domingo, 21 de agosto de 2011

Área de milho aumenta em Portugal

Segundo os dados provisórios do IFAP, a que a ANPROMIS teve recentemente acesso, a cultura do milho ocupa actualmente em Portugal uma área de 137.411 hectares. Desta área, 87.732 hectares destinam-se à produção de grão e 49.679 hectares à produção de silagem.

Área de milho aumenta em Portugal e contraria tendência geral de redução de área de cultivo verificada nos últimos anos.

Tendo em conta a campanha agrícola passada verificou-se, ao longo deste ano de 2011, um aumento de 6.158 hectares no caso do milho para grão e uma redução de 1.235 hectares no caso do milho para silagem, a que não é alheia a crise vivida actualmente no sector leiteiro nacional.
No que diz respeito aos demais cereais, o milho continua a ser, de forma destacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocupando 41% da área nacional de cereais. De realçar ainda, a área semeada com trigo (mole e duro) que ocupa actualmente 39.532 hectares, com arroz (31.191 hectares) e com cevada (forrageira e dística) que foi cultivada em 16.199 hectares.
Em relação a 2010, constata-se que área nacional de cereais decresceu 20.340 hectares, tendo havido aumentos apenas no milho (4.923 hectares) e no arroz (2.199 hectares).
«Apesar das chuvas extremamente intensas que, durante o mês de Maio, assolaram a região Centro e Sul de Portugal continental e obrigaram não só, à ressementeira de diversas áreas de milho, como impossibilitaram também, o cultivo do milho em inúmeras parcelas inicialmente destinadas a esta cultura o milho continua a ser, de forma destacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocupando 41% da área nacional de cereais», acrescenta Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da Anpromis




INE: ALGARVE GANHA MAIS DE 500 MIL DORMIDAS

O Algarve ganhou cerca de 535 mil dormidas no primeiro semestre de 2011, num total acumulado de 5,6 milhões de dormidas. O aumento de 10,5 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior foi recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os resultados do mês de Junho foram igualmente positivos para a região, com um acréscimo homólogo de 9,2 por cento de dormidas, para 1,6 milhões.
A hotelaria algarvia acolheu 470 mil dormidas de residentes em Junho (+3,3 por cento) e 1,3 milhões no semestre (+2,4 por cento), números que o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, considera «interessantes» na actual conjuntura económica.
Entre Janeiro e Junho, os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram 197,1 milhões de euros de proveitos totais, +5,9 por cento do que em igual período de 2010. O número de hóspedes também cresceu no semestre, para 1,27 milhões (+6,1 por cento).

Faltam 90 dias para o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita

Faltam menos de três meses para o reconhecimento oficial do dia 12 de Novembro como o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita. Cerca de 1.500 portugueses já assinaram a petição que propõe o reconhecimento da data.
A petição pretende alertar a população para a importância do diagnóstico precoce das arritmias cardíacas, e pode ser assinada nas folhas impressas que estão a circular pelos hospitais mas também pode ser consultada em www.dianacionalmortesubita.com.

Segundo Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração, “é urgente a criação de um Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita e o desenvolvimento de acções de consciencialização e informação que conduzam ao desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção”.
“Com esta petição pretendemos sensibilizar as entidades públicas para a urgência de uma maior atenção às arritmias cardíacas que, se detectadas precocemente permitem uma economia de gastos com saúde, nos internamentos, medicamentos e dias de trabalho, e sensibilizar também a classe médica, em particular o médico de família, para a importância da medição do ritmo cardíaco através da pulsação”, sustenta Carlos Morais.
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

ESPAÇOS GRAFFITI ALARGADOS A ALMANCIL

Depois de Quarteira e Loulé, é a vez da freguesia de Almancil, particularmente o Sítio do Esteval, receber também Espaços Graffiti, ao abrigo de um protocolo que a Câmara Municipal de Loulé irá assinar com o Grupo Esteval.
No âmbito desta parceria, o Grupo propõe-se a promover a arte mural como forma de arte expressiva, estimular o interesse pela criação artística, incentivar o espírito de entreajuda responsável e consciente, contribuindo assim para a recuperação de espaços inutilizados ou degradados, que através da arte mural possam ser requalificados e dar cor à cidade.

Ao mesmo tempo, esta será uma forma de incentivar e apoiar outros jovens na prática pela arte mural, de forma correcta, sem cometerem actos de vandalismo ou de degradação do património público e/ou privado.
Para poderem utilizar estes espaços, a Autarquia emitirá cartões de identificação aos elementos do grupo, dando-lhes acesso a estas áreas, que também estarão devidamente assinaladas com placas. Futuramente poderão ser definidos novos espaços para serem utilizados.
O grupo não está autorizado a efectuar quaisquer alterações estruturais nos espaços abrangidos pelo presente protocolo e assume total responsabilidade pelos conteúdos expostos, que serão exclusivamente artísticos, não sendo permitidos conteúdos moral ou socialmente incorrectos-
Esta iniciativa insere-se no projecto “Mancha Branca”, que arrancou em Junho de 2010, com o objectivo de contribuir para a melhoria da imagem das localidades, através da pintura de espaços públicos, sobretudo edifícios degradados ou vandalizados, bem como remoção dos graffitis que aí existem.
Refira-se que a Autarquia de Loulé celebrou anteriormente protocolos com o Grupo Policromia e os “Union Point Kru”, tendo em vista a criação de Espaços Graffiti em Quarteira e Loulé, respectivamente.

Na Casa das Artes de Tavira: "Arquivo de Babel",

Conferência de Renato Roque sobre o seu projeto fotográfico "Espelhos Matriciais", que foi realizado no contexto de uma tese de mestrado na FEUP
O projecto foi construído a partir de 439 retratos de homens e mulheres, usando ferramentas matemáticas que permitem calcular componentes fundamentais que podem ser usados para construir qualquer retrato humano.

Os resultados do projecto sugerem que, tal como é possível redigir todos os poemas escritos ou por escrever, usando apenas as 23 letras do alfabeto e alguns sinais ortográficos, parece ser possível construir ferramentas para compor o retrato de todos os homens e de todas a mulheres com base num pequeno conjunto de componentes estatísticos. Uma espécie de "arquivo de Babel" dos retratos passados, presentes e futuros de toda a humanidade.
O projecto Arquivo de Babel faz parte da exposição J'aime la différence, que pode ser vista na Casa das Artes de Tavira até dia 10 de Setembro de 2011, no âmbito do movimento cívico Tavira Ilimitada contra o racismo e a xenofobia.

DEPUTADO MENDES BOTA CONTINUA A ATENDER ELEITORES

Retomando agora na XII Legislatura uma prática que iniciou no mandato anterior, Mendes Bota vai prosseguir o programa de contacto com os cidadãos e cidadãs, promovendo a sua 7ª sessão de atendimento público no próximo dia 27 de Agosto de 2011 (sábado), entre as 11 horas e as 13 horas, na sede do PSD de Loulé (Rua Dr. Francisco Sá Carneiro nº 1).

Estas sessões têm-se pautado por uma assinalável afluência. Nas 6 edições anteriores, foi atendido um total de 68 pessoas, em grupo ou a título individual, e a diversidade temática tem sido assinalável: Ambiente, Banca, Cultura, Desporto, Direitos Humanos, Educação, Energias Renováveis, Juventude, Licenciamento/burocracia, Obras Públicas, Ordenamento do Território, Pesca, Política Geral, Questões Laborais, Questões Sindicais, Segurança, Vida Partidária e Violência Doméstica.
São queixas, pedidos de aconselhamento ou de intervenção, por vezes, apenas o partilhar de opiniões sobre questões de interesse público. Mas existe disponibilidade de diálogo entre o político e o eleitor.
Mendes Bota definiu previamente o escopo destas iniciativas: “é a oportunidade dada a quem me deseje contactar, de forma directa, para expor assuntos que se enquadrem na esfera de actividades e de competências fiscalizadoras e legislativas da Assembleia da República.
Este tipo de diálogo, permite alertar para situações de deficiente funcionamento de organismos da administração pública, não aplicação das leis da República, burocracias desnecessárias, injustiças ou discriminações cometidas pelos poderes políticos e administrativos sobre os cidadãos, empresas ou instituições, bem como denúncia de práticas corruptivas.”