sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carnaval em Olhão anima foliões


Os festejos carnavalescos, em Olhão, começam já no dia 12, sexta-feira, com o habitual desfile infantil na Avenida da República, a partir das 10h00. O brilho, a animação e a criatividade das crianças do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância do concelho de Olhão serão colocados à vista de todos, com momentos de muita diversão à mistura, já que não faltam no desfile diversos artistas de animação de rua.
Os pequenos foliões continuarão a divertir-se nos dias seguintes, desta vez também com os adultos nos desfiles carnavalescos de Moncarapacho, um dos que tem maior tradição no Algarve.
Em Moncarapacho, os dias 14 e 16 de Fevereiro são de folia total, assim como no dia 15, quando haverá um desfile com Citroen 2cv. Este Carnaval centenário, que ainda preserva a tradição de outros tempos, tem entrada gratuita e promete atrair milhares de visitantes durante os dias de Entrudo, tendo os habituais carros alegóricos e os seus tripulantes como os ‘reis’ da festa.
Também em Pechão há comemoração do Carnaval: no dia 15, o Largo da Igreja enche-se de uma animação especial, ou não fossem os carros a desfilar os emblemáticos Citroen 2cv, Dyane e seus derivados, prevendo-se a participação de cerca de uma centena de viaturas nacionais e estrangeiras. A participação dos 2 cavalos resulta de uma parceria com o Clube 2CV Algarve ‘Os Marafados’, que animam o concelho de Olhão de 12 a 16 de Fevereiro. Por exemplo, no dia 14 realiza-se uma caravana carnavalesca pelas freguesias de Fuseta, Quelfes e Olhão, para além dos já referidos desfiles em Moncarapacho e Pechão, no dia15.
Na terça-feira, dia de Carnaval, a despedida até 2011 é outro dos atractivos que percorre o concelho olhanense.

Lagos vive a alegria do Carnaval


Desfile Infantil enche Avenida de cor
A alegria própria desta celebração cativa, uma vez mais, a população infantil e vai reuni-la no grande Desfile de Carnaval que todos os anos, por esta altura, enche de magia e alegria a cidade de Lagos.

Assim, no próximo dia 12 de Fevereiro, os mais pequenotes pertencentes aos Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico do concelho, vão participar num Desfile de Carnaval pela Avenida dos Descobrimentos que, por esta razão, estará encerrada ao trânsito entre as 09h00 e as 12h00.

Também os Bailes de Carnaval constituem uma das tradições que resiste ao passar dos anos e à alteração dos costumes. Em alguns locais do concelho e para muitos munícipes o Carnaval continua a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos. Manteve-se o gosto e o interesse pela animação dos Bailes do Carnaval, que algumas colectividades e instituições do concelho teimam em não deixar desaparecer.

Para o dia 16, à meia-noite, está marcado o enterro do Entrudo, no Salão de Festas do Grupo de Amigos do Chinicato.


DESFILE DE CARNAVAL

Desfile de Carnaval Infantil
Dia 12 | 10h00 às 12h00
Local: Avenida dos Descobrimentos

BAILES DE CARNAVAL

Sport Lagos e Benfica
Dias 13, 14 e 16 | 22h00
Local: Salão de Festas da Sede do Sport Lagos e Benfica
Org.: Sport Lagos e Benfica
Apoio: Câmara Municipal de Lagos

Odiáxere

Dia 6 de Fevereiro | 21h00
Baile com Mário Neves
Dia 16 de Fevereiro | 21h00
Baile com Humberto Silva
Org.:Clube Desportivo de Odiáxere


Chinicato
Dias 06, 13 a 16 | 21h00
Local: Salão de Festas do Grupo de Amigos do Chinicato

ENTERRO DO ENTRUDO
Dia 16 | 00h00
Enterro do Entrudo
Local: Salão de Festas do Grupo de Amigos do Chinicato

Câmara Municipal de Castro Marim promove programa de excursões



Com o objectivo de incentivar as acções de lazer e o gosto pelas viagens, junto dos castromarinenses e em especial da população sénior do concelho, a Câmara Municipal está a promover um novo programa de excursões até ao final de 2010.
As excursões a realizar contemplam deslocações a um conjunto de destinos turísticos, dentro e fora do país, os quais vão permitir aos munícipes o conhecimento de novos lugares e o quebrar a rotina do seu dia à dia.
Do programa constam, entre outras, viagens; a Córdoba, a Salamanca em Espanha, ou a Óbidos, Lisboa e Reguengos de Monsaraz, no nosso país.
O desenvolvimento destas acções de política social da autarquia como o programa de excursões têm-se revelado de grande sucesso, designadamente, para os munícipes seniores do concelho, que assim beneficiam das delícias e dos atributos das viagens, e ao mesmo tempo, fomentam, entre si, o convívio e a troca de experiências de vida.
Para mais informações contacte o Gabinete de Apoio ao Munícipe, (telefone 281510778), Juntas de Freguesia do Azinhal e Odeleite e Espaço Internet em Altura.

Calendário das Excursões

Fevereiro: Herdade do Carmim em Reguengos de Monsaraz
Março: Festival de Chocolate em Óbidos
Abril: Foz do Arelho (viagem do Turismo Sénior da INATEL)
Maio: Santuário de Fátima
Junho: Jardim Zoológico de Lisboa
Julho: Parque de Diversões “Ilha Mágica”
Agosto: Parque de diversões aquáticas “Aquashow” em Quarteira
Setembro: Santuário de Fátima
Outubro: Salamanca - Espanha
Novembro: Parque da Mina em Monchique
Dezembro: Córdoba – Belém de Chocolate.

Segundo volume de “Algarviadas” vai ser apresentado na BibliotecaMunicipal Manuel Teixeira Gomes



12 de Fevereiro – 18h30

O segundo volume de “Algarviadas” vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes no dia 12 de Fevereiro, às 18h30, numa sessão promovida pela Câmara de Portimão e que contará com a presença do autor, António Vieira Nunes.

O livro, a apresentar pelos poetas populares Manuel Rafael e Dolores Costa, reúne quadras e sextilhas inspiradas no linguajar algarvio e tem muitas expressões praticamente em desuso na actualidade, reconhecendo o autor, na introdução a esta nova edição, ter consultado o “Dicionário do Falar Algarvio”, de Eduardo Brazão Gonçalves, como forma de comprovar parte da terminologia adoptada.

António Vieira Nunes nasceu em 1937 na freguesia de Algoz, concelho de Silves, tendo exercido a profissão de serralheiro. Em 2008, com 71 anos, publicou o primeiro volume de “Algarviadas”, que mereceu boa receptividade por parte do público.

Loulé - CARNAVAL INFANTIL 2010: ESCOLAS RECEBEM SUBSÍDIOS


Os estabelecimentos de ensino da rede pública e da rede privada do Concelho de Loulé vão receber cerca de 8.400,00 euros da Autarquia, como forma de apoio à participação dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo no Carnaval Infantil 2010.

Esta verba destina-se a subsidiar os materiais utilizados na confecção dos trajes, bem como um lanche que será fornecido às crianças após o desfile.

Na rede pública vão beneficiar deste apoio os jardins-de-infância Nº1 de Loulé, Clareanes, Nº1, 2 e 3 de Quarteira e da Abelheira, e as escolas EB1 Mãe Soberana, Dnª Francisca de Aragão, Quarteira, Fonte Santa, Abelheira e Escanxinas.

Quanto às instituições particulares, o subsídio irá abranger o Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, Nova Terra, EXISTIR, Casa da Primeira Infância de Loulé, Centro Comunitário António Aleixo, A Carochinha, O Paraíso e a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve.

No total serão cerca de 1700 os alunos que desfilam neste mini-corso, um desfile que está já bastante enraizado na comunidade escolar.

O Carnaval Infantil tem lugar no sábado, 13 de Fevereiro, a partir das 15h00. Para além do desfile propriamente dito, está previsto um espectáculo infantil, animação com performers de rua e no recinto serão instalados insufláveis.

De acordo com os responsáveis do Município louletano, este evento pretende proporcionar uma tarde animada às crianças e, simultaneamente, transmitir às novas gerações uma das mais importantes tradições do Concelho.

Novo programa nacional de microcrédito


O Conselho de Ministros de ontem criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social (PADES), na sequência de medidas já existentes.

A criação de uma linha de crédito bonificado no valor de 12 500 000 euros para investimento, reforço da actividade em áreas existentes ou em novas áreas de intervenção, modernização dos serviços prestados, modernização de gestão e reforço de tesouraria é uma das medidas anunciadas.

O programa inclui também o estabelecimento de um programa nacional de microcrédito no montante global de 15 000 000 euros para estimular a criação de emprego e o empreendorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e acriação de um programa de apoio à qualificação institucional das diversas entidades que constituem o sector social da economia.
msn