terça-feira, 27 de abril de 2010

ALTE REVIVE TRADIÇÕES DE MAIO




A típica aldeia de Alte prepara-se para receber, no próximo sábado, as comemorações do 1º de Maio. Milhares de forasteiros são esperados nesta festa integrada na XVI Semana Cultural e que junta a gastronomia serrana às mais antigas tradições do folclore algarvio.

A cerimónia tradicional de Casamento com Boda e o Festival de Folclore são o ponto alto da festa que pretende recordar os casamentos de outros tempos, onde não são esquecidos os trajes tradicionais dos noivos e, naturalmente, a gastronomia.

Logo às 11h00, no belo cenário da Fonte Grande, tem início a Boda com um cardápio composto por caracóis, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e bolos tradicionais.

Às 15h00, tem início o desfile após o casamento, junto à Casa do Povo de Alte. E às 16h00 é o momento da saudação dos noivos na Fonte Grande, seguindo-se o “Baile” integrado em mais uma edição do Festival de Folclore. Este ano conta com a actuação Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém – Guimarães, Rancho Folclórico de Vale de Figueira – Santarém, Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo – Évora, Rancho Folclórico de Olival – Vila Nova de Gaia.

Num dia em que são muitas as pessoas que se deslocam às zonas rurais do interior para comemorar as tradições de Maio, Alte constitui um ponto de paragem obrigatória não só pelas actividades culturais propostas mas também pelas suas belezas naturais, património histórico e hospitalidade das suas gentes.