quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos fumar o cachimbo da Paz, e fazer as pazes com a Terra! - Águas do Algarve


"A nossa Terra está zangada connosco! Está furiosa e acima de tudo, está triste. Um planeta azul, harmonioso, cheio de vida e que aos poucos começa a ficar doente, débil, a perder a biodiversidade a um ritmo nunca antes anotado e sem precedentes, e incapaz de se auto reparar, tanto é o mal que lhe fazemos!", lê-se numa nota de imprens da empresa Águas do Algarve.
E o documento continua:" Neste dia da Terra que hoje se comemora a Águas do Algarve, SA mantêm uma atitude ambiental proactiva de forma a fazer parte da solução no desenvolvimento ambientalmente sustentável, evitando a alteração e mutilação dos ecossistemas nas suas variadas formas de vida.
Lançámos hoje o site “ Projecto Odelouca”, onde se podem ser consultadas as várias temáticas ligadas ao projecto de construção da Barragem de Odelouca, e para o qual deixamos o convite para a sua visita: http://aguasdoalgarve.pt/odelouca/
Recordamos que a Barragem de Odelouca constitui uma peça fundamental do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve cujo objectivo é o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garantia.
A albufeira localiza-se numa área de importante património ecológico, em sítio da Rede Natura 2000, pelo que o empreendimento tem uma forte componente ambiental. Desta forma, justifica-se a implementação de um ambicioso Programa Ambiental, integrando um conjunto vasto de medidas de Minimização, Compensação e Sobrecompensação, que visam contribuir para os objectivos de conservação de espécies e habitats em especial de duas espécies que estão em vias de extinção: o lince ibérico, e a águia de Bonelli,. Paralelamente temos ainda integrado neste programa a protecção das espécies endémicas de ictiofauna e as galerias ribeirinhas que irão ser recuperadas.
Ainda neste importante dia, e como medida de protecção do nosso Planeta, não podemos deixar de referir um outro projecto que temos em curso no âmbito da produção de energia verde. A Águas do Algarve, SA, é detentora de mais 60 instalações equipadas com unidades de produção de energia eléctrica de carácter fotovoltaico. Ate final de 2009 foram produzidos cerca de 214 940 kWh, evitando-se até ao momento a emissão de 101 tonCO2 para a atmosfera. Um pequeno passo, para o atingir de um grande objectivo. Paralelamente está a decorrer o estudo relativamente à produção de energia de carácter Hídrico e Eólico.
Porque a protecção da natureza não tem preço!