terça-feira, 27 de abril de 2010

HERMAN JOSÉ EM ESPECTÁCULO DE BENEFICIÊNCIA A FAVOR DO MAPS


ESPECTÁCULO DE BENEFICIÊNCIA A FAVOR DO MAPS :: Herman José :: O homem dos sete instrumentos Dia 01 MAIO, SÁBADO, pelas 21H30, no Teatro das Figuras,em Faro.

Águas do Algarve, SA acolhe encontro mundial de especialistas






2º Workshop da Bonn Network, decorrerá de 16 a 19 de Maio em Vilamoura
Este ano, e a convite da Águas do Algarve, SA, a IWA – Internacional Water Association, irá realizar o 2º Workshop da Bonn Network no Algarve, da qual somos membros.
O 2º Workshop da Bonn Network, evento impar no sector da água a nível internacional, quer pela sua importância técnica quer estratégica para o fornecimento global de água segura, decorrerá no Algarve, beneficiando não só a nossa Região algarvia, como também o sector de abastecimento de água a nível nacional.
De forma a dar resposta às diversas solicitações internacionais no apoio à implementação de da metodologia de gestão de risco para o fornecimento de água segura para consumo humano, os Planos de Segurança da Água, a IWA, desenvolveu o Programa Drinking Water Quality. Uma das componentes mais relevantes deste programa, é a Bonn Network constituída em 2007.
A Bonn Network é uma rede internacional composta por entidades gestoras do sector de abastecimento de água para consumo humano, centros de investigação no sector da água e de outras organizações de referência (ex: OMS, Organização Mundial de Saúde), com experiências relevantes no desenvolvimento de Planos de Segurança da Água.
A Bonn Network tem os seguintes objectivos principais:
• Discutir, optimizar e harmonizar as metodologias de referência para a implementação mundial de Planos de Segurança da Água:
• Desenvolvimento de ferramentas (em Web e em suporte documental) para apoio a qualquer entidade gestora internacional na implementação de Planos de Segurança da Água.
Actualmente, fazem parte da Bonn Network 15 países membros, nomeadamente:
o South West Water, Reino Unido
o Water Corporation, Australia
o Lyonnaise des Eaux, França
o Águas de Portugal, Portugal
o Rand Water, África do Sul
o Three Valleys Water, Reino Unido
o Seatlle Public Utilities, EUA
o South Australian Corporation, Australia
o National Water and Sewerage Corporation, Uganda
o Waternet, Holanda
o SABESP, Brasil
o Sydney Water, Australia
o Ranhill Utilities, Malásia
o Agbar Water, Espanha
o Spanish Town, Jamaica
A Águas do Algarve, SA, a EPAL, SA, a Águas do Cávado, SA e a Águas do Douro e Paiva, SA, são membros da Bonn Network, através da Águas de Portugal, SA.
O principal benefício para a Águas do Algarve, SA em pertencer a este grupo internacional de especialistas tem sido o de conhecer as melhores práticas operacionais e modos de gestão dos Planos de Segurança da Água a nível mundial, permitindo antecipar mudanças estruturais e legais bem como optimizar as práticas existentes. Esta estratégia, tem permitido à Águas do Algarve, SA, atingir um desempenho muito bom no fornecimento de água segura, de modo eficiente e controlado. Facto que tem vindo a ser reconhecido em Portugal e internacionalmente, e evidenciado pela Certificação do Produto Água para Consumo Humano.
O Workrshop decorrerá de 16 a 19 Maio de 2010, no Hotel Hilton Vilamoura.

ALTE REVIVE TRADIÇÕES DE MAIO




A típica aldeia de Alte prepara-se para receber, no próximo sábado, as comemorações do 1º de Maio. Milhares de forasteiros são esperados nesta festa integrada na XVI Semana Cultural e que junta a gastronomia serrana às mais antigas tradições do folclore algarvio.

A cerimónia tradicional de Casamento com Boda e o Festival de Folclore são o ponto alto da festa que pretende recordar os casamentos de outros tempos, onde não são esquecidos os trajes tradicionais dos noivos e, naturalmente, a gastronomia.

Logo às 11h00, no belo cenário da Fonte Grande, tem início a Boda com um cardápio composto por caracóis, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e bolos tradicionais.

Às 15h00, tem início o desfile após o casamento, junto à Casa do Povo de Alte. E às 16h00 é o momento da saudação dos noivos na Fonte Grande, seguindo-se o “Baile” integrado em mais uma edição do Festival de Folclore. Este ano conta com a actuação Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – Guimarães, Rancho Folclórico de Vale de Figueira – Santarém, Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo – Évora, Rancho Folclórico de Olival – Vila Nova de Gaia.

Num dia em que são muitas as pessoas que se deslocam às zonas rurais do interior para comemorar as tradições de Maio, Alte constitui um ponto de paragem obrigatória não só pelas actividades culturais propostas mas também pelas suas belezas naturais, património histórico e hospitalidade das suas gentes.

Dança e teatro musical no Teatro Municipal de Portimão



29 Abril - Comemorações do Dia Mundial da Dança - 1 de Maio - Deus.Pátria.Revolução
Para comemorar o Dia Mundial da Dança, que se assinala no dia 29 de Abril, o Teatro Municipal de Portimão vai apresentar os espectáculos Tzero, das coreógrafas Thora Jorge e Marilyn Vindeirinho, e Nerves like Nylon de Maria Ramos, dois projectos de produção local e um tema em comum, a limitação espacial e a forma como essa limitação se reflecte nas relações pessoais e no nosso corpo.
No dia 1 de Maio, sobe ao palco do Auditório Nuno Mergulhão a peça de teatro musical Deus.Pátria.Revolução de Luis Bragança Gil e Luísa Costa Gomes, uma recriação musical de um vasto reportório que marcou o período Salazarista e o período pós 25 de Abril.
Recorrendo aos hinos, marchas, canções portuguesas de cariz fascista, revolucionário ou religioso, mesclam-se diferentes reportórios, resultando num espectáculo que trabalha sobreposições de estilos musicais, dos hinos da Mocidade Portuguesa às canções da resistência, passando por grandes compositores associados ao Regime ou que o combateram, como Ruy Coelho, Frederico de Freitas, Francisco de Lacerda, ou Fernando Lopes-Graça, ao nacional cançonetismo de Maria de Fátima Bravo, Trio Odemira, João Maria Tudela, ou Duo Ouro Negro, e ainda pelas canções de Abril de autores como José Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira
Ambos os espectáculos têm início às 21h30. Os bilhetes estão à venda no local do espectáculo e custam 5 euros (dia 29) e 15 euros (dia 1).
Informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917.

"Dom ACTA: Quixote e Sancho Pança - A Aventura da Semente"




O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança – A Aventura da Semente" no dia 6 de Maio, às 10h00 e às 14h30 para os alunos da Escola EB1 de Albufeira.
O Autocarro do Teatro estará estacionado no Parque Lúdico onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido da apresentação de um pequeno teatro concebido pelos próprios alunos com a ajuda dos professores e familiares a partir do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes” que se realizou na sala de aula quando da primeira visita do VATe no semestre passado.
Este projecto composto por duas apresentações, uma do VATe e outra concebida pelas crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico pretende criar um envolvimento com toda a comunidade escolar, desde professores e auxiliares aos pais e amigos.
Nesta nova produção as aventuras de D. Quixote e Sancho Pança continuam e desta vez Sancho Pança, o fiel escudeiro, julgando-se promovido a sonhador toma o lugar do seu amo, lutando contra os monstros do alto de uma esplanada na planície. Os monstros que estão cada vez mais sofisticados levam D. Quixote a preparar uma nova forma de combate, disfarçando-se de humilde plantador de árvores. Na companhia da Árvore Mágica, com quem partilha os seus pensamentos, D. Quixote desvenda a Sancho o seu maior tesouro, uma semente especial. Como pode uma árvore derrotar os monstros? Quem vai salvar o Planeta?
Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos, com criação colectiva, texto e bonecos de Deodato Inácio, interpretação de Carla Dias, Jeannine Trévidic e Nuno Silvestre, operação de luz e som de Luísa Gonçalves.

ALBUFEIRA RECEBE 14º IBEROVESPA



Maior encontro nacional junta mais de 250 “vespistas”
Albufeira irá receber este fim-de-semana a 14ª Edição da Ibero Vespa, encontro de fãs desta famosa marca de motos que faz parte do nosso imaginário. Esperam-se mais de 250 participantes oriundos de Portugal e Espanha.
Este é o fim-de-semana de todas as Vespas! O 14º IberoVespa, o evento mais importante do panorama “vespista” nacional e que junta participantes de Portugal e Espanha, vai passar por Albufeira. O evento decorrerá nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio.
A Vespa é uma marca que faz parte do nosso imaginário colectivo, pelo que este evento tem sido um sucesso em termos de participantes e publico em geral. A organização estará a cargo do Vespa Clube de Lisboa, associação fundada em 14 de Agosto de 1954, e contará com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. Sem nunca ter interrompido a sua actividade, o VCL é hoje o Clube de “duas rodas” mais antigo do país, tendo por ele passado várias gerações de “vespistas”.
A primeira edição deste evento realizou-se na cidade de Évora em 1996, ano em que a Vespa celebrou o 50º aniversário. Tendo em consideração as características únicas de Albufeira a nível paisagístico, cultural e gastronómico, este promete ser um evento de sucesso para “vespistas” e publico em geral.
Do programa consta uma mega-concentração de Vespas na manhã de Sábado, na Praça dos Pescadores, local onde todo o público poderá conviver com alguns dos mais raros e trabalhados modelos desta marca. Estará também disponível um stand da Vespa, onde o publico poderá experimentar alguns modelos. Ao longo da manhã, acontecerão diversos jogos e provas de habilidade que divertirão público e participantes.
Ainda no Sábado, os “vespistas” almoçarão da Festa do Petisco e visitarão Paderne para participarem nas comemorações do 1º de Maio. Para Domingo está reservada uma manhã de passeio, com concentração no Mercado Municipal dos Caliços e almoço também na Festa do Petisco.
Para mais informações, está disponível o site www.iberovespa2010.vespaclubelisboa.pt

ALBUFEIRA VAI ESTAR PRESENTE NO ROCK IN RIO


Operação de promoção inédita leva Albufeira ao maior evento do ano em Portugal
Albufeira vai estar presente na edição 2010 do Rock ih Rio. Autarquia e organização do evento estão a fechar os termos que possibilitarão a Albufeira dispor de um espaço que servirá para promoção do destino, bem como do Programa de Animação de Época Balnear.
A autarquia de Albufeira vai participar no maior evento do ano em Portugal. O Rock ih Rio vai decorrer no final do mês de Maio e contará com milhares de visitantes. Virado para um público transversal, com particular ênfase nas famílias, este é um evento que permite um conjunto de acções de promoção muito específicas.
Albufeira estará presente na área “Violasse”, com um stand promocional de 45m2, adaptado exclusivamente para quem visita o Rock ih Rio. Haverá também vários passatempos que decorrerão em todos os dias de Festival e onde serão sorteados fins-de-semana em Albufeira. O acordo inclui ainda a emissão de vários spots promocionais alusivos a Albufeira nos ecrãs da “Cidade do Rock” e a colocação de diversas equipas de promoção em todo o recinto para oferta de brindes promocionais.
Esta é uma operação inovadora, assumida pela primeira vez por uma autarquia. “Estamos muito empenhados em promover Albufeira, com dinâmica e criatividade, ainda mais num tempo em que as condições económicas são difíceis e pensamos que a presença nos grandes palcos promocionais pode contribuir para valorizar o nosso destino. O Rock ih Rio, pela sua dimensão e pelo seu sucesso, reúne um conjunto de características que podemos aproveitar para valorizar Albufeira enquanto destino turístico, tendo em conta as nossas riquezas naturais, a qualidade dos serviços ou a programação de época balnear que habitualmente organizamos” refere o Presidente da autarquia de Albufeira, Desiderato Silva.
Recorde-se que o Rock ih Rio 2010 realiza-se nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio, no Parque da Belavista, em Lisboa, e reúne artistas como Samira, Vete Cangalho, Elfo John, Mude, Show Patroa, Mileto Crus, Rasteio, Marisa, Chutos & Pontapés e muito mais.
Nas suas 7 edições realizadas até agora - três no Brasil, três em Lisboa e uma em Madrid - o evento reuniu mais de 4 milhões de pessoas tendo sido transmitido para mais de mil milhões de telespectadores em 70 países.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS DA Iª EDIÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO “FRANCISCO GUERREIRO” EM PECHÃO



No âmbito das Comemorações do 36ºAniversário do 25 de Abril decorreu, no passado sábado, 24, no Clube Oriental de Pechão, o Serão Cultural de Música e Poesia que juntou Rosinda Vargues, Susana Mendonça e poetas vindos de todo o Algarve, que cantaram e declamaram canções e poemas de Abril.
A Junta de Freguesia de Pechão aproveitou este grande momento cultural para fazer a entrega dos Prémios da Iª edição do Concurso Literário “Francisco Guerreiro”.
O concurso foi lançado no Dia da Freguesia de Pechão, 24 de Agosto, com o objectivo de homenagear um homem que dedicou toda a sua vida à luta pela, Liberdade, a Democracia e a Justiça Social. Militante comunista e ex-autarca é o autor da “Pequena Monografia de Pechão” e de dois livros de poesia. Apesar de já ter sido homenageado outras vezes, a Junta de Freguesia de Pechão dedicou-lhe este concurso como mais uma forma de reconhecer publicamente a sua obra.
Assim, os vencedores do Concurso Literário, na modalidade de Poesia, foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Enroscada pedra (a do tempo) que o sol declina”, da autoria de Luís de Aguiar, de Oliveira de Azeméis; 1ª Menção Honrosa – “Despida”, da autoria de Maria da Glória Marreiros José, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Tessitura”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo.
Na modalidade de Prosa, os contemplados foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Simão”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo; 1ª Menção Honrosa – “Memórias”, da autoria de Maria Amália Duarte Rodrigues da Silva Vieira, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Hotel Abril”, da autoria de Pedro Manuel Jubilot Alves, de Olhão.
Do júri fizeram parte Custódio Moreno, Presidente da Junta, Margarida Tengarrinha, ex-deputada e professora, Rui Guerreiro, escritor e neto de Francisco Guerreiro, Manuel Madeira, escritor, e Salvador Santos, jornalista. O júri congratulou-se com a qualidade literária dos trabalhos apresentados e destacou o elevado número de concorrentes oriundos de várias regiões de todo o país.