quinta-feira, 28 de julho de 2011

Passeios culturais apresentam Alcoutim a população de montes e aldeias

A iniciativa é da Câmara Municipal de Alcoutim e pretende dar a conhecer a vila alcouteneja à população dos montes e aldeias. “As pessoas vêm à vila tratar as burocracias e esquecem-se de a conhecer sob o ponto de vista turístico. Mais de metade da população concelhia desconhece o potencial turístico de Alcoutim”, garante Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, justificando a continuação desta iniciativa, iniciada há 3 anos atrás.

À quarta-feira um autocarro do município traz os inscritos até à sede de concelho, onde os espera um técnico da autarquia, que os guia pela vila e lhes apresenta alguns factos relevantes sobre a história de Alcoutim. A visita termina com o “Música na Praça”, um evento de cariz cultural, que acontece todas as quartas-feiras até ao final do mês de agosto, na Praça da República.

“Promover o convívio e quebrar o isolamento e as rotinas, proporcionando um dia diferente a todos os que aderem à iniciativa”, são, segundo Francisco Amaral, os principais objetivos destes passeios, que vão continuar até ao final do verão.

PRAIA AGRAVA ECZEMA ATÓPICO

Os dias maiores e o tempo quente fazem, desta época do ano, uma altura em que as actividades ao ar livre se tornam mais apetecíveis. Para quem sofre de Eczema Atópico pode ser, também, um momento marcado pela exacerbação dos sintomas. A melhoria do estado do tempo, favorável à floração de muitas espécies de plantas, faz com que a atmosfera fique carregada de pólen, um factor desencadeante da doença.

“Não há dados concretos, mas calcula-se que o Eczema Atópico afecta cerca de 30% das crianças e 10% dos adultos, que sofrem períodos de intensa inflamação alternados com momentos de remissão. Em Portugal, esta altura está identificada com período de exacerbação por excelência para muitos doentes. Nesta época do ano, a atmosfera está mais saturada de pólenes, fortes agentes alergénicos, conhecidos por afectar os doentes atópicos”, explica o Dr. Luiz Leite, Dermatologista e Director Clínico da Clínica Laser de Belém.

Outros factores podem contribuir para a intensificação dos sintomas: o aumento da temperatura favorece actividades de lazer no exterior e a transpiração pode ser um desencadeante importante, a par da permanência prolongada na água, que ajuda a secar e pele. Entre os sinais de alerta estão comichão, inflamação, pele áspera e seca. A terapêutica do Eczema Atópico faz-se, normalmente, com recurso a anti-histamínicos e corticosteróides tópicos. Em casos extremos pode recorrer-se à administração de corticosteróides orais. O tratamento com imunomoduladores tópicos, como os inibidores da calcineurina, que suprimem a resposta do organismo aos factores desencadeantes da alergia, reduzindo a inflamação e o prurido, têm vindo a ser adoptados gradualmente como terapêutica tópica de primeira escolha.

O genuíno sabor da Serra do Caldeirão revelados na Feira da Serra de São Brás de Alportel

Nos próximos dias 29, 30 e 31, São Brás de Alportel volta a ser palco do tradicional festival de cores, sons e sabores da Serra do Caldeirão, na 20ª edição da Feira da Serra.

Ao fim de 2 décadas de existência, a Feira da Serra de São Brás de Alportel dedica esta edição às memórias do paladar, numa viagem através de sabores intemporais que se renovam à mesa, mas mantêm a essência de sempre… o azeite!

Fonte de saúde e bem-estar, o azeite é o convidado de honra da Feira da Serra 2011.
O novo Sítio do Azeite promete revelar as diferentes intensidades de sabor, as aplicações na gastronomia e nos produtos de saúde e beleza… E para além de provar gostos e texturas, nas Degustações de Azeite, por onde desfilam os azeites Pecoliva, Monterosa e Malhadinha Nova, pode ainda assistir a momentos de show cooking, com alguns dos melhores chef’s algarvios, no novo Palco Sabores.
Bruno Rocha, chef principal do Hotel Tivoli Victoria inaugura o Palco Sabores no dia 29, pelas 21h45 com uma degustação de azeite Pecoliva (a marca são-brasense que está neste momento a iniciar o seu desafio de exportação), seguida de um Show Cooking, especialmente pensado para a Feira da Serra. Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, à mesma hora, 21h45, as degustações e demonstrações gastronómicas prosseguem com as participações do chef João Silva, em representação do Resort Vila Vita, apresentando o azeite Monterosa, numa demonstração de originais sobremesas com azeite e do chef Diogo Pereira, a fechar o Palco Sabores, no domingo, numa representação do Clube Praia da Oura, com mais uma original participação gastronómica, em que o conceituado azeite da Herdade da Malhadinha Nova será o protagonista principal.
A rota do paladar leva os visitantes ao Encontro de Sabores, um espaço composto por 5 restaurantes: Doce Serrano, Iguarias da Serra, Sabores do Algarve, Tasca do Zé Dias e Tasca Rasca; e ainda uma típica tasquinha à portuguesa “Calcinho Bolota”.
À mesa, o azeite surge de mansinho na açorda de galinha com grão, aromatizada com azeite, no entrecosto de porco com migas, no cozido de grão, na carne de porco frita em azeite, entre muitas outras sugestões para apreciar e saborear.
Por entre as mais diversas criações de artesanato, a Aldeia Serrana esconde um mundo de sabores típicos…os enchidos, que antigamente eram conservados em azeite, os presuntos, os queijinhos, mas também os bolinhos, os doces e os gelados, que na edição deste ano apresentam novas receitas.
Os sabores da Feira da Serra terminam na origem de todos os pratos que se querem saborosos e de qualidade, no espaço do Mercado Municipal. Em 2011, o Mercado Vai à Feira e leva os hortelãos e os produtos frescos da horta, os tomates, as batatas, os alhos, as cebolas entre um sem fim de produtos que aliados ao tempero da tradição ganham personalidade e identidade em pratos maravilhosos.

Portugueses já separaram mais de 290 mil toneladas de resíduos de embalagens

A Sociedade Ponto Verde retomou mais de 290 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano. O vidro, juntamente com os plásticos, foram dos materiais que mais cresceram neste período.

Nos primeiros seis meses de 2011, foram recolhidas e enviadas para reciclagem 290.613 toneladas de resíduos de embalagens (RE). O crescimento da recolha do vidro foi o que mais se destacou no primeiro semestre deste ano, com este material a registar um aumento de 15% face a igual período do ano passado, atingindo perto de 100 mil toneladas
.
«À semelhança de anos anteriores, os resultados vêm comprovar que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem, contribuindo para dar um destino adequado aos resíduos de embalagens produzidos. Estamos empenhados em garantir a consolidação dos resultados já alcançados, estando grande parte dos nossos esforços concentrados no material vidro, para que este supere o desafio de cumprir a sua meta específica de 60%», afirma Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade gestora responsável em Portugal pela gestão deste tipo de resíduos.
Comparativamente com 2010, registou-se um crescimento de 5,2% de embalagens recolhidas em relação ao período homólogo do ano anterior.
Com este resultado, a Sociedade Ponto Verde mantém assim, no ano em que celebra o seu 15º aniversário, a tendência ascendente de recolha dos resíduos de embalagem desde o início da sua actividade, apesar da actual conjuntura económica.

Algarve é Região de país com a maior taxa de crescimento populacional

(Primeiros comentários da CCDR Algarve aos Resultados Preliminares dos Censos 2011, divulgados em 30/06/2011)

A recente divulgação dos Resultados Preliminares do XV Recenseamento Geral da População e do V Recenseamento Geral da Habitação (www.ine.pt, 30/06/2011) permite uma primeira análise das grandes dinâmicas ocorridas na Região do Algarve na primeira década do séc. XXI, em termos de população residente, famílias e parque habitacional.

O Observatório das Dinâmica Regionais, entendeu realizar uma análise sintética dos primeiros dados que apresentamos em anexo.

Em termos muito gerais, poder-se-á verificar que, nos últimos 10 anos:
• O Algarve foi a região do país com o maior crescimento populacional. A população residente passou de 395.218 para 450.484 habitantes, o que corresponde a um aumento de 14%, isto é, cerca de 55.250 indivíduos. Refira-se ainda a região Algarvia contribui para 28% do crescimento total do país (1,9%);
• A Região tem o concelho com o maior decréscimo populacional entre os 308 municípios nacionais – Alcoutim, com uma perda de população de 23,2% – e três dos cinco concelhos com maiores crescimentos populacionais no País: Albufeira, Portimão e Lagos (28,9%, 24,5% e 21,1%, respectivamente);
• Poder-se-á com alguma segurança perspectivar que, dado o crescimento do número de alojamentos ter sido substancialmente superior ao do número de famílias (36,9% contra 24,8%), o alojamento de uso sazonal ou secundário na região do Algarve (já muito próximo dos 40% do total de alojamentos em 2001), deverá já atingir, ou mesmo ultrapassar, 50% do total de alojamentos da Região;
• A dinâmica da procura continuou a ser muito mais acentuada no litoral do que no interior;
• As freguesias do “arco do Barrocal” beneficiaram da capacidade de atracção da Região, mostrando uma dinâmica significativa entre os momentos censitários;
• Acentuaram-se algumas dinâmicas de declínio populacional nas freguesias da serra e do Nordeste;
• A dinâmica do alojamento superou largamente a dinâmica populacional, indiciando a manutenção de um modelo territorial e socioeconómico centrado na imobiliária com usos sazonais;
• A continuada tendência de diminuição do nº de indivíduos por famílias, confirma uma alteração nas estruturas familiares, a contemplar nas análises socioeconómicas e nos planos de intervenção social;

Exposição “Dama no Jornal” Recycling project da Designer Susana Mendez no IPJ - Faro

No âmbito do Ano Internacional da Juventude e do Dia Internacional da Juventude, 12 de Agosto, a Direcção Regional do Algarve do IPJ apresenta o trabalho da Designer Susana Mendez.

Susana Mendez, jovem algarvia, recentemente formada em Design de Comunicação na Universidade do Algarve tem um inovador projecto de reciclagem ao qual deu o nome de “Dama no Jornal”.

“Dama no Jornal” nasceu de um simples desenho feito numa folha de jornal de onde surgiu toda uma vasta linha de acessórios de costura que Susana mistura com as suas ilustrações. Os seus trabalhos conjugam a originalidade com as preocupações ambientais e resultam de uma criativa mescla de jornal, de tecidos, botões e muita imaginação.
Na sala de exposições do IPJ, os visitantes podem apreciar as ilustrações assim como a linha de acessórios de Susana Mendez.
A exposição está patente de 3 a 31 de Agosto e pode ser visitada todos os dias úteis, entre as 09h00 e as 20h00.

Noites de sexta-feira continuam até Setembro com muita música na zona comercial de Portimão

Nas noites de sexta-feira, até 9 de Setembro, a Câmara Municipal de Portimão continua a promover um programa de animação musical na zona comercial da cidade, que decorre entre as 20h00 e as 23h00 e visa dinamizar o comércio local e atrair um maior número de visitantes a esta área.

A iniciativa insere-se no âmbito da carta compromisso assinada entre a autarquia, a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve e a ACP – Associação Comercial de Portimão, que sensibilizaram os seus associados para o alargamento do horário de funcionamento das lojas à sexta-feira, até às 23h00, para integrarem e beneficiarem desta aposta.

Entre a Rua Infante D. Henrique e a Alameda da Praça da República, a animação circulante será assegurada por jovens alunos disciplinas de sopro, percussão e dança do Conservatório de Música de Portimão.
Por sua vez, na Rua Direita não faltarão momentos musicais, como vai suceder a 12 de Agosto, com a actuação da banda Freaky Beat, que conjuga o soul, o funk e o reggae, enquanto o Largo da Mó continua a ser palco de arraiais populares, em duas iniciativas dinamizadas pelos comerciantes destas zonas.

Biblioteca Municipal de Castro Marim mostra brinquedos de outros tempos

Consciente da importância que os brinquedos sempre desempenharam no processo educativo da criança, dado que estimulam a sua imaginação, a sua capacidade de raciocínio e a sua auto-estima, a Biblioteca Municipal de Castro Marim tem patente ao público, de 25 de Julho a 31 de Agosto, uma exposição de brinquedos antigos.

Esta colecção particular de brinquedos de lata, que pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, transporta-nos para o fantástico e maravilhoso mundo dos brinquedos, os quais têm acompanhado a vida de milhares de crianças em todo o mundo.
Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças.
A exposição de brinquedos de outros tempos tem como objectivo popularizar o seu conhecimento entre o grande público e muito especialmente entre as jovens gerações, relembrando a todos aqueles que a visitarem, que cada brinquedo é uma nova descoberta e uma oportunidade para sonhar.

Concurso “Construções na Areia” do DN na Praia Verde

Numa iniciativa do Diário de Notícias, a Praia Verde, no concelho de Castro Marim, dia 31 de Julho, acolhe uma das etapas da 54ª edição do concurso “Construções na Areia” que percorre as praias de Norte a Sul do País e Ilhas e que envolve milhares crianças e de espectadores.
No próximo domingo, a partir das dez da manhã, as crianças que se deslocarem à praia Verde poderão desenvolver a sua criatividade durante 1 hora, num espaço de 4 m2, esculpindo corpos de areia dos seus heróis ou das espécies marinhas.

Para realizar as construções das suas obras de “arte”, os escultores de palmo e meio podem levar consigo diversos utensílios tais como baldes de plástico para transportar água do mar ou pás e outros acessórios para modelar a areia. Na decoração também é permitida a utilização de conchas, plantas, algas marinhas e calhaus.
As inscrições para participar no concurso são gratuitas e devem ser feitas no local, estando limitadas a 60 concorrentes e a 30 por escalão (dos 6 aos 10 e dos 11 aos 14 anos) em cada uma das praias, devendo comparecer 30 minutos antes do início do concurso, munidos de apetrechos para os seus trabalhos de escultura, bem como do respectivo Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal.
As três melhores esculturas de cada uma das categorias irão receber um prémio especial. Igualmente, haverá prémios de participação para todos os concorrentes. O artista vencedor do escalão B (entre os 11 e os 14 anos) terá, ainda, a oportunidade de participar na final do concurso nacional.
Para o Jornal Diário de Notícias, o concurso “Construções na Areia” é uma “homenagem às nossas praias, ao turismo e à nossa cultura”, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.
Mais informações através do telefone 213187817 ou em construcoesnaareia@dn.pt.