terça-feira, 25 de maio de 2010

II Mostra Gastronómica de Cacela Entre a serra e o mar



A alimentação das gentes de Cacela é resultado de antigas heranças ligadas à exploração dos recursos do mar e da ria – o pescado diverso, o marisco e especialmente os bivalves –, do labor nas hortas e pomares do barrocal com variedade de hortícolas, citrinos e frutos secos (figo, amêndoa e alfarroba), bem como de tradições serranas ligadas à pastorícia, ao mel, aos antigos ciclos do pão e do porco, à caça e à utilização de ervas na aromatização das açordas e outros pratos.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a ADRIP organizam este ano a II Mostra Gastronómica de Cacela, que decorrerá entre os dias 4 e 27 de Junho, com o intuito de valorizar saberes e sabores do território de Cacela, entre a serra e o mar. Pretende-se promover os produtos locais e tradições alimentares em receitas antigas ou novas criações, para apreciar nos restaurantes participantes, localizados em áreas de elevado valor paisagístico e cultural: Vistas no Monte Rei, Casa Azul em Cacela Velha, Sabinos e Sabores em Vila Nova de Cacela, Finalmente, Rios, Chá com água Salgada e Sem Espinhas na Manta Rota junto à Praia.
No decorrer da Mostra poder-se-ão degustar pratos como: Gaspacho algarvio com percebes, brunoise de pimentos e tosta de órgãos; Naco de atum grelhado em marinada de alho e coentros envolto em mel de rosmaninho; Sopa de conquilhas; Lingueirão à Sabores perfumado com ervas aromáticas; Filetes de polvo com arroz de feijão amêndoa e salada de tomate com orégãos; Cataplana de lombo de porco com batata-doce; Ostras ao natural com chutney de citrinos do barrocal; entre outros.

Governadora Civil de Faro elogia projecto do Grupo Nautiber classificando-o como "motor da indústria naval" no País


“A indústria naval tem o seu motor no Algarve e há que reconhecer o esforço feito pelos empresários locais, no sentido de darem continuidade a esta actividade, na região” considerou hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante uma visita aos estaleiros navais do Grupo Nautiber, no concelho de Vila Real de Santo António (VRSA).
Durante a visita, realizada no âmbito do projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’, a Governadora Civil encontrou-se com o empresário Rui Roque, responsável pelo Grupo Nautiber-Estaleiros Navais do Guadiana, Lda., com quem debateu os constrangimentos diagnosticados no sector, tendo reconhecido a necessidade de uma maior atenção por parte das entidades reguladoras no que concerne à desburocratização de processos, de forma a acelerar a implementação de novos projectos e permitir o desenvolvimento desta actividade económica.
“Tendo em conta o impacto desta indústria para a economia regional e a sua importância a nível nacional, há que criar as condições adequadas para acompanhar a modernização do sector e permitir a sua expansão”, considerou Isilda Gomes, elogiando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo Nautiber, de forma a solidificar a actividade no concelho de VRSA.
Tendo em conta que este não é reconhecido como sector estratégico no seio da União Europeia, a indústria naval tem cedido gradualmente a vários estrangulamentos, sobretudo de ordem financeira, que levaram à saída de dezenas de empresas do mercado.
De acordo com a Direcção Regional de Economia, o sector da construção e reparação naval abrangia, em 2005, no Algarve, cerca de 30 estabelecimentos, responsáveis por cerca de uma centena de postos de trabalho. Das empresas identificadas há cinco anos, continuam no activo apenas cerca de uma dezena, quatro das quais integradas no Grupo Nautiber.
A reconversão da actividade, nomeadamente a passagem da construção de embarcações de madeira para fibra de vidro, foi a via encontrada pelo Grupo de VRSA, que com a adesão às novas tecnologias deu novo fôlego à indústria no concelho, gerando novas oportunidades de negócio que lhe permitem ocupar actualmente cerca de 90% do mercado nacional e regional.
A Nautiber, constituída pelas empresas Estaleiros Navais do Guadiana, Rio Vilar – Estaleiros de Construção, Reef-Boats – Estruturas em Fibra de Vidro e Reeftours, é a única do País a dedicar-se exclusivamente à reparação e construção naval em poliéster reforçado a fibra de vidro. Emprega actualmente 40 trabalhadores, registando um volume de negócios na ordem dos 6 milhões de euros/ano.
De acordo com o empresário Rui Roque, o ‘know how’ existente em VRSA, proveniente de uma já longa tradição neste sector, permitiu não só a reconversão da actividade nos estaleiros da Nautiber, como a própria exportação de mão de obra especializada para o exterior, nomeadamente o Sul de Espanha, onde deu origem à criação de novas empresas.
“A importância do concelho de Vila Real de Santo António no sector das indústrias marítimas, a nível nacional, é indiscutível, pelo que a riqueza de conhecimento e o espírito de iniciativa dos nossos empresários, deve ser reconhecido por todos”, considerou a Governadora Civil que, no âmbito da sua deslocação a este concelho do Sotavento, apadrinhou a embarcação de pesca costeira “Mestre Rasteiro” fabricada nos estaleiros da Nautiber, durante uma cerimónia de ‘bota abaixo’ realizada na Ponta da Areia.
Para Isilda Gomes, a construção e reparação naval desenvolvida em VRSA representa um dos muitos exemplos do empreendedorismo existente no Algarve, região onde as actividades económicas emergentes têm um papel relevante não só para a criação de novas oportunidades de emprego, como para a afirmação da região a nível nacional.
No âmbito desta iniciativa integrada no projecto do Governo Civil de Faro ‘Algarve Inovação e Tradição’, Isilda Gomes deslocou-se aos estaleiros da Nautiber na Ponta de Santo António e na zona industrial da cidade, onde são construídas embarcações destinadas à pesca profissional, actividades marítimo-turísticas e aplicações especiais, não só para o mercado nacional como também para Espanha e Angola.
A visita aos estaleiros navais de VRSA contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de VRSA e outros autarcas do concelho, bem como a participação do Delegado do IAPMEI e responsáveis do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e das Direcções Regionais da Economia e da Agricultura.
O projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’ irá prosseguir com acções dedicadas a outros sectores económicos com impacto na região, como a aquicultura e a produção de sal, mel, medronho e vinho, entre outros.

ORIGINAL WAILERS CONFIRMADOS NO AL’BUHERA


Mítica banda que acompanhou Bob Marley promete noite única
O Festival Al’buhera vai contar com mais um nome de peso. Os “Original Wailers” - banda composta por músicos que fizeram parte da formação dos “Wailers” que acompanharam Bob Marley - prometem uma noite inesquecível ao som das grandes músicas do mestre do Reggae. Será no dia 24 de Julho.
Mais um nome confirmado para o Festival Al’Buhera. O evento, que decorre na cidade de Albufeira entre os dias 21 e 25 de Julho, vai acolher a actuação dos “The Original Wailers” naquela que se prevê ser uma das grandes noites deste Verão. Trata-se de uma ocasião única para recordar alguns dos grandes hinos do Reggae e que imortalizaram o mítico Bob Marley.

Os “The Original Wailers” são uma banda formada pelos ex-guitarristas de Bob Marley - Junior Marvin e Al Anderson - ambos ex-membros dos “The Wailers”, a banda oficial que acompanhou Marley. Após diversos conflitos pelo nome da banda e respectivos direitos de autor, Junior e Al juntaram-se, em 2008, a outros grandes músicos jamaicanos como a backing vocal Rochelle Bradshaw e o teclista Jawge Hughes, dando origem ao grupo.

A banda recria nos seus espectáculos os grandes temas da carreira de Bob Marley, mas continua a apostar no lançamento de temas originais, estando previsto para este Verão o lançamento do novo CD “Justice”. No Festival Al’buhera, será possível ouvirmos temas lendários como “No Woman, No Cry”, “Jammin’”, “I Shot the Sheriff”, “Get Up, Stand Up” entre tantos outros. Uma noite de Reggae a não perder.

Após a confirmação da actuação a 22 de Julho do catalão Macaco, um dos mais aclamados artistas espanhóis da actualidade, os “The Original Wailers” vêem rechear um cartaz que promete marcar este Verão. O Festival Al’buhera decorre entre os dias 21 e 25 de Julho no Centro de Albufeira.

Festa da Criança Carenciada



Alusivo às comemorações do dia Internacional da Criança que se comemora no próximo dia 1 de Junho, o C.A.S.A. – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, Delegação de Faro, leva a efeito a Festa da Criança Carenciada, no próximo sábado, dia 29 de Maio de 2010. A Iniciativa do C.A.S.A. vai levar cerca de 100 crianças carenciadas dos 6 aos 10 anos de idade, a passarem uma tarde agradável a convite dos Hotéis Vila Galé, Tavira e Albufeira que gentilmente patrocinam esta e outras iniciativas do C.A.S.A. A festa decorrerá entre as 15h00 e as 18h30 e as crianças terão direito a um lanche e animação com palhaços e pinturas, oferta dos Hotéis Vila Galé.
Refira-se que, para além dos Hotéis Vila Galé a iniciativa conta com os gentis patrocínios da Nestlé e Sumol+Compal.


Crianças Solidárias entregam Brinquedos em Faro

Entretanto, com a colaboração da Câmara Municipal de Faro, prossegue a recolha de brinquedos em todas as Escolas do Concelho de Faro, com o fim de doar os mesmos às crianças que precisam de mais solidariedade.
A campanha visa chegar às crianças e respectivos encarregados de educação, mas todos os donativos são bem-vindos. Os brinquedos podem ser entregues nas escolas do concelho ou, em alternativa, no stand da C.A.S.A. que vai estar presente no próximo dia 1 de Junho, Dia da Criança, na Festa respectiva na Pista de Atletismo de Faro.

PSD/ALGARVE REJEITA PORTAGENS NA VIA DO INFANTE


...E AMEAÇA COM PROTESTOS DE RUA

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve considera preocupantes certas notícias que pretendem criar ambiente para uma suposta inevitabilidade de serem impostas portagens na Via do Infante (A22), quer a pretexto de ser mais uma medida anti-crise, quer sob a alegação de se acabar com o “privilégio” de que o Algarve beneficia de uma auto-estrada sem pagar portagem.

O PSD/Algarve responde desde já, de forma cabal, que se opõe frontalmente a essa eventualidade, e considera necessário esclarecer algumas questões:

1- Cerca de 2/3 do traçado da Via do Infante nada tiveram que ver com o modelo de financiamento SCUT (invenção da governação socialista de António Guterres e João Cravinho), que hoje se prova ter sido negócio ruinoso para o Estado. Esses 2/3 do traçado foram financiados pelos fundos comunitários e pelo orçamento público, ao tempo da governação de Cavaco Silva. Querer incluir este traçado no desastre SCUT é um aproveitamento indecente e mais uma exploração a que se pretende sujeitar o Algarve, a região que tudo dá e nada recebe em troca;

2- Mesmo que o Governo ignorasse este facto, no seu desespero de arrecadar receitas a qualquer preço, deveria respeitar o compromisso assumido e quantificado na base de critérios técnicos, de transformar previamente a EN 125 numa alternativa credível à Via do Infante, situação que está longe de se concretizar, dada a suspensão das obras;

3- Em qualquer caso, o PSD/Algarve opor-se-á sempre à introdução de portagens na Via do Infante, pois está convicto de que essa decisão terá um efeito paralisador do Algarve, com a congestão da EN 125 (requalificada ou não), pois hoje já não passa de um arruamento urbano, uma autêntica avenida ladeada de actividades económicas habitacionais;

4- O PSD/Algarve não aceita que se pretenda tratar de forma igual situações diferentes, e estará atento a todos os desenvolvimentos, na certeza de que a população do Algarve sairá de novo à rua em protesto.

Ministra da Educação abre II Encontro de Bibliotecas Escolares em Tavira



O II Encontro de Bibliotecas Escolares trouxe até à cidade de Tavira a Ministra da Educação, Isabel Alçada, e cerca de 300 participantes, que durante o dia de hoje debateram o tema “Literacias no Século XXI”, no Hotel Vila Galé Tavira.
A Ministra da Educação, Isabel Alçada, participou na abertura deste encontro, o qual contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, da Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, do Director Regional de Educação do Algarve, Luís Correia, e a Coordenadora do Gabinete do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira sublinhou a importância do papel das Bibliotecas Escolares no percurso académico dos alunos, e referiu que, ao nível do concelho, o trabalho na educação e partilha de conhecimento está a ser observado e acompanhado com a maior atenção de forma a preparar mais e melhor os jovens tavirenses para o futuro.
A conferência ”A Literacia dos media face aos desafios colocados pela Sociedade da Informação e do Conhecimento” e os painéis “Web 2.0 e as Bibliotecas” e "Boas Práticas" foram o mote para um dia de trabalho para os grupos de trabalho das bibliotecas do Algarve, professores bibliotecários e equipas de bibliotecas escolares, técnicos de bibliotecas públicas e universitárias, responsáveis pela gestão de escolas e centros de formação e parceiros Rede Bibliotecas Escolares e Plano Nacional Leitura.
Este evento foi organizado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, a Rede Bibliotecas Escolares - Coordenação Interconcelhia do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira.

Olhão celebra Dia do Pescador



O concelho de Olhão assinala, na próxima segunda-feira, 31 de Maio, o Dia do Pescador. Um dia dedicado aos homens do mar que é celebrado com diversas iniciativas, entre as quais se destaca uma cerimónia de homenagem a quem faz desta arte a sua vida, presidida pelo secretário de Estado das Pescas.
A partir das 11h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Olhão será palco da cerimónia da entrega de distinções aos pescadores olhanenses, presidida pelo secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Medeiros Vieira. Às 12h00 será inaugurada a exposição “Ar(tes) do Mar”, no Museu da Cidade (Edifício do Compromisso Marítimo).
Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Olhão pretende homenagear os homens do mar pelo mérito do seu desempenho como profissionais deste sector de grande importância para Olhão.
Haverá distinções em diversas categorias: Arrasto, Cerco, Poliv. Local, Poliv. Costeira, Armação, Aquacultura (Moluscicultura e Piscicultura), Ganchorra de Mão, Mulher na Pesca e na Aquacultura, Pescador Mais Novo, Maquinista Marítimo, Pescador em Progressão e Prémio Indústria Conserveira.

FARO PAROU - JOÃO MARQUES


João Marques novo presidente do PS/Faro

João Marques, vereador socialista na oposição ao actual executivo da Câmara de Faro, liderado por Macário Correia, tomou posse, a noite passada, do cargo de presidente da Comissão Política Concelhia do PS Faro e, além de aproveitar para assumir a "confiança no Governo e solidariedade para com o Secretário-Geral do PS (José Sócrates)", o jovem político não desiludiu os "camaradas" no discurso de ocasião, muito crítico para com o actual presidente da autarquia farense, acusando: "O Concelho parou. A maioria de direita que há seis meses lidera a Câmara Municipal de Faro não tem ideias, não tem projectos, não tem soluções".
"Escondendo-se atrás de dificuldades financeiras, que o próprio PSD criou no mandato 2001/2005 (liderado por José Vitorino), esta direita revela um gritante desconhecimento da realidade social e empresarial de Faro e uma absoluta incapacidade de realizar trabalho e de resolver os problemas dos cidadãos", acusou.
Apelando à "mobilização de boas vontades" no PS/Faro, João Marques considerou que,
"perante a estagnação em que o Concelho mergulhou, cabe a nós, socialistas, a tarefa de mobilizar a sociedade, as instituições e as empresas, os cidadãos para uma nova politica e uma nova polis, capaz de devolver de novo a esperança e a confiança a Faro e aos Farenses".
Já em jeito de recado interno, o novo presidente da concelhia farense do PS para o próximo biénio, advertiu para a necessidade de "abrir as portas e mudar as velhas práticas" - "alguns dirão que tal não passa de uma utopia, mas esses nunca experimentaram a força das ideias nem sabem o que é o compromisso de cidadania", sublinhou.
E, para que não restem dúvidas junto dos seus "camaradas", João Marques concluíu, recordando: "A política e os partidos nasceram da necessidade da sociedade se organizar e se superar. É, pois, tempo de voltarmos à sociedade e com os cidadãos estabelecermos novas práticas e novos objectivos, com mudança e com intervenção social. Já é tempo de se fazer do trabalho, da esperança, do exemplo e da participação, os alicerces da actividade partidária".

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PAVILHÃO DESPORTIVO DE ALBUFEIRA





Um dos maiores investimentos desportivos do concelho será inaugurado a 5 de Junho

Cavaco Silva vai inaugurar o Pavilhão Desportivo de Albufeira, uma das obras há muito aguardadas pela população local e que representa um dos mais fortes investimentos por parte da autarquia. Será no dia 5 de Junho, a partir das 17 horas, e toda a população está convidada.

O Presidente da Republica inaugurará o Pavilhão Desportivo de Albufeira em cerimónia que decorrerá no próximo dia 5 de Junho, a partir das 17 horas. Trata-se de um momento importante para o concelho de Albufeira por se tratar de um equipamento há muito aguardado pela população local. A presença do Presidente da Republica irá certamente contribuir para aumentar a dignidade deste momento.
A aposta em infra-estruturas desportivas tem sido uma das prioridades da autarquia de Albufeira. Em poucos anos, nasceram as Piscinas Municipais, os campos relvados sintéticos de Ferreiras, Guia e Albufeira, o maior Parque de Skate da Península Ibérica, os Pavilhões Desportivos de Paderne, Albufeira (no âmbito da nova Escola Básica e Secundária) e Olhos de Água, a Pista Sintética de Atletismo, a Pista de Atletismo de Fontainhas, sem esquecer a recuperação da Pista das Açoteias e os constantes melhoramentos nas infra-estruturas já existentes.
Constituído por dois pisos, o Pavilhão Desportivo de Albufeira dispõe de uma área de aproximadamente 6000m2 e contempla um campo de jogos que permite a prática de todas as modalidades indoor. O Pavilhão inclui ainda diversas salas multiusos, um ginásio equipado para atletas de alta competição e o futuro Centro de Avaliação e Recuperação Funcional de Atletas, onde os desportistas do concelho, de todas as idades, poderão monitorizar e tratar a sua condição física.
Com este Pavilhão, fica completa a Cidade Desportiva de Albufeira que reúne também as Piscinas Municipais, os Campos Sintéticos, Estádio Municipal e Pista de Atletismo, Parque Radical e Parque da Alfarrobeira.