terça-feira, 30 de março de 2010

GNR FISCALIZA CÂES DE RAÇA PERIGOSA




A Guarda Nacional Republicana, de 26 a 29 de Março de 2010, desenvolveu, em todo o Algarve, uma operação de fiscalização de cães de raça perigosa ou potencialmente perigosa, com o fim de detectar situações ilegais, essencialmente da lei que regula a criação, detenção e reprodução deste tipo de animais.
Esta operação foi desencadeada pelos militares afectos ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente, com apoio de todas as outras valências da GNR.
Na operação foram empenhados 35 militares, tendo sido fiscalizados 36 canídeos de raças perigosas ou potencialmente perigosas.
Foram levantados 20 autos de contra-ordenação e apreendidos 5 canídeos, estes por falta de esterilização, tendo sido transportados para as instalações dos Canis municipais.
Dos autos de contra-ordenação levantados, as infracções mais verificadas, dizem respeito à falta de licença de detenção, falta de seguro, falta de vacinas e falta de chip.
Frequentemente são noticiadas ocorrências, algumas com registos de extrema violência ou morte, com ataques deste tipo de animais a pessoas ou a outros da mesma espécie ou espécies diferentes, pelo que se reveste de muito importante a fiscalização nesta matéria.
Ainda no dia de ontem, a Guarda Nacional Republicana, desenvolveu acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Silves, detido cidadão brasileiro, de 30 anos de idade, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona de Loulé, detido cidadão angolano, de 36 anos de idade, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado a TAS de 1,90 g/l.
Na zona de Quarteira, detidos 2 cidadãos portugueses, de 48 e 49 anos de idade, ambos pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado as TAS de 1,33 g/l e 2,62 g/l.

CHOCO É REI POR UM FIM-DE-SEMANA EM ALBUFEIRA


Treze restaurantes juntam-se em torno das potencialidades gastronómicas do choco. Vai ser o rei das mesas de Albufeira durante o fim-de-semana de 9 a 11 de Abril

As potencialidades gastronómicas do choco vão ser exploradas por 13 restaurantes de Albufeira que se juntaram para realizar o Festival do Choco, marcado para o fim-de-semana de 9 a 13 de Abril.

Trata-se de uma organização da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

A este Festival aderiram os Restaurantes Casa da Avó, Casa Velha, A Casa do Avô, O Marinheiro, Moiras Encantadas, Casa da Fonte, Tasca Portuguesa, O Duarte, Cêpa Torta, Jardim e Sabores, O Alfredo, A Lagosteira e Esplanada do Túnel.

Com tinta ou sem tinta, com arroz ou outro acompanhamento, este molusco tão tradicionalmente apreciado pela cozinha algarvia vai ser rei à mesa e vai, certamente, satisfazer os méis exigentes paladares.

II CLASSIC CARS ATRAIU A ALBUFEIRA MILHARES DE VISITANTES






O Centro de Albufeira foi palco de um fim-de-semana inteiramente dedicado aos automóveis. O Albufeira Classic Cars trouxe à cidade mais de 100 carros e motos antigas, que nos passados dias 27 e 28 de Março estiveram em exposição na Baixa de Albufeira.
Esta foi a 2.ª edição deste evento inédito no Algarve que atraiu milhares de turistas e residentes que quiseram ver de perto alguns dos modelos lendários da época de ouro do mundo automóvel.

A numerosa assistência mostrou-se deslumbrada perante este verdadeiro "museu do automóvel" que, nesta edição teve como tema a época de ouro dos automóveis desportivos dos anos 20 e 30, com destaque para alguns modelos lendários como o Delahaye 135 C de 1938, o Ford A Montier de 1931 e o Ford T Racing de 1920, viaturas que participaram em diversas provas de renome, tais como as 24 Horas Le Mans.

Durante dois dias, o concelho assistiu, para além de uma exposição de automóveis, a provas de perícia, desfiles, música e muita animação. Destaque para a prova de perícia que decorreu na tarde de dia 27, no Eixo Viário, entre o cruzamento dos Bombeiros e a Rotunda dos Relógios. A Avenida dos Descobrimentos encheu-se de público, para assistir à performance das viaturas e à perícia dos condutores.

Luís Brito, do Clube Português de Automóveis Antigos, considera que o evento foi um sucesso, pois "registou uma grande adesão de público e de participantes, o que contribuiu para dar uma boa imagem do concelho e dos próprios automóveis antigos". Para o representante, esta iniciativa superou as expectativas, reunindo todas as condições para regressar a Albufeira no próximo ano: "As pessoas aderiram em massa ao evento, demonstrando o seu agrado. Os concorrentes também se mostraram bastante satisfeitos não só com a iniciativa em si, como também com a oportunidade de conhecerem parte da beleza natural do concelho e da qualidade dos serviços".

Para a Autarquia, esta iniciativa contribuiu para valorizar o centro da cidade, atraindo mais pessoas ao local. "Este evento atraiu um grande movimento à cidade, ajudando a combater a sazonalidade e a promover Albufeira. Este tipo de acções são também importantes para o tecido económico do município, já que trazem centenas de pessoas para usufruírem dos nossos serviços", salientou o Presidente da Autarquia, Desidério Silva.

Pelo sucesso das edições realizadas, o Albufeira Classic 2011 é já uma certeza!

“Barbershop” na Biblioteca Municipal de Olhão



“Barbershop”, o mais recente romance de Júlio Conrado é apresentado no dia 9 de Abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão. Conheça a obra cujo espaço geográfico se divide entre Lisboa, Cascais e a Ilha da Armona.


Nascido em Olhão, mas vivendo em Cascais desde os três anos de idade, Júlio Conrado, autor de vários livros de poesia, contos, teatro, crónicas e ensaios, regressa à sua terra natal com esta 26ª. obra, apresentada pelo advogado, e também ele escritor, Fernando Cabrita.
.
Com colaboração dispersa em jornais e revistas (Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, O Século, A Capital, Jornal de Letras, Diário Popular, Revista Colóquio de Letras, A Capital) ora como tradutor, ora como crítico literário, o autor de “Barbershop” continua a surpreender no plano literário com este seu novo romance, cujo espaço geográfico é delimitado entre Lisboa, Cascais e a ilha da Armona numa narrativa labiríntica protagonizada por uma pitoresca galeria de poetas, livreiros, críticos literários, barbeiros e viúvas, no tempo da nossa contemporaneidade.

Num estilo sugestivo, um tudo-nada sarcástico, o autor faz-nos participar, com gosto, nos quotidianos entrecruzados de F.F., o poeta taciturno eterno candidato ao Nobel da literatura; Diamantino Neto, o típico barbeiro de bairro que sonha com os louros da glória ou Rogélio Bordalo, um arrivista caçador de viúvas ricas, entre outras figuras.
Gente conformada? Sim, mas não completamente.

Dias pouco épicos, talvez felizes, os destas personagens, mas o amor, a avidez e a vingança entram também em cena, e o crime imperfeito acaba por deixar um rasto de tragédia no quintal sossegado. “Barbershop” é uma narrativa com um registo deliciosamente irónico, um romance a não perder.

Homem enforcado em prédio na baixa de Faro




O alertada terá sido dado aos Bombeiros por volta das 14h00 de hoje, alguém terá avistado um homem pendurado no ultimo andar de um prédio na baixa de Faro, frente à Praça da Pontinha. No local, utilizando uma escadas magirus, os soldados da paz e a PSP confirmaram o acontecimento macabro. Um homem, segundo alguns vizinhos, brasileiro com cerca de 23 anos e com alegados problemas financeiros, que teriam levado a receber uma acção de despejo da habitação por parte do senhorio, estava pendurado pelo pescoço na marquize do sétimo andar. Cerca das 16h30, após as perícias da PJ e delegado de saúde, o cadáver foi retirado do local, certamente para mais estudos periciais por parte da polícia de investigação e a respectiva autópsia médico-legal. M.L. Veja mais imagens na reportagem de Algarve Press TV On-Line, mas alertamos para o facto de poderem ferir susceptilidades de alguns leitores e espectadores mais sensíveis.