quarta-feira, 7 de julho de 2010

Atletismo: olhanense Paulo Pinto Campeão Nacional Junior


Nos dias 3 e 4 de Julho realizou-se, em Setúbal, o Campeonato Nacional de Atletismo Júnior e Paulo Pinto, atleta do Futebol Clube do Porto (FCP), natural de Olhão, sagrou-se Campeão Nacional de 400 metros, conquistando a medalha de ouro com o tempo de 50.04.
Foi uma prova muito disputada com os três primeiros atletas a cortarem a meta praticamente juntos.A 30 metros da meta Paulo Pinto vinha em 2º lugar atrás do Benfiquista José Miranda(50.16),mas num último esforço, consegiu ultrapassar este atleta já muito perto da meta.
Os tempos não puderam ser melhores devido ao calor intenso e forte vento que se fizeram sentir.
Recorde-se que Paulo Pinto tem como melhor marca do ano junior, 2ª Nacional, 48.43, feita em 26 de Junho passado, no estádio Universitário de Lisboa, no Campeonato Nacional de Sub 23, onde ficou em 3º lugar nos 400 metros.
No dia 4 de Julho o jovem atleta disputou a prova de 800 metros, onde também conseguiu o 3º lugar, conquistando assim a medalha de bronze. Já a sua equipa - o FCP - obteve ainda o 2º lugar por equipas.
Para terminar a época de atletismo falta o campeonato de Portugal, onde Paulo Pinto irá tentar baixar dos 48s.
Em breve, Algarve Press fará uma entrevista ao atleta algarvio, onde iremos abordar os resultados alcançados na presente temporada e seu futuro no Atletismo.

Autarquia tavirense assina protocolo com vista à sensibilização para o Mar


A Câmara Municipal de Tavira estabeleceu um protocolo de colaboração com a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, com vista à sensibilização deste tema nas escolas do concelho.
O protocolo tem por objecto a cooperação e colaboração entre as partes no âmbito do projecto “Kit do Mar”, uma iniciativa destinada às escolas, com objectivo de integrar, de forma articulada, o tema Mar na disciplina não curricular de Área Projecto, podendo, igualmente, constituir uma ferramenta de apoio às disciplinas curriculares e actividades de tempos livres ou a outras actividades educativas.
O Kit é composto por um dossier com toda a informação específica do tema “Mar” e várias sugestões de actividades a desenvolver junto dos alunos. Ao professor cabe gerir a informação, as orientações e sugestões para consolidar o assunto.
Este projecto é resultado do trabalho da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, na prossecução de uma política integrada e uma acção articulada entre todas as entidades com competências nas áreas ligadas ao mar na dinamização de acções neste âmbito.
Para mais informações sobre o projecto, poderá consultar o site http://www.emam.com.pt/

XIV Festival de Bandas em Castro Marim


Numa organização da Banda Musical Castromarinense, a vila de Castro Marim vai ser o palco do XIV Festival de Bandas, a ter lugar dia 10 de Julho de 2010.
O Festival inicia-se às 17:15 horas com um desfile das Bandas participantes pelas ruas da vila, até à Casa da Música, seguindo-se a Cerimónia de Apresentação de Cumprimentos com a execução dos hinos da Sociedade Filarmónica da Maiorga (Alcobaça), da Academia Recreativa e Musical de Sacavém, da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (Loulé) e da Sociedade Recreativa Popular/ Banda Musical Castromarinense.
Às 18:00 horas, será a vez das bandas filarmónicas executarem uma peça em simultâneo.
O momento alto desta manifestação cultural, que anualmente se realiza em Castro Marim, acontecerá na Praça 1º Maio, pelas 21.00 horas, com os concertos realizados pelas bandas participantes, onde serão executadas grandes peças musicais.
O XIV Festival de Bandas em Castro Marim tem o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

Paços do Concelho Séc. XXI - Edifício da Câmara Municipal comemorou 1.º Aniversário


Ontem, dia 6 de Julho, completou-se um ano desde a inauguração e entrada em funcionamento dos Paços do Concelho Séc. XXI, actual sede do Município de Lagos e local, por excelência, da actividade política, técnica, administrativa e de atendimento aos munícipes.
Para comemorar esta efeméride, realizou-se um lanche convívio, no final do expediente, em que todos os trabalhadores da autarquia foram convidados a participar. O programa contou ainda com animação musical e a tradicional “foto de família”.
Na ocasião a Sr. Vice-Presidente, Joaquina Matos lembrou que “esta mudança de instalações representou não apenas a realização de um desejo há muito acalentado pelos trabalhadores da autarquia”, que ambicionavam a centralização dos serviços e melhores condições para o exercício da sua actividade profissional, como corporiza, igualmente, “o esforço de modernização da administração que se tem procurado desenvolver, de modo a servir cada vez melhor os munícipes de Lagos”.
Júlio Barroso, presidente da Câmara Municipal de Lagos, agradeceu a todos os trabalhadores “o esforço que tem sido feito por todos, nas suas diferentes funções”, desejando “boa sorte a todos os trabalhadores e que todos continuem a contribuir com entusiasmo, competência e profissionalismo para um futuro risonho para todos os cidadãos e para um concelho de Lagos sempre melhor”.

Exposição – “Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve”



Integrada na Exposição “ Algarve, do Reino à Região”, da Rede de Museus do Algarve, formada por 13 exposições e publicações distribuídas pelos diversos Centros Urbanos do Algarve, a Câmara Municipal de Castro Marim inaugurou, no passado dia 24 de Junho, feriado municipal, a exposição “Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve”, visitável até ao próximo mês de Outubro.
Nesta exposição, o visitante é convidado a conhecer o contributo fundamental que a Vila de Castro Marim, outrora a principal Praça de Guerra do Algarve, teve na preservação da integridade territorial e independência de Portugal: o período que se seguiu à conquista, quando em 1319 se tornou Sede da Ordem de Cristo, o da Guerra da Restauração, entre 1640 e 1668 e o início do século XIX, após as invasões francesas, sendo um grande testemunho da vocação militar e defensiva de monumentos como o Castelo, o Forte de São Sebastião, a Cerca Seiscentista, o Revelim de Santo António e a Bateria do Registo.
“Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve” convida-nos a descobrir o património histórico edificado de Castro Marim patente nos vários elementos que constituem o conjunto monumental da vila.

PCP insurge-se contra o "não reforço de profissionais de saúde no Algarve durante o Verão"


"Está afirmado e reafirmado pelo Governo, que o Algarve não será sujeito a reforço de pessoal médico durante o Verão.Tal decisão é de uma preocupante irracionalidade", critica em nota de imprensa, que transcrevemos, o PCP Algarve.
"É conhecido que milhares de pessoas a residir no Algarve não têm médico de família.
É conhecido que contextos de maior afluência aos Serviços de Urgência Básica de alguns Centros de Saúde e aos Hospitais geram problemas.
É conhecido que no Verão a população quase triplica, fazendo naturalmente prever constrangimentos enormes nos Serviços de Urgência Básica e Hospitais.
Ora, situações excepcionais requerem medidas excepcionais, coisa que pelos vistos não convence o Governo.
Queristo dizer que vai sofrer quem vive e quem vem à região, os utentes, em geral.
O Governo aumenta taxas e retira comparticipações, aumenta o preço dos medicamentos, baixa a qualidade dos serviços e sobrecarrega os profissionais, aqueles para quem, em caso de problemas, se viram todos os dedos acusadores.
Os que enchem páginas de discursos sobre o turismo, nada dizem sobre esta matéria. Será que consideram um bom cartão-de-visita os deficientes serviços de saúde? Pensarão que é convidativo para alguém regressar ao Algarve se lhe forem prestados deficientes cuidados de saúde?
A DORAL do PCP desafia o Governo e reponderar a decisão tomada, reforçando os serviços de saúde da região.
A DORAL do PCP convida os utentes dos serviços de saúde a manifestarem, nos livros de reclamações existentes junto dos respectivos serviços de saúde, o seu protesto face a situações que ultrapassem o admissível e a tornarem pública a sua indignação, para que a culpa não morra solteira.
A SAÚDE É UM DIREITO!" Conclui a nota de imprensa do Secretariado da DORAL do PCP

Câmara Municipal de São Brás de Alportel cria Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso


A autarquia são-brasense aprovou dia 7 de Julho, por unanimidade, a criação do Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, que tem por objectivos apoiar a população idosa para um envelhecimento activo e com qualidade de vida.
No seio do Serviço Municipal de Psicologia, ao Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente junta-se agora o Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso.
De acordo com os dados actuais do Instituto Nacional de Estatística (INE), o ritmo de crescimento da população idosa é bastante superior ao da população jovem, uma vez que o aumento da esperança de vida associado a baixas taxas de natalidade e de fecundidade, tem conduzido ao envelhecimento da população portuguesa.
O concelho de São Brás de Alportel, em particular, e não obstante o elevado crescimento populacional que tem registado nos últimos anos, continua a apresentar uma população algo envelhecida, tendo segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE, referentes a 2009, 2.916 pessoas com 65 ou mais anos, o que corresponde a cerca de 22.6% da população residente.
Sensibilizada para esta realidade, e dando continuidade ao trabalho que já vem desenvolvendo no seio do Serviço Municipal de Psicologia, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel pretende dar início ao funcionamento do novo Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso, como uma nova valência deste serviço, com o objectivo de contribuir para aumento da qualidade de vida do idoso, promovendo o seu bem-estar e fomentando um envelhecimento saudável.
O Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso pretende constituir um serviço de apoio psicológico, dirigido à população idosa, com idade igual ou superior a 65 anos, carenciada económica e socialmente, onde será efectuada uma avaliação, acompanhamento e/ou encaminhamento do idoso.
Este novo serviço, a funcionar no Centro de Apoio à Comunidade de São Brás de Alportel, numa primeira fase, nas tardes de 4ª e 5ª feira, entre as 14h00 e as 17h00, pretende alargar o seu raio de acção, numa fase posterior, para outros espaços de apoio ao Idoso, como por exemplo o futuro Centro Comunitário de Parises.
O funcionamento do Gabinete será assegurado por um técnico superior de psicologia, cujo trabalho será dividido em duas vertentes: uma vertente clínica, no seio da qual desenvolverá trabalho de apoio psicológico, acompanhamento e ou encaminhamento dos idosos; e uma vertente de informação sensibilização e intervenção na comunidade, mediante o desenvolvimento de um plano anual de actividades e iniciáticas, que pretende ir ao encontro das necessidades dos idosos, da família, dos técnicos e das pessoas interessadas na área.
O Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso de São Brás de Alportel representa um passo em frente nas políticas sociais do município, zelando por um envelhecimento da população activo, autónomo, com bem-estar e qualidade de vida.

FESTIVAL DE JOVENS TALENTOS DE CASTRO MARIM


Depois do assinalável êxito em 2009, a Biblioteca Municipal de Castro Marim realiza a 2ª edição do “Festival de Jovens Talentos de Castro Marim” (FEJOTA), que decorre ao longo do mês de Julho.
No intuito de potenciar experiências diversas dentro das várias expressões artísticas como a dança e o canto, dezenas de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, consoante a sua vocação, vão colocar à prova a competência e o talento, na descoberta pelo mundo da arte e da criação, numa disputa sã, proporcionando o estreitamento de laços de amizade entre os jovens participantes.
O FEJOTA tem o seguinte calendário: 1ª Eliminatória a 17 de Julho de 2010; 2ª eliminatória a 24 de Julho e Final a 31 de Julho.
Acreditamos que iniciativas desta natureza constituem uma saudável ocupação dos tempos livres e que apostar nestes jovens talentos é um investimento que contribui para a formação de um público mais exigente, mais conhecedor, mais culto.
As inscrições para a 2ª edição do “Festival de Jovens Talentos de Castro Marim” estão abertas, até dia 14 de Julho, a todos os interessados dentro da faixa etária acima indicada.
Os prémios a atribuir aos melhores classificados são os seguintes: 1º Prémio: €500,00; 2º Prémio: €250,00; 3º Prémio: €180,00) em duas vertentes (dos 6 aos 11 anos e dos 12 aos 17 anos).

Comunicadores do Grupo Águas de Portugal reuniram na Águas do Algarve, SA


No ano em que a empresa comemora 10 anos, recebe workshop no Algarve
Foram mais de 2 dezenas de comunicadores das várias Empresas ligadas à Água, Saneamento e Resíduos que se reuniram num Workshop no final de Junho, nas instalações da Águas do Algarve SA, para debater vários assuntos relacionados com a Comunicação, com Estratégia e com a Gestão da Crise.
Para além da intervenção da Águas do Algarve, SA, na sessão, também a Holding Águas de Portugal, a ALGAR, a Águas do Centro Alentejo fizeram intervenções muito pertinentes e enriquecedoras para todos os participantes.
A Comunicação de Crise, foi um dos grandes temas de debate neste Workshop anual dos comunicadores do Grupo AdP.
No segundo dia do encontro, a tarde foi dedicada à visita de infra-estruturas da Águas do Algarve, SA, onde se destaca a visita à ETA de Tavira e à unidade laboratorial do Sotavento Algarvio
Presentes neste workshop, que teve a duração de 2 dias, estiveram várias empresas do Grupo AdP, referindo-se a AdP Serviços, Algar, Águas do Centro Alentejo; Águas do Douro e Paiva; Águas do Mondego, Águas do Norte Alentejano; Águas do Oeste; Amarsul, Sanest, Simarsul, Simria, Simtejo, Suldouro e Valorsul.

Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes condecorado com Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro




O Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes foi hoje, no decorrer da Reunião de Câmara, condecorado com uma Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.
Recorde-se que este Clube alcançou, na época desportiva 2009/2010, o título de Campeão Nacional da I Divisão de Seniores Femininos em Andebol.

Neste âmbito, e pelo reconhecimento pelos feitos desportivos já alcançados no seu historial competitivo em provas nacionais e internacionais, a autarquia e a cidade prestam a merecida homenagem àqueles que, pelo seu esforço, motivação e empenho deram notável relevo aos nomes de Lagos e do Algarve, assim como da modalidade de andebol. Esta condecoração foi extensiva a todos os dirigentes, técnicos e familiares que desde 1999 (altura da subida da equipa à 1ª Divisão Nacional) que pela sua dedicação e apoio à causa do Associativismo Desportivo, criaram condições para que tão notáveis feitos desportivos tenham sido alcançados.

Nesta ocasião todos os vereadores e Sr. Presidente, presentes na Reunião, tiveram oportunidade de, pessoalmente, prestarem a sua homenagem ao Clube, lembrando o “papel decisivo das atletas, mas também de todos os dirigentes que emprestam a sua disponibilidade em nome desta causa que é engrandecer a notoriedade desta modalidade e levar o nome de Lagos para outras partes do país e mesmo do mundo”.

Da parte do Clube, falou Celeste Viana, em nome das atletas, Mauro Santos, em nome da equipa dirigente e Carlos Lucas, em nome da direcção do Clube. Todos agradeceram esta distinção, frisando que “o título não foi alcançado apenas graças ao clube, mas também a todos os que os apoiaram, onde se inclui a Câmara Municipal, ao público que sempre foi assistir aos jogos e torcer pela equipa, e, principalmente, ao treinador Aleksander Donner”, que segundo Mauro Santos, Director Desportivo, “deu à equipa o empurrão que faltava para que se conseguisse alcançar este título que tanto ambicionávamos”.

Sublinhe-se que esta distinção surgiu na sequência da moção de saudação e da proposta de atribuição aprovadas, por unanimidade, na Sessão de 28 de Junho da Assembleia Municipal de Lagos.

A propósito desta condecoração, acresce o facto do Clube passar a ter uma nova sede. De acordo com um Contrato de Comodato, também hoje votado em Reunião de Câmara, será cedida uma sala da antiga Escola Gil Eanes para a instalação da sede do Clube, por um prazo de 10 anos.

Albufeira: INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO DE ANÍBAL RUIVO



Biblioteca Municipal Lídia Jorge, dia 8 de Julho, às 18.00 horas
Uma Vida de Arte é o título de mais uma exposição da obra deste algarvio “das sete partidas”, com uma nova apresentação da obra, editada pela Orfeu.
A exposição vai estar patente ao público até ao dia 28 de Julho. A entrada é livre.
Na próxima 5.ª feira, dia 8 de Julho, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe, às 18.00 horas, o lançamento do livro “Uma Vida de Arte”, da autoria do artista plástico Aníbal Ruivo. Simultaneamente o artista inaugura uma exposição de pintura, desenho e escultura com o mesmo título.
Uma aptidão precoce, uma escola de arte construída por si e para si, Aníbal Ruivo é senhor de um desenho apurado, utilizando nas obras em exposição uma selecção de cores claras e vistosas, demonstrando uma capacidade de trabalhar modelos mais realistas ou mais abstractizantes.
Aníbal Ruivo nasceu em São Brás de Alportel, onde fez os estudos primários. Em Faro frequentou a Escola Comercial e Industrial, tendo cedo revelado a sua arte em concursos escolares.
Reconhecido o seu talento artístico, foi-lhe concedida uma bolsa de estudos para frequentar a Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, onde continuou a destacar-se nas artes plásticas.
Terminado o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, regressa à sua terra natal, onde a par das actividades docentes dá continuidade à sua obra plástica, com realce para a pintura, escultura e caricatura, mas agora com técnica mais sublimada, mercê do seu talento e dos conhecimentos adquiridos.
A exposição pode ser visitada até 28 de Julho, de Terça a Sexta, entre as 9.30 e as 19.15 horas e aos Sábados e Segundas das 13.45 às 19.15 horas.
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge encerra aos Domingos e Feriados.

Exposição “5 + 1 Cenas na Rua” na Casa André Pilarte


A exposição “5 + 1 Cenas na Rua” está patente, até dia 17 de Julho, na Casa André Pilarte, decorrendo em simultâneo com a 6ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua de Tavira “Cenas na Rua”.

Esta reúne informação e material de divulgação e apresenta uma perspectiva artística do festival, através das imagens de alguns fotógrafos, profissionais e amadores.

O “Cenas na Rua” existe desde 2005 e a sua primeira edição integrou a “Faro, Capital Nacional da Cultura 05”. É um dos grandes festivais realizados no Sul do país, quer pela sua duração e intensidade (uma quinzena), como pela diversidade de propostas e internacionalização.

Ao longo das cinco edições realizadas até ao momento, milhares de pessoas de todas as idades assistiram a dezenas de espectáculos. Magia, espanto, alegria, emoções, sentimentos partilhados entre adultos e crianças, captados pelas objectivas de fotógrafos.

Participam nesta exposição: Miguel Martinho, Nuno Loureiro, Sandra Sousa Santos, Isabel Fernandes, Filipe Varela, Luís Andrade e Miguel Andrade.

Horário:
10h > 23h30 | De Domingo a Sábado
19h30 > 23h30 | Segunda-feira

Albufeira: POTECÇÃO CIVIL EM ACÇÃO NAS PRAIAS

Protecção Civil de Albufeira promove acções de sensibilização de Junho a Agosto, subordinadas ao tema “Escolha a sombra mais segura… Arribas não são opção”.







No passado dia 3 de Julho teve início a primeira acção, que decorreu nas Praias da Coelha e São Rafael, no âmbito da Campanha de Sensibilização, “Escolha a sombra mais segura… Arribas não são opção”.
Esta acção de sensibilização, contou com a presença do Vereador Carlos Quintino, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, e com o Agrupamento de Escuteiros de Paderne, que para além da distribuição de folhetos informativos sobre os riscos e perigos das arribas, puderam também aconselhar os veraneantes e frequentadores das praias do Concelho, com medidas de auto-protecção.
A Campanha de Sensibilização, “Escolha a sombra mais segura… Arribas não são opção”, vai percorrer todas as Praias de Albufeira, durante os meses de Julho e Agosto, informando acerca dos principais riscos existentes e alertando para as melhores formas de os prevenir e combater.
A Protecção Civil de Albufeira, assume desta forma um papel fundamental, no desenvolvimento de estratégias assentes numa cultura de prevenção de carácter pró activo, de forma a garantir a segurança e o bem-estar da população residente e visitante.
Este tipo de acções, promovem a interligação entre o poder local, população/veraneantes, e os vários agentes intervenientes na Protecção Civil, no sentido de minimizar os riscos causados pela erosão das arribas e maximizar Albufeira como um Concelho onde impera a Segurança.

10 milhões de euros para as ilhas Barreira





10 milhões de euros, foi o investimento efectuado pela Águas do Algarve para levar água e tratar o saneamento das ilhas da Culatra e Armona.
Foram realizadas 3 sessões de esclarecimentos ao Plano Sinalizador e condições de navegação na Ria Formosa
Com a conclusão da execução das infra-estruturas que servem de água potável e de redes de drenagem de efluentes domésticos, os núcleos urbanos das ilhas da Armona e Culatra / Farol, foi fundamental a realização das 3 sessões de esclarecimento que efectuámos, recorda-se em Faro – Salão Nobre da CMFaro, na Ilha da Culatra – Associação de Moradores, e em Olhão, no auditório do IPIMAR.
Estas sessões de sensibilização e de esclarecimento dirigiram-se essencialmente a todos aqueles que navegam na Ria Formosa, nos locais onde as infra-estruturas de água e saneamento estão implantadas, tendo sido sublinhada em todas as sessões, o carácter de importância que deve ser dado ao respeito pelo cumprimento das regras e das sinalizações colocadas para toda a navegação. A qualidade do serviço prestado a estas populações, quer no que se refere ao abastecimento de uma água de elevadíssima qualidade para consumo, quer no que se refere à recolha dos efluentes domésticos destas ilhas, depende da integridade das infra-estruturas construídas.
A implantação da tubagem de água liga o Continente à Armona, atravessando o Canal de Marim, e a Armona à Culatra através da Barra Grande ou do Lavajo, ficando assim as duas ilhas ligadas ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve. Relativamente aos efluentes, foi colocada uma tubagem paralela à tubagem da água, sendo que os esgotos gerados nas duas ilhas serão encaminhados para o continente onde serão posteriormente tratados na ETAR de Olhão Nascente.

VR Stº António: PASSOS CONTADOS 2010


Bruxas, lobisomens e mouras. Medos nocturnos na tradição oral
Continua em Julho a 4ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso nocturno:
Com o contador António Fontinha, a arqueóloga Catarina Oliveira e habitantes locais
10 Julho

Ponto de encontro: 21.30 em Santa Rita
Bruxas, lobisomens, mouras, almas do outro mundo povoam o imaginário dos medos nocturnos das populações rurais. Estórias e lendas registam encontros fugazes de homens e mulheres com estes seres em determinados dias, horas e lugares. Acontecem usualmente em espaços exteriores à aldeia, conotados com a natureza e o perigo (penedos, fontes, poços, encruzilhadas, alfarrobeiras escuras). É também em horas abertas, normalmente próximo de meia-noite, que as bruxas e os lobisomens se transformam em animais, e que as mouras saem das entranhas da terra e se deixam descobrir. Nas zonas rurais mais isoladas, onde as noites são ainda escuras como o breu, alguns destes seres encontram refúgio, permanecendo vivos nas estórias e lendas contadas de boca em boca.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quarta edição iremos à descoberta das plantas e dos seus antigos usos na medicina e alimentação; das heranças islâmicas nas formas de construir e habitar; de antigos caminhos, muros e valados; vamos durante a noite ouvir lendas sobre os antigos medos de bruxas e lobisomens; com os pés na água vamos apanhar e conhecer os bivalves da Ria Formosa; já no final do Verão vamos colher figos, e compreender a sua importância, a par da amêndoa e alfarroba, na história local; terminaremos com um percurso geológico sobre alterações no uso e ocupação do território.

Informações

Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro às 9.30 ou às 21.30, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.