terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

10.º Komboyo dos Lokos em Faro


10.º Komboyo dos Lokos, 20 de Fevereiro de 2010, em Faro!
O Komboyo Dos Lokos é um desfile criativo que pretende fundir um variado número de vertentes artístico-culturais (malabares, música, percussão, dança, teatro e muito mais) numa acção urbana volante. Organizado pela ARCA - Ass. Recreat. e Cultural do Algarve pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro, Associação Filarmónica de Faro em parceria com a RUA - Rádio Universitária do Algarve.
Os intervenientes do passado e do presente juntam-se livres por uma causa e organizam-se com algo mais para oferecer, com olhos num futuro crescente e necessário.
O tema para este ano é tão Revolucionário como Loko: A BIO ADVERSIDADE SEM REPÚBLICAS!, fazendo a sopa das agendas internacionais e nacionais de 2010 (www.2010aib.org) quando se celebra o Ano Internacional Para a Proteção da Biodiversidade.
O ponto de encontro está agendado para as 16 horas no Liceu João de Deus onde haverá um trocar ideias, energizar de baterias e a oferta de jantar para um máximo de 500 participantes (sem arroz não há verbo!)
O desfile contará com algumas surpresas organizadas e outras mais espontâneas!
No final haverá festa à porta fechada na Fábrica Amarela com intervenientes e público do Komboyo onde se poderá assistir e efectuar as mais lokas intervenções artísticas e comuns, sendo certo que nunca haverá negócio de bar associado. Existirá sim um self service a preço de custo pago à entrada (Mais conhecido pela "vaquinha") que dará para consumir cerveja, vinho e uvas, sentado ou de pé em cima das mesas virados em espiral para um palco loko ao centro...
A história do Komboyo.
O Komboyo dos Lokos surge pela primeira vez em 1998 com um grupo de jovens da cidade de Faro ligados à musica, à percussão, à dança, às artes plásticas, ao fogo, ao teatro, à animação de rua com grande vocação social e internacional e de educação não formal. No início começou por ser uma arruada na forma de desfile espontâneo e algo carnavalesco extemporâneo, portanto, já depois da quarta-feira de cinzas, na qual se passeava efusivamente pelas várias estações (paragens). Os bares eram os parceiros mais comuns destas paragens, onde o komboyo encontrava o apoio necessário à sua realização e existência.
Deste princípio evoluiu-se para estações no meio da cidade, com temas estudados para serem fortes a abrangentes, que motivassem uma organização por etapas na forma como o komboyo se deslocava e apresentava, sugerindo reflexões sobre o futuro, o presente e o passado e aglomerando também artistas de várias nacionalidades, complementado com workshops durante o dia e espectáculos durante a noite.
Com este ritmo crescente chegou até ao 7.º komboyo em 2005, com 400 artistas na composição das carruagens deste evento e a mexer com a cidade de Faro.
Em 2008 o tempo agarrou o 8.º Komboyo fruto do voluntariado de algumas pessoas e associações de Faro, que não queriam deixar de ver o Komboyo a mexer com a cidade o que deu origem ao primeiro komboyo sob o tema «Geração Espontânea» onde se libertaram os pesos da organização pela responsabilidade de cada interveniente, assegurando assim a logística mínima e a recriação máxima. O desfile passou a ser o único objectivo até que...
Após este esforço enorme, a ARCA, Associação Recreativa e Cultural do Algarve, sediada em Faro, e os seus elementos que faziam e se dedicavam a este projecto, acabaram por ganhar a medalha de prata da Câmara Municipal de Faro, pelo seu dinamismo e presença forte na cidade. Mas entretanto, a estrutura tornou-se demasiado pesada para gente voluntária à demasiado tempo, originando assim uma paragem na máquina dos Lokos, tendo estes elementos sido integrados no mundo do trabalho remunerado.
José Farias

Carnaval: Faro voltou a ter desfile de carros alegóricos






O jardim Manuel Bívar, na baixa de Faro, contou hoje com a presença de cerca de 3000 visitantes e vários carros alegóricos naquele que foi o Carnaval de Faro 2010.
Apesar do frio e da ameaça de chuva que acabou por cair por volta das 16.30h, os foliões não desistiram e participaram neste desfile de Carnaval trajados a rigor e onde a imaginação não tinha limites.
Os temas foram desde a Ria Formosa, figuras populares, turismo e profissões de entre outros.
Neste evento participaram algumas dezenas de grupos e ainda cerca de 20 viaturas, incluindo uma conduzida por Macário Correia, actual presidente da Câmara Municipal de Faro e ainda muitos “mascarinhas” individuais de entre crianças e adultos.

José Farias

Lagos: TORNEIO INTERNACIONAL de PATINAGEM DE VELOCIDADE “TERRAS DO INFANTE” GUYADER e GAUDESABOS VENCEM A MEIA MARATONA E TRIUNFAM NA OITAVA EDIÇÃO


GONÇALO MARREIROS O MELHOR PORTUGUÊS NA TERCEIRA POSIÇÃO
Germano Seabra vencedor em Juniores

Terminou nesta segunda feira, com uma Meia Maratona duríssima, a oitava edição daquele que é o maior Torneio de Patinagem de Velocidade da Península Ibérica e um dos dez mais importantes do velho continente.
Contou com perto de três centenas de atletas de dez países, com um lote de patinadores de grande valia, dois ex-campeões mundiais, três vice campeões mundiais e dez campeões ou ex-campeões europeus.
Na terceira e última jornada deste grandioso Torneio o francês Yann Guyader e a belga Jessica Gaudesabos foram os primeiros a cortar a linha de meta da Meia Maratona (22Km) após sprints muito interessantes e vigorosos, onde bateram os seus mais directos adversários. Nos homens, Inigo Vidondo, segundo e Scott Aldrige, terceiro, com os portugueses do Roller Lagos David Pedro, Gonçalo Marreiros e Diogo Marreiros a ficarem nas 4ª, 5ª e 6ª posições.
Nas mulheres o sprint, durante uma chegada em pelotão compacto, ditou 500m lado a lado entre a patinadora belga Jessica Gaudesabos (1ª) e a italiana Cínzia Ponzetti (2ª), a melhor portuguesa foi a surpreendente Ana Oliveira, de 13 anos de idade, representando o J.C. Aljezurense.
Após esta prova foram entregues os prémios aos vencedores desta oitava edição das Terras do Infante, pelos presidentes das Câmaras Municipais que apoiaram esta competição, Dr. Júlio Barroso da C.M.Lagos e Adelino Soares da C.M. Vila do Bispo, numa cerimónia de encerramento que encheu as bancadas do Pavilhão Municipal de Lagos.
Classificações:
Seniores Masculino: 1º Yann Guyader – FRA; 2ª Inigo Vidondo – ESP; 3º Gonçalo Marreiros – Roller Lagos C.P. – Portugal
Seniores Femininos: 1ª Jessica Gaudesabos – BEL; 2ª Cínzia Ponzetti – ITA; 3ª Martina Paciolla – ITA Guyader e Gaudesabos
Juniores Masculinos – 1º Germano Seabra – Roller Lagos C.P. – POR; Femininos – 1ª Nerea Nuno - ESP

Ciclo de Concertos "Música Pais para Filhos" em Albufeira


Sábado, dia 20 de Fevereiro de 2010, RUI AFONSO (Percussões Tradicionais) estará no 4.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" às 10h30 e 11h30, na Biblioteca Municipal de Albufeira.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas pelo seguinte contacto: 289 570 748.
O 3.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Albufeira, com produção da Associação Cultural Música XXI.
Idealizada por Paulo Cunha, esta iniciativa artística/pedagógica destinada a bebés teve início em 2001. Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da vivência e interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
Entre os muito objectivos destes concertos destaca-se o de, através dos filhos, cativar e motivar os pais para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente.
Estes concertos focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade por se saber que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais. O contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes futuros apreciadores de música.

Carnaval de Monte Gordo terminou em grande





Apesar da ameaça de chuva o Carnaval saiu à rua em Monte Gordo, com os carros alegóricos e os grupos de foliões a animarem a festa.
O rei do Carnaval, Angélico Vieira, mais uma vez, animou a tarde e espalhou simpatia por todos os fãs.
Os festejos de Carnaval no Concelho de VRSA são já uma referência, pela animação de rua, bailes de máscaras e desfiles, que todos os anos conseguem atrair milhares de pessoas.
No final do cortejo todos os grupos subiram ao palco e mostraram as suas coreografias. Angélico Vieira foi ainda convidado a cantar uma música para todos os fãs.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Luís Gomes “é cada vez mais importante apostar neste tipo de eventos, que atraem milhares de visitantes ao concelho e que nos colocam como ponto de referência nos festejos de Carnaval do País”.

Cinco casas destruídas na Fuzeta


A ondulação com cerca de cinco metros de altura aliada às marés vivas provocou esta madrugada a destruição de cinco casas na ilha da Fuzeta e parte do cordão dunar.
Fonte da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARHA) disse à agência Lusa que cinco casas na ilha da Fuzeta "foram total ou parcialmente destruídas esta noite, mas não há nenhuma vítima a registar.
Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da ARHA, com a destruição destas cinco casas, são já dez as habitações destruídas em dois dias.

Mar galga estrada na Ilha de Faro


Os ventos fortes e as marés vivas que se fizeram sentir durante esta madrugada na ilha de Faro, no Algarve, fizeram com que o mar galgasse a estrada de acesso, condicionando o trânsito, uma vez que a zona ficou inundada de destroços, como tábuas, pedras e pregos, o que se tornou perigoso para a circulação automóvel.
«Com tábuas, pedras e pregos não é naturalmente aconselhável que haja trânsito» na via de acesso à ilha, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Faro, em declarações à TSF, explicando que serão levadas a cabo operações de limpeza na zona, embora a situação se possa repetir esta tarde, com as marés vivas.

O mau tempo terá atingido em particular a zona do parque de campismo, sendo que os destroços que foram arrastados pelo mar passaram para o lado da ria, provocando a destruição também de vários apoios de praia e deixando a população em sobressalto. Na zona, está já uma retroescavadora a remover areias e entulho.

«Todavia, se voltarem a surgir areias sobre a faixa de rodagem, tem de outra vez se desviar uma máquina, porque há carros que ficam ali atolados, porque a areia tem uma profundidade alta e está cheia de água», explicou o autarca, acrescentando que «um carro fica ali atolado, começa a patinar e não circula».
Lusa

Um quarto da população idosa é vítima de violência



Em Portugal, um em cada quatro idosos foi vítima de pelo menos um acto de violência ao longo do último ano, de acordo com as conclusões de um estudo europeu que analisou o fenómeno da violência na terceira idade.

O mesmo estudo, citado pela TSF, concluiu ainda que quatro em cada dez idosos foram, em algum momento, alvo de maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais ou financeiros durante a vida. As conclusões do estudo revelam o âmbito da presença da violência na vida destas pessoas fornecendo dados preocupantes.

O estudo europeu concluiu que mais de um quarto da população portuguesa com mais de 60 anos foi vítima de um acto de violência física, psicológica, sexual ou financeira, ao longo do último ano.

Pela primeira vez foi analisado o fenómeno da violência na terceira idade, concluindo-se que 4 em cada 10 idosos portugueses foram alvo de maus-tratos, nalgum momento durante a vida.

De acordo com Henrique Barros, coordenador do estudo em Portugal, a violência faz parte da vida de muitos idosos no nosso país, verificando-se em cerca de 40 por cento das pessoas que estão na terceira idade. Os maus-tratos psicológicos são os mais frequentes, sendo o agressor considerado íntimo da vítima.

“São as pessoas que tomam conta dos idosos, que na maior parte dos casos, eram filhos ou o parceiro”, explicou o professor da Faculdade de Medicina do Porto, em declarações à TSF.

A violência atinge sobretudo as mulheres, mas o número de vítimas masculinas surpreendeu os investigadores.

Henrique Barros referiu ainda que “este trabalho mostrou, pela primeira vez, na Europa em geral, que uma proporção importante de homens também são vítimas de violência: 15 por cento são homens e 25 por cento são mulheres”.

O estudo europeu incidiu também nas doenças associadas à violência que, muitas vezes, passam despercebidas, como é o caso das depressões ou das perturbações no sono e no sistema digestivo.

"Estamos a falar de sofrimento que é processado intimamente e que depois emerge sob forma de doenças que nós consideramos banais e que habitualmente nem sequer associamos à violência", avançou o especialista.

Para além de Portugal, o estudo passou pela Suécia, Lituânia, Alemanha, Grécia, Itália e Espanha. Dos 7 países estudados, Portugal não apresenta os piores resultados, mas destacou-se pela negativa entre as nações do sul da Europa.

Esta foi a primeira vez que a violência foi estudada na Europa com o mesmo método e o mesmo tipo de amostra – a população em geral, e não grupos sociais frágeis – tendo sido realizados cerca de 700 inquéritos em Portugal.
msn

Luta contra a sida no Carnaval


“No Carnaval, não se esqueça, prazer com preservativo” é mote da campanha promovida pela ARS Algarve no Carnaval.

A campanha de luta contra a sida que a Administração Regional de Saúde do Algarve promove na semana do Carnaval intitula-se “No Carnaval, não se esqueça, prazer com preservativo”.

A iniciativa tem como objectivo sensibilizar e motivar as pessoas a adoptarem comportamentos que previnam a infecção VIH/sida. À semelhança da campanha exibida nas comemorações da passagem de ano, também o actual spot visa fomentar a utilização do preservativo, reforçando a mensagem de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis em contextos festivos, como é o caso do Carnaval.

A campanha remete para um ambiente festivo, com música, folia e dança e termina com a mensagem “No Carnaval, não se esqueça, prazer com preservativo”.
msn

Entre os dias 12 e 16 de Fevereiro, o spot é projectado nos ecrãs existentes na cidade de Faro, no Teatro das Figuras e na cidade de Lagos. Além disso, o vídeo foi disponibilizado, às discotecas Kadoc, em Albufeira, e Monarquia Club, em Tavira, para poder ser difundido, sempre que possível, durante as festas de Carnaval.

Fluxos turísticos aumentam apesar da crise


Os mercados turísticos interno, espanhol e francês registaram crescimentos durante 2009, apesar dos efeitos negativos da crise económica mundial sobre a generalidade do sector.
O ano encerrou com 13 milhões de hóspedes e 36,7 milhões de dormidas e a quebra da procura acabou por ficar controlada numa diminuição de 3,1 por cento do número de hóspedes e de – 6,4 por cento das dormidas, por redução da estada média – um desempenho superior ao que as previsões do início do ano deixavam antever.
Até Novembro, as receitas turísticas totais apuradas foram de 6,41 mil milhões de euros.
Face a 2008, as dormidas de turistas oriundos de Espanha aumentaram 5,4 por cento (para 3,2 milhões), as dormidas de portugueses cresceram 2,2 por cento, para 13,3 milhões, e as dormidas de franceses reforçaram-se 1,6 por cento (para 1,6 milhões).
Estes três mercados conseguiram contrariar o comportamento adverso do mercado do Reino Unido, em que à crise se veio juntar uma forte desvalorização da libra.
Estes dados configuram o melhor ano da década para o turismo interno e francês em Portugal em termos de dormidas e o segundo melhor ano dos últimos dez em termos de dormidas de turistas espanhóis.
O mercado francês, que tem registado um desempenho positivo ascendente e constante ao longo dos últimos anos, voltou a crescer em Portugal durante 2009, revelando-se muito resistente ao actual momento de crise e retracção da procura.
Depois de um início do ano de quebra, o mercado espanhol reagiu positivamente no Verão e sobretudo no pós-Verão, quando se registaram crescimentos na ordem dos dois dígitos que permitiram recuperar das quebras em 2008. A campanha “Descubre un Portugal Más Grande”, bem como outras acções realizadas pelo Turismo de Portugal neste mercado de proximidade, estarão na base na captação de fluxos para os destinos nacionais (refira-se que a procura interna em Espanha registou uma quebra de 4,1 por cento face a 2008).
O melhor resultado de sempre para o mercado interno português deveu-se também à forte campanha de promoção turística “Descubra um Portugal Maior”, lançada pelo Turismo de Portugal e que desafiou os portugueses a redescobrir a oferta turística do nosso País. Esta campanha voltará, aliás, a estender-se ao longo deste ano. As regiões da Madeira (com mais 138 mil dormidas), Alentejo (mais 64,3 mil dormidas), Algarve (mais 60,7 mil dormidas) e Centro (mais 7 mil dormidas) foram as preferidas pelos portugueses. Para o crescimento na Madeira muito terá contribuído o reforço das acessibilidades, com a entrada em funcionamento da rota Lisboa-Funchal da easyJet em 2008.
Por regiões, as dormidas totais no Alentejo aumentaram 4,6 por cento e no Norte cresceram 1,4 por cento face a 2008. No Centro as dormidas reduziram-se 2,5 por cento, tal como em Lisboa (-5,1 por cento), no Algarve (muito dependente dos turistas britânicos, - 9,1 por cento), nos Açores (-10,8 por cento) e na Madeira (-11,2 por cento, também penalizada pela redução de britânicos).
A maior crise económica em décadas levou o Governo e o Turismo de Portugal a adoptar estratégias também excepcionais de promoção. Em 2009, de forma a estimular os fluxos turísticos a partir dos principais mercados turísticos emissores, foram ainda desenvolvidos esforços de marketing e promoção conjuntos com operadores e com companhias aéreas, que vão de resto continuar durante 2010.
Reforçou-se o apoio aos empresários do sector na sua abordagem aos mercados estratégicos do Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Rússia, Polónia, Irlanda e Finlândia, pelos benefícios que os fluxos turísticos destes mercados trazem à nossa economia. Este apoio foi materializado através de campanhas como a “Perfectly Priced”, que permitiu aos agentes do sector publicitarem as suas ofertas de última hora e apelarem à compra junto dos consumidores, através do portal internacional de turismo www.visitportugal.com.
Os empresários do Turismo tiveram também à sua disposição o portal www.descubraportugal.pt para publicitarem, junto do mercado interno, as suas ofertas comerciais, obtendo assim um canal adicional de promoção para os seus clientes finais.
Apesar da redução generalizada do tráfego de passageiros, os aeroportos portugueses registaram um desempenho melhor do que alguns dos seus principais pares aeroportuários em 2009 (Lisboa com melhor desempenho que Dublin ou Roma; Faro melhor que Palma de Maiorca, Sevilha ou Tenerife e Porto melhor que Barcelona ou Bordéus). Mesmo registando quebras no tráfego de passageiros (menos 3,2 por cento no total nacional), os aeroportos portugueses tiveram um melhor desempenho do que a média dos aeroportos europeus (-5 por cento) e mundiais (-3,5 por cento).
msn