terça-feira, 27 de abril de 2010

"Dom ACTA: Quixote e Sancho Pança - A Aventura da Semente"




O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança – A Aventura da Semente" no dia 6 de Maio, às 10h00 e às 14h30 para os alunos da Escola EB1 de Albufeira.
O Autocarro do Teatro estará estacionado no Parque Lúdico onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido da apresentação de um pequeno teatro concebido pelos próprios alunos com a ajuda dos professores e familiares a partir do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes” que se realizou na sala de aula quando da primeira visita do VATe no semestre passado.
Este projecto composto por duas apresentações, uma do VATe e outra concebida pelas crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico pretende criar um envolvimento com toda a comunidade escolar, desde professores e auxiliares aos pais e amigos.
Nesta nova produção as aventuras de D. Quixote e Sancho Pança continuam e desta vez Sancho Pança, o fiel escudeiro, julgando-se promovido a sonhador toma o lugar do seu amo, lutando contra os monstros do alto de uma esplanada na planície. Os monstros que estão cada vez mais sofisticados levam D. Quixote a preparar uma nova forma de combate, disfarçando-se de humilde plantador de árvores. Na companhia da Árvore Mágica, com quem partilha os seus pensamentos, D. Quixote desvenda a Sancho o seu maior tesouro, uma semente especial. Como pode uma árvore derrotar os monstros? Quem vai salvar o Planeta?
Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos, com criação colectiva, texto e bonecos de Deodato Inácio, interpretação de Carla Dias, Jeannine Trévidic e Nuno Silvestre, operação de luz e som de Luísa Gonçalves.