quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos fumar o cachimbo da Paz, e fazer as pazes com a Terra! - Águas do Algarve


"A nossa Terra está zangada connosco! Está furiosa e acima de tudo, está triste. Um planeta azul, harmonioso, cheio de vida e que aos poucos começa a ficar doente, débil, a perder a biodiversidade a um ritmo nunca antes anotado e sem precedentes, e incapaz de se auto reparar, tanto é o mal que lhe fazemos!", lê-se numa nota de imprens da empresa Águas do Algarve.
E o documento continua:" Neste dia da Terra que hoje se comemora a Águas do Algarve, SA mantêm uma atitude ambiental proactiva de forma a fazer parte da solução no desenvolvimento ambientalmente sustentável, evitando a alteração e mutilação dos ecossistemas nas suas variadas formas de vida.
Lançámos hoje o site “ Projecto Odelouca”, onde se podem ser consultadas as várias temáticas ligadas ao projecto de construção da Barragem de Odelouca, e para o qual deixamos o convite para a sua visita: http://aguasdoalgarve.pt/odelouca/
Recordamos que a Barragem de Odelouca constitui uma peça fundamental do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve cujo objectivo é o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garantia.
A albufeira localiza-se numa área de importante património ecológico, em sítio da Rede Natura 2000, pelo que o empreendimento tem uma forte componente ambiental. Desta forma, justifica-se a implementação de um ambicioso Programa Ambiental, integrando um conjunto vasto de medidas de Minimização, Compensação e Sobrecompensação, que visam contribuir para os objectivos de conservação de espécies e habitats em especial de duas espécies que estão em vias de extinção: o lince ibérico, e a águia de Bonelli,. Paralelamente temos ainda integrado neste programa a protecção das espécies endémicas de ictiofauna e as galerias ribeirinhas que irão ser recuperadas.
Ainda neste importante dia, e como medida de protecção do nosso Planeta, não podemos deixar de referir um outro projecto que temos em curso no âmbito da produção de energia verde. A Águas do Algarve, SA, é detentora de mais 60 instalações equipadas com unidades de produção de energia eléctrica de carácter fotovoltaico. Ate final de 2009 foram produzidos cerca de 214 940 kWh, evitando-se até ao momento a emissão de 101 tonCO2 para a atmosfera. Um pequeno passo, para o atingir de um grande objectivo. Paralelamente está a decorrer o estudo relativamente à produção de energia de carácter Hídrico e Eólico.
Porque a protecção da natureza não tem preço!

Cabra Parade anda à solta no Algarve



A Cabra de Raça Algarvia está de volta aos núcleos urbanos algarvios, revisitando os jardins, centros comerciais, praças públicas, festivais e museus, numa reprodução original e criativa em fibra de vidro, denominada “Cabra Parade”.
A “Cabra Parede” inspirada no conceito Cow Parade, internacionalmente conhecido, é uma exposição itinerante, cujas peças foram criadas em Abril de 2009, pela Câmara Municipal de Castro Marim e por várias entidades da região, designadamente, a Universidade do Algarve, a ERTA – Entidade Regional de Turismo, o IGESPAR, entre outras, que colaboraram na sua pintura e decoração.
Esta acção de marketing visa a promoção do mundo rural e dos produtos da terra, através do apelo à criatividade e à curiosidade daqueles que visitam os espaços públicos.
As 20 peças que compõem esta exposição criativa, reflectem o pluralismo de visões dos parceiros envolvidos, e estão em itinerância desde 9 de Abril, até dia 08 de Maio, data da realização da 3º Feira Terra de Maio – Feira dos Produtos Tradicionais de Qualidade, na aldeia do Azinhal.

Locais onde estará patente a exposição:
• Museu de São Brás de Alportel de 9 a 11 de Abril de 2010
• Grande Mostra de Vinhos em Albufeira de 13 a 19 a 12 de Abril de 2010
• Jardim Manuel Bívar em Faro de 13 a 19 de Abril de 2010
• Mercado Municipal de Faro de 19 a 26 de Abril de 2010
• Centro Comercial Gran Plaza Tavira – 27 a 30 de Abril de 2010
• Mercado Municipal de Loulé – 3 a 6 de Maio de 2010
• 3ª Feira Terra de Maio no Centro Multiusos do Azinhal (Castro Marim) – 8 e 9 de Maio de 2010

ALBUFEIRA MARCOU PRESENÇA NO SITC






Parceria com Barcelona estende-se a Sitges, uma das principais cidades turísticas da Catalunha
O concelho de Albufeira voltou a marcar presença no SITC - Salão Internacional de Turismo da Catalunha, certame turístico que decorreu na cidade de Barcelona, entre os dias 15 e 18 de Abril. Promoção do destino turístico, intercâmbio com o Turismo de Barcelona e contactos institucionais com a cidade de Sitges marcaram a agenda desta acção.

O SITC decorreu entre os dias 15 e 18 de Abril, tendo contado com a presença do concelho de Albufeira, numa parceria entre Município e APAL. Para lá da participação no referido certame, foram efectuados contactos institucionais com a representante da autarquia de Barcelona, Katty Carreras, que voltou a acolher a comitiva de Albufeira, tendo também promovido um encontro com responsáveis políticos pela cidade de Sitges, tida como uma das principais cidades turísticas catalãs.

Nesta viagem, cuja comitiva contou com a presença de Paulo Dias - Chefe de Gabinete do Presidente - e Rui Justo - Vice-Presidente da APAL - houve oportunidade para que responsáveis de Albufeira e Sitges trocassem algumas impressões acerca de um eventual interesse em aprofundar um relacionamento institucional, tendo em consideração as características comuns em matéria de actividades económicas.

Os representantes de Albufeira tiveram oportunidade de reunir com Carmen Prat, Vice-Presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Turismo, assim como com alguns membros do seu staff.

Tal como Albufeira, Sitges é um importante destino turístico catalão. A cidade é muito procurada pela população daquela região de Espanha, mas tem também um peso importante junto dos mercados inglês e alemão.

A aproximação ao mercado de “nuestros hermanos” irá continuar ao longo do ano, estando já previstas acções de promoção de novo em Sevilha, bem como na cidade de Vigo e na província de Pontevedra.

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA DISTINGUIDO PELO ECSI PORTUGAL


Albufeira obteve o 1.º lugar no Sector da Água

O ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, organismo que visa a medição da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente/utilizador, distinguiu o Município de Albufeira, particularmente o Serviço das Águas, na vertente da Imagem, com base nos dados referentes ao ano de 2008.

O modelo estrutural do ECSI é constituído por variáveis como: imagem, expectativas, qualidade apercebida, valor apercebido, satisfação, reclamações e lealdade. De salientar que estas variáveis, não são contudo objecto de observação directa, cada uma das variáveis é associada a um conjunto de indicadores, obtidos directamente através do questionário junto dos munícipes da autarquia.

De acordo com a distinção da ECSI, o Municipio de Albufeira e o Sector das Águas, contribuem positivamente para a sociedade, preocupam-se com os seus contribuintes, são inovadores e virados para o futuro, são de confiança no que dizem e no que fazem e estão perfeitamente implementados no mercado.

O Município de Albufeira, desde 2008 que aderiu ao projecto ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente, que é desenvolvido a nível nacional por uma equipa constituída por representantes das seguintes entidades: Instituto Português da Qualidade (IPQ), Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e o ISEGI – UNL - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa.

LOULÉ VOLTA A ESTAR NA ROTA DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL



De 27 a 30 de Maio, o Algarve e Baixo Alentejo recebem mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal, considerado como um dos eventos-âncora do Sul do país. A Autarquia de Loulé volta a associar-se ao evento de grande impacto para as actividades económicas da região. Ontem, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, decorreu a apresentação da prova, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da organização e dos principais patrocinadores.
Este ano, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal e que conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais as câmaras municipais de Loulé, Faro, S. Brás de Alportel, Silves, Almodôvar e Ourique, será pontuável para cinco campeonatos: WRC (Absoluto – Marcas e Pilotos), SWRC (para viaturas S2000), JWRC (Júnior), Campeonato de Portugal de Ralis e Ford Fiesta Sporting International Trophy.
O Estádio Algarve volta a ser o quartel-general do Rally e também o recinto que receberá dois dos momentos mais emotivos –as super especiais. No total, a prova conta com três etapas, num percurso total de 1223,07km, divididos em 18 classificativas (16 troços e 2 super especiais).
Logo a abrir a competição, no dia 27, quinta-feira, há uma novidade: a primeira super especial realiza-se ao início da noite, possibilitando que mais pessoas possam assistir a este espectáculo que, simultaneamente, permitirá outros efeitos visuais. Os bilhetes vão estar à venda em exclusivo nos postos de abastecimento da BP.
A primeira etapa sai para a estrada na sexta-feira, dia 28, com uma dupla passagem por três classificativas: Santa Clara, no sentido inverso de 2009 (22,72km); Ourique, numa nova versão mais curta no final (20,21km); Silves, que não terá alterações (21,36km).
No sábado, 29 de Maio, disputa-se a segunda etapa, com três classificativas a percorrer por duas vezes: Almodôvar, numa nova versão (26,2km); Vascão, com um novo final (22,8km); S. Brás de Alportel, numa versão idêntica a 2009 (16,12km).
Para domingo, dia 30, na terceira e decisiva etapa, há uma dupla passagem por duas classificativas: Felizes, com uma nova versão do antigo troço do Malhão (21,28km); Loulé, a mesma versão da edição passada (22,51km).
Antes da consagração dos vencedores com a entrega dos prémios, realiza-se no Estádio Algarve a segunda super especial.
Em suma, a organização manteve a estrutura global da prova semelhante a 2009 mas procurou melhorar alguns aspectos, introduzindo pequenas alterações.
As questões de segurança dos espectadores continuam a merecer um olhar atento da organização. “O facto de sabermos que a prova desportiva tem sempre uma quota perigosa, não impede que velemos pela segurança”, referiu António Mocho, responsável do ACP. Como tal, a organização vai levar a cabo uma acção de sensibilização de prevenção rodoviária, em colaboração com a Autoridade Portuguesa de Segurança Rodoviária.
Também as matérias ambientais não foram esquecidas pelo ACP e, a título de exemplo, na Ribeira do Vascão, uma das zonas mais sensíveis do percurso, não será permitida a passagem de pessoas.
Para minimizar o impacto em termos locais desta prova, será realizada uma campanha de informação porta-a-porta, dirigida aos habitantes.

Novidades no programa

Importa referir ainda que no programa do Vodafone Rallye de Portugal 2010 há ainda duas novidades. Para homenagear os milhares adeptos da prova que vivem no norte do país, dia 23 de Maio decorre, na emblemática Avenida dos Aliados, o Porto Road Show, em que o espaço junto à Câmara Municipal do Porto será transformado numa verdadeira super especial, numa extensão de 950 metros, que contará com os principais nomes que vão disputar o Vodafone Rally de Portugal.
Além desta inovação, o ACP promove também a primeira edição do Rally de Portugal Revival, uma prova destinada a carros clássicos, anteriores a 1981. Alguns dos carros que marcaram épocas importantes nos ralis de Portugal vão disputar as duas super especiais, participando também na segunda e terceira etapas entre as duas passagens dos concorrentes participantes no WRC, dando continuidade ao elevado grau de espectacularidade do evento.

60 milhões de euros de retorno financeiro

“Este Rally tem vindo a ganhar destaque no programa anual de iniciativas para o turismo algarvio e para o país e constitui uma bandeira em termos internacionais para a região”, frisou Seruca Emídio, edil de Loulé, durante a apresentação da prova.
Esta ideia foi subscrita pelo representante do ACP, António Mocha, que se reportou ao estudo desenvolvido pela Universidade do Algarve sobre o impacto económico deste evento. “Não só na área da hotelaria e da restauração, mas em todas as áreas económicas, este Rally tem um retorno de 60 milhões de euros, o que é relevante numa situação económica menos favorecida como a que vivemos”, explicou.
Também o responsável do Turismo do Algarve, Nuno Aires, falou deste evento como “um dos mais importantes do calendário turístico” e da “necessidade de ter na região mais eventos-âncora que transportem a marca Algarve além-fronteiras”.
Assim, estão reunidas todas as condições para que durante quatro dias milhares de seguidores desta modalidade venham até ao Algarve e desfrutem das belezas e naturais e dos equipamentos que a região oferece. Uma região que, durante seis anos consecutivos, tem acolhido esta prova, com rasgados elogios por parte de várias publicações da especialidade.