quinta-feira, 15 de abril de 2010

“Sinais precoces do cancro” , um alerta em Alcoutim




O presidente da Associação Oncológica do Algarve, Dr. Santos Pereira, veio ontem à noite a Alcoutim, a convite do também médico e autarca Dr. Francisco Amaral, palestrar sobre o cancro, que é, a par do AVC e do enfarte, uma das principais causas de morte neste concelho.

“São registados anualmente em Portugal cerca de 45.000 novos casos de cancro”, dizia Dr. Santos Pereira, garantindo que se trata de uma epidemia social cujo combate passa obrigatoriamente pela detecção dos sinais de alerta. A falta de informação parece ser um dos principais problemas na cura do cancro em Portugal, acrescentou o presidente da Associação Oncológica do Algarve, “não se valorizam os sintomas e anda-se aí a passear cancros”. “Ainda não me opus”, é desculpa muito ouvida pelo concelho de Alcoutim, disse o presidente do Município, que, na qualidade de médico, se confronta muitas vezes com a relutância das pessoas em ir ao médico e com o terror que a palavra cancro lhes provoca.

Depois de uma breve apresentação da Associação Oncológica do Algarve, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que luta há mais de 15 anos contra o cancro e que é responsável pela primeira Unidade de Radioterapia a sul do Tejo (inaugurada em 2006), Dr. Santos Pereira abordou os sintomas mais comuns aos diferentes tipos de cancro, sublinhando sempre a necessidade de se ir ao médico ao menor sinal de alerta.

Dr. Santos Pereira manifestou-se agradado com a iniciativa e disponível para futuras conversas sobre esta epidemia que, directa ou indirectamente, acaba por ser familiar para todos.

Olhão lança campanha “Limpar o Mar”


De 26 a 30 de Abril, a Ecoteca de Olhão convida os pescadores locais a trazerem para terra todos os resíduos recolhidos no mar. Esta é uma campanha de sensibilização que pretende consciencializar a comunidade escolar e o sector das pescas para a preservação do mundo subaquático.

Promover uma alteração de comportamentos, uma vez que diariamente uma grande quantidade de resíduos acaba por ir parar ao mar, afectando a vida dos seres vivos que aí habitam e, consequentemente, a nossa qualidade de vida é um dos objectivos desta campanha.
Durante cinco dias, far-se-á um levantamento de todos os resíduos trazidos para terra pelos homens do mar, para que assim se possa avaliar os danos subaquáticos que podemos evitar.

Concurso – Cartaz sobre a campanha
Os alunos do 2º e 3º ciclo do Conselho de Olhão poderão participar no concurso para a elaboração do cartaz sobre a Campanha.
Rumo ao exercício de uma cidadania efectiva, este concurso pretende envolver e motivar a comunidade escolar num processo de reflexão participada e consciente sobre os problemas ambientais globais, nomeadamente a poluição dos oceanos.
Os trabalhos devem ser entregues em formato A3 na Ecoteca de Olhão até ao dia 30 de Abril.

Monofásica Angola elege ampliação do Aeroporto de Luanda obra do ano 2009



A Monofásica Angola elegeu a ampliação do Aeroporto de Luanda como a obra mais desafiante do ano 2009.
Efectuada em parceria com a SOMAGUE, esta obra foi executada em tempo recorde e mobilizando meios nunca antes utilizados pela Monofásica, mas a prova foi superada com sucesso.
As novas instalações contam agora com mais de 37.000 metros quadrados reabilitados, contra os 12.325 metros quadrados, iniciais. O aeroporto passou a ter capacidade para atender três milhões e 600 mil passageiros por ano, contra um milhão e 800 mil que atendia no passado.
Foram construídos três novos parques de estacionamento com capacidade para 856 viaturas, incluindo táxis e autocarros, bem como áreas específicas para portadores de deficiência e um sistema de controlo e gestão automática dos parques.
As áreas de embarque e desembarque foram totalmente reabilitadas e apetrechadas em mobiliário e equipamentos modernos, passando a primeira (embarque) de 12 a 26 balcões de chek-in e a segunda com três tapetes com capacidade operacional ajustada ao novo espaço disponível.
Os serviços de apoio como as Alfândegas, a Polícia Fiscal e o Serviço de Emigração e Estrangeiros passaram a dispor também de equipamento moderno, salas devidamente equipadas.
Os serviços de apoio como restaurantes, bares, pastelaria e salas para a executiva e primeira classe, entre outras, foram concebidas atendendo as exigências do mercado internacional.
Para além das escadas normais, foram introduzidos elevadores e escadas rolantes, de modo a conferir maior conforto e segurança aos passageiros no aeroporto de Luanda.
A intervenção teve um carácter intermédio e visou eliminar os constrangimentos provocados pela grande procura que se verifica actualmente, até que o novo aeroporto esteja concluído.
A cargo da Monofásica estiveram as especialidades de instalações eléctricas, instalações de segurança, instalações de comunicação e informação, instalações de climatização, instalações de águas e esgotos.

Sobre a Monofásica Angola

A Monofásica Angola foi criada em 2005 para agregar as operações do Grupo Monofásica, que vinha a operar no mercado Angolano desde 1997.
Com uma vasta carteira de obras em curso, instalações e equipas próprias e com o suporte a partir de Portugal da empresa mãe, a Monofásica Angola está neste momento em fase de consolidação das suas operações em Angola.
Vocacionada para a execução de obras de elevada dimensão e complexidade, a Monofásica Angola é neste momento uma das maiores empresas a operar em Angola na área das instalações eléctricas e mecânicas, com obras em sectores tão diversos como a hotelaria, saúde, indústria, serviços, ensino, entre outras.