quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criminalidade no Algarve: PSD Algarve teme repercussões no Turismo face à falta de segurança

A Comissão Política Distrital do PSD Algarve, reagindo a mais uma morte violenta de um turista na região, alerta para o clima de insegurança provocado pela escassez de policiamento no Distrito que poderá colocar em causa este destino turístico procurado por inúmeros estrangeiros.

Para a distrital esta situação é insustentável e se não for rapidamente resolvida trará danos para a imagem da região, sobretudo a nível internacional, com as consequências que provocará à principal fonte de receitas do Algarve. Mais grave é a falta de respostas das autoridades locais e nacionais para a resolução do problema.
O PSD Algarve está, por isso, solidário com os autarcas do distrito que sofrem diariamente com a falta de segurança sentida, nomeadamente com Desidério Silva que, face à mais recente morte no seu concelho, apelou ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira, para um aumento do efectivo policial, tendo recebido como resposta as estatísticas oficiais.

“É vergonhoso que este clima de insegurança continue a viver-se na região, sem aumento visível do efectivo policial no Algarve. Está a dar-se mais uma machadada no turismo algarvio e as autoridades oficiais olham para o lado e fazem de conta que nada acontece. O turismo é uma actividade muito sensível a estas situações e não podemos continuar a viver como se nada acontecesse”, acusa Luís Gomes, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
“Face a este aumento de criminalidade violenta na região, que medidas já desencadearam as autoridades responsáveis pela segurança no Algarve? O que faz o Governo, nomeadamente o Sr. Secretario de Estado do Turismo para minorar os impactos destas noticias nos mercados emissores de turistas para o Algarve?”, questiona Luís Gomes.

Pescadores olhanenses distinguidos pelo Município

Olhão assinalou ontem, 31 de Maio, o Dia do Pescador, com uma cerimónia de homenagem aos homens do mar, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com as presenças do director-geral das Pescas e Aquicultura José Apolinário e do governador civil de Faro Carlos Silva Gomes. A festa continuou no Museu da Cidade, onde foi inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”.

Há 13 anos que foi instituído o Dia do Pescador e há outros tantos que Olhão, concelho profundamente ligado à actividade piscatória, celebra esta data distinguindo os trabalhadores do mar. Foram condecorados cerca de duas dezenas de profissionais, entre empresas, pescadores, armadores e aquicultores.

O presidente do Município olhanense, Francisco Leal, agradeceu a todas as pessoas que trabalham diariamente “na principal actividade económica de Olhão”, referindo a importância do Gabinete de Apoio às Pescas criado pelo Município e que ajuda os pescadores em vários aspectos, assim como a recente criação do Grupo de Acção Costeira do Sotavento, que tem igualmente sede no Município de Olhão, apesar de englobar seis concelhos e 21 parceiros. “Estes serviços apoiam dando informação, mas também ajudando nas candidaturas a fundos comunitários”, destacou o edil olhanense, referindo igualmente os principais objectivos que estão subjacentes à criação do GAC do Sotavento.

O vice-presidente António Pina (drtª.) também homenageou pescadores

Maria do Rosário Guerreiro José – Prémio Indústria Conserveira
A candidatura dos pescadores à aquisição de 346 coletes, sem quaisquer encargos, que serão entregues nas comemorações do Dia do Município, a 16 de Junho, referiu o presidente da Câmara, revela bem a importância dos serviços que a Autarquia presta no apoio aos pescadores.

o edil Francisco Leal atribui a António da Branca – Prémio Mérito na Pesca

Francisco Leal referiu também outras actividades ligadas a este sector, como as novas fábricas de conservas instaladas e a instalar no concelho ou a produção de pescado em off-shore.
“Durante todos estes anos, sempre acreditámos que o mar e a Ria Formosa eram de grande importância para Olhão”, realçou Francisco Leal, para quem “o cluster do mar, de que agora muito se fala – e nós fomos pioneiros na sua defesa – é importante e tem futuro”.
Para o Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, “será bom que se coloquem os olhos nas gentes do mar para perceber o que é ultrapassar dificuldades e seguir em frente. É de pessoas como estas que precisamos neste concelho, na região e no País”, disse.
Já o director-geral das Pescas e Aquacultura, José Apolinário, destacou a “coerência e identidade com que a Câmara Municipal de Olhão dá forma alargada e organiza, ano após ano, esta cerimónia”. De acordo com aquele responsável, “a Autarquia valoriza os pescadores, mestres e empresas que fazem andar esta indústria e também sensibiliza os mais jovens”.
Durante a cerimónia de entrega de distinções aos homens do mar, também os alunos e pescadores que participaram na iniciativa da Ecoteca de Olhão Limpar o Mar, que decorreu entre 23 e 27 de Maio, receberam os respectivos prémios. Esta campanha contou com a adesão de 14 turmas de alunos do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho que participaram no concurso de pintura e telas. À recolha de resíduos compareceram sete embarcações que trouxeram para terra aparelhos de pesca, redes, cabos, covos, alcatruzes e bóias.

Lista dos distinguidos no Dia do Pescador:

António Sebastião Madeira – Herdeiros, Lda. – Arrasto
Irmãos Gualter Teixeira – Empresa de Pesca, Lda. – Arrasto
João Augusto Perruca – Cerco
António Viegas Guerreiro, Lda. – Cerco
Felisberto F. Figueira Batista – Poliv. Local
Alexandre José Canas Inácio – Poliv. Local
João da Cruz Vicente Custódio – Poliv. Costeira
César José Arrais – Poliv. Costeira
Tunipex – Empresa de Pesca e Tunídeos, S.A. – Armação
João Miguel Sequeira Sabino – Aquacultura
Fernando da Cruz Camilo – Ganchorra de Mão
Suzel Maria Fernandes Gago Reis – Mulher na Pesca e Aquacultura
Paulo André Amâncio Carmo – Pescador Mais Novo
António Cesário Gomes Amaro – Maquinista marítimo
José Manuel Carlos Filipe – Pescador em Progressão
Fadariopesca – Prémio Mérito Embarcação de Pesca
Maria do Rosário Guerreiro José – Prémio Indústria Conserveira
António da Branca – Prémio Mérito na Pesca

em Faro: Mostra Gastronómica “Sabores da Ria Formosa”

O concelho de Faro recebe de 3 a 13 de Junho a Mostra Gastronómica “Sabores da Ria Formosa”.

Com organização da Câmara Municipal de Faro e da AmbiFaro conta ainda com o apoio da Associação dos Industriais, Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

Nesta edição estão inscritos 39 restaurantes do Concelho que partilham o objectivo da organização: Promover a gastronomia e os restaurantes do concelho de Faro.
Integrado na Mostra Gastronómica realiza-se no dia 4 de Junho o show Cooking com o Chef Luís Parreira no Mercado Municipal de Faro entre as 10h00 e as 12h00.

2 DE jUNHO: Dia do Município de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé organiza, de 2 a 6 de Junho, as comemorações do Dia do Município, que terão início pelas 09:30 de quinta-feira, frente à CM de Loulé. Destacamos as principais iniciatívas:

Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal aos Agraciados
 
Quatro personalidades e duas associações vão ser Agraciadas pela Câmara Municipal de Loulé, no próximo dia 2 de Junho, com as Medalhas de Mérito Municipal.
A cerimónia, integrada nas comemorações do Dia do Município, decorre pelas 10h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Festa da Espiga de Salir
 
A 2 de Junho, data em que se assinala mais um Dia do Município de Loulé, as atenções centram-se no interior do Concelho.
A Festa da Espiga volta a atrair milhares de visitantes a Salir, naquele que é um dos principais cartazes turísticos do Concelho.
O desfile etnográfico que decorre na principal rua da vila, a partir das 15h00, é o momento alto das festividades. Serão vários carros em representação de toda a actividade agrícola e artesanal da freguesia, em parte que se encontra em vias de extinção, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extracção de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga.
Última actualização ( Sexta, 20 Maio 2011 )




Gala do Desporto de Loulé
 
A Câmara Municipal de Loulé realiza a primeira edição da Gala do Desporto de Loulé, no próximo dia 6 de Junho, pelas 21h00, no Cine-Teatro Louletano.
Nesta ocasião serão premiados os atletas e clubes do Concelho de Loulé que se distinguiram no panorama desportivo nacional.
A entrada é livre.

Formandos da EHT - Algarve no ‘check-in’ do Fórum Internacional da OMT

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHT) vai participar no Fórum Internacional da Organização Mundial de Turismo, «Tourism and Science: Bridging Theory and Practice». A iniciativa que foi organizada pela Organização Mundial do Turismo e pela Universidade do Algarve, decorrerá entre os dias 3, 4 e 5 de Junho, em Vilamoura.

O evento contará com nomes como Aníbal Cavaco Silva, Taleb Rifai, João Pinto Guerreiro, José Vieira da Silva e José Mariano Gago, e terá uma marca importante da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

Os formandos da EHTA irão assumir as suas posições na recepção do evento, e proceder ao registo de entrada dos participantes.
Após a calorosa recepção ao congresso, os convivas estarão prontos a imergir nos 3 dias de programação, onde poderão deparar-se com temáticas como o desenvolvimento e a competitividade, as mudanças climáticas e a sustentabilidade, o governo e a política turística.
Os ingredientes estarão lançados para o programa social proposto: «Algarve, on the way of Portuguese Discoveries».

em VR Stº. António: Os bichos no conto popular português

Gosta de ouvir estórias da nossa tradição oral? Então, em Vila real de Stº. António realiza-se um percurso para todas as idades: Os bichos no conto popular português, com o contador Luís Carmelo, dia 4 Junho (Sábado), pelas 9.30, em Santa Rita.
Chegados de um tempo mítico, “quando os animais e todos os vivos falavam”, os bichos protagonizam muitos dos contos do nosso imaginário popular. Nos contos de animais - com uma clara intenção moralizante - coelhos, formigas, ovelhas, macacos, burros, galos ou lobos e raposas, os mais comuns, são dotados de qualidades e defeitos como a cobardia, o orgulho, esperteza ou a astúcia.

Gosta de passear no campo e observar os animais?
Nos contos maravilhosos, peixes com promessas de riquezas, pombas a que há que retirar um alfinete ou touros de cuja orelha saem ricos manjares, são príncipes ou princesas encantados. Outros, como pássaros ou cavalos (velozes como o vento ou o pensamento), são preciosos auxiliares do herói ou da heroína.
Num percurso pelo espaço de uma aldeia e envolvente, os diversos animais que por aí habitam serão pretexto para um encontro com o bestiário da nossa tradição oral.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Nesta quinta edição pretende-se descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação; desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha; ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e terminaremos na ria Formosa observando aves.

Informações


Os percursos realizam-se aos sábados, entre Abril e Outubro. Pontos de encontro às 9.30, às 15.00 ou às 21.00, na cisterna de Cacela Velha ou no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar, bem como binóculos para os passeios de natureza. Para o percurso nocturno deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, antiga Escola Primária de Santa Rita. Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | www.ciip-cacela.blogspot.com