terça-feira, 1 de novembro de 2011

REN REFORÇA CAPACIDADE DE INTERLIGAÇÃO A ESPANHAE SEGURANÇA DE ABASTECIMENTO NO ALGARVE

Com a conclusão da nova subestação de Tavira
A REN - Redes Energéticas Nacionais – terminou a construção da nova subestação de Tavira, que permite uma interligação com Espanha, com a construção da linha de 400KV entre Tavira e Puebla de Guzman, Andaluzia. Com este projecto, cujo investimento rondou os 70 milhões de euros, a REN reforça ainda a capacidade de segurança de alimentação de electricidade ao Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo. A obra agora terminada inclui mais de 165 quilómetros de novas linhas. Para além de uma nova linha de 400KV a ligar Portugal a Espanha, contribuindo para o mercado ibérico de electricidade, a REN construiu uma outra de 400KV, que une Tavira a Portimão, de forma a permitir a recepção da energia de projectos como o parque eólico do Malhanito e do Baixo Alentejo. A qualidade do serviço foi também melhorada com a construção de duas novas linhas duplas de 150KV de reforço e prolongamento para ligação à subestação de Tavira: Tunes – Tavira e Estói – Tavira.
Para Rui Cartaxo, Presidente da REN, este projecto “tem um papel crucial no reforço da qualidade de serviço a toda a região e vem responder ao aumento do consumo energético na região do Algarve”. Rui Cartaxo destaca igualmente a importância da linha de 400KV que liga Tavira à região espanhola de Andaluzia: “ é mais um importante contributo para a integração do mercado ibérico de electricidade, em benefício dos consumidores dos dois países”, conclui. O projecto foi concluído dentro do prazo previsto e envolveu mais de 1800 pessoas em média por mês, 18 parceiros e 64 empresas, a maioria das quais portuguesas.

JORNADAS SÉNIORES PROMOVEM ENVELHECIMENTO ATIVO

O Município de Albufeira vai realizar a primeira edição da Jornadas Seniores. Trata-se de um evento que pretende esclarecer o público acerca das principais problemáticas que afetam esta faixa etária da população. Neste primeiro encontro, o “Envelhecimento Ativo” é o tema em destaque, que será abordado por um painel de oradores, mostra de trabalhos, exposições, rastreios e workshops. No dia 3 de novembro, a partir das 9h30, o EMA- Espaço Multiusos de Albufeira – vai acolher as I Jornadas Seniores do Concelho.
O evento conta com a participação de diversos oradores, que irão debater temáticas relacionadas com o “Envelhecimento Ativo – Boas Práticas”, com destaque para o “Voluntariado Sénior”, “A importância da relação familiar para o envelhecimento ativo”, “Seniores e Crianças”, “A importância do Associativismo”, “Boas práticas no concelho de Albufeira”. Para além das palestras, haverá ainda espaço para uma mostra de trabalhos, exposição de produtos e serviços, atuações musicais, rastreios, e workshops sobre “Estimulação cognitiva e sensorial para idosos” e “Saúde Oral, Prevenir e Intervir”. As inscrições são gratuitas e destinam-se, sobretudo, a técnicos da área, seniores e familiares. Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude, nas Juntas de Freguesia de Olhos de Água, Guia, Ferreiras e Paderne, ou através dos contatos clube.avo@cm-albufeira.pt ou 289 570 748.

livro de Manuel Santos Serra: "POMAR DE PEDRAS"

A apresentação do livro “Pomar de Pedras”, da autoria de Manuel dos Santos Serra, está agendada para o dia 5 de novembro, sábado, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. O seu mais recente trabalho consiste num conjunto de poemas, que o escritor diz situarem-se “entre o real e a utopia, por vezes longos, por vezes curtos, sem respeitar cânones nem limites”.
“Pomar de Pedras” é a nona obra de Manuel Serra, autor de “Romance Residual”, “A Desordem da Harmonia”, “Mosaico de Palavras Oblíquas”, “Sobreposições”, “À Sombra do Silêncio”, “Caleidoscópio” e “Albufeira 1950”. O médico e escritor é uma das pessoas marcantes na vida social, artística e política do concelho. Colaborou com o “Jornal do Médico”, participou em tertúlias, e nunca deixou de marcar presença nas colunas dos jornais regionais, publicando crónicas de intervenção política e contos. Foi diretor do Centro de Saúde de Albufeira e presidente da Assembleia Municipal de Albufeira. A entrada é livre.

ESTUDO: CAFÉ NÃO AUMENTA OS RISCOS DE OSTEOPOROSE

Entre 700 mil e 800 mil portugueses sofrem de osteoporose
Não há qualquer relação entre a quantidade de café consumida e a diminuição da densidade mineral óssea, um dos factores responsáveis pelo desenvolvimento da osteoporose. Um grupo de médicos e fisiatras da Universidade de Trakya, Turquia, conduziram um estudo para avaliar o impacto do tabagismo e do consumo de café em mulheres durante o estágio de pré-menopausa. O objectivo era investigar se o tabagismo e o consumo de café tinham influência na alteração dos valores de densidade mineral óssea no pós-menopausa. Após acompanhar 200 mulheres, os investigadores não encontraram qualquer relação entre a quantidade de café consumida e os níveis de densidade mineral. A idade avançada, a duração da menopausa e o tabagismo foram identificados como factores de risco para desenvolvimento de osteoporose.
“Ao contrário do que tem vindo a ser difundido os estudos indicam não existir qualquer relação entre a cafeína e um maior risco ou propensão para desenvolver osteoporose. Tal está relacionado com o facto da cafeína não interferir com a absorção de cálcio, que é controlado por uma série de hormonas e pela vitamina D, ou seja, a cada 1.200 mg ingeridas ao dia, apenas 300 mg são absorvidos“ explica Carlos Martins, Médico de Família e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A osteoporose é um problema que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, levando a uma diminuição da resistência óssea e ao consequente aumento do risco de fracturas. Actualmente, estima-se que entre 700 mil e 800 mil portugueses sofrem de osteoporose.
O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido. fotos google

Cristóvão Norte recebe associações de pescadores lúdicos

Cristóvão Norte, deputado eleito pelo Algarve e membro da Comissão de Agricultura e Mar, recebeu na Assembleia da República uma delegação de representantes das associações de Pesca Lúdica, que transmitiram um leque de preocupações que não foram tidas em consideração pelo anterior Governo. Para além dos aspectos de cariz nacional, os quais se prendem com o acesso livre aos Portos de Pesca, foram abordadas questões que se prendem com a regulamentação desta actividade no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a qual se encontra vedada a residentes de outros concelhos sem que haja razões que fundamentem esse constrangimento e que entendem constituir uma situação fortemente discriminatória. Para além destes elementos, a delegação entende que as capturas permitidas não asseguram a finalidade da pesca lúdica e sublinham o escasso impacto desta actividade na subsistência das espécies em causa.
Cristóvão Norte entende que “a regulamentação em vigor não tem em consideração aspectos específicos desta actividade e, no caso do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a proibição de não residentes pescarem é uma medida discriminatória que deve ser prontamente revogada. Por exemplo, um pescador lúdico de Portimão ou Lagoa, não pode pescar em Vila do Bispo ou Aljezur. Que sentido faz esta regulamentação?”. Por isso, adianta que “ questionarei o Governo sobre estas matérias, sublinhando a importância da Pesca Lúdica como um elemento de identidade das populações que está profundamente enraizado nos seus estilos de vida

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS: PRECIPITAÇÃO FORTE, VENTOS FORTES E AGITAÇÃO MARÍTIMA

De acordo com informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia, durante o dia de 4ª feira, 2 de Novembro, o estado do tempo em Portugal Continental será influenciado pela passagem de um sistema frontal bastante activo, sendo previsível a ocorrência de precipitação e vento forte, o que também irá motivar ondulação com algum significado. É expectável que este evento seja sentido com maior intensidade no Norte do país durante a manhã, devendo durante a tarde e princípio da noite atingir o Centro e Sul. Estas condições são propiciadoras de:
Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; Inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; Danos em estruturas montadas ou suspensas; Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem e Acidentes na orla marítima. Os cidadãos devem adoptar as seguintes medidas de autoprotecção:
Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; Condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas e outras vias; Não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; Fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; Evitar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima; Acompanhamento das informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança; Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu determinar o ALERTA AMARELO do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) entre as 06h00 e as 21h00 de Quarta-feira, de forma a aumentar a prontidão dos Agentes de Protecção Civil e Entidades integrantes do SIOPS. O Alerta Amarelo é emitido perante a previsibilidade da ocorrência de fenómenos que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.