sábado, 1 de maio de 2010

PMEs ALGARVIAS EM FOCO NO ENCONTRO DO MARKETING



Para além do Congresso Internacional do Marketing, a 20 de Maio, e do Congresso dos Estudantes de Marketing e Comunicação, a encerrar a semana dos marketeers, no dia 21, a APPM promove vários Encontros do Marketing em diferentes escolas de ensino superior de todo o país.
No âmbito da Semana Nacional do Marketing, uma organização da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) a decorrer entre 17 e 21 de Maio, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve acolhe um dos seis Encontros do Marketing que a Associação promove de norte a sul do país. Algarplás e Mercearia Bio são o foco de duas apresentações que abordam a utilização do Marketing de Produto e de Guerrilha na estratégia destas PMEs algarvias.
No dia 18 de Maio, pelas 16h, o Anfiteatro Campus da Penha recebe a primeira apresentação do Encontro do Marketing em Faro, “Algarplás – enfrentando a competitividade com uma estratégia de proliferação de marcas”. O responsável pela empresa de produção e comercialização de produtos químicos destinados à manutenção de piscinas explica como a estratégia de Marketing de Produto implementada tem colocado a Algarplás ombro a ombro com grandes multinacionais.
Com início marcado para as 17h30, “A Mercearia Bio e os desafios da comunicação de baixo orçamento na idade do e-Marketing” designa a segunda intervenção, a cargo de Pedro Castro Gonçalves, sócio gerente da empresa sedeada em Olhão. A apresentação incide sobre a estratégia de comunicação inovadora, baseada em e-Marketing e Guerrilha, que a empresa distribuidora de produtos alimentares biológicos porta-a-porta tem vindo a utilizar com sucesso.
«Porque a Semana do Marketing é de âmbito nacional, a APPM considera imprescindível a realização destes encontros que pretendem envolver e dinamizar vários pólos universitários, de norte a sul do país, em torno dos temas chave desta 11º edição da SMN», explica Carlos Manuel de Oliveira, Presidente da APPM. «Descentralizar o acesso à informação, permitindo a partilha de know-how junto do maior número possível de estudantes, é o grande objectivo destes Encontros do Marketing, possíveis pela iniciativa de diversos professores e escolas de todo o país» conclui.
Para além de Faro, os Encontros do Marketing decorrem em Lisboa, Vila Nova de Famalicão, Coimbra, Aveiro e Peniche e são uma das várias iniciativas que constituem a Semana Nacional do Marketing. No total, é esperada a adesão de mais de 2.000 profissionais, professores e estudantes do ensino superior.

Crianças ajudam a proteger o ambiente na Ilha da Armona




Mais de três centenas de crianças de escolas olhanenses participaram, durante o dia 29 Abril, quinta-feira, numa acção de sensibilização ambiental na Ilha da Armona. A aventura começou logo de manhã, ao apanhar o barco para a ilha, onde ia decorrer ‘o trabalho’ que muito entusiasmou as crianças.

Foi um dia diferente, em que os mais novos aprenderam a valorizar a limpeza dos espaços públicos, separando o lixo que iam encontrando depois da chegada à praia e de receberam o lanche da organização, a cargo da Câmara de Olhão no âmbito da Expomar, feira que decorre até domingo no Jardim Pescador Olhanense.

A alegria de ir à ilha não foi toldada pelo facto de irem apanhar lixo. Pelo contrário, os meninos e meninas olhanenses fizeram o seu papel na perfeição: apanhavam o lixo que iam encontrando e os comentários não se faziam esperar: “Isto não devia estar aqui, pode magoar alguém”, dizia a jovem Inês perante a ameaça de um bocado de vidro encontrado na areia. O João apanhou alguns troncos e também se encontraram plásticos que foram retirados da beira-mar.

Claro que foram tidos todos os cuidados para apanhar este e outro tipo de lixo que se foi deparando aos mais pequenos. Munidos de luvas e sacos para separarem os diferentes tipo de lixo, os jovens das escolas olhanenses, para além de ficaram mais sensibilizados para a problemática ambiental e para aprenderem a separar o lixo e a reciclar, tiveram também a oportunidade de interagir com a meio-ambiente e com a biodiversidade da ilha.

Hoje, sábado, 1 de Maio, realizou-se nova acção de sensibilização ambiental, desta feita na Ilha da Fuseta, das 09h00 às 13h00.

MATT BIANCO ANIMAM VERÃO EM ALBUFEIRA



Banda actua a 3 de Agosto em Albufeira no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa
O revivalismo dos anos 80 vai estar presente na animação de Verão da cidade de Albufeira, com a presença de uma das bandas mais marcantes daquela década. Os Matt Bianco vão actuar no Grande Real Santa Eulália e prometem uma noite de recordações. O concerto, no âmbito do Programa Allgarve, resulta de uma parceria entre Autarquia, Hotel e ERTA.
Os Matt Bianco são uma das bandas confirmadas para actuarem em Albufeira neste Verão. O grupo, famoso na década de 80 e que lançou recentemente o seu “Greatest Hits, actua no dia 3 de Agosto no Grande Real Santa Eulália.

Desde o seu álbum de estreia, “Whose Side Are You On?” (1984) que os Matt Bianco se tornaram numa das bandas mais badaladas da Europa. Após vários anos sem ouvirmos falar deles, eis que Marcos Reilly e Mark Fisher regressam em dueto para cantarem as grandes músicas compostas ao longo de 26 anos de carreira.

Sobre o palco, vão juntar-se a mais 10 elementos e, se o objectivo é abranger os maiores êxitos da banda, rapidamente se ouvirá um registo pop ou outros terrenos rítmicos com influências latinas. A banda promete trazer um sabor de nostalgia ao som de musicas como “Don’t Blame it on That Girl”, “More Than I Can Bear” ou “Half a Minute”.

Os ingressos variam entre os 25 euros (entrada simples) e os 65 euros (entrada com jantar incluído) e vão estar à venda nos locais habituais. Será certamente uma das noites mais especiais deste Verão 2010.

Grande mostra de barcos na Expomar



Uma centena de barcos de médio e grande porte fazem as delícias dos visitantes da 7ª edição da EXPOMAR, que decorre até domingo no Jardim Pescador Olhanense. Mas há muito mais para apreciar e comprar: motos de água, caiaques, jet-ski, motores marítimos… Tudo o que se relaciona com o mar pode ser encontrado nesta feira que já se assume como a melhor do género a nível nacional.
Embarcações variadas, sobretudo relacionadas com a náutica de recreio, de vários portes, podem ser apreciadas até domingo num cenário privilegiado como é o Jardim junto à Ria Formosa.

Paralelamente, decorrem outras actividades, nomeadamente os seminários técnicos. Hoje, falar-se-á sobre a Pesca e a Gestão da Biodiversidade Marinha, de Pesca Segura e de Formação profissional. Estes encontros científicos encerram hoje, cerca das 18h00, com a presença do director geral das Pescas e Aquicultura José Apolinário, do Reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, da Governadora Civil de Faro Isilda Gomes e do presidente da câmara Municipal de Olhão Francisco Leal.
Durante o fim-de-semana, o espaço lúdico e cultural continua a oferecer muitas actividades, como demonstrações de cães de água, passeios de kayak ou passeios na embarcação ‘Roquete’, do Grupo Naval de Olhão.

DEPUTADOS ALGARVIOS DO PSD CONTRA REGULAMENTO DO PARQUE NATURAL DA COSTA VICENTINA


Termiou na sexta-feira o período de discussão pública da proposta de Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. E, por isso mesmo, os deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro endereçaram nesse mesmo dia (30 Abril) um conjunto de perguntas ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, manifestando a sua preocupação pelos impactos negativos nos municípios de Vila do Bispo, Aljezur, S. Teotónio e Odemira, cujo texto integral se reproduz aqui:

“A proposta de Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, cuja discussão pública termina hoje, aparenta prolongar a ausência de um modelo sustentável e de qualidade de vida das populações dos municípios por ele abrangidos.
Ali não se vislumbram quaisquer caminhos que permitam estimular os sectores da Pesca, da Agricultura ou do Turismo.
Parece em contradição com as orientações definidas no PROT Algarve, na Estratégia Nacional para o Mar e na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável.
O seu carácter proibicionista, aliado à inexistência de quaisquer medidas compensatórias para o território e os cidadãos que o ocupam, mostra-se incapaz de convencer quem quer que seja de que é bom viver num Parque Natural.
Assim, impõe-se uma reorientação das medidas nele preconizadas, sob pena de se constituir nos próximos 20 anos num instrumento de bloqueio do desenvolvimento e de promoção da desertificação nos municípios daquela área do Algarve e do Baixo Alentejo.
Ao abrigo das disposições constitucionais, legais e regimentais, requere-se a V. Exa. se digne obter do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território resposta às seguintes perguntas:
1- Está o Governo disponível para tomar medidas de discriminação positiva, a título de contrapartida e compensação pelas restrições a que o PNSACV obriga, designadamente ao nível de investimentos públicos e financeiros, naquela área?
2- Está o Governo disponível para mandar elaborar uma Avaliação Estratégica que analise o impacto social e económico que a presente proposta de Regulamento do PNSACV, caso vá adiante, terá sobre aqueles municípios e populações?
3- Que planos ou incentivos financeiros, no âmbito do QREN, FEADER ou PROVERE, estão previstos para o PNSACV?”

CASTELO DE PADERNE COM MÚSICA ERUDITA



Dia 12 de Junho, na Aldeia Histórica de Paderne, pelas 18h00
Cultura e história unem-se nestes concertos, procurando uma simbiose perfeita. Aqui, faz-se uma viagem histórica pelo monumento, seguida de momentos em que agrupamentos de câmara brindam o público com reportórios variados.
No próximo dia 12 de Junho, Albufeira, recebe no Castelo de Paderne, um espectáculo musical diferente. Em estilo de café-concerto, a música erudita vai ecoar nas paredes desta fortaleza do séc XII.

Temas como “Three Shanties” para Quinteto de Sopros Op.4, de Malcom Arnold (1921-2006), Suite para Quinteto de Sopros Op.57, de Charles Lefebvre (1843-1917), serão interpretados pelo Grupo de Música de Câmara, constituído por Luís Miguel Garcia (Flauta), David Fresquet (Oboé), Pedro Nuno (Clarinete), Joaquim Moita (Fagote) e Todd Sheldrick (Trompa).

Esta iniciativa propõe levar a música aos monumentos e sítios que constituem o património histórico da região. Entre os meses de Abril a Agosto realizar-se-ão diversos concertos que envolvem a história e a cultura local numa atmosfera de sonoridades e memórias.

O Castelo de Paderne, imóvel de interesse público desde 1971, que foi outrora palco de grandes batalhas, será desta vez o epicentro de uma memorável noite musical, no âmbito do ciclo “Música nos Monumentos” promovido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e a Orquestra do Algarve.

UAlg participa na Expomar com convite para viajar pelos 30 anos dedicados ao mar


Este ano a participação da UAlg na Expomar assume um carácter diferente. Como explica Pedro Neves, coordenador da participação da UAlg na edição de 2010 da Expomar, «o nosso stand tem como tema a evolução das tecnologias relacionadas com o estudo das Ciências do Mar ao longo dos 30 anos de vida da UAlg». A Expomar decorre entre 28 de Abril a 2 de Maio no Jardim do Pescador, em Olhão.



A exposição organizada pela UAlg na Expomar convida os visitantes a percorrer as três décadas da vida da academia algarvia (cada uma representada por uma cor), mostrando equipamento e fotografias relacionados com a respectiva actividade no domínio das Ciências do Mar.

«É uma exposição simples mas que representa bem uma área de excelência da UAlg e mostra também a dinâmica de uma instituição que tem dado um importante contributo nesta área do saber a nível regional, nacional e internacional», sublinha Pedro Neves.

Uma nota interessante, acrescenta Pedro Neves, é que o projecto do stand que a UAlg tem nesta edição da Expomar elaborado por alunos do curso de Arquitectura Paisagista da UAlg, «que com a sua criatividade deram um novo rosto à nossa presença neste evento anual».

Paraísos fiscais: Suíça ou Angola aparecem como "offshores" em manuais


Portugal exclui da lista de paraísos fiscais a Suíça, que aparece no topo da lista de "offshores" em manuais, avançou o advogado Pedro Bastos Rosado, numa conferência sobre criminalidade económica, acrescentando que Angola e Cabo Verde também ficam de fora.

Para Pedro Bastos Rosado, que falava na sexta feira em Faro a convite do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que organizou a conferência, a designação de "offshore" assenta em critérios e classificações diferenciados dos países.

"A primeira lista que surgiu do ser 'offshore' foi na Alemanha, nos anos 70, e o critério era quem tributava a menos de 30 por cento", exemplificou, sem enumerar os critérios em que se baseia a lista portuguesa de paraísos fiscais.

A lista dos países ou territórios considerados "offshores" pelo Estado português são 83, incluindo Antilhas Holandesas, Barbados, Bahamas, Ilhas Caimão, Ilhas Fidji, Tuvalu, Ilhas Salomão, Bolívia, Costa Rica, Honduras, Hong Kong, Jamaica, Jordânia, Koweit, Líbano, Libéria, Panamá, Lichenstein, Mónaco, Porto Rico, Urugai e Chipre.

Contudo, Suíça, Malta, Angola, Cabo Verde, Paquistão, Afeganistão, Holanda e o próprio território português, com as zonas francas da ilha da Madeira e da ilha açoriana de Santa Maria, ficaram de fora da lista, segundo o advogado e docente da Universidade do Algarve, que participou na conferência "Criminalidade Económica - a utilização de offshores, da Banca e da Bolsa".

Para Pedro Bastos Rosado, o crime não é "meter dinheiro no paraíso fiscal", surgindo o problema quando "o investidor não declara que colocou dinheiro num 'offshore'".
Lusa