo com Luis Salvaterra, Director Geral da Intrum Justitia Portugal, “Um dos efeitos negativos da depressão económica no nosso país é o aumento no número de dias que os consumidores e as empresas estão a demorar para pagar as facturas em atraso. E, consideramos que esta situação vai piorar, uma vez que vão ser implementadas várias medidas de austeridade, incluindo cortes nos salários do sector público e aumento do IVA, entre outros”.
O mesmo responsável acrescenta ainda que, “A realidade relativamente às dívidas resultantes de pagamentos com atrasos ou não pagamentos de facturas de bens e serviços fornecidos subiu agora para níveis perigosos em toda a Europa, sendo uma ameaça real a longo prazo para várias economias nacionais”.
“No que respeita ao nosso país, Portugal apresenta um quadro preocupante, e não apenas devido aos atrasos nos prazos de pagamento. Grande parte dos inquiridos (45%) afirma que as suas empresas investiram menos em inovação e investigação devido à desaceleração económica. Esta situação vai comprometer a nossa competitividade”, afirma Luis Salvaterra.
Assim, a Intrum Justitia faz algumas recomendações:

1- Análise de risco da carteira de clientes com maior frequência

2- Monitorização contínua da capacidade de financiamento dos clientes

3- Contactos com os clientes antes da data de pagamento

4- Acompanhamento directo após a data em que o pagamento vence

5- Envio dos créditos vencidos para uma entidade externa profissional

6- Considerar acordos de pagamentos, pré-pagamento e adiantamentos, entre outros.
Todos estes dados são números do European Payment Índex da Intrum Justitita, a maior consultora europeia de serviços de gestão de crédito e cobranças. Este barómetro anual avalia o comportamento dos pagadores nos estados membros da União Europeia, através de um survey levado a cabo em 25 países da Europa.

em Olhão: Conversa sobre as Letras na segunda “Quinta de Cultura”


Adriana Nogueira, Luís Ene e Rogério Silva são os dinamizadores da próxima “Quinta de Cultura”, dedicada às Letras, que decorrerá às 22h00 do próximo dia 26, no bar Catita & Companhia, em Olhão. Trata-se da segunda conversa informal, sobre a riqueza, a diversidade, os problemas e as oportunidades da criação cultural algarvia, integrada no programa “ Quintas de Cultura”, iniciativa promovida pela Universidade do Algarve e pela Direcção Regional de Cultura do Algarve.
Este ciclo de conversas decorre em várias cidades e vilas algarvias, na última quinta-feira de cada mês, estando aberta a participação de todos os interessados.

Alvor: Feira da Matemática e das Ciências convida a surpreendentes descobertas

A Escola EB1 e Jardim de Infância de Alvor apresenta até ao dia 3 de Junho a interessante Feira da Matemática e das Ciências do Agrupamento de Escolas da Bemposta – Portimão, estimando-se que o evento seja visto por um total de 850 participantes.

Iniciada no dia 16 de Maio e com uma média de visitantes diária na ordem dos 60 alunos e encarregados de educação, a Feira conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, e proporciona inúmeras experiências e surpresas, que resultam do entusiástico empenho de todos os intervenientes.

A mostra pode ser vista por todos os interessados, entre as 15h30 e as 19h00, começando o percurso numa gruta que levará os visitantes ao mundo da Matemática, confrontando-os com o trabalho de uma turma de 1º ano de escolaridade – um conjunto de maquetas relacionados com a infinidade de sólidos geométricos existentes.

Num enorme salão com seis mesas, os participantes têm a oportunidade de realizar actividades relacionadas com a Matemática, manipulando diversos materiais e apreciando uma grande exposição de trabalhos concretizados, ao longo do presente ano lectivo, pelos alunos das turmas do Agrupamento da Bemposta.
Existe também uma zona multimédia ao dispor de todos, estando disponíveis ainda dezenas de Desafios Matemáticos em 3 Dimensões, construídos em madeira, para os adultos.
No que toca ao universo das Ciências da Natureza, premeia os participantes com um conjunto de sensações, a começar pela réplica de um esqueleto de um T-rex, convidando os presentes a imaginarem uma viagem no tempo que os transportará até há catorze mil milhões de anos atrás, do Big Bang ao aparecimento do Homem na Terra.
Em dado momento da visita, pode observar-se O Mundo em Palavras – uma exposição de imagens relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, descritas em 130 palavras pelos alunos da EB1 de Alvor, sendo também possível olhar-se para o “céu” e contemplar o Sistema Solar.
Numa sala de aula de Ciências da Natureza, que recorda os tempos passados, existe uma enorme quantidade de artefactos expostos, como uma carteira escolar, o lápis de ardósia, animais conservados em formol, etc, apresentando assim as Invenções Através dos Tempos, nesta mostra elaborada por duas turmas em articulação – 3º e 4º ano de escolaridade – da mesma escola.

Noutro local, é possível ver uma colectânea de rochas, minerais e fósseis de todo o mundo, bem como outra colecção de 85 artrópodes de todas as regiões do planeta. Diferentes tipos de espelhos, um detector de metais, observações ao microscópio e à lupa binocular e actividades de exploração dos cinco sentidos, são ainda outras experiências disponibilizadas.
A derradeira sala de exposição da Feira revela uma mostra de diferentes habitats de animais de todo o mundo, construída por uma turma de 2º/3º ano da EB1 de Alvor, incluindo inúmeros animais marinhos, além de um trabalho do Ciclo de Vida do Bicho-da-seda, com os animais ao vivo, elaborado por uma turma de 1º/4º ano de escolaridade.
É também nesta sala, tal como no salão dedicado à Matemática, que o trabalho de equipa é privilegiado: cinco mesas estão preparadas para receber os alunos com actividades experimentais/ laboratoriais – a Flutuação; a Luz; Imagens em diferentes tipos de espelhos; a Electricidade; o Magnetismo; entre outras, são experiências que estão permanentemente disponíveis.
De referir que em todo o percurso dedicado às Ciências da Natureza apresentam-se trabalhos produzidos pelos alunos das escolas do Agrupamento da Bemposta, culminando com uma visita à Horta Escolar, cujo guardião (Necas – o espantalho) assegura o seu bom estado, existindo árvores de fruto, flores, produtos hortícolas e variadíssimas ervas aromáticas.

Gestos de Soli-DAR-iedade na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

O «Encontro de SoliDARiedade» foi acolhido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no passado dia 17 de Maio. A iniciativa teve como objectivo a comemoração do Ano Europeu do Voluntariado, através da divulgação das várias fundações ligadas à prática da solidariedade.

Assim, no rol de participantes constaram várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e Organizações Não Governamentais (ONG’s), como a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), o Rias (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), a C.A.S.A., a Fundação do Gil, o Banco Alimentar e o Refúgio Aboim Ascensão.

Todos os ingredientes foram essenciais para o sucesso deste evento que contou com 40 inscritos na Campanha de Colheita de Sangue, no período da manhã. A numerosa adesão do público à Recolha de Donativos deixou as viaturas carregadas das 8 instituições, que vieram em busca de auxílio.
O encontro solidário foi promovido e dinamizado pelas turmas do 3º ano de Técnicas de Restauração e Bebidas, Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Operações Turísticas e Hoteleiras, sob a orientação da Professora Margarida Diniz.
Para ajudar a abrilhantar o palco do auditório, as turmas envolvidas puderam também contar com a presença de Margarida Pinto Correia - Administradora-Executiva da Fundação do Gil, de Nuno Leal – Coordenador-Geral do Banco Alimentar do Algarve, e de Luís Villas-Boas - Director do Refúgio Aboim Ascensão.
Segundo a Professora Margarida Diniz, o balanço do encontro foi positivo pois «permitiu que novos parceiros institucionais possam ser criados no âmbito da partilha de recursos e disponibilidades, promovendo a boa prática do desenvolvimento de Projectos de Solidariedade Social em rede».

DIA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ: TEATRO DELLE BRICIOLE APRESENTA PEÇA NA CERCA DO CONVENTO

No encerramento do programa de comemorações do Dia do Município de Loulé, o Teatro Delle Briciole – Solares Fondazione Delle Arti apresenta a peça “Um beijo...mais um beijo...outro beijo”, a 2 de Junho, pelas 22h00, na Cerca do Convento de Loulé.

Livremente inspirada em Otello de Shakespeare e Verdi, esta peça integra-se no projecto “Movimenta-te”- trajectórias de programação cultural em rede entre os cinco municípios do Algarve Central - Faro, Olhão, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, e tem o apoio do programa Algarve 21. O espectáculo irá percorrer os 5 municípios.
Os bilhetes têm um custo de 2 euros e estão à venda no Cine-Teatro Louletano e, no próprio dia, no local do espectáculo, a partir das 19h00.
“Um surdo, um cego e uma muda. Será que estes três "mutilados" conseguem contar uma história tão grande como a de "Otelo”? Pensamos que sim. O ciúme cego de Otelo, a inveja surda de Iago e a inocência muda de Desdémona… Não poderia haver melhores intérpretes! A matéria deste espectáculo, assenta nos sentimentos que surgem imutáveis e reais, reconhecidos de imediato, por todos os espectadores.
A tragédia clássica, desce do pedestal e apresenta-se aqui como uma pantomina dialogada.
A música de "Otelo" de Giuseppe Verdi, é usada como instrumento que sublinha as emoções e convida a representação dos actores a entrar num grande quadro melodramático.
O texto de Shakespeare é lapidado, restando só as frases emblemáticas dos personagens e informações narrativas importantes. Em compensação, os actores criam um novo texto, sobre o amor e o ciúme. Fazem-no usando um sotaque forte e estranho que acentua o carácter popular e cómico desta peça.”
Com texto de Bruno Stori e encenação e dramaturgia de Letizia Quintavalla e Bruno Stori, este espectáculo tem como intérpretes Carlos Paca, Paula Diogo e Pedro Gil.