segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Instalação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo



Terá lugar no próximo dia 15 de Dezembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, pelas 16h30, a sessão de Instalação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo (CPCJ). A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, do Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Sr. Juiz Conselheiro Armando Leandro, entidades do Sistema de Protecção à Infância, bem como entidades locais e regionais preponderantes na mediação de assuntos relacionados com crianças e jovens. A instalação da CPCJ em Vila do Bispo, por iniciativa do município, surge da necessidade actual de responder, de forma célere e adequada, às situações de perigo de crianças e jovens. Deste modo, o concelho passa a dispor de um novo instrumento de promoção e prevenção dos direitos das crianças e dos jovens.
As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens consubstanciam o novo modelo de protecção de crianças e jovens em risco, em vigor desde Janeiro de 2001, que apela à participação activa da comunidade, numa relação de parceria com o Estado, que visa estimular as energias locais potenciadoras de estabelecimento de redes de desenvolvimento social.

PSD Algarve contesta “contabilidade criativa” apresentada pelo PS Algarve


LUÍS GOMES LÍDER DO PSD ALGARVE

Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, O PSD Algarve torna público que "ficou perplexo com as contas apresentadas pelo PS Algarve que, após consulta do Orçamento de Estado e informação recolhida junto dos organismos desconcentrados sediados na região, concluiu que o investimento público no Algarve ascenderá a 280 milhões de euros no decurso de 2011, montante este que configuraria um aumento de 250% relativamente ao previsto no Orçamento de 2010.
O PSD Algarve não entende a demagogia desta “contabilidade criativa”, uma vez que o PIDDAC para 2011 não percorre caminho distinto. Embora se confirme um ligeiro aumento (de 53 para 60 milhões de euros) e reconhecendo que se esboçam investimentos a cargo da Parque Escolar, tal está muitíssimo aquém de elucidar os algarvios sobre o leque de investimentos que, segundo o PS Algarve, se avizinham. O PSD Algarve faz votos que não seja mais um exercício demagógico.
Aliás, são duas coisas distintas: O Orçamento previsto e a execução do mesmo. Os relatórios semestrais do Tribunal de Contas relativos à execução orçamental de 2008 e 2009 têm enfatizado esse facto. O Algarve não foi só, desde 2005 até hoje, a região que em termos nacionais tolerou maior decréscimo relativo (75%) nas intenções de investimento público (PIDDAC) como também, do ponto de vista da concretização do investimento programado, a taxa de execução das verbas previstas atingiu anualmente uns medíocres 30%, menos de metade da média nacional.
Esta é uma dupla penalização: menos investimento programado e, não obstante, menor taxa de execução em comparação com a média nacional. Do PS Algarve, sobre estes factos, nem uma só palavra.
Mais dúvidas e perplexidades suscitam as afirmações do PS Algarve, quando se sabe que o esforço impiedoso de consolidação orçamental será empreendido também por uma redução drástica do catálogo de investimentos do Estado.
Será que está prevista alguma norma de excepção que exclua a região dos sacrifícios, a exemplo do verificado nos Açores ou nas empresas públicas? Já que não explicam aos algarvios porque não fizeram o que prometeram, pelo menos, em nome da transparência e rigor na aplicação dos recursos públicos, esclareçam quais são os contornos desta operação de charme, bem como os prazos previstos para a consecução destes projectos.
Simultaneamente, o Algarve é a região cujas autarquias mais viram abaladas as suas finanças, fora outras razões, pelas reduções das transferências correntes do Estado. Neste domínio, enquanto se verificou um acréscimo de 6,5% nas transferências do Estado para as autarquias locais no sexténio 2005-2011, na nossa região as autarquias viram-se a braços com um decréscimo médio de 8,8%, em igual período.
Escusado será afirmar que, num quadro em que o desemprego registado na região regista mais de 50% o que a média nacional, o Algarve tem sido coarctado de verbas essenciais para que as autarquias intervenham com maior fôlego neste estado de emergência social, canalizando mais meios para acudir à proliferação implacável da deterioração das condições de vida das famílias a que bateu à porta este infortúnio. Sobre factos, mais uma vez, por parte do PS Algarve, nem uma só palavra.
O PSD Algarve está a par da trágica situação que o país atravessa. Não a iludiu nem iludiu os algarvios. Não persiste em fazer promessas de investimentos insustentáveis que hipotequem o bolso dos contribuintes. Sabe que demorarão anos até que se produza um quadro estável em que os governos poderão ser um pouco mais ambiciosos no que se refere ao investimento público. Não nos ouvirão clamar por investimento público como a panaceia para todos os males. Por isso, a nossa posição é clara e as prioridades também: concretizar o Hospital Central do Algarve e requalificar a EN-125", conbclui o documento.

INAUGURAÇÃO DA AVENIDA NASCENTE DE LOULÉ


É inaugurada esta quarta-feira, 15 de Dezembro, pelas 12h00, mais uma beneficiação rodoviária para a cidade de Loulé – a Avenida Nascente de Loulé.
Esta empreitada teve por objectivo a requalificação de uma das entradas em Loulé, neste caso com ligação a S. Brás de Alportel, entre a rotunda que faz a derivação para a Circular e a EN270 e a Rua Afonso de Albuquerque, promovendo a melhoria das condições de circulação, tanto pedonal como automóvel, reabilitando profundamente este troço urbano da antiga EN 270. Simultaneamente, pretendeu-se melhorar a imagem de uma das entradas privilegiadas na sede do Concelho.
A intervenção incidiu numa extensão de 1027,27m, com dois perfis distintos. Na parte nascente da nova avenida, entre a rotunda das Barreiras Brancas e uma outra criada a meio da via (que ligará à Urbanização Vale de Rãs, através da Avenida Joaquim Magalhães), foram criadas quatro faixas de rodagem, com separador central. A outra metade da via é constituída apenas por duas faixas de rodagem.
A obra incidiu ainda na criação de sinalização, passeios, passagens de peões, lombas redutoras de velocidade e ciclovias. A remodelação das infra-estruturas, a introdução de mobiliário urbano a arborização foram outro dos pontos importantes desta intervenção.
Este investimento ascendeu a 2,2 milhões de euros.

Curso de Restauração de Alcoutim lança cocktails inspirados no concelho


O curso de Restauração, variante Restaurante/Bar, da Escola Básica Integrada de Alcoutim vai apresentar amanhã, pelas 15.30h, na Casa dos Condes (Biblioteca Municipal de Alcoutim), quatro cocktails inspirados no município.
O curso, de três anos, foi uma iniciativa proposta pela escola ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O lançamento destes quatro cocktails, já baptizados – “Pazes de Alcoutim”, “Alcoutenejo”, “Algarviano” e “Almareado”, passa por dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido no curso e, sobretudo, sugerir aos comerciantes locais que rentabilizem turisticamente as novas bebidas, criadas a partir de produtos locais e regionais.

TEMPO encerra programação para 2010 com dois concertos de Natal


O TEMPO - Teatro Municipal de Portimão encerra este fim-de-semana a sua temporada para 2010, com dois concertos inteiramente dedicados à quadra natalícia: no sábado, dia 18, às 21h30, a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) apresenta Natal Europeu e depois, no domingo, será a vez da Sociedade Filarmónica Portimonense brindar o público com o seu Concerto de Natal, pelas 16h00.
Num programa romântico que percorre várias correntes musicais do Velho Continente, a OCP, sob direcção do maestro Pedro Carneiro, oferece a música intensa da maravilhosa Serenata para Cordas do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Para abrir o concerto, a vitalidade criativa de um dos maiores génios da música portuguesa, o compositor Joly Braga Santos.
Dirigida pelo maestro Rogério Marques, a Sociedade Filarmónica Portimonense apresenta-se no dia 19 com os seus 50 músicos, de idades compreendidas entre os 12 e os 69 anos, que representam a cidade de Portimão e a região do Algarve em diversos eventos musicais por todo o país.
Ambos os concertos terão lugar no Grande Auditório Mergulhão, sendo que os bilhetes para a actuação da Orquestra de Câmara Portuguesa custam 10 euros, sujeitos aos descontos habituais do TEMPO, e estão disponíveis até sexta-feira entre as 14h00 e as 19h00 e no dia do espectáculo até às 21h30. O concerto do dia 19 tem entrada gratuita.

5.º Festival de Humor Solrir: Portimão recebe 2011 a rir

Portimão recebe 2011 com o melhor do humor actual. Fernando Mendes, Herman José, Fernando Pereira e Nilton estreiam novos espectáculos, na 5ª edição do Solrir, que vai decorrer de 1 a 4 de Janeiro, às 21h30, no Portimão Arena. Ana Bola, Maria Rueff, Marco Horácio e Serafim fazem também parte do cartaz do Festival de Humor.




A 1 de Janeiro, Nilton sobe ao palco com a primeira estreia do festival. Acompanhado pelo músico Martim, o humorista apresenta, pela primeira vez, “Maria Amélia”, um espectáculo que promete fazer toda a gente cantar temas como “Vladimir não vás ao Lidl”, “Porca2” ou “Barbie, tu és badalhoca”.
A noite continua com mais uma apresentação inédita, “Os humores da minha vida”, do performer Fernando Pereira. Nesta produção, feita propositadamente para o Solrir, o artista surge na sua vertente mais divertida e bem-disposta, surpreendendo tudo e todos com fabulosas caricaturas e imitações de grandes nomes do humor português, como Vasco Santana, António Silva ou Raul Solnado.
A 2 de Janeiro, o palco do Portimão Arena transforma-se no “Corner das Nails” para receber Denise (Maria Rueff) e Maria Delfina (Ana Bola), duas hilariantes manicures que, em tempos difíceis, prometem animar a sua clientela com o espectáculo “VIP Manicure. A crise”.
A segunda noite termina em mais uma estreia: “One Her(man) Show”, de Herman José, um balanço humorístico do ano, acompanhado por viola e pelos inúmeros e inseparáveis heterónimos do humorista.
Ervilhas abre o terceiro dia de Festival (3 de Janeiro), uma noite marcada, também, pela estreia de um sketch da revista “Aqui não há crise” do grupo Boa Esperança. Ao palco sobe, ainda, o Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande, com o sketch “O Guardador de Retretes”.
A fechar este serão de humor, “Rouxinol Faduncho”, de Marco Horácio, com mais de 180 apresentações ao vivo e seis programas de televisão, com audiências sempre acima da média.
O último dia de festival (4 de Janeiro) começa com as histórias alentejanas de Serafim e termina com a estreia do espectáculo de Fernando Mendes, “Fernando Mendes – especial Ano Gordo”, uma “gorda” surpresa para começar com gargalhadas um ano “magro”.
O Solrir é uma iniciativa do Município de Portimão. O primeiro Festival aconteceu em 2007 e, desde então, tem vindo a ser uma forte aposta na programação de Ano Novo em Portimão. Este ano conta com algumas novidades, incluindo um passe especial para os quatro dias de espectáculos e uma sala destinada a crianças, que são acompanhadas por monitores enquanto os pais assistem aos espectáculos (serviço sem qualquer custo adicional).

Em Albufeira, organização faz balanço positivo do maior evento nacional de atletismo: EUROPEU DE CORTA MATO SUPEROU EXPECTATIVAS

A inédita participação de mais de meio milhar de atletas, a par com a forte adesão do público e a eficácia da organização, fizeram da 17.ª edição do Campeonato Europeu de Corta Mato, uma das melhores de sempre. As sete medalhas conquistadas pela selecção nacional vieram encerrar o evento com chave de ouro.









O Campeonato da Europa de Corta Mato SPAR 2010, disputado ontem na Pista de Cross das Açoteias, revelou-se um verdadeiro sucesso. O evento ultrapassou as expectativas, tanto em termos de organização, como pelo número de espectadores presentes e pela exibição da equipa lusa.
O município faz um balanço positivo da iniciativa, congratulando todos os parceiros envolvidos na organização, que trabalharam arduamente para que fosse transmitida uma boa imagem do concelho. “Estamos bastante satisfeitos com a forma como este importante evento desportivo decorreu e com o êxito alcançado. A grande adesão, quer de atletas quer de público, contribuiu para que esta edição fosse um sucesso”, salientou o presidente da autarquia de Albufeira, Desidério Silva.
Os responsáveis pela Associação Europeia de Atletismo consideraram este Campeonato Europeu “o melhor alguma vez organizado” e lançaram o desafio a Albufeira, para que a cidade venha a ser palco do maior evento mundial da modalidade, em 2013.
Refira-se que Portugal teve a sua melhor prestação de sempre, ao obter sete medalhas. Jéssica Augusto tornou-se na primeira portuguesa a arrecadar o ouro a título individual. Também Dulce Félix conseguiu o terceiro lugar no pódio, assim como os atletas masculinos Youssef El Kalai e Rui Pinto. Foram ainda conquistadas três medalhas colectivas - ouro para as seniores femininas e prata nos seniores masculinos e juniores masculinos.

CLASSIFICAÇÃO


Masculinos
Seniores (individual)
: 1.º Serhiy Lebid (Ucrânia), 29.15m; 2.º Ayad Lamdassem (Espanha), 29.18m; 3.º Youssef El Kalai (Portugal), 29.19m
Seniores (Colectivo): 1.º França, 33 pontos; 2.º Portugal, 35; 3.º Espanha, 58
Sub-23 (Individual): 1.º Hassan Chahdi (França), 24,11m; 2.º Florian Carvalho (França), 24,14m; 3.º Yegor Nikolaev (Rússia), 24,15m; (…); 5.º Ricardo Mateus (Portugal), 24.25
Sub-23 (Colectivo): 1.º Irlanda (60 pontos); 2.º França (78); 3.º Espanha (79); (…) 17.º Portugal (131pontos)
Juniores (Individual): 1.º Abdelaziz Merzougui (Espanha), 18.07m; 2.º Nemanja Cerovac (Sérvia ), 18.07m; 3.º Rui Pinto (Portugal), 18.09m
Juniores (Colectivo): 1.º Grã-Bretanha (62 pontos); 2.º Portugal (74); 3.º Rússia (83)

Femininos
Seniores (Individual): 1.º Jéssica Augusto (Portugal), 26,52m; 2.º Binnaz Uslu (Turquia), 26.57m; 3.º Dulce Félix (Portugal), 26.59m
Seniores (Colectivo): 1.º Portugal (19 pontos); 2.º Grã-Bretanha (65); 3.º Espanha (72)
Sub-23 (Individual): 1.º Meryem Erdogan (Turquia), 20.08m; 2.º Cristina Jordan (Espanha), 20.17m;3.º Emma Pallant (Grã-Bretanha), 20.28m; (…) 18.º Carla Rocha (Portugal), 21.06m
Sub-23 (Colectivo): 1.º Grã-Bretanha (47 pontos); 2.º Rússia (49); 3.º Ucrânia (65); (…) 6.º Portugal (117)
Juniores (Individual): 1.º Charlotte Purdue (Grã-Bretanha), 12.42m; 2.º Amela Terzic (Sérvia), 12.59m; 3.º Ememlia Gorecka (Grã-Bretanha), 13.00m; (…) 34.º Bárbara Ferreira (Portugal), 14.04m
Juniores (Colectivo): 1.º Grã-Bretanha (23 pontos); 2.º Alemanha (74); 3.º Roménia (64); (…) 8.º Portugal (165 pontos)

Universidade do Algarve celebra aniversário e homenageia Lídia Jorge




O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e a ministra da Cultura, Maria Gabriela Canavilhas, vão estar presentes na cerimónia do Dia da Universidade do Algarve, que se celebra na quarta-feira, dia 15 de Dezembro. Simultaneamente, tem lugar a atribuição do Doutoramento Honoris Causa à escritora Lídia Jorge. As comemorações iniciam-se pelas 16h30, no Grande Auditório do Campus de Gambelas.
A cerimónia contempla uma sessão pública aberta à comunidade, com várias intervenções, das quais se destacam a do Presidente do Conselho Geral, Dr. Fernando Ulrich, a do Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro, e o discurso da nova Doutora da Universidade do Algarve, a escritora Lídia Jorge.
Pedro Ferré, vice-reitor da UAlg, proferirá a Laudatio, como padrinho da homenageada.
Destaca-se ainda a entrega de prémios aos diplomados com mérito no ano lectivo de 2008/2009: Prémio Governo Civil de Faro, Prémio Caixa Geral de Depósitos, Prémio BPI e Prémio APECA. A investigação na UAlg também será premiada com a entrega do “Prémio de Apoio à Promoção da Investigação Científica”, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve.
O programa das comemorações culminará com um concerto pela Orquestra do Algarve, às 21h30, tendo como maestro Sílvio Viegas.

Na UALG: BEST Faro Algarve tem nova Direcção e novos projectos





Foi no dia 11 de Dezembro que decorreu a tomada de posse da nova Direcção do BEST Faro Algarve, composta pelo António Carvalho (Presidente), Miguel Viegas (Secretário), Adelino Venturinha (Tesoureiro), Luis Costa (Vice-Presidente de Recursos Humanos), Ricardo Teixeira (Vice-Presidente de Relações Públicas e Marketing) e o Henrique Duarte (responsável pelas Tecnologias de Informação). Durante este mandato anual o BEST Faro Algarve propõe-se a organizar uma Semana da Engenharia na Universidade do Algarve e um Curso de Formação Complementar no Verão, aberto a 90 universidades Europeias, entre muitos outros eventos.
Adelino Venturinha ao terminar o seu mandato como presidente refere que “foi com imenso gosto que presidi durante este primeiro ano do BEST na Universidade do Algarve. Conseguimos criar uma estrutura forte, para que próximas gerações consigam dar continuidade ao nosso trabalho. É com muito prazer também que vejo uma nova direcção a levar o BEST para a frente e a começar novos projectos”.
Por sua vez, António Carvalho, novo presidente da BEST salienta: "É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que aceito este cargo, desejando contribuir com a minha dedicação e entrega para que o BEST Faro Algarve cresça ainda mais tanto a nível local como internacionalmente fazendo chegar a Universidade do Algarve e a cidade de Faro a toda a Europa".
O BEST Faro Algarve, sedeado na Universidade do Algarve há um ano atrás, faz parte do maior grupo de estudantes de tecnologia da Europa, agora em 30 países com cerca de 2800 membros activos.
Esta organização de estudantes sem fins lucrativos encontra-se de momento a divulgar os 17 cursos de Primavera (entre Fevereiro e Maio) de 2011 junto da comunidade académica da UAlg, que vão decorrer em 12 países da Europa. Poderão conhecê-los na sessão de esclarecimento Vivaldi na UAlg - Gambelas, no dia 14 de Dezembro pelas 16h30 na sala 3.11 do Complexo Pedagógico.

“Apoio de praia”, na Praia Formosa, e projectos da Marina de Lagos ainda vão dar que falar - Antonieta Guerreiro


No âmbito do Gabinete ao Eleitor, em Lagos, a deputada Antonieta Guerreiro tomou conhecimento de vários assuntos que preocupam os munícipes lacobrigenses, nomeadamente, a gestão do apoio de praia, na Praia Formosa, e os projectos para o Porto de Lagos.
O saldo que a deputada do PSD faz da primeira sessão de trabalho do Gabinete de Apoio ao Eleitor, em Lagos, «é extremamente positivo, pois quase sem divulgação tivemos dois munícipes que vieram à sede do PSD para, em conjunto com os seus eleitos, buscar respostas para os seus problemas. O que posso dizer que é procurarei dar seguimento a estes assuntos, estando já agendada uma próxima reunião desde Gabinete de Apoio ao Eleitor para o sábado, dia 15 de Janeiro».
Para Rui Araújo, presidente da Comissão Política da Secção do PSD/Lagos, «esta iniciativa, que é inédita em Lagos, vem disponibilizar uma maior proximidade entre Eleitores e Eleitos através de consultas mensais abertas no nosso concelho, com o contributo decisivo da deputada algarvia Antonieta Guerreiro.» E acrescentou: «faço votos de que todos os Eleitores do Concelho de Lagos queiram e possam aproveitar esta porta aberta para trabalhar no sentido de resolver questões muito concretas com que todos nos deparamos e a que ninguém pode nem deve ficar indiferente.»