quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Processos de aquisição integram cada vez mais critérios ambientais


«A estratégia nacional de compras públicas ecológicas – em termos da incorporação das questões ecológicas – está em linha com as estratégias da União Europeia», afirmou a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, no seminário “Green Procurement – Construindo novos futuros” sobre compras ecológicas, organizado pela Sociedade Ponto Verde e que decorreu ontem no Museu da Fundação Oriente, em Lisboa.
A ministra do Ambiente lembrou que o Green Procurement tem em conta as principais preocupações da política ambiental da União Europeia e alertou para a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos, um papel que não cabe apenas ao Estado. «É preciso que também os grandes contratos e obras privadas incorporem análises de natureza ambiental», concluiu a ministra do Ambiente, que enalteceu o contributo da iniciativa organizada pela Sociedade Ponto Verde para o tema Green Procurement.

RANCHO FOLCLÓRICO DE TAVIRA EM ACÇÕES DE CAPTAÇÃO



Fomos visitar a sede do Rancho Folclórico de Tavira, em fase de acabamento e assistimos ao ensaio, preparando a nova temporada.
Esta é a época baixa do folclore que é aproveitada para introduzir novas recolhas e procurar novos dançarinos, foi o que nos disse, Luís Firmino, Presidente da Direcção.
“Seria bom que aparecessem novos dançarinos pois, temos já vários convites para actuações e, no verão, que é quando há muitas actuações, alguns vão trabalhar e isso acarreta alguns problemas. Andam cá todos voluntariamente e o esforço que fazem não tem compensação. É o prazer de transmitir as recolhas que fazemos dos nossos antepassados. Quanto à sede, tem levado algum tempo, mas está praticamente concluída”.
- Quando prevêem a inauguração da sede, e como podem contactar os interessados em dançar o corridinho?
- Para a inauguração temos previsto duas datas. Abril ou Junho, ainda não acertamos qual será. Quanto aos interessados, os ensaios são na sede, na rua Major José Castro de Sousa, 2 B, em Tavira, às quartas-feiras, a partir das 20H30 e para qualquer esclarecimento, podem contactar-me pelo telemóvel 927 246 327.

Geraldo de Jesus

Desaparecimento de Idoso são-brasense


No passado dia 3 desapareceu do Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel João Gonçalves, um idoso com 85 anos. No dia do desaparecimento vestia casaco castanho claro e calças castanhas.
Este sénior apresenta boa capacidade de locomoção, mas sofre de Alzheimer, uma doença degenerativa que conduz à perda de memória e que carece de cuidados continuados.

Apesar das buscas incessantes da Guarda Nacional Republicana com equipa sinotécnica, dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, dos familiares e populares, o paradeiro do Sr. João continua incerto.
Agradecemos a colaboração na divulgação deste desaparecimento para que possa ser resolvido o mais rapidamente possível.

Em caso de informação ou dúvida deve contactar a Guarda Nacional Republicana – Posto Territorial de São Brás de Alportel através do Tel. 289 840 800 ou os familiares do desaparecido através d Tlm. 917207522

Município de Alcoutim aprova Moção de Solidariedade aos Municípios de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo


Município de Alcoutim aprova Moção de Solidariedade aos Municípios de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo com abstenção dos vereadores socialistas
Os vereadores socialistas da Câmara Municipal de Alcoutim abstiveram-se hoje em reunião de Câmara, a propósito da tomada de posição de solidariedade desta autarquia para com os presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo, que caracterizam de “Indigno, arrogante e prepotente!” a resolução do Conselho de Ministros que aprova o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV).
A mesma tomada de posição de solidariedade foi aprovada no seio da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) por todos os autarcas algarvios.
A autarquia de Alcoutim compreende perfeitamente o sentimento de revolta e injustiça destes concelhos, já que também se sente constantemente constrangida e asfixiada pelos instrumentos de Ordenamento de Território. Como recentemente se manifestou, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim considera “premente e urgente o governo descentralizar competências nas autarquias” nas áreas do Ambiente e Ordenamento do Território.

AUTISMO: Hospital de Faro promove 1º Encontro de Pais e Profissionais


O Núcleo de Apoio ao Autismo do Centro de Neurodesenvolvimento Infantil do Serviço de Pediatria do Hospital de Faro promove no próximo dia 24 de Fevereiro a sessão "Autismo: 1º Encontro de Pais e Profissionais".
Agendada para as 15h00, no auditório do Hospital de Faro, a iniciativa pretende divulgar as actividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio ao Autismo em parceria com vários sectores profissionais do ensino, da intervenção precoce e das associações que colaboram na reabilitação das crianças autistas.
O programa do evento contempla as intervenções de representantes do Centro de Recursos T.I.C. para a Educação Especial, da Unidade de Ensino Estruturado (U.E.E.) de Vila Real de Santo António, da Fundação Irene Rolo e da APPDA Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo).
A sessão prevê ainda a participação de um grupo de pais que transmitirá a experiência do ponto de vista das famílias de crianças e jovens autistas.

WRC > Armindo Araújo "Se a decisão for positiva irei ponderar entre o MINI ou a Ford"



Poderá ser o único piloto Luso no WRC
Numa altura em que se prepara para ser anunciado no TMN Dream Team 2011, Armindo Araújo continua à espera da decisão que viabilizará o projeto WRC para 2011.

Até este momento ainda não há o "sim" ou "não" da empresa que se pode tornar responsável por cerca de um terço do 'budget' do bicampeão do Mundo de PWRC, mas a verdade é que a prometida resposta "está por dias" e Armindo Araújo mostra-se esperançado num desfecho positivo:
"Quero acreditar que a decisão irá ser positiva.", refere, antes de comentar as possibilidades que estão em cima da mesa, que passam por um projeto com três anos com um MINI Countryman WRC ou Ford Fiesta WRC: "São as duas hipóteses existentes, e o que se vai discutir será um projeto a três anos. Não pensamos só neste ano de 2011, mas sim num projeto bem estruturado, que me dê as melhores condições a médio e longo prazo. Como é evidente, não entramos no WRC e começamos logo a vencer, há que evoluir e traçar um caminho semelhante ao que tivemos no PWRC. Caso tudo avance, terei de saber junto da MINI ou da Ford quais são as condições que me oferecem tendo em conta o que pretendemos para a nossa carreira, e aí, então, decidir. Como é lógico é agradável ler que uma pessoa como David Richards (ndr - patrão da Prodrive/MINI) gostava de nos ver a correr de MINI, mas para isso suceder há que criar as melhores condições possíveis para que isso aconteça.", referiu Armindo Araújo, que não tem, de momento, alternativas, caso o patrocinador falhe: "Como já referi anteriormente, não tenho um plano B, pois estou convicto e esperançado que o desfecho será positivo.", concluiu Armindo Araújo. Dentro de dias, saber-se-á o desfecho, já que os campeonatos estão a começar e a logística inerente a uma participação deste tipo, obriga a acelerar muito. Nos bastidores e nas especiais.

Entretanto, Armindo Araújo foi ontem anunciado em Lisboa, piloto do TMN Dream Team 2011, numa ação que contou com a presença do Presidente Executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, e de Filipe Lima (Golf), Francisco Lobato (Vela), Francisco Mendes Rosa (Hipismo), Hélder Rodrigues (Motociclismo), Inês Correia (KiteSurf), Patrícia Figueiredo (Kickboxing), Rodrigo Albuquerque (Skate), Rui Machado (Ténis) e Tiago Pires (Surf).

Fanáticos do Rally - Algarve Press

ALBUFEIRA VAI SER PALCO DE COLHEITA DE SANGUE MENSAL


No segundo sábado de cada mês, no Centro de Saúde de Albufeira
A partir de 12 de Fevereiro, uma equipa de profissionais do Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres vai estar no Centro de Saúde de Albufeira, no segundo sábado de cada mês, para realizar recolhas de sangue.
A Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira (ADSA) vai levar a efeito a primeira recolha de sangue, no dia 12 de Fevereiro, no Centro de Saúde de Albufeira.
A acção vai repetir-se ao longo do ano, no segundo sábado de cada mês, e será liderada por profissionais do Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres.
O objectivo passa por disponibilizar um local seguro e cómodo, onde a população possa fazer uma dádiva de sangue com regularidade e ajudar a proporcionar uma melhor qualidade de vida a quem precisa.
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
Participe nesta iniciativa e ajude a salvar vidas.

Proteja os seus rins, salve o seu coração


Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia assinala, no dia 10 de Março, o Dia Mundial do Rim, este ano subordinado ao tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração”, focando a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Esta ligação, reconhecida por ser tão importante, sublinha que os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia irá levar a cabo diversas iniciativas por todo o país, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de cem Países vão assinalar a efeméride.
Uma das principais funções dos rins, que se assemelha à função de um filtro, consiste na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Mas, para além disso, têm uma função muito importante na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e, de uma forma geral, no equilíbrio das funções endócrinas do corpo.
Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação. Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante. Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal, e por esse motivo já a necessitar de diálise, ou, nos casos em que isso é possível, de serem transplantados. Em Portugal existem actualmente cerca de dezasseis mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.