terça-feira, 27 de abril de 2010

Águas do Algarve, SA acolhe encontro mundial de especialistas






2º Workshop da Bonn Network, decorrerá de 16 a 19 de Maio em Vilamoura
Este ano, e a convite da Águas do Algarve, SA, a IWA – Internacional Water Association, irá realizar o 2º Workshop da Bonn Network no Algarve, da qual somos membros.
O 2º Workshop da Bonn Network, evento impar no sector da água a nível internacional, quer pela sua importância técnica quer estratégica para o fornecimento global de água segura, decorrerá no Algarve, beneficiando não só a nossa Região algarvia, como também o sector de abastecimento de água a nível nacional.
De forma a dar resposta às diversas solicitações internacionais no apoio à implementação de da metodologia de gestão de risco para o fornecimento de água segura para consumo humano, os Planos de Segurança da Água, a IWA, desenvolveu o Programa Drinking Water Quality. Uma das componentes mais relevantes deste programa, é a Bonn Network constituída em 2007.
A Bonn Network é uma rede internacional composta por entidades gestoras do sector de abastecimento de água para consumo humano, centros de investigação no sector da água e de outras organizações de referência (ex: OMS, Organização Mundial de Saúde), com experiências relevantes no desenvolvimento de Planos de Segurança da Água.
A Bonn Network tem os seguintes objectivos principais:
• Discutir, optimizar e harmonizar as metodologias de referência para a implementação mundial de Planos de Segurança da Água:
• Desenvolvimento de ferramentas (em Web e em suporte documental) para apoio a qualquer entidade gestora internacional na implementação de Planos de Segurança da Água.
Actualmente, fazem parte da Bonn Network 15 países membros, nomeadamente:
o South West Water, Reino Unido
o Water Corporation, Australia
o Lyonnaise des Eaux, França
o Águas de Portugal, Portugal
o Rand Water, África do Sul
o Three Valleys Water, Reino Unido
o Seatlle Public Utilities, EUA
o South Australian Corporation, Australia
o National Water and Sewerage Corporation, Uganda
o Waternet, Holanda
o SABESP, Brasil
o Sydney Water, Australia
o Ranhill Utilities, Malásia
o Agbar Water, Espanha
o Spanish Town, Jamaica
A Águas do Algarve, SA, a EPAL, SA, a Águas do Cávado, SA e a Águas do Douro e Paiva, SA, são membros da Bonn Network, através da Águas de Portugal, SA.
O principal benefício para a Águas do Algarve, SA em pertencer a este grupo internacional de especialistas tem sido o de conhecer as melhores práticas operacionais e modos de gestão dos Planos de Segurança da Água a nível mundial, permitindo antecipar mudanças estruturais e legais bem como optimizar as práticas existentes. Esta estratégia, tem permitido à Águas do Algarve, SA, atingir um desempenho muito bom no fornecimento de água segura, de modo eficiente e controlado. Facto que tem vindo a ser reconhecido em Portugal e internacionalmente, e evidenciado pela Certificação do Produto Água para Consumo Humano.
O Workrshop decorrerá de 16 a 19 Maio de 2010, no Hotel Hilton Vilamoura.