sábado, 20 de agosto de 2011

ANDEBOL – Clube de Vela de Tavira - INICIOU PREPARAÇÃO


O Clube de Vela de Tavira, esta época na 2ª. Divisão Nacional, já iniciou a preparação da equipa principal, Fomos ao Pavilhão Municipal e falamos com o treinador, Professor, Hélder Leal, começando por lhe perguntar quais as novidades na equipa.
- As novidades não são muitas. Estamos em contacto com um “pivot” para substituir o Ângelo Pereira que abandonou a modalidade. A equipa mantém-se a do ano passado e Rui Martins, o nosso ponta direita que tantas alegrias nos deu, depois de um brutal acidente que o retirou, cerca de dois anos, da prática desportiva, regressa em força.
- Este ano vai ser necessário trabalhar mais?
- Sim. Temos de trabalhar muito mais, ter mais atenção porque o campeonato é mais evoluído nas acções defensivas e ofensivas, no sentido de melhorarmos o mais possível a nossa prestação para estarmos entre os grandes da 2ª. Divisão porque o nosso objectivo é ir à fase final.
- Quando se começa uma época, é normal dizer-se, vamos ser campeões. É esse o objectivo?
- Neste momento torna-se complicado. Se não tivermos reforços não conseguiremos. Por questões económicas, como toda a gente sabe, o nosso País está em grande crise. Não podemos entrar em coisas que não podemos pagar e então à necessidade de olhar em frente com calma e se calhar não aspirar a ser campeões da 2ª, Divisão, mas podemos aspirar em estar entre os melhores na fase final.


NÃO HÁ… Temos de fazer contenções ou sucumbimos


Foi o que nos disse Eduardo Mendonça, Presidente do clube, ao falar-nos da situação de crise “Não há novidades. Para haver novidades tem de haver outra coisa que não há e como temos uma boa equipa que o ano passado faltou um pulinho para sermos campeões nacionais, que se calhar não fomos por coisas estranhas por trás. Se não existissem… Não quero falar dos árbitros, nem da Federação. Agora que às vezes há bruxas, há! Eu que ando no desporto há quarenta e muitos anos já tenho visto muitas bruxas. Umas mais pequenas outras maiores. O ano passado houve. E tiram-nos o campeonato nacional porque se tivéssemos ganhado o último jogo, mas empatamos…
Estamos cá. Estamos com força, cheios de vontade. Temos um grupo de atletas de que nos podemos orgulhar. São na sua maioria jovens da nossa terra. Gente que gosta da camisola e da sua terra e tem orgulho em ser atleta do Clube de Vela de Tavira. Sinto-me feliz por isso e cá estou mais um ano, dentro das minhas fracas possibilidades a andar com o barco para a frente, apesar da crise actual. Vamos ter de fazer algumas reduções financeiras, senão não conseguimos sobreviver.
Apesar disso, com o grupo de trabalho penso que vamos dar muitas alegrias aos sócios e simpatizantes do clube”.

Geraldo de Jesus - T e F



Rui Veloso no Quartel de tavira


Na parada do Quartel da Atalaia, em Tavira, mais de milhar e meio de pessoas assistiram ao concerto de Rui Veloso, o “pai do rock português”.

Este concerto, integrado no Allgarve’11, foi resultado de uma parceria, na qual mais uma vez, ficou demonstrado quanto de útil é para a cidade a presença dos militares naquela Unidade que está a comemorar os 215 anos da sua construção.

O público delirou com a actuação de Rui Veloso e a sua banda. Canções conhecidas, que continuam a encantar quem as ouve.

Depois de se despedir, o público, inclusive as entidades presentes, obrigaram o grupo a voltar ao palco.

Rui Veloso agradeceu: “Eu gosto de cantar para vocês” - e cantou para alegria de quantos se deslocaram ao Quartel da Atalaia.

Parada do Quartel da Atalaia encheu para aplaudir RUI VELOSO

Geraldo de Jesus
(fotos de Filipa de Jesus)

INSTABILIDADE METEOROLÓGICA: CALOR INTENSO E PERÍODOS DE PRECIPITAÇÃO

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto da Meteorologia, é expectável que nas regiões a Norte do sistema montanhoso Sintra-Montejunto-Estrela as próximas 48h sejam caracterizadas por um aumento das temperaturas máximas e mínimas, acompanhado de uma diminuição acentuada da humidade relativa.

Nas regiões a Sul do sistema montanhoso Sintra-Montejunto-Estrela existe a probabilidade, mais alta no interior, de ocorrência de precipitação localmente forte e que pode ser acompanhada de granizo.
Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aumentou o estado de prontidão das forças que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Lisboa, com a passagem ao nível de ALERTA AMARELO das 14:00 horas de hoje, 19 de Agosto, até às 20:00 horas de dia 21 Agosto.

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido realizar queimadas nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima ou de combustão, queimar matos cortados e amontoados ou outro tipo de sobrantes, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, assim como fumar ou fazer lume de qualquer tipo junto aos espaços florestais e vias que os circundam.
No que concerne às temperaturas elevadas, estas poderão acarretar perigos para as populações mais vulneráveis – crianças, idosos e doentes crónicos – os quais deverão ser objeto de especial atenção, observando sempre as medidas de precaução recomendadas pelas Autoridades de Saúde.
Nas áreas onde está prevista a ocorrência de precipitação recomenda-se a adopção de comportamentos adequados, em especial: Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social; À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados; À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento; À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para a via.
A prevenção começa em cada um de nós.

Cerca de seis mil pessoas viram no Portimão Arena maior exposição de animais de todo o mundo

Até este domingo, 21 de Agosto, ainda é possível visitar no Portimão Arena a Micro Safari, a maior exposição de animais vivos de todo o mundo jamais realizada em Portugal, e que durante três semanas foi vista por cerca de seis mil pessoas.
Visitantes especiais foram os utentes da Casa de Repouso de Alvor, da CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excepcional de Portimão, da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, da Catraia -. Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco, da Academia Papos de Aranha, da Fundação Irene Rolo de Tavira e da ACASO - Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, que foram recebidos pela organização e tiveram oportunidade de assistir ao nascimento de diversas crias, nomeadamente os gecko leopardo e algumas espécies de cobras.

De entre as inúmeras espécies em exibição, as iguanas e os dragões barbudos australianos têm sido os protagonistas, seguindo-se nas atenções do público as cobras, os insectos, os aracnídeos e os impressionantes caracóis gigantes.
Merece também grande curiosidade a forma como o tratador alimenta cada espécie, sendo ainda possível aos visitantes tocarem em vários dos animais expostos.
A exposição Micro Safari, que conta com o apoio institucional do Município de Portimão, é uma itinerância da VitAguiar - Empresa Municipal de Vila Pouca de Aguiar, seguindo de Portimão para uma itinerância pela Espanha.
As crianças até aos 3 anos beneficiam de entrada gratuita e existe um ingresso especial de 3 euros para crianças até aos 12 anos, sendo que o bilhete custará 5 euros para visitantes com mais de 13 anos e pode ser adquirido na bilheteira do Portimão Arena, entre as 14h00 e as 23h30. Estão ainda previstos preços especiais para grupos de mais de 20 pessoas, a 3 euros cada, cujas reservas devem ser feitas pelo telemóvel 962208157.
Informações complementares em: http://www.micro-safari.com/

Autarquia de Alcoutim reforça apoio à educação

A Câmara Municipal de Alcoutim reforçou este ano o apoio aos alunos do concelho, procurando responder a algumas dificuldades financeiras que assolam agora muitas famílias.
Aos alunos a frequentar o Ensino Superior, a Câmara Municipal de Alcoutim vai atribuir 30 bolsas de estudo, no valor de 1000 euros por ano. As candidaturas às bolsas vão decorrer durante o mês de Outubro.

Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcoutim também vão usufruir de um forte apoio este ano letivo. A Câmara Municipal de Alcoutim vai atribuir ao 1º ciclo das duas escolas – Escola Básica Integrada de Alcoutim e Escola Básica Integrada de Martim Longo – um apoio em três frentes: um subsídio de 300 euros a cada turma, para uso colectivo na compra de material escolar; um subsídio a todos os alunos do 1º ciclo, no valor total de 4.140 euros, com a finalidade de ajudar os pais na aquisição dos manuais escolares; o pagamento do almoço a todas as crianças.

O último apoio mencionado também abrange os alunos do pré-escolar da Casa da Criança, em Martim Longo, e do infantário “Joaninha”, em Alcoutim.