Segundo os dados provisórios do IFAP, a que a ANPROMIS teve recentemente acesso, a cultura do milho ocupa actualmente em Portugal uma área de 137.411 hectares. Desta área, 87.732 hectares destinam-se à produção de grão e 49.679 hectares à produção de silagem.
Área de milho aumenta em Portugal e contraria tendência geral de redução de área de cultivo verificada nos últimos anos.
Tendo em conta a campanha agrícola passada verificou-se, ao longo deste ano de 2011, um aumento de 6.158 hectares no caso do milho para grão e uma redução de 1.235 hectares no caso do milho para silagem, a que não é alheia a crise vivida actualmente no sector leiteiro nacional.
No que diz respeito aos demais cereais, o milho continua a ser, de forma destacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocupando 41% da área nacional de cereais. De realçar ainda, a área semeada com trigo (mole e duro) que ocupa actualmente 39.532 hectares, com arroz (31.191 hectares) e com cevada (forrageira e dística) que foi cultivada em 16.199 hectares.
Em relação a 2010, constata-se que área nacional de cereais decresceu 20.340 hectares, tendo havido aumentos apenas no milho (4.923 hectares) e no arroz (2.199 hectares).
«Apesar das chuvas extremamente intensas que, durante o mês de Maio, assolaram a região Centro e Sul de Portugal continental e obrigaram não só, à ressementeira de diversas áreas de milho, como impossibilitaram também, o cultivo do milho em inúmeras parcelas inicialmente destinadas a esta cultura o milho continua a ser, de forma destacada, o principal cereal semeado em Portugal, ocupando 41% da área nacional de cereais», acrescenta Luís Vasconcellos e Souza, Presidente da Anpromis