terça-feira, 27 de abril de 2010

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS DA Iª EDIÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO “FRANCISCO GUERREIRO” EM PECHÃO



No âmbito das Comemorações do 36ºAniversário do 25 de Abril decorreu, no passado sábado, 24, no Clube Oriental de Pechão, o Serão Cultural de Música e Poesia que juntou Rosinda Vargues, Susana Mendonça e poetas vindos de todo o Algarve, que cantaram e declamaram canções e poemas de Abril.
A Junta de Freguesia de Pechão aproveitou este grande momento cultural para fazer a entrega dos Prémios da Iª edição do Concurso Literário “Francisco Guerreiro”.
O concurso foi lançado no Dia da Freguesia de Pechão, 24 de Agosto, com o objectivo de homenagear um homem que dedicou toda a sua vida à luta pela, Liberdade, a Democracia e a Justiça Social. Militante comunista e ex-autarca é o autor da “Pequena Monografia de Pechão” e de dois livros de poesia. Apesar de já ter sido homenageado outras vezes, a Junta de Freguesia de Pechão dedicou-lhe este concurso como mais uma forma de reconhecer publicamente a sua obra.
Assim, os vencedores do Concurso Literário, na modalidade de Poesia, foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Enroscada pedra (a do tempo) que o sol declina”, da autoria de Luís de Aguiar, de Oliveira de Azeméis; 1ª Menção Honrosa – “Despida”, da autoria de Maria da Glória Marreiros José, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Tessitura”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo.
Na modalidade de Prosa, os contemplados foram: Prémio “Francisco Guerreiro”- “Simão”, da autoria de David Eduardo Vicente Roque, de Ferragudo; 1ª Menção Honrosa – “Memórias”, da autoria de Maria Amália Duarte Rodrigues da Silva Vieira, de Portimão; 2ª Menção Honrosa – “Hotel Abril”, da autoria de Pedro Manuel Jubilot Alves, de Olhão.
Do júri fizeram parte Custódio Moreno, Presidente da Junta, Margarida Tengarrinha, ex-deputada e professora, Rui Guerreiro, escritor e neto de Francisco Guerreiro, Manuel Madeira, escritor, e Salvador Santos, jornalista. O júri congratulou-se com a qualidade literária dos trabalhos apresentados e destacou o elevado número de concorrentes oriundos de várias regiões de todo o país.