quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CM Alcoutim: Encerramento do Serviço de Atendimento da Segurança Social de Martim Longo


O Município de Alcoutim lamenta que o Governo tenha encerrado o Serviço de Atendimento da Segurança Social de Martim Longo. Numa altura em que a taxa de desemprego no país é assustadora, o Serviço da Segurança Social encerrar por falta de funcionários é, no mínimo, incoerente.
Este encerramento causa um transtorno enorme aos utentes das freguesias de Vaqueiros, Martim Longo e Giões, que têm assim de se deslocar até Alcoutim (mais de 30km).
Este Município acusa o Governo de dar mais uma machadada no combate que o Município de Alcoutim e os alcoutenejos vêm desenvolvendo contra a desertificação e o empobrecimento, já que é o único concelho algarvio constituído só por serra, numa região considerada rica pela União Europeia e daí a redução substancial de apoios financeiros de 2007 a 2013.
Por tudo isto, o Município de Alcoutim solicita ao Governo a realização do concurso para preenchimento das vagas e a reabertura da referida extensão.

CORTES NO TRANSPORTE DE DOENTES: “OS VERDES” ENTREGAM PROJECTO DE RESOLUÇÃO NO PARLAMENTO


O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo a revogação do despacho que procede aos cortes no transporte de doentes não urgentes, medidas que entraram em vigor no dia 1 de Janeiro e que estão a dificultar de forma dramática a vida de milhares de utentes do Serviço Nacional de Saúde.
O despacho que o PEV quer ver revogado é mais um contributo para agravar a injustiça social e impossibilita a universalidade e acessibilidade dos serviços de saúde públicos, tal como consagra a constituição portuguesa, visto que milhares de utentes que deixam de ter este direito deixam também de poder assegurar o serviço por falta de condições económicas. A imposição destas medidas está também a criar graves dificuldades financeiras nas associações humanitárias de bombeiros, pondo em causa a sua actividade e também o cumprimento do contrato que, sobre esta matéria, foi assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Face ao exposto, “Os Verdes” consideram urgente que o Governo revogue as medidas adoptadas relativamente a esta matéria, garantindo uma efectiva acessibilidade dos utentes do Serviço Nacional de Saúde aos serviços públicos de saúde e, por isso, entregam esta iniciativa legislativa na Assembleia da República que pretendem ver aprovada a breve prazo.

Dia Europeu do 112: Governadora Civil de Faro realça importância deste número de emergência como contributo ao bem-estar social


“É extremamente importante que todos os cidadãos tenham conhecimento da existência do número de emergência europeu, de forma a usufruir adequadamente, sempre que necessário, dos serviços prestados neste domínio, nos 27 países da União Europeia”, considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, no âmbito do Dia Europeu do 112, cujas comemorações decorrem no próximo dia 11 deste mês.
Para a Governadora Civil, o acesso a um número que permite accionar, sem custos e a partir de qualquer telefone da rede fixa ou móvel, os serviços de emergência a todos os cidadãos que circulam no espaço europeu independentemente da sua origem ou idioma, constitui um contributo inquestionável à segurança e ao bem-estar social, devendo por isso ser valorizado.
“Com a uniformização deste número, é possível, a qualquer cidadão que necessite de um serviço de emergência, solicitar esse apoio sem encargos ou outro tipo de barreiras, pelo que este contacto deve ser sistematicamente divulgado de forma a alargar o mais possível o seu acesso a todos cidadãos”, considera Isilda Gomes.
Realçando o papel das escolas na divulgação deste contacto junto dos alunos, permitindo assim um conhecimento cada vez mais generalizado do número, a Governadora Civil salienta ainda a necessidade de os centros de emergência integrarem profissionais que dominem o maior número possível de línguas estrangeiras, permitindo assim dar uma resposta adequada a todos os cidadãos.
Apesar de ter sido instituído há 20 anos para complementar os serviços de emergência nacionais, três em cada quatro cidadãos europeus ainda desconhecem a existência do 112. Por isso, e com vista a melhorar a divulgação do número e incentivar as autoridades nacionais a tornarem-no mais multilingue, a União Europeia instituiu o 11 de Fevereiro como Dia Europeu do 112.
No nosso País a data será assinalada a nível nacional, destacando-se a presença do Ministro da Administração Interna e da Secretária de Estado da Administração Interna, numa acção de sensibilização e divulgação na Escola 2+3+S da Bela Vista, em Setúbal, onde será feito um cordão humano desenhando o 112.

Ténis de Mesa: MINI ESTÁGIO PARA JOVENS, EM PADERNE



Dando cumprimento ao seu programa de actividades e graças ao apoio logístico disponibilizado pela Câmara Municipal de Albufeira, Junta de Freguesia de Paderne e Padernense Clube, o Pavilhão Desportivo de Paderne volta a abrir as suas portas ao serviço do Ténis de Mesa, desta feita para nele ter lugar mais uma importante Acção de Formação, que decorrerá durante o dia 20 próximo de Fevereiro – Domingo – com a participação de dezoito Atletas Jovens masculinos e femininos dos Escalões Juniores e Cadetes, tomando igualmente parte os Treinadores dos Clubes envolvidos.
Os trabalhos coordenados pelo Director Técnico Regional, Rui Nascimento, têm a colaboração prática do Treinador Luso/Chinês Xiao Daili, actualmente a exercer a sua actividade no Algarve, por iniciativa da FPTM, com a colaboração da ATM Algarve e dos Clubes em que se encontra transitoriamente a trabalhar, Sport Lagos e Benfica e Grupo Desportivo do Pic Nic.

MUNICÍPIO DE FARO: "Esclarecimentos RUA FM e Pavilhão Gimnodesportivo"


Da autarquia de Faro recebemos duas notas de imprensa, com o título "esclarecimentos RUA FM e Pavilhão Gimnoidesportivo", que abaixo transcrevemos na íntegra:

Esclarecimento RUA FM
A autarquia tornou públicas as diligências do Sr. Presidente da Câmara, José Macário Correia, junto do Ministro dos Assuntos Parlamentares para que despoletasse um concurso público para preenchimento de frequência radiofónica que se encontra atribuída a Faro e que não está a ser utilizada por qualquer operador. Deste modo, apenas se estavam a acautelar os interesses do concelho, até porque as outras duas frequências anteriormente atribuídas a Faro pelo Governo estão tomadas por operadores de cariz nacional, quando a lei assim não o estabelece sem que seja assegurada programação local, o que não se verifica. Nem neste nem em qualquer outro domínio, a autarquia pode permitir que os interesses de Faro não sejam devidamente salvaguardados.
Esta tomada de posição não visou depreciar ou subalternizar o papel da RUA FM, cujo esforço meritório para prover a cobertura de manifestações políticas, culturais e sociais do concelho é credor do nosso reconhecimento e louvor. A RUA FM desempenha, desde o seu nascimento, um elemento crucial de reforço e sintonia da comunidade académica com os cidadãos sendo apreciada como uma iniciativa coroada de êxito.
Por outro lado, temos registado com a RUA FM uma colaboração profícua, tendo inclusivamente sido proposto e aprovado em reunião de Câmara a emissão de um parecer favorável para que esta instituição fosse considerada de interesse público.
Importa salientar que a RUA FM não pode emitir publicidade, pelo que a existência de outra rádio em Faro não colide com os seus interesses nem com eles concorre. Trata-se, enfim, de acordo com o previsto na lei, de zelar para que a cobertura das iniciativas que têm lugar no concelho sejam cada vez mais notícia e que, desse modo, os cidadãos estejam mais bem informados. Com duas rádios melhor se visa esse propósito e, atenta a natureza de cada uma delas, não se vislumbram motivos de força maior para que esta coabitação não venha a ser uma realidade no estrito cumprimento da legislação em vigor.


Pavilhão Gimodesportivo
A adjudicação da conclusão das obras do Pavilhão Gimnodesportivo de Faro, situado na entrada nascente da cidade, está pendente de visto prévio do Tribunal de Contas.
A autarquia lançou um concurso público urgente para assegurar a conclusão da obra que foi iniciada em 2004 e cuja inauguração chegou a ser anunciada em 2007. Entretanto, entre 2005 e 2009, o contrato de empreitada não foi cumprido, tendo o empreiteiro suspendido o andamento da obra por falta de pagamento. Os pagamentos foram retomados no princípio de 2010, o que daria lugar ao retomar dos trabalhos, facto que não se veio a verificar por força da insolvência do empreiteiro. Por isso, com vista a viabilizar a conclusão desta infra-estrutura está em vias de conclusão um concurso público urgente, cuja adjudicação aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas.
A autarquia tem solicitado junto da PSP um reforço da segurança no local, de molde a que este equipamento público não seja objecto de actos de vandalismo e destruição gratuita como aqueles que se têm infelizmente verificado. Procedeu-se ao tapamento de vãos, soldaduras das portas e outras intervenções para assegurar que ninguém tem acesso ao Pavilhão. É um bem público que deve ser salvaguardado. Estamos a tomar todas as medidas ao nosso dispor nesse sentido.
Este tem sido um processo complexo, marcado por diversas vicissitudes desde a sua génese, pelo que a autarquia não tem regateado esforços para garantir que este equipamento vital para o desenvolvimento desportivo esteja ao serviço dos cidadãos no prazo mais breve que nos seja possível.

MISSÃO SORRISO DOA 40 MIL EUROS À UNIDADE HOSPITALAR DE PORTIMÃO


A Missão Sorriso 2010 vai apoiar o projecto apresentado a concurso pela Unidade Hospitalar de Portimão, que vai receber equipamentos no valor total de 40.000€.
A Unidade Hospitalar de Portimão vai receber 40.000€ para implementação do projecto “Preparar o Futuro - contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos recém-nascidos na região do Barlavento Algarvio”. A verba será aplicada na aquisição de equipamento médico, de forma a melhorar a evolução clínica dos recém-nascidos e minimizando eventuais complicações médicas através da estabilização térmica do recém-nascido.
As verbas serão aplicadas na aquisição de equipamentos para a Unidade de Neonatologia que vão ajudar na estabilização de um ambiente térmico neutro do recém-nascido para a adaptação à vida extra uterina, aumentando a sua autonomia. Esta autonomia terá repercurções a nível da diminuição dos dias de internamento e vantagens importantes em termos familiares e sociais.
De referir que o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio tem como área de influência sete concelhos - Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo – e serve uma população de mais de 155 mil habitantes, dos quais mais de 28 mil têm idade inferior a 15 anos.
Recordamos que a oitava edição da Missão Sorriso permitiu angariar mais de 650 mil euros que vão reverter para a implementação de 16 dos melhores projectos apresentados a concurso nas áreas da pediatria ou obstetrícia de Hospitais Nacionais, de acordo com a sua pertinência e impacto local. Em 2010 foram recebidas um total de 22 candidaturas provenientes de Hospitais Pediátricos, Maternidades e Hospitais com serviço de Pediatria e/ou Obstetrícia.
Os Hospitais contemplados foram o D. Estefânia (Lisboa), o Hospital de Santa Maria (Lisboa), o Hospital Fernando da Fonseca (Lisboa), o Hospital Infante D. Pedro (Aveiro), o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Hospital S. João (Porto), o Hospital Pedro Hispano (Matosinhos), a Maternidade Júlio Dinis (Porto), a Maternidade Bissaya Barreto (Coimbra), o Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã), o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (Portimão), o Centro Hospitalar do Alto Ave (Guimarães), o Hospital de S. André (Leiria), o Hospital de Braga e, pela primeira, o Hospital Distrital da Figueira da Foz e a Maternidade Dr. Daniel de Matos (Coimbra).
A Missão Sorriso já angariou, desde 2003, cerca de 5 milhões de Euros, traduzidos no apoio a 33 Unidades de Pediatria e Hospitais Pediátricos e em mais de 1.600 equipamentos oferecidos. Estes resultados só são possíveis com a colaboração dos Portugueses que todos os anos abraçam esta causa.

Filmes de animação realizados por jovens no Museu de Portimão vão ser exibidos em festival brasileiro



“À Conversa com Manuel Teixeira Gomes” e “A Festa”
As curtas-metragens de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes” e “A Festa”, produzidas por jovens no Museu de Portimão, serão exibidas em Maio no Tourfilm Brazil, o único festival internacional de filmes de turismo em toda a América Latina.
As películas foram criadas na Oficina Educativa do Museu de Portimão durante os programas de férias da Páscoa dos dois últimos anos, com a participação empenhada de crianças dos 7 aos 12 anos.
Para além de elaborarem o guião, os jovens conceberam os cenários e as personagens, ajudaram na gravação das animações e na montagem em computador e contribuíram com as suas vozes para a dobragem final, com o apoio da Lunática Filmes.
Devido ao sucesso da iniciativa, este ano lectivo faz parte do Programa Educativo do Município de Portimão o projecto do Museu “Ideias e Formas em Movimento”, que introduz os diferentes processos de animação junto de alunos do Ensino Básico, Secundário e Universitário.
As sessões podem ser agendadas na Oficina Educativa do Museu de Portimão (282 405 235 ou oficinaeducativa@cm-portimao.pt) e decorrem nas manhãs e tardes de segunda e sexta-feira, de acordo com inscrição prévia.
Os dois filmes já foram seleccionados e exibidos em Setembro último na cidade de Barcelos, durante o 3º Art&Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo, que, como o Tourfilm Brazil, é membro do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (www.cifft.com).
O certame brasileiro, que decorre anualmente na cidade de Florianópolis, está agendado para o período entre 19 e 21 de Maio próximo e engloba a atribuição de prémios em diversas categorias temáticas (www.tourfilmbrazil.com/).

DEPÓSITO DE VESTUÁRIO, CALÇADO E BRINQUEDOS



Rede de contentores cobre todo o município
Albufeira passou a dispor de uma rede de contentores para depósito de vestuário, calçado e brinquedos. Trata-se de uma iniciativa da autarquia com o intuito de ajudar os munícipes mais carenciados e contribuir para a preservação do meio ambiente.
As cinco freguesias do concelho foram equipadas com 41 contentores para depósito de roupa, calçado e brinquedos usados. A acção resultou de uma parceria estabelecida entre o município e a empresa Ultriplo, responsável pela colocação dos equipamentos e pela recolha do material.
Após o processo de triagem, os bens que apresentem mau estado de conservação e não possam ser distribuídos pelos mais desfavorecidos, serão entregues para reciclagem, bem como os sacos onde são depositados.
A roupa é transformada em produtos de limpeza de origem têxtil ou em fibras, que posteriormente são utilizados no fabrico de novos produtos. Já o calçado é convertido em alcatrão. Desta forma, cerca de 95% do que é colocado nos contentores é aproveitado, ampliando o seu tempo de uso e ajudando os que mais necessitam. Este processo de reciclagem também contribui para a redução dos custos de transportes de resíduos por parte da Câmara Municipal.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende, por um lado, contribuir para a recuperação de desperdícios e, por outro, encaminhar os bens recolhidos para os indivíduos, famílias ou instituições de solidariedade social sinalizadas pela rede de parceiros do município. Este serviço é gratuito para a autarquia e para o cidadão.
A roupa, calçado e brinquedos devem ser colocados em sacos plásticos bem fechados, de pequena ou média dimensão. Os sacos de grande volume poderão ficar retidos na boca do contentor, impossibilitando a sua deposição.

REDE DE CONTENTORES PARA DEPÓSITO DE VESTUÁRIO, CALÇADO E BRINQUEDOS
Albufeira: Vale Mangude (ETAR); Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Professora Diamantina Negrão; Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Dr. Francisco Cabrita; Hipermercado Modelo; Hipermercado Pingo Doce (Correeira); Rua do Estádio Municipal; Cooperativa ‘O nosso tecto’; Espaço Multiusos de Albufeira; Alto dos Caliços; Vale Pedras; Cemitério Novo; Cerro de Malpique (Supermercado Bananeiro); Cemitério Velho (Cerro Grande); Cerro Branco; Mercado dos Caliços; Mercado das Areias de São João; Ecocentro do Páteo; Urbanização Casa Vela; Av. da Liberdade
Ferreiras: Mercado Municipal; Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Ferreiras; Rua da Estação; Av. 12 Julho; Estrada Algoz –Malhada Velha
Guia: Mercado Municipal; Rua Ponte Romana; Infantário; Bairro Social Sol Nascente; Supermercado Apolónia
Paderne: Centro de Saúde; Escola Cerro do Ouro; Mem-Moniz; Centro Paroquial; Ribeira de Alte
Olhos de Água: Centro de Saúde; Estação de Correios; Mercado Municipal; Falésia (Parque de Estacionamento); Patã de Baixo

TRÁFICO DE MULHERES: MENDES BOTA ENALTECE SEF E GNR, MAS PEDE MAIS OPERAÇÕES



O presidente da Comissão para a Igualdade do Conselho da Europa, e deputado, Mendes Bota, enalteceu a acção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com a colaboração da GNR nas operações desencadeadas no Algarve e em Aveiro, que culminaram com o desmantelamento de uma rede de tráfico de mulheres provenientes da Roménia, incluindo menores, destinadas à prostituição nas estradas.
Afirma Mendes Bota: “Penso interpretar o sentimento do povo português, ao manifestar a mais profunda rejeição pela actuação, muitas vezes impune, destas redes mafiosas importadas de países de Leste, e não só, que restauraram à vista de todos nós, em pleno século XXI, a escravatura imposta a seres humanos, sujeitos a uma infame exploração, quer para fins sexuais, quer para fins laborais.
Felicito vivamente o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e a Guarda Nacional Republicana, pelo êxito obtido nas operações de combate à prostituição forçada no Algarve e em Aveiro, quer pela apurada investigação que foi cuidadosamente preparada, quer pela operacionalidade que a concretizou. Espero que os doze suspeitos detidos, caso se confirme a sua condição de criminosos, sejam sujeitos a uma Justiça com mão pesada.
A prostituição, já por si, constitui uma afronta à dignidade de quem a pratica. Se for prostituição forçada, estaremos perante uma violação grosseira dos mais elementares direitos humanos, com a qual não pode haver contemplações.
Espero que as trinta mulheres romenas identificadas, como vítimas que são, sejam tratadas com humanidade, hospitalidade, que lhes seja providenciado apoio legal, médico, psicológico, financeiro, e que o seu futuro próximo seja acautelado para que não venham a cair de novo, em Portugal, ou no seu país de origem, nas garras deste tipo de organizações terroristas.
Apelo às forças policiais para intensificarem este tipo de acções. Devem ter presente que não é apenas no Algarve e em Aveiro que se pratica(va) prostituição forçada à beira das estradas. Infelizmente, outras partes de Portugal convivem com este flagelo. E, sobretudo, estas redes de prostituição organizada, e forçada, não actuam apenas ao ar livre, mas também nas chamadas “casas de alterne” cujo número não pára de crescer, e em outros “antros de convívio” que utilizam anúncios nos jornais e na Internet para promover a prostituição.
E apelo também ao SEF, à GNR, e também à PSP, que sejam desencadeadas operações de combate à mendicidade organizada que, sobretudo nos meios urbanos, exploram economicamente bebés, menores, mulheres e deficientes.
Cada um de nós, cidadãos, tem uma responsabilidade política individual de denúncia, e de não tolerar este tipo de práticas, onde quer que ocorram. Exijamos a aplicação da Convenção do Conselho da Europa sobre Acção Contra o Tráfico de Seres Humanos. Portugal um dia foi o primeiro país a dizer: “Escravatura não!”. É nosso dever actuar: “Escravatura, nunca mais!”

Albufeira: AUTARQUIA REFORÇA REDE DE OLEÕES



Equipamento promove qualidade ambiental
Albufeira viu a sua rede de oleões aumentada para o quádruplo, com a colocação de novos pontos de recolha nas ruas e escolas do concelho. O município cumpre, assim, a meta prevista para o corrente ano relativamente à recolha selectiva de óleo alimentar usado.
A Câmara Municipal procedeu ao reforço da rede de oleões do concelho, através da colocação de 25 novos contentores na via pública, distribuídos pelas cinco freguesias.
Esta iniciativa antecipa o cumprimento da meta estipulada no Decreto-Lei nº 267/2009 de 29 de Setembro, no qual se devem disponibilizar até 31 de Dezembro de 2011, 10 pontos de recolha selectiva de OAU, para municípios com um número de habitantes entre os 25 000 e os 50 000.
Para além das ruas do concelho, também os estabelecimentos de ensino foram alvo desta acção, passando a dispor de um contentor para deposição de OAU provenientes do sector doméstico.
A par com esta iniciativa, a autarquia vai promover acções de sensibilização dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, com o objectivo de alertar a população para a para a necessidade da reutilização de materiais como forma de preservar o meio ambiente.
Recorde-se que o Projecto de Recolha de OAU arrancou em 2009, com nove oleões instalados em locais de grande densidade habitacional, agora substituídos por equipamentos mais modernos e eficazes.
Estes pontos de recolha vêm evitar que os óleos alimentares domésticos sejam enviados para a rede de esgotos e poluam os receptores hídricos, originando distúrbios no eficaz funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais. De salientar que um só litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água.
Esta iniciativa vem dar continuidade à estratégia de promoção de qualidade ambiental do município. O oleão junta-se assim ao papelão, embalão, vidrão e pilhão para ajudar os munícipes a dar um destino final aos resíduos que produzem. O óleo doméstico será posteriormente recolhido e encaminhado para produção de biodiesel.
O óleo ou azeite deve ser depositado numa embalagem fechada para evitar o seu derrame, num dos seguintes oleões:

REDE DE OLEÕES
Albufeira: Páteo (perto do Alisuper); Cemitério Velho (Cerro Grande); Av. Liberdade (WC); Urbanização dos Caliços; Mercado dos Caliços; Mercado de Areias de São João; Urbanização Quinta do Infante; Ecocentro do Páteo; Montechoro Poente; Montechoro Nascente; Associação de Moradores; Cooperativa “o Nosso Tecto”; Urbanização Casa Vela; Estação de Correios MA; Parque de Estacionamento da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Professora Diamantina Negrão; Urbanização Vale Pedras
Ferreiras: Mercado Municipal; Av. 12 Julho Poente; Bucelato
Olhos de Água: Centro de Saúde; Estação de Correios; Mercado Municipal
Guia: Mercado Municipal; Vale da Ursa/ Álamos; Galé
Paderne: Centro de Saúde; Bairro Social; Centro Paroquial

FILM COMMISSIONS reúnem-se no Festival de Cinema de Berlim



ALGARVE convidado para Fórum da Associação Internacional de Film Commissions
O Presidente da ALGARVE FILM COMMISSION (AFC), Paulo Pereira, irá fazer uma apresentação da Região no próximo sábado, dia 12 de Fevereiro, à tarde, em Berlim, durante o Fórum Internacional organizado pela AFCI – Associação Internacional de Film Commissions, no âmbito da 61ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que começa hoje e decorre até dia 20 na cidade alemã.
Para o Fórum da AFCI em Berlim foram seleccionadas apenas 7 Film Commissions de todo o Mundo. O Algarve surge, assim, ao lado de representantes nacionais do Abu Dhabi, Jordânia e República Checa e das cidades de Estocolmo, Sevilha e Nova Iorque.
Para o presidente da ALGARVE Film Commission, “trata-se de um privilégio e de uma oportunidade única para a Região se apresentar perante a comunidade internacional do cinema e audiovisual, precisamente no coração de um dos mais importantes Festivais de Cinema do Mundo, o Festival de Berlim”.
A Algarve Film Commission foi criada em 2006, com o objectivo de promover o desenvolvimento do sector do cinema, multimédia e audiovisual, através da divulgação da região como local privilegiado para a realização de produções audiovisuais nacionais e internacionais.
Desde o início da sua actividade, a AFC registou mais de 50 produções de Longas-Metragens, Publicidade, Vídeo Musical, Catálogos de Moda, com origem em mercados tão distintos como a Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia,
A nível internacional é sócia efectiva da AFCI – Association of Film Commissions International, com sede nos EUA, e da EUFCN – European Film Commissions Network, com sede em Bruxelas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL EM FARO: "MACÁRIO CORREIA DIZ FALSIDADES, É INCOERENTE E NÃO É TRANSPARENTE" - CFC



GCE - CFC(Grupo de Cidadãos Eleitores - Com Faro no Coração), através de uma nota de imprensa, que transcrevemos,critica a autarquia pelo facto de, através de comunicado, ter vindo a público afirmar que " Faro é a única capital de Distrito sem rádio local" e informou que reclamou junto do Ministro dos Assuntos Parlamentares para "corrigir a situação".
Pelo seu conteúdo, o Movimento Autárquico Independente GCE-CFC considera ser "um direito e obrigação denunciar publicamente que o comunicado segue uma linha habitual do Eng. Macário Correia das "bombas demagógicas para fazer notícia".Há falsidades; incoerência e desrespeito pelos órgãos de comunicação social públicos em Faro e seus jornalistas; e falta de transparência.
Há falsidades, porque, ao contrário do que afirmou, em Faro há a rádio local RUA - FM (Rádio Universitária do Algarve), que muito honra e enobrece a capital, em geral, e a Universidade e a juventude em particular, com relevantes serviços prestados. Para refrescar a memória ao Sr. Presidente da Câmara, são de recordar os tempos de antena da campanha eleitoral, intervenção activa na pré-campanha e campanha e entrevistas que a rádio RUA lhe fez, já depois de ser eleito.
Há forte incoerência e desrespeito da Câmara e seu Presidente aos profissionais dos órgãos de comunicação social públicos sedeados em Faro (LUSA, RDP, RTP), pelo trabalho que desenvolvem, em particular por Faro, e problemas com que se debatem. De fato, como o GCE-CFC já criticara e denunciara há meses, são graves as incertezas por serem poucos os jornalistas e insegurança dos postos de trabalho nesses três orgãos de comunicação social, dúvidas sobre a manutenção da delegação da LUSA e quase "silenciamento" regional e nacional das delegações da RTP e RDP. Isto é absolutamente verdade e no interesse de Faro e do Algarve são questões de extraordinária relevância, que mereciam fortes tomadas de posição e diligências da Autarquia, mas aí o Eng. Macário Correia tem-se mantido calado.
CFC acha importante que os privados se candidatem ao Alvará para utlização da frequência que está disponível em Faro desde o final do ano passado, pelo encerramento do Rádio Clube do Sul.
Porém, não é transparente e é estranha a posição da Câmara, já que ao protestar junto do Governo e entidades competentes, isso pressupõe que há candidatos ao Alvará que têm sido boicotados. Ora, Sendo recente o fecho do RC do Sul, desconhendo-se que candidatos há e lançando a Câmara esta "bomba", em nome do interesse público, transparência e isenção exige-se que tudo seja detalhadamente esclarecido", conclui o documento CFC.