quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DEPÓSITO DE VESTUÁRIO, CALÇADO E BRINQUEDOS



Rede de contentores cobre todo o município
Albufeira passou a dispor de uma rede de contentores para depósito de vestuário, calçado e brinquedos. Trata-se de uma iniciativa da autarquia com o intuito de ajudar os munícipes mais carenciados e contribuir para a preservação do meio ambiente.
As cinco freguesias do concelho foram equipadas com 41 contentores para depósito de roupa, calçado e brinquedos usados. A acção resultou de uma parceria estabelecida entre o município e a empresa Ultriplo, responsável pela colocação dos equipamentos e pela recolha do material.
Após o processo de triagem, os bens que apresentem mau estado de conservação e não possam ser distribuídos pelos mais desfavorecidos, serão entregues para reciclagem, bem como os sacos onde são depositados.
A roupa é transformada em produtos de limpeza de origem têxtil ou em fibras, que posteriormente são utilizados no fabrico de novos produtos. Já o calçado é convertido em alcatrão. Desta forma, cerca de 95% do que é colocado nos contentores é aproveitado, ampliando o seu tempo de uso e ajudando os que mais necessitam. Este processo de reciclagem também contribui para a redução dos custos de transportes de resíduos por parte da Câmara Municipal.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende, por um lado, contribuir para a recuperação de desperdícios e, por outro, encaminhar os bens recolhidos para os indivíduos, famílias ou instituições de solidariedade social sinalizadas pela rede de parceiros do município. Este serviço é gratuito para a autarquia e para o cidadão.
A roupa, calçado e brinquedos devem ser colocados em sacos plásticos bem fechados, de pequena ou média dimensão. Os sacos de grande volume poderão ficar retidos na boca do contentor, impossibilitando a sua deposição.

REDE DE CONTENTORES PARA DEPÓSITO DE VESTUÁRIO, CALÇADO E BRINQUEDOS
Albufeira: Vale Mangude (ETAR); Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Professora Diamantina Negrão; Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Dr. Francisco Cabrita; Hipermercado Modelo; Hipermercado Pingo Doce (Correeira); Rua do Estádio Municipal; Cooperativa ‘O nosso tecto’; Espaço Multiusos de Albufeira; Alto dos Caliços; Vale Pedras; Cemitério Novo; Cerro de Malpique (Supermercado Bananeiro); Cemitério Velho (Cerro Grande); Cerro Branco; Mercado dos Caliços; Mercado das Areias de São João; Ecocentro do Páteo; Urbanização Casa Vela; Av. da Liberdade
Ferreiras: Mercado Municipal; Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Ferreiras; Rua da Estação; Av. 12 Julho; Estrada Algoz –Malhada Velha
Guia: Mercado Municipal; Rua Ponte Romana; Infantário; Bairro Social Sol Nascente; Supermercado Apolónia
Paderne: Centro de Saúde; Escola Cerro do Ouro; Mem-Moniz; Centro Paroquial; Ribeira de Alte
Olhos de Água: Centro de Saúde; Estação de Correios; Mercado Municipal; Falésia (Parque de Estacionamento); Patã de Baixo