domingo, 2 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE O CÃO DE ÁGUA PORTUGUÊS

Nos dias 1 e 2 de Outubro decorreu na praia de Olhos d´Água uma Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português. Este evento juntou mais de uma dezena de exemplares desta raça vindos de todo o país e alguns do estrangeiro, fazendo as delícias da numerosa assistência que se deslocou a esta bela praia algarvia para presenciar a exposição, e que não se rogou em aplaudir fortemente os intervenientes.
Desde os cachorros aos mais adultos, os animais foram desfilando e apresentando-se perante um Júri especializado nesta raça, que atribuiu a cada um dos concorrentes uma pontuação que viria a determinar os grandes vencedores. Esta raça tem como características principais o ser muito dócil, fácil de treinar, e um exímio nadador. Recorde-se que num passado recente o Cão de Água Português interagia com os pescadores em determinadas situações de faina de pesca, o que lhe deu um estatuto especial perante as outras raças de cães. Constata-se presentemente que cada vez mais a raça Cão de Água Português vai assumindo um papel de destaque a nível nacional e internacional. Luís Nadkarni Texto e Foto

XII FESTA DO DESPORTO TAVIRENSE - Município distinguiu os melhores

A Festa do Desporto Tavirense, destina-se a premiar os atletas, colectividades e dirigentes que na época desportiva, no caso 2010-2011, se distinguiram de entre os demais. O Presidente do Município, Jorge Botelho, dirigiu algumas palavras sobre o evento. “O que se pretende é que seja uma festa simbólica de entrega de distinções, mas ser simbólico também tem significado. Este ano, integramos na Semana da Juventude por nos parecer mais adequado. Quero dar os meus parabéns a todos que foram homenageados e aqueles que foram distinguidos. Ser nomeado para ser escolhido é uma honra, porque ser de Tavira já é uma honra. O que aconteceu reflecte aquilo que aconteceu ao longo do ano desportivo. O apoio à juventude, às entidades é o mérito de ser de Tavira.
Pelo palco passaram largas dezenas de atletas, sendo de destacar o Desporto Escolar, pelo desenvolvimento crescente em diversas modalidades, colectivas ou individuais. No desporto escolar, com júri próprio, foram distinguidos:
Atleta do ano: André Teixeira, da Escola D. Paio Peres Correia, praticante de ténis de mesa, Escola do ano: D. Paio Peres Correia, pela variedade das modalidades desenvolvidas neste âmbito e pela participação um muitos eventos do Desporto Escolar Prémio espírito desportivo: Pela prestação individual de cada um ao nível do Desporto Escolar, pela assiduidade, companheirismo e fair-play demonstrados. - Guilherme Corvo – Escola D. Manuel I - João Claro – Escola D. Paio Peres Correia - Mariana Faleiro – Escola Secundária
No âmbito do desporto de recreação e federado, o Júri, seleccionou: Melhor Clube no âmbito Recreativo: Nomeados – Sociedade Recreativa Musical Luzense, Clube Ciclo turismo Luzense. Vencedor - Sociedade Columbófila de Tavira Melhor Clube Federado: Nomeados – Clube Ciclismo de Tavira, C. R. D. Santaluziense: Vencedor - Clube de Vela de Tavira Melhor dirigente: Nomeados – Jorge Corvo, C. C. Tavira, Eduardo Mendonça, C. V. Tavira. Vencedor - Emílio Campos, Santaluziense Melhor treinador: Nomeados – Hélder Leal, C. V. Tavira, Nelson Pereira, C. R. D. Santaluziense, Vencedor - Vidal Fitas, equipa Ciclismo de Tavira/Prio Melhor equipa: Nomeados – Equipa sénior do Clube de Vela Tavira, Vencedor – Equipa de Ciclismo Tavira/Prio, C. C. Tavira Atleta revelação: Nomeados – Liliana Soares, C. R. D. Santaluziense, Nuno Gonçalves, ex-atleta do Clube de Vela. Vencedor - Mariana Faleiro, Clube Vela Tavira Melhor atleta: Clubes e júri apontaram um só nome. Ricardo Mestre, Ciclismo de Tavira/Prio. Este atleta não esteve presente, por se encontrar ao serviço da Selecção Nacional de Ciclismo. Alto Prestígio ex-exequo. Nelson Vitorino, Ciclismo de Tavira/Prio e Clube Náutico de Tavira
Muitos atletas merecem destaque especial, entre eles: . Mariana Faleiro, do Clube de Vela Tavira, representou a Selecção Nacional de Juvenis Femininos no campeonato da Europa de Sub-17 na República Checa, no Campeonato do Mediterrâneo na Croácia e Scandibérico na Suécia. Alcançou o Estatuto de Alto Rendimento Joana Reis, também do Clube de Vela de Tavira, representou a Selecção Nacional de Sub-17 no Campeonato do Mediterrâneo na Croácia e Scandibérico na Suécia.
Liliana Soares, do C. R. D. Santaluziense, a outra nomeada para atleta revelação, obteve os seguintes resultados: 3ª. classificada e medalha de Bronze no Heptatlo Nacional; 10º. Classificada, no Triatlo Técnico Jovem Nacional e 1ª. Classificada no Triatlo Técnico Jovem Regional: 9ª. classificada nos 100 mt Barreiras Nacional; 7ª classificada nos 300 mt Barreiras Nacional; 1ª. classificada no Torneio Regional de Salto em altura em Sala – Juvenil; 1ª. classificada no Torneio Regional Atleta Completo – Juvenil; 1ª. classificada nos 100 mt Barreiras e no Salto em Comprimento no Torneio Regional Olímpico – Jovem; 1ª. classificada nos 300 mt Barreiras no Campeonato Regional de Juvenis e nos 400 mt Barreiras. Salto em comprimento e triplo salto – Juniores; 1ª. classificada nos 400 mt Barreiras, salto em altura e triplo salto no Campeonato Regional Absoluto. Geraldo de Jesus

Desporto para pessoas com deficiência: Nelson Gonçalves um exemplo de coragem

Nelson Gonçalves, deficiente visual com a categoria F-11 (cego total) representa o Grupo Desportivo Pic-Nic. Natural de Tavira, também esteve na Festa do Desporto tavirense a receber a sua medalha.
Ao serviço desta colectividade, obteve as seguintes marcas: - Campeão Nacional de lançamento do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo nos Campeonatos Nacionais Individuais de Atletismo para deficientes - 3º. Classificado no Campeonato Regional de Absolutos no lançamento do peso - 6º. Classificado no Campeonato Regional de Absolutos no lançamento do disco -6º. Classificado no lançamento do Dardo. 8º. No lançamento do disco e 9º. Classificado no lançamento do peso, no Campeonato do Mundo – Nova Zelândia - Na presente época obteve o recorde nacional do lançamento do disco.
- O resultado obtido na disciplina de lançamento do disco permitiu-lhe a entrada no Projecto de Preparação Paralimpica Londres 2012. - Ocupa o 10º. Lugar no ranking mundial do lançamento do disco e 12º no lançamento do peso. Se para as pessoas sem deficiências os apoios não são fáceis, o Nelson diz que os resultados não são só seus mas também das entidades e particulares que o ajudaram, cuja lista transcrevemos:
- Dr Rui Horta, Drª. Sara Mansinho, Engiasso, Quinta da Ria, Juntas de Freguesias de Vila Real, Altura, Cacela, Cachopo, Conceição, Cabanas, Santa Maria, Santiago, Santa Catarina, Santa Luzia, Luz de Tavira. Câmara Municipal de Vila Real, Tavira, Lagoa e Vila do Bispo. Se o monetário foi importante, considero também, importante o apoio publicitário (meios de comunicação social)”
Luís e Nelson LUÍS EMIDIO EM PRINCIPIO DE CARREIRA Luís Emídio, atleta deficiente motor, com a categoria de F-44, em Leiria, nos Jogos de Portugal, na sua primeira participação a nível nacional, obteve as seguintes marcas: 1º. No lançamento do dardo, com 13,21 mt 1º. Lugar no lançamento do disco, com 24,25 mt 1º. Lugar no peso, com 9,05 mt

Ciclismo: FESTIVAL DE PISTA LIBERTY SEGUROS

No próximo dia 5 de Outubro, quarta-feira, pelas 14.30h, irá realizar-se o Festival de Pista LIBERTY SEGUROS na pista de Tavira, com organização do Clube de Ciclismo de Tavira, assinalando assim o final da temporada. O evento irá contar, como habitualmente, com a participação das equipas profissionais nacionais, e Sub 23. Este ano será introduzida uma novidade, pois o festival irá contar com a participação de uma equipa feminina elite.
O ponto alto do evento acontece com os festejos da quarta vitória na Volta a Portugal com Ricardo Mestre e a equipa Tavira/Prio. Outro momento não menos importante será a homenagem a Cândido Barbosa que se retira da competição, depois de dois anos consecutivos a integrar a equipa profissional deste Clube.

Vencedores do Festival de Curtas do Algarve conhecidos a 8 de Outubro em Olhão

O Auditório Municipal de Olhão acolhe, no próximo dia 8 de Outubro, às 21h30, a apresentação dos trabalhos seleccionados como finalistas do Festival de Curtas do Algarve – CAL –, uma organização da Casa da Juventude e do Auditório Municipal de Olhão.
O CAL - Festival de Curtas Algarvias – tem como objectivos incentivar a produção e divulgar curtas-metragens produzidas no Algarve e/ou por algarvios. A participação, aberta ao público em geral, de forma individual ou colectiva, passou pela apresentação a concurso de um ou mais trabalhos, com um máximo de 30 minutos cada, que estão a ser avaliados por um júri constituído para o efeito. A apresentação final do CAL decorre no Auditório Municipal, no dia 8 de Outubro, com a apresentação ao público das curtas-metragens previamente seleccionadas. O júri atribuirá prémios em três categorias: Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Filme. Vamos esperar por dia 8 para conhecer as melhores curtas do Algarve!

Câmara de Portimão entregou certificados de formação a 45 assistentes de acção educativa

Teve lugar esta sexta-feira a entrega dos certificados de frequência nas acções de formação “Acompanhamento e Apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais” e “Jogos Pedagógicos e Animação de Grupos”, recentemente promovidos pela Câmara de Portimão e dirigidos a assistentes operacionais e assistentes técnicas. A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e juntou um total de 45 formandas que desempenham funções de auxiliares de acção educativa, colocadas em estabelecimentos de ensino do município.
Na sessão, a vereadora responsável pelo pelouro de Educação na Câmara de Portimão, Isabel Guerreiro, sublinhou a importância da iniciativa, que “permite o aumento das competências pessoais e profissionais das colaboradoras, para um desempenho de funções com maior qualidade, indo ao serviço das necessidades da comunidade local”. Segundo Isabel Guerreiro, “as participantes nestas formações têm um papel complementar e fundamental no processo educativo, pois passam muito tempo com as crianças e também são interlocutoras na transmissão de valores e referências, dando o melhor de si”. Também garantiu que, “mesmo com as grandes dificuldades financeiras que enfrentamos, a Câmara de Portimão continuará a apostar neste tipo de formações, pois as mesmas reforçam o espírito de coesão e de grupo, tão importante no actual panorama”.