quarta-feira, 5 de maio de 2010

AMAL congratula-se com EuroRegião Alentejo-Algarve-Andaluzia


A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) congratulou-se hoje pela constituição da EuroRegião Alentejo-Algarve-Andaluzia, que será formalizada na quarta feira, em Faro, com a assinatura de um protocolo entre as três regiões.
O documento será subscrito pelos presidentes da Comissões Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Alentejo, João Faria e João Cordovil, respetivamente, e pelo presidente da Junta da Andaluzia, José Antonio Griñán Martínez, numa cerimónia marcada para as 11:00, nas instalações da CCDR, em Faro.
O presidente da AMAL (que integra 16 municípios), Macário Correia, felicitou as três entidades pela assinatura deste protocolo, que "irá permitir o desenvolvimento das regiões em causa".
"A cooperação transfronteiriça torna-se cada vez mais importante, sobretudo numa altura em que os fundos comunitários atribuídos às regiões têm vindo a diminuir", acrescentou Macário Correia, que preside também a Câmara de Faro.
O autarca frisou que "é neste sentido que a AMAL e Associação de Municípios do Baixo Alentejo Litoral têm a desenvolver contactos com a Junta da Andaluzia, com o objetivo de constituir um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial".

Acessibilidades, emprego e formação entre as prioridades da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

As vias de comunicação, o emprego, a formação e o intercâmbio educativo e a constituição de associações empresariais no turismo e na área agroalimentar vão ser as prioridades da primeira presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.
A criação da Eurorregião foi hoje formalizada, em Faro, com a assinatura de um protocolo pelos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e Alentejo, João Faria e João Cordovil, respetivamente, e pelo homólogo da Junta de Andaluzia, José Grinãn Martinéz, que assumirá a primeira presidência rotativa a partir de outubro.
Na conferência de imprensa que se seguiu à cerimónia de assinatura do protocolo, a presidência Andaluza elencou as suas prioridades para o primeiro mandato de dois anos.
"Temos atualmente 11 projetos de cooperação, que atingem quase oito milhões de euros, e queremos desenvolvê-los até ao final, no que respeita ao capital físico, infraestruturas de ligação entre Alentejo, Algarve e Andaluzia", afirmou Grinãn Martinez.
"Penso que o mais importante, além do impulso às infraestruturas físicas que nos unam, é também tudo o que se refere ao capital humano. Vamos trabalhar em tudo o que se refere à formação para o emprego, a formação, a educação, o intercâmbio educativo", afirmou o dirigente andaluz.
Martinéz precisou que quer "fazer associações empresariais de interesse comum, em áreas como o turismo ou o agroalimentar, nas quais se podem partilhar objetivos".
Entre os projetos mencionados como prioritários encontram-se a dragagem do rio Guadiana, que o presidente da CCDR Algarve disse ser "um bom exemplo de uma abordagem integrada" para conseguir um "desenvolvimento turístico sustentável".
A dragagem da barra do Guadiana é um dos projetos que o presidente da Junta da Andaluzia disse estar já em andamento, tendo os serviços andaluzes já dado parecer positivo às questões ambientais em abril, mas frisou que é necessário fazer novas medições depois da época de chuvas e submetê-las à Comissão Internacional de Limites, que define as fronteiras entre Portugal e Espanha.
"Uma vez feito isto temos previsto fazer a dragagem de 1250 metros de comprimento, com profundidade de 4,5 metros, uma largura de 60 metros, e estamos a falar de um valor de dois milhões de euros para um volume de 126.000 metros cúbicos. Estamos nesta fase, mas assim que ela termine o projeto será feito", afirmou Martinez.
Lusa