sábado, 23 de janeiro de 2010

Ministro da Administração Interna anuncia criação de equipa mista de prevenção da criminalidade violenta para o Algarve


O Algarve vai contar com a primeira equipa mista de prevenção da criminalidade violenta. Esta foi uma das medidas anunciadas hoje pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, durante uma sessão dedicada à segurança, em Tavira, no âmbito da qual foram entregues, pelo Governo Civil de Faro, novos equipamentos de radiocomunicações à Protecção Civil e de geo-referenciação (GPS) à Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública do Distrito.

De acordo com Rui Pereira, para além da referida equipa mista de prevenção da criminalidade violenta, que já está criada e integrará elementos da GNR, PSP, Polícia Judiciária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), está a ser equacionada a criação, a curto prazo, através do Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora, de uma equipa mista de investigação criminal, que será dirigida pelo Ministério Público.

“Temos uma visão integrada da segurança, em todas as suas valências, e o que se pretende é responder de forma integrada a todas as ameaças”, garantiu o Ministro, destacando ainda como medida prioritária para enfrentar os novos riscos da criminalidade, o reforço das acções conjuntas de grande espectro na área do SEF, destinadas à detecção de imigração ilegal e o tráfico de pessoas.

“O reforço do controlo de fronteiras não é irrelevante e vamos garanti-lo, através do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim”, referiu Rui Pereira, para anunciar o arranque, já a partir de Fevereiro, do Sistema Integrado de Comando, Controlo e Vigilância da Costa Portuguesa, centrado em Portimão, bem como a implementação de um Plano Integrado de Policiamento de Proximidade para o Algarve.

“É necessário procedermos a um plano de geo-referenciação, que englobe todos os meios disponíveis e nos permita servir-nos de uma central de alarme para optimizar e tornar mais rápida a resposta das forças policiais no caso de crime violento”, referiu o Ministro da Administração Interna, realçando a necessidade de colaboração dos próprios cidadãos neste plano.

Rui Pereira, que no âmbito da sua deslocação de dois dias ao Algarve visitou ontem a futura esquadra da PSP, em Lagos e as instalações da GNR, em Vila do Bispo, anunciou ainda a construção de novos quartéis da GNR em Aljezur e Almancil (Loulé) e de instalações para o Corpo de Intervenção da PSP e de uma carreira de tiro coberta que servirá todas as forças de segurança da região.

“Estamos a fazer tudo para combater o sentimento de insegurança e elevar os níveis de segurança. E o sinal que estamos a dar é de atenção e de trabalho conjugado entre os Serviços e Forças de Segurança e a comunidade”, sublinhou Rui Pereira que, no âmbito da sua visita ao Algarve acompanhado pelos Secretários de Estado Adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, da Administração Interna, Dalila Araújo e da Protecção Civil, Vasco Franco, reuniu com os presidentes de Câmara do Distrito, os cônsules da Holanda, Reino Unido e Alemanha e o Gabinete Coordenador de Segurança Distrital presidido pela Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

Ontem Rui Pereira presidiu ainda à apresentação do Estudo de Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve, elaborado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil com a colaboração da Universidade do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entre outras entidades, que permite prevenir e atenuar os riscos colectivos em caso de acidentes graves ou catástrofes, através do desenvolvimento de um plano especial de emergência.

Durante a manhã, o Ministro deslocara-se à Delegação Regional do SEF, onde assistiu à apresentação do Sistema Móvel de Suporte ao Controlo Documental e de Recolha de Dados Biométricos (SMILE). Testado na região, este sistema pioneiro a nível europeu no âmbito do combate à imigração ilegal, tráfico de pessoas e outros ilícitos graves associados, permite a leitura de documentos e uma rápida consulta das bases de dados nacionais e internacionais.

GPS e Rádios reforçam operacionalidade

A deslocação do MAI ao Algarve culminou com a entrega, pelo Governo Civil de Faro, de um total de 48 GPS à GNR (32) e à PSP (16) da região, bem como 152 equipamentos de radiocumincações aos Corpos de Bombeiros, completando assim a rede operacional das corporações algarvias.

Na cerimónia realizada no Mercado da Ribeira, em Tavira, a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçou a importância deste reforço de meios às duas Forças de Segurança e à Protecção Civil, tendo salientado que, sendo a segurança uma área prioritária na região, estão a ser desenvolvidos todos os esforços para garantir a sua manutenção, nomeadamente através de importantes investimentos na prevenção e combate à criminalidade.

“Estes novos equipamentos vão aumentar o nível de operacionalidade no terreno, tanto na área da Protecção Civil como na das Forças de Segurança, tendo em conta que proporcionam uma maior rapidez de actuação nas respectivas acções de intervenção”, referiu Isilda Gomes.

A Governadora Civil sublinhou ainda que, as medidas anunciadas pelo Ministro Rui Pereira para o Algarve, revelam “a atenção especial com que o Governo encara a segurança nesta região”, onde se tem verificado um aumento significativo dos efectivos das Forças de Segurança, com especial incidência na área da GNR, cujo dispositivo foi reforçado, nos últimos dois anos, com mais 234 elementos.

Algarve: Rui Pereira diz que está a fazer tudo para garantir segurança de residentes estrangeiros e nacionais




O ministro da Administração Interna afirmou hoje que está a fazer tudo para garantir a segurança dos residentes estrangeiros e nacionais no Algarve, dotando as forças de segurança de meios e adoptando medidas de combate à criminalidade violenta.
"A palavra que quero dar, e que demos aos cônsules e aos presidentes de câmara, é a de que tudo estamos a fazer para combater o sentimento de insegurança e elevar os níveis de segurança", disse Rui Pereira aos jornalistas após uma sessão o tema realizada no Mercado da Ribeira de Tavira.
Rui Pereira referia-se às reuniões que manteve com autarcas e representantes dos países com as mais numerosas comunidades estrangeiras residentes no Algarve, que nos últimos meses têm sido afectadas por assaltos violentos às suas residências, levando alguns a equacionar deixar a região e o país por falta condições de segurança.
"Aquilo que estamos a fazer, para além dos meios, da construção de quartéis, do reforço dos meios humanos, é criar uma equipa mista - que já está criada - de prevenção da criminalidade violenta. Essa equipa vai contar com elementos das forças de segurança, GNR e PSP, mas também da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)", anunciou.
O ministro da Administração Interna precisou que "esta acção conjugada das polícias no âmbito da prevenção criminal é absolutamente decisiva, nomeadamente para desenvolver acções de largo espectro, como por exemplo acções de controlo de imigração ilegal e do tráfico de pessoas, através da intervenção do SEF, mas também da cooperação das forças de segurança".
O governante recapitulou os anúncios que fez durante os dois dias de visita da equipa do Ministério ao Algarve, que se iniciou na sexta-feira e culmina hoje com um almoço com os 16 presidentes de câmara do Algarve e a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, entre eles o «Smile», "novo produto tecnológico que permite a identificação imediata e recolha de dados biométricos de cidadãos para comparar com bases de dado nacionais e estrangeiras".
Rui Pereira anunciou também "acções por exemplo de largo espectro em que intervirão todas as forças de segurança, para além do reforço dos meios materiais de que as forças de segurança dispõem" e visitou uma nova esquadra da PSP em Lagos, um novo quartel da GNR em Vila do Bispo.
O membro do executivo liderado por José Sócrates anunciou ainda a construção de uma carreira de tiro coberta nas instalações da PSP de Faro que servirá todas as forças, assim como a de dois novos quartéis da GNR, em Almancil e Aljezur.
"Em suma, o sinal que estamos a dar é um sinal integrado, que abrange várias valências da segurança, porque abrange a prevenção de riscos sísmicos e a protecção civil. Hoje estivemos aqui a entregar equipamentos de rádio a bombeiros, para além de meios de geo-referenciação (GPS) à PSP e GNR. O sinal que estamos a dar é de atenção e trabalho conjuntamente com a comunidade, porque temos aqui também contratos locais de segurança celebrados com todos os presidentes de câmara", concluiu.
Lusa

Mini-tornado danifica lojas, faz cair árvores e sinais de trânsito, sem feridos - CDOS


Um mini-tornado registado hoje de madrugada em Lagos, Algarve, causou a queda de algumas árvores e sinais de trânsito e danificou o tecto de um supermercado e de um estabelecimento de comida rápida, disse à Lusa fonte oficial.
Fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) explicou que os ventos fortes e a chuva sentidos esta noite, no Algarve, foram registados como um "mini-tornado na cidade de Lagos cerca das 03:00" que provocou danos materiais no supermercado Recheio e no restaurante Macdonalds.
Não há feridos a registar, disse.
Lusa

SEF prepara 5 grandes operações de fiscalização


RUI PEREIRA SATISFEITO COM O QUE VIU NO SEF, EM FARO

SMILE VAI SER A "ESTRELA" DO SEF NA FISCALIZAÇÃO DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS NA REGIÃO

Ministro experimenta o SMILE - nova "ferramenta" de identificação para ajudar o SEF
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai fazer no Algarve cinco operações de fiscalização de grande impacto até ao final de Fevereiro, anunciou ontem o ministro da Administração Interna em Faro.
"Foram anunciadas operações de fiscalização de largo espectro que o SEF vai realizar em conjunção de esforços com os outros serviços e forças de segurança", disse o ministro Rui Pereira, durante a visita que realizou hoje à direcção regional do SEF no Algarve.
Durante a visita ao SEF, local onde foi feito o balanço das acções de 2009 e traçada a estratégia para o futuro, o ministro Rui Pereira assegurou que as "acções de fiscalização", "investigação criminal" e de "controlo fronteiriço" continuarão a "ser prioritárias".
"O SEF vai intensificar, em articulação com as outras forças de segurança, as acções em todo o território algarvio, incluindo a realização de Operações de Grande Impacto (OGI)", declarou, reiterando que até final de Fevereiro, o Algarve ia receber cinco dessas operações.
O SEF realizou em 2009, no Algarve, 1200 operações de fiscalização da permanência e das actividades e estrangeiros.
No decurso dessas fiscalizações, foram identificados mais de 32 mil cidadãos e detectadas mais de 700 irregularidades.
Foram instaurados 310 processos de expulsão administrativa e 3627 processos de contra-ordenação, de acordo com dados do Serviço.
O SEF controlou também em 2009 perto de 3500 indivíduos no Aeroporto de Faro e 70 mil passageiros nos quatro postos de fronteira marítimos.
Actualmente há no Algarve 72760 residentes estrangeiros com documentação válida, informou o SEF.