terça-feira, 9 de novembro de 2010

Albufeira: VOLUNTÁRIOS DO ALGARVE RECEBERAM PRIMEIRAS INSTRUÇÕES


Europeu de Corta-Mato tem cerca de 130 candidatos a voluntários
Realizou-se no passado dia 30 de Outubro a primeira reunião para os Voluntários do Campeonato Europeu de Corta-Mato a realizar-se em Albufeira. Nesta, foram acertados pontos, como o estatuto do voluntário, tarefas a executar e disponibilidade.
O Campeonato Europeu de Corta-Mato a realizar-se em Albufeira no próximo dia 12 de Dezembro, começa a ganhar os seus primeiros contornos com a realização da primeira reunião com os candidatos a voluntários, no passado Sábado, dia 30, às 10:30h, no Pavilhão Municipal.

Estão neste momento inscritos perto de 130 candidatos provenientes de todo o país, contudo face à importância destes no evento, e para que tudo corra de feição, serão necessários mais 40 voluntários, fazendo um total de 170, que posteriormente serão distribuídos pelas diversas necessidades logísticas que um evento desta magnitude requer.

Nesta reunião apenas estiveram os candidatos provenientes do Algarve, que receberam diversas informações relativas à prova, nomeadamente: perfil do voluntário, tarefas a executar, disponibilidade, entre outras.

As inscrições para voluntário ainda estão abertas, encerrando no próximo dia 15 de Novembro, pelo que se solicita a todos os interessados que se inscrevam através dos sites www.albufeira.pt, www.aaalgarve.pt ou em www.fpatletismo.pt.

Música: BANDA DIAMANTE COMEMORA 2º. ANIVERSÁRIO




A Banda Diamante, para comemorar o 2º Aniversário, organizou na Sociedade Recreativa e Musical Luzense, uma festa, durante a qual houve musica para dançar, pela Banda aniversariante e actuaram, como convidados, os artistas Isabel Frade, Luís Guilherme, Francisco José, Tony Ribas, Sidónio Pais e Tony das Favelas.
O amplo salão encheu de público para se divertir dançando e ao mesmo tempo ver um bom espectáculo musical.
Filipe Avô, o líder do grupo, referiu-nos que nestes dois anos tiveram alguns avanços muito positivos. “Um deles é a gravação de um CD que está para breve, antes do Natal. A entrada de outros elementos vieram dar uma harmonia muito boa à banda”.
Carlos, a nova voz do grupo, sente-se maravilhosamente bem no grupo “porque eles são todos fantásticos. Estamos neste projecto, que tem pernas para andar. Temos vindo a ver a reacção do público e acho que é muito positiva”.
- O projecto vai muito para além de um grupo de baile? Que tipo de actuações?
- Sim. Temos actuado em bares, casinos. Estamos vocacionados para qualquer tipo de musica. O que nós queremos é abranger o maior número de público possível.
- Não só no Algarve?
- No Algarve, no Alentejo, Espanha e onde nos convidarem pelo País fora.
O Grupo é agora composto por seis elementos e estão dispostos a ir o mais para a frente possível. “Vontade não nos falta. Estamos no ritmo certo”.
Parabéns!

Geraldo de Jesus

SB Alportel: Campanha de Reflorestação do Sobreiral Algarvio



Neste Ano Internacional da Biodiversidade, São Brás de Alportel promove, no próximo dia 20, a 2ª Campanha de Reflorestação do Sobreiral Algarvio, uma iniciativa que desafia miúdos e graúdos a plantar uma árvore, numa acção de esperança para um futuro melhor!
A iniciativa cabe à Associação Rota da Cortiça, com a colaboração da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão. O encontro com os participantes está marcado para dia 20, no Largo do Alportel, pelas 10h00, com uma missão maior: reflorestar parte do território ardido no incêndio de 2004, que devastou uma parte bastante significativa do território serrano do município de São Brás de Alportel.
Esta 2ª Campanha de Reflorestação do Sobreiral Algarvio pretende combater a perda de biodiversidade na Serra do Caldeirão e sensibilizar a população para a necessidade de conservação do sobreiral, uma fonte de rendimento sustentável para as populações deste território e, ao mesmo tempo, o imprescindível habitat de um diversificado conjunto de espécies.
A campanha decorre entre as 10h00 e as 13h00, sempre com o acompanhamento de técnicos da área florestal que prestarão informações sobre a importância deste processo de reflorestação de sobreiros, entre outras informações de sensibilização ambiental.
A importância do montado de sobro é também o tema escolhido para o encerramento do Ciclo de Passeios Natureza 2010 “Por Veredas e Caminhos” que neste mês de Novembro associa-se à Associação Rota da Cortiça num passeio à Herdade de Agolada de Cima, em Coruche, para um fim-de-semana em pleno contacto com a natureza.
Nos dias 27 e 28, sábado e domingo, o Passeio pelo Montado de Sobro convida todos os enamorados pela natureza a partir à descoberta desta a Herdade e a participar numa diversidade de actividades: observação de aves, recolha e identificação de cogumelos da região e ainda identificação de árvores monumentais. E se de dia não faltam sugestivas actividades, a noite não lhe fica atrás… As longas noites de Outono aliciam à descoberta das estrelas na companhia de 3 especialistas da área da astronomia, com tertúlias temáticas, entre muitas outras celebrações e histórias à volta da fogueira!

Município de São Brás de Alportel promove segurança e saúde na 3ª idade



No mês de Novembro, o município de São Brás de Alportel dá continuidade às acções destinadas a sensibilizar a população sénior para situações de crime e violência, mas também para cuidados essenciais para uma vida mais saudável.
No âmbito do Programa “Segurança na Comunidade”, uma parceria entre a GNR e o Município de São Brás de Alportel, decorre desde o final do mês de Outubro, mais um ciclo de sessões “Idosos em Segurança”. Este ciclo de conversas sobre segurança é uma acção da Guarda Nacional Republicana que conta com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel na sua implementação nos locais, de modo a informar a população sénior sobre um conjunto de regras básicas de segurança, em casa e na rua, para prevenir situações de burlas e crimes, cada vez mais frequentes. Depois de uma primeira sessão decorrida no Salão Nobre da Câmara Municipal, decorreu no passado dia 7 de Novembro, a 2.ª sessão teve lugar no sítio da Cabeça do Velho, no coração da Serra do Caldeirão, contando com a intervenção da GNR, apresentando diversas situações de risco e ainda com a apresentação dos novos serviços de apoio ao idoso lançados recentemente pela Câmara Municipal, nomeadamente o Cartão Sénior Municipal e o Gabinete Municipal de Psicologia do Idoso.
Este ciclo de sessões continua a percorrer os sítios do município nos próximos dias 13 e 14, sábado e domingo, sempre às 15h00: na Quinta do Peral e no Centro Museológico do Alportel respectivamente.
O mês de Novembro foi ainda o escolhido para o início do novo Projecto de Intervenção na Comunidade Serrana, uma iniciativa que tem por objectivo combater o isolamento social dos idosos da comunidade serrana do município e contribuir para uma melhoria do estado de saúde da população sénior. Este projecto é uma iniciativa conjunta da Unidade de Apoio à Gestão dos Agrupamentos dos Centros de Saúde - ACES Central, Unidade de Cuidados na Comunidade de São Brás de Alportel e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que consiste na realização de um conjunto de sessões de informação e dinamização desta população, que acontecem quinzenalmente, sempre às 3ª feiras, entre as 15h30 e as 16h30, na Sede do Futebol clube da Cabeça do Velho. No sentido de promover a participação de todos os idosos nas sessões a autarquia são-brasense disponibiliza autocarro municipal, com paragem nos diversos locais da zona serrana.
No dia 19, pelas 15h00, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolhe também a sessão “Olhe pelas suas Costas”, uma acção informativa sobre problemas relacionados com dores nas costas e sobre a importância de pequenos gestos que ajudam a prevenir posturas erradas e movimentos incorrectos.
Esta acção, integrada na campanha nacional “Olhe pelas suas Costas”, conta com o apoio da Medtronic e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e centra-se nos problemas da coluna vertebral que afectam 7 em cada 10 portugueses.
Pequenas dores, rigidez, limitação da mobilidade, formigueiros, dormência e falta de força são alguns dos sintomas que indicam problemas na coluna que devem ser tratados para evitar danos irreversíveis. Neste âmbito, a Campanha “Olhe pelas suas Costas” pretende “sensibilizar a população em geral para as dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional dos portugueses, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.”

“Olhar Estanco” assinala 7º Aniversário da atribuição do nome de patrono da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel


A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel celebrou a passagem de 7 anos sobre a atribuição do nome do seu patrono – Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, a 8 de Novembro de 2003, com letras e imagens.
A inauguração da exposição de Carlos Medeiros “Olhar Estanco” na Galeria Zem Arte, no sábado, dia 7, pelas 17h30, marcou o início das comemorações do 7º aniversário da atribuição do nome do patrono da Biblioteca Municipal. Esta exposição de fotografia apresenta trabalhos do conceituado fotógrafo Carlos Medeiros, patente de 7 a 30 de Novembro neste novo espaço de lazer e arte.
Natural dos Açores, este fotógrafo profissional começou a sua carreira na década de 70, contando com um vasto palmarés de exposições colectivas, em França e nos Estados Unidos da América e com representação em inúmeras colecções artísticas conceituadas no país e no estrangeiro. Na exposição “Olhar Estanco” Carlos Medeiros capta a “estranheza dos lugares, espaços estáticos, varridos por uma qualquer, mas muito pródiga fonte de luz…A luz sugere outros volumes, traça caminhos, sempre reutilizada como elemento, mas entendemos ao olhar aquele tríptico que elimina a composição pelo enquadramento sucessivo, que estas imagens que instauram a calmaria das sensações, também apontam para a fragilidade do próprio olhar”.
As comemorações prosseguiram durante a manhã de segunda-feira, dia 8, entre as 10h30 e as 12h00, na Sala João Belchior Viegas, na Biblioteca Municipal com a palestra “O Falar do Alportel, segundo Estanco Louro”, proferida pela Dr.ª Alice Fernandes, professora e investigadora da Universidade do Algarve que há vários anos pesquisa sobre a História da Língua e, principalmente, os aspectos particulares da linguística no Algarve.
A pesquisa minuciosa e sistemática de Estanco Louro sobre o Algarve e, em particular, sobre São Brás de Alportel, tornam o conjunto da sua obra uma fonte inesgotável de consulta para historiadores, arqueólogos, linguistas, etnólogos, sociólogos, botânicos e de todos aqueles que querem colocar a ciência ao serviço do desenvolvimento comunitário local.