quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Comissões de Pescadores da Costa Vicentina reafirmam: "O MAR É NOSSO"

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, as Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa dão conta que reuniram, no final da passada semana, com secretário de estado do mar,chefe de gabinete Miguel Cerqueira e Ana Rita Veiga e apresentaram as medidas que pretendem alterar.

"Assim sendo, apresentaram-se as razões de discórdia, tendo salientado a discriminação em relação aos não residentes da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, ás quantidades de apanha de marisco, o defeso do sargo, a interdição da quarta feira e zonas de restrição.
Mostrou-se também esta comissão disponível para acompanhar as entidades no terreno para que em conjunto possamos fazer uma revisão das portarias que regulamentam a pesca lúdica.
De salientar a forma como foram recebidos, bem como a atenção que foi dada a tudo que as comissões reivindicaram. Foi pedida celeridade na resposta a esta reunião.
As Comissões aguardam assim novo contacto para Setembro quando se aguarda ver algumas alterações.
As Comissões vão agora desenvolver em conjunto com pescadores e população uma acção de sensibilização de limpeza e utilização dos pesqueiros em toda a costa Portuguesa. O MAR É NOSSO!!!", conclui o documento.
As Comissões de Pescadores da Costa Vicentina

Castelo de Alcoutim mais atrativo


Alvo de três projetos, o Castelo de Alcoutim está a sofrer alterações que visam um melhor aproveitamento do espaço e maior acessibilidade aos visitantes.

Concretizado desde o início deste ano, o projeto de construção de uma proteção nas muralhas, que custou 55.661,96 euros, tornou-as finalmente mais acessíveis aos visitantes. A autarquia instalou nas muralhas um guarda-corpos em aço inox de cor escura. Integrada na arquitetura das muralhas, a estrutura metálica permite que os visitantes possam agora a desfrutar da paisagem que a altitude das muralhas oferece sobre a vila alcouteneja e a sua vizinha, Sanlúcar de Guadiana.

A construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia está agora em curso, adjudicado por 88.4638,95 euros. O passadiço será composto por uma estrutura metálica (com poucos elementos verticais para não interferirem na percepção visual do visitante) com pavimentos em vidro, que permitem uma óptima visualização do espaço arqueológico.

O último projeto - substituição da cobertura e da cozinha do Castelo - já foi adjudicado, por 61.312,07 euros, e os trabalhos devem iniciar-se dentro de pouco tempo. A cozinha deverá ficar apetrechada de equipamentos que se ajustem às necessidades da Câmara Municipal de Alcoutim (eventos turísticos e culturais), valorizando a peça arqueológica (Adarve e Baluarte do Castelo). Tudo executado em madeira tratada.
O conjunto destas obras foi apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha em 75% do seu valor e está integrado no projeto Guaditer.

Mais de 400 pacemakers de segunda geração já implantados em Portugal

Cerca de 30 hospitais de Norte a Sul do país já têm disponíveis pacemakers de segunda geração totalmente desenhados e aprovados para ressonância magnética. Lançados há um ano, no primeiro e maior implante multicêntrico de pacemakers de Portugal, estes dispositivos médicos trouxeram uma nova esperança aos portadores de pacemakers, que podem agora realizar exames de ressonância magnética de corpo inteiro sem qualquer limitação (inclusivamente ressonâncias magnéticas cardíacas).

Tecnologia digital está disponível em Portugal há um ano

Até ao momento, em Portugal, mais de 400 pacientes já beneficiam deste sistema de última geração com tecnologia digital.
Até ao lançamento destes dispositivos médicos cardíacos, os portadores de pacemakers não podiam utilizar com máxima segurança um dos principais meios de diagnóstico de doenças oncológicas e neurológicas, sendo muitas vezes, recusada a realização de exames de ressonância magnética devido à possível ocorrência de arritmias, eventual danificação do pacemaker e risco de morte.
Aproximadamente dois milhões de europeus são portadores de pacemaker, e segundo um estudo realizado, estima-se que 50 a 75 por cento dos portadores deste dispositivo médico em todo o Mundo venham a necessitar de realizar uma ressonância magnética ao longo da sua vida.

World Press Photo regressa a Portimão com as melhores imagens do fotojornalismo mundial

Com inauguração marcada para as 21h30 de 4 de Agosto, a World Press Photo está de volta ao Museu de Portimão, apresentando a perspectiva dos melhores fotojornalistas de todo o mundo sobre os acontecimentos mais marcantes do ano passado.

foto: Martin Roemers

A imagem que mereceu o Grande Prémio foi captada pela sul-africana Joni Bieber, e apresenta o retrato de Bibi Aisha, uma jovem afegã de 18 anos a quem o marido e o sogro cortaram o nariz e as orelhas. "É uma imagem diferente, perturbadora mas linda", considera Paul Ruseler, comissário da WPP.
Com uma última edição muito marcada por imagens de guerra e desastres naturais, o responsável salienta que "estas fotografias ajudam a criar discussão e apelam à ajuda internacional, pois assim é esta arte - linda e trágica".
A esta 54ª edição do World Press Photo concorreram 5691 fotógrafos de 125 países com 108.059 fotografias, tendo sido premiadas imagens captadas por 55 profissionais de 23 nacionalidades.
Olhar apaixonado e intenso sobre o mundo de hoje, a exposição tem entrada livre e pode ser visitada até 28 de Agosto, à terça-feira das 19h30 às 23h00, e de quarta-feira a domingo das 15h00 às 23h00, numa produção da Associação Cultural Música XXI e organização da Câmara Municipal de Portimão.

ALTE: CASAMENTO COM BODA E FESTIVAL DE FOLCLORE


A aldeia de Alte revive uma das suas tradições no próximo dia 13 de Agosto, com a realização da cerimónia tradicional de casamento com boda, que integra mais uma edição do Festival de Folclore.

Pelas 18h00, tem início a boda, na Fonte Grande, onde serão servidos os petiscos e bolos tradicionais. Às 21h00, começa o desfile, entre a Casa do Povo e a Fonte Grande, onde haverá animação com o grupo de iniciação à dança da Escolinha de Folclore de Alte.

Segue-se a saudação dos noivos e o “baile” com a realização do Festival de Folclore. Participam nesta festa o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Rancho Folclórico Santa Eufémia (Pé de Moura – Gondomar), Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada (Caldas da Rainha) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (Coimbra).

Esta é uma organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé. A entrada livre.