sábado, 1 de maio de 2010

Crianças ajudam a proteger o ambiente na Ilha da Armona




Mais de três centenas de crianças de escolas olhanenses participaram, durante o dia 29 Abril, quinta-feira, numa acção de sensibilização ambiental na Ilha da Armona. A aventura começou logo de manhã, ao apanhar o barco para a ilha, onde ia decorrer ‘o trabalho’ que muito entusiasmou as crianças.

Foi um dia diferente, em que os mais novos aprenderam a valorizar a limpeza dos espaços públicos, separando o lixo que iam encontrando depois da chegada à praia e de receberam o lanche da organização, a cargo da Câmara de Olhão no âmbito da Expomar, feira que decorre até domingo no Jardim Pescador Olhanense.

A alegria de ir à ilha não foi toldada pelo facto de irem apanhar lixo. Pelo contrário, os meninos e meninas olhanenses fizeram o seu papel na perfeição: apanhavam o lixo que iam encontrando e os comentários não se faziam esperar: “Isto não devia estar aqui, pode magoar alguém”, dizia a jovem Inês perante a ameaça de um bocado de vidro encontrado na areia. O João apanhou alguns troncos e também se encontraram plásticos que foram retirados da beira-mar.

Claro que foram tidos todos os cuidados para apanhar este e outro tipo de lixo que se foi deparando aos mais pequenos. Munidos de luvas e sacos para separarem os diferentes tipo de lixo, os jovens das escolas olhanenses, para além de ficaram mais sensibilizados para a problemática ambiental e para aprenderem a separar o lixo e a reciclar, tiveram também a oportunidade de interagir com a meio-ambiente e com a biodiversidade da ilha.

Hoje, sábado, 1 de Maio, realizou-se nova acção de sensibilização ambiental, desta feita na Ilha da Fuseta, das 09h00 às 13h00.