domingo, 7 de março de 2010

Mulheres ganham menos 240 euros por mês do que o sexo oposto



De acordo com o site do jornal “i”, que cita dados do Ministério do Trabalho, a disparidade salarial entre sexos é um fenómeno que pouco evoluiu desde há mais de duas décadas. Em 1985 a diferença de remunerações era de 27,1% e agora é de 21,6%. O jornal fez as contas e apurou que o ritmo de diminuição do intervalo entre o rendimento médio de homens e mulheres é de 0,23% ao ano.
No final de 2008, último ano com dados disponíveis, o rendimento médio dos homens portugueses era de 1112,4 euros por mês, contra os 871,6 euros das mulheres. A diferença é de 21,65%, segundo os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social referidos na mesma notícia.
msn

Farense prepara comemorações do Centenário









S.C. FARENSE NASCEU EM 1 DE ABRIL DE 1910

O Sporting Clube Farense está a preparar as comemorações do seu Centenário que sejam condignas com a importância da data mas ao mesmo tempo tendo em conta a difícil situação financeira do clube.
As comemorações terão início no dia 1 de Abril, Quinta feira, com uma alvorada com foguetes e o hastear das bandeiras na sede do clube e culminarão no Sábado dia 3, com um jantar de Gala, onde serão homenageados sócios, antigos atletas e dirigentes do clube.
Durantes esses dias vão estar instalados 2 palcos no Jardim Manuel Bivar, onde todas as noites haverá espectáculos musicais e durante o dia, demonstração de actividades desportivas.
Os troféus e recordações da vida do clube vão ser expostos, também no Jardim Manuel Bívar, em tenda apropiada, juntamente com outras tendas de apoio ao merchandising, à captação de sócios, às várias actividades do clube, bem como tendas de comida e bebida.
O Estádio de S. Luís vai ser palco de vários torneios de futebol jovem, bem como, um encontro entre a principal equipa do Farense e um clube convidado.
O Pavilhão do Sporting Clube Farense será também ocupado com vários jogos de Basquetebol entres as várias equipas do Farense e equipas convidadas.
Previsto também a pintura comememorativa do centenário, de toda a parede sul do Estádio de S. Luís, bem como o lançamento de uma revista.
O Sporting Clube Farense, espera poder apresentar nos próximos dias o programa completo e detalhado das comemorações, bem como o início das inscrições para o jantar de Gala.

EDUCAÇÃO / ENSINO PÚBLICO: INDISCIPLINA ESTÁ A AUMENTAR A DECADÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA - SIPE


PROFESSORES JÁ NÃO CONSEGUEM RESPONSABILIZAR OS ALUNOS PELOS ACTOS DE DESORDEM
A indisciplina nas escolas públicas portuguesas está a preocupar sobremaneira o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) que aponta como a principal causa para a sua decadência.
Segundo o sindicato, os Professores estão a sentir cada vez mais dificuldades em responsabilizar os alunos pelos constantes actos de desordem que praticam nas escolas, tornando-a desinteressante, distante e, consequentemente, provoca a perda progressiva de alunos para o ensino privado.
“Há alunos que, diariamente e consecutivamente, são indisciplinados e afrontam tanto os Professores como os colegas, o que provoca um intenso desgaste nos docentes e prejudica o ritmo de aprendizagem de toda a turma, enquanto que, no ensino privado, se uma criança não se comporta adequadamente, os pais são responsabilizados”, refere Júlia Azevedo, Presidente do SIPE.
Na base deste problema, diz o SIPE, está a prática obsessiva de políticas economicistas por parte do Ministério da Educação (ME) ao longo dos últimos anos.
Para o sindicato, a combinação do desinvestimento no ensino com a sobrecarga horária a que os Professores estão sujeitos explica os últimos dados avançados pelo ME, relativos ao ano lectivo de 2007/2008, que dão conta de um crescimento do número de alunos do ensino privado de 15% para 18% nos últimos dez anos.
“Com a obsessiva adopção de políticas meramente economicistas, o ME não só não investiu na contratação de mais docentes, com o objectivo de recuperar alunos e de lhes proporcionar um ensino mais individualizado, como optou por aumentar a carga horária dos Professores, medidas que se traduziram numa clara perda de qualidade do ensino na Escola pública”, argumenta Júlia Azevedo.
A mesma responsável assegura que se a indisciplina nas escolas não abrandar, a escola pública vai continuar a perder cada vez mais alunos para o ensino privado, em virtude do clima de insegurança instaurado nas escolas, confirmando a tendência constatada nos últimos anos.
Recordando o elevado número de famílias que actualmente fazem um grande esforço financeiro para colocarem os filhos nas escolas privadas, o SIPE receia que a escola pública possa começar a ficar associada às classes mais pobres e desprotegidas.
“A continuidade das medidas implementadas contribui para a exclusão social e hipoteca da escola pública, criando duas classes bem distintas: a classe dos mais pobres, que não podem pagar o ensino privado, e a classe dos mais ricos”, conclui Júlia Azevedo.

Jantar do Lions Club de Vilamoura a Favor dos Desalojados da Madeira




Olhão: Sessão de esclarecimento sobre o uso eficiente da energia eléctrica


No próximo dia 9 de Março, às 15h30, realiza-se no Centro Comunitário do Bairro 28 de Setembro, uma sessão informativa sobre “Gestos Simples para um uso eficiente da energia eléctrica”. Trata-se de uma iniciativa resultante do protocolo estabelecido entre o Município e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Delegação do Algarve) com vista a incentivar à poupança.
Nesta sessão, de cerca de uma hora, a DECO dará ainda informação sobre formas eficientes de gerir o orçamento doméstico, informações de grande utilidade, sobretudo em tempos de crise. Os interessados em participar poderão inscrever-se previamente através do n.º 289 700 173, do e-mail: geral@cm-olhao.pt ou no próprio local até ao início da sessão.
A DECO está a promover até Maio de 2010, uma campanha de informação a nível nacional para informar e sensibilizar os consumidores para a importância de se utilizar a energia eléctrica de uma forma racional e eficiente como forma de estimular hábitos de consumo mais sustentáveis. A campanha pretende demonstrar que com pequenos gestos, através da escolha de equipamentos energeticamente eficientes ou de pequenas dicas de utilização dos mesmos, é possível reduzir o consumo de energia eléctrica e por conseguinte os impactes da factura energética no ambiente e no orçamento familiar.
As Brigadas Carbono (BC) 2009/2010 (designação do projecto), à semelhança da campanha desenvolvida no ano que passou, desenvolverão oficinas pedagógicas, nas escolas, destinadas aos alunos do ensino secundário sobre o tema da energia, das consequências ambientais decorrentes do consumo e produção de energia e da importância da eficiência energética. As Brigadas Carbono participarão igualmente em feiras e eventos com expressão regional e local, sendo que existem outros eventos em que as BC podem estar presentes como conferências e congressos sobre o tema da energia ou ambiente.

16º Aniversário do C. B. Quarteira Tubarões


Projecto ALL-STAR Tubarões 2010

É já próximo dia 23 de Março que o Clube de Basket Quarteira Tubarões celebra o seu 16º Aniversário e a FESTA é dia 27 de Março, Sábado. Durante toda a tarde no pavilhão Dra. Laura Ayres em Quarteira com direito a jantar para atletas, treinadores, pais, irmãos e simpatizantes.
Para celebrar, a organização está a organizar o All-Star Tubarões 2010, criado com base no All Star Weekend da NBA (Liga Americana de Basquetebol) mas com um formato adaptado.
Os participantes são todos os atletas (desde Sub-14 aos Seniores, masculinos e femininos) que se inscrevam junto dos treinadores e que passem na 1ª eliminatória nos treinos. Já para o jogo ALL-STAR os treinadores deverão ter em consideração a dedicação, disciplina, evolução e rendimento escolar para a escolha dos 2 representantes por escalão.

Programa do Evento:

15.00h – Abertura
15.30h – Concurso de Triplos e Concurso de Lançamentos 2 pontos
16.20h – Demonstração de Minibasquete
16.30h – Concurso Lançamentos – Cadeira de Rodas
16.40h – Concurso Lançamentos – Minibasquete
16.50h – Jogo - Cadeira de Rodas
17.00h – Jogo – Minibasquete
17.10h – Jogo All-Star (1ª Parte)
17.25h – Concurso de Lançamentos para o Público
17.35h – Jogo All-Star (2ª Parte)
18.00h – Concurso de Afundanços
18.30h – Atribuição de Prémios e Encerramento da Actividade
20.00h – Jantar do 16º Aniversário do C.B.QuarteiraTubarões
Abertura do Bolo de Aniversário
A entrada no evento pode ter direito a uma t-shirt alusiva. Fica ainda habilitado a participar no Concurso de Lançamentos para o Público e ganhar uma Sweat-shirt do Quarteira Tubarões.

Concerto projecto Axaraz


O projecto musical Axaraz ("acharás") realizará o seu próximo concerto no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, no próximo dia 13 de Março, às 20h30.
Este projecto musical acústico vindo do Algarve, detentor de uma linguagem muito própria no meio musical português, busca a exploração e inovação do formato canção através de várias combinações vocais com piano e também a cappella. Esteticamente alinha numa música de autor mais elaborada, aliada a uma escrita de carácter erudito, na qual a diversidade e riqueza dos seus temas literários são características fundamentais.
A composição musical e autoria de textos é de Nuno Sequeira Rodrigues (voz e piano), professor e director pedagógico do Conservatório Regional do Algarve e compositor com formação superior, com vários prémios conquistados ao longo da sua carreira, aliado à presença e à entrega de Carla Pontes (voz) e Ana Messias (voz), cantoras com experiência e formação musical.
Axaraz conta já com importantes prémios, nomeadamente uma menção honrosa no Festival Internacional “Other Songs” e o prémio de Composição CAAM-SPA 2007. Actuou com sucesso no Auditório Pedro Ruivo e no Centro de Artes Performativas, em Faro, na Igreja do Colégio, em Portimão, integrou a programação dos Encontros Alcultur 2009, em Lagos, e esteve presente no Festival Cantar Abril 2009, em Almada.
O mentor deste projecto, Nuno Sequeira Rodrigues, foi recentemente galardoado com duas bolsas de estudo do programa Grundtvig pela Comunidade Europeia.