quarta-feira, 5 de maio de 2010

AMAL congratula-se com EuroRegião Alentejo-Algarve-Andaluzia


A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) congratulou-se hoje pela constituição da EuroRegião Alentejo-Algarve-Andaluzia, que será formalizada na quarta feira, em Faro, com a assinatura de um protocolo entre as três regiões.
O documento será subscrito pelos presidentes da Comissões Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Alentejo, João Faria e João Cordovil, respetivamente, e pelo presidente da Junta da Andaluzia, José Antonio Griñán Martínez, numa cerimónia marcada para as 11:00, nas instalações da CCDR, em Faro.
O presidente da AMAL (que integra 16 municípios), Macário Correia, felicitou as três entidades pela assinatura deste protocolo, que "irá permitir o desenvolvimento das regiões em causa".
"A cooperação transfronteiriça torna-se cada vez mais importante, sobretudo numa altura em que os fundos comunitários atribuídos às regiões têm vindo a diminuir", acrescentou Macário Correia, que preside também a Câmara de Faro.
O autarca frisou que "é neste sentido que a AMAL e Associação de Municípios do Baixo Alentejo Litoral têm a desenvolver contactos com a Junta da Andaluzia, com o objetivo de constituir um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial".

Acessibilidades, emprego e formação entre as prioridades da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

As vias de comunicação, o emprego, a formação e o intercâmbio educativo e a constituição de associações empresariais no turismo e na área agroalimentar vão ser as prioridades da primeira presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.
A criação da Eurorregião foi hoje formalizada, em Faro, com a assinatura de um protocolo pelos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e Alentejo, João Faria e João Cordovil, respetivamente, e pelo homólogo da Junta de Andaluzia, José Grinãn Martinéz, que assumirá a primeira presidência rotativa a partir de outubro.
Na conferência de imprensa que se seguiu à cerimónia de assinatura do protocolo, a presidência Andaluza elencou as suas prioridades para o primeiro mandato de dois anos.
"Temos atualmente 11 projetos de cooperação, que atingem quase oito milhões de euros, e queremos desenvolvê-los até ao final, no que respeita ao capital físico, infraestruturas de ligação entre Alentejo, Algarve e Andaluzia", afirmou Grinãn Martinez.
"Penso que o mais importante, além do impulso às infraestruturas físicas que nos unam, é também tudo o que se refere ao capital humano. Vamos trabalhar em tudo o que se refere à formação para o emprego, a formação, a educação, o intercâmbio educativo", afirmou o dirigente andaluz.
Martinéz precisou que quer "fazer associações empresariais de interesse comum, em áreas como o turismo ou o agroalimentar, nas quais se podem partilhar objetivos".
Entre os projetos mencionados como prioritários encontram-se a dragagem do rio Guadiana, que o presidente da CCDR Algarve disse ser "um bom exemplo de uma abordagem integrada" para conseguir um "desenvolvimento turístico sustentável".
A dragagem da barra do Guadiana é um dos projetos que o presidente da Junta da Andaluzia disse estar já em andamento, tendo os serviços andaluzes já dado parecer positivo às questões ambientais em abril, mas frisou que é necessário fazer novas medições depois da época de chuvas e submetê-las à Comissão Internacional de Limites, que define as fronteiras entre Portugal e Espanha.
"Uma vez feito isto temos previsto fazer a dragagem de 1250 metros de comprimento, com profundidade de 4,5 metros, uma largura de 60 metros, e estamos a falar de um valor de dois milhões de euros para um volume de 126.000 metros cúbicos. Estamos nesta fase, mas assim que ela termine o projeto será feito", afirmou Martinez.
Lusa

QUARTEIRA: REALOJAMENTO DE FAMÍLIAS EM NOVOS FOGOS DE HABITAÇÃO SOCIAL E DEMOLIÇÃO DE BARRACAS



Até ao próximo dia 14 de Maio, a Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Acção Social, Saúde e Família, vai proceder ao realojamento de 20 famílias residentes no “Bairro dos Pescadores”, em Quarteira, nos novos fogos de habitação social da Abelheira.

Nesse sentido, já na próxima sexta-feira, dia 7, o executivo municipal, acompanhado de técnicos da Autarquia, vai estar, pelas 9h30, no “Bairro dos Pescadores” para proceder à demolição de quatro barracas da comunidade cigana e duas barracas do “Bairro dos Pescadores”, no antigo bairro da lata junto ao Porto de Pesca de Quarteira. Segue-se, às 11h00, a cerimónia de entrega de chaves das novas habitações às famílias realojadas na Abelheira.

Refira-se que o novo conjunto habitacional designado por Edifício das Amendoeiras é constituído por 20 fogos de habitação social, 13 dos quais destinados a apartamentos T3, 6 a apartamentos T2 e 1 apartamento T4.

Esta obra significou um investimento na ordem de 1 milhão de euros e integra-se no esforço que a Câmara Municipal de Loulé está a fazer em todo o Concelho, com o objectivo de dar nova habitação aos mais carenciados.

No caso de Quarteira, a obra teve também como objectivo acolher várias famílias de etnia cigana, erradicando, de uma vez por todas, as barracas nesta cidade. Para além de criar melhores condições de habitabilidade aos moradores que passarão usufruir das novas habitações, esta é também uma forma de melhorar a imagem da cidade. Até porque o antigo bairro da lata era um dos pontos negros de Quarteira e, agora, após a limpeza desta área, a Autarquia vai levar a cabo intervenções naquela zona, integradas no projecto de requalificação e reconversão urbanística da ligação de Quarteira a Vilamoura.