

Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, recebido nos Paços do Concelho Arquimandrita Philip Jaganisz, Vigário Geral da Igreja Ortodoxa para Portugal e Espanha - Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, assume interesse na constituição de nova paróquia em Albufeira.
O Vigário Geral para Portugal e Galiza do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla da Igreja Ortodoxa, Arquimandrita Philip Jagnisz, foi recebido na passada Segunda-feira, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Martins Rolo, nos Paços do Concelho.
A visita do Arquimandrita Philip Jagnisz, a Portugal, mais propriamente a Faro e a Albufeira, teve como principais objectivos, o levantamento das necessidades pastorais da comunidade Ortodoxa, assim como a constituição de uma nova paróquia.
Segundo o Patriarcado, existem no Algarve cerca de 10.000 Ucranianos, dos quais 90% são Ortodoxos, 4% são Greco-católicos, e os restantes de outras confissões ou não-crentes.
Recorde-se que o Município de Albufeira é, por excelência, um Município multicultural; a comprová-lo, estão as 23 nacionalidades estrangeiras apuradas em escolas de Albufeira, entre as quais, Cabo Verde, Brasil e Ucrânia, que surgem como as comunidades mais representativas.
Albufeira constitui-se um Concelho modelo no que toca à multiplicidade de nacionalidades residentes, tendo sido criado recentemente o Gabinete do Imigrante, integrado na Divisão dos Assuntos Sociais, que visa proporcionar à população estrangeira, informações e esclarecimento de dúvidas relacionadas com a saúde, o trabalho, a educação, o reagrupamento familiar, a nacionalidade, o retorno voluntário e a legalização, bem como, a promoção de acções que conduzam a um aumento da integração do imigrante.