terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Apresentação Oficial do Filme Algarvio "O Sumo Certo"

'The Right Juice / O Sumo Certo" a primeira longa-metragem algarvia de lingua inglesa. Filme algarvio sonha contribuir para a imagem internacional da região.
A produção do filme “O Sumo Certo”, primeira longa-metragem algarvia de língua inglesa, continua a todo o vapor. No passado dia 13 de Dezembro, o auditório do Museu Municipal de Portimão encheu para assistir à apresentação do filme que promete levar o Algarve aos ecrãs internacionais.
Kristjan Knigge, o realizador apresentou entusiasticamente o projeto que tem sido alvo de interesse por parte dos media nacionais e estrangeiros nos últimos meses.
BJ - produtora Mais do que a primeira longa-metragem algarvia o projeto destaca-se pelos baixos custos de produção aliados à qualidade da equipa e cenários. A película será filmada integralmente no Algarve, prometendo dar a conhecer paisagens do interior Algarvio, muitas vezes esquecido. Foi por isso que este projeto captou, também, a atenção de Marisa Serrenho, estudante do programa de doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que pretende desenvolver um projeto sobre a relação entre a imagem e intenções comportamentais no turismo – apresentado como Estudo de Caso o filme The Right Juice.
Realizador Segundo Marisa Serrenho “a imagem de um destino é cada vez mais relevante para a investigação sobre o turismo. Esta variável influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos em relação ao processo de escolha de um destino turístico”. Acrescenta ainda que “o filme The Right Juice pode ajudar o Algarve a veicular uma imagem diferente do já saturado produto sol e praia e ajudar a atrair novos mercados, em virtude do seu enredo e escolha dos locais de filmagem, o interior algarvio”. Com o apoio e patrocínios já alcançados aliados à esperança de mais ajuda por parte das empresas algarvias, as filmagens deverão acontecer no primeiro trimestre de 2012 e o filme espera saltar para os ecrãs dos festivais de cinema internacionais no final do próximo ano. Durante a apresentação oficial foram divulgados, ainda, os protagonistas da história. Entre atores nacionais e internacionais o filme irá contar com um elenco de peso que será divulgado em breve.
O artista Beau Mcclellan, residente no Algarve, conhecido internacionalmente no mundo do Design, Música e Representação será um dos protagonistas da película. A produtora “The Right Juice / O Sumo Certo” propôs-se no início desta aventura a realizar um filme algarvio feito por algarvios e para algarvios, abrindo assim as portas para uma base de emprego na indústria cinematográfica no Algarve e está, sem dúvidas, a consegui-lo.
No site www.therightjuice.net poderão ser consultados todos os passos desta aventura e associar-se ao projeto, ficando a fazer parte da produção da primeira longa-metragem algarvia. “O Sumo Certo”, O Filme: O filme conta a história de Oliver Fellows, um jovem bancário que após o colapso da bolsa de Londres foge para o Algarve, onde decide plantar um laranjal, mas quando procura água no terreno, encontra petróleo. Está dado o mote para uma comédia hilariante cheia de ação e humor, com personagens algarvias conhecidas de todos.

ACTA - Começa digressão de "Bullying" em Faro

O Programa de Teatro para a Educação desenvolvido pela ACTA para o ano lectivo de 2011/2012 vai começar no próximo dia 5 de Janeiro com o espectáculo “Bullying” na Escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro.
Depois de várias solicitações por parte do corpo docente das escolas, a ACTA decidiu repor este espectáculo que trata sobre a problemática da violência no meio escolar a partir de situações tipo, enquadradas pelo jogo dramático que é desenvolvido numa vertente interactiva, permitindo aos alunos assumirem diferentes papéis: professor, pai, auxiliar de acção educativa ou membro da Comissão Executiva. São abordados os temas da agressão física, agressão verbal ou indisciplina no espaço da escola, inclusivamente na sala de aula, com o objectivo de confrontar os alunos com estas questões.
“Bullying” resultou da criação colectiva de Paulo Moreira, Glória Fernandes e Luís de A. Miranda, é encenado por Paulo Moreira e conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carla Dias, Mário Spencer e Tânia Silva. A peça estará em cena a partir do dia 5 Janeiro até dia 20 de Abril de 2012, durante a semana (manhãs e tardes) e será apresentada nas escolas dos concelhos de Albufeira, Aljezur, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. Este projecto é desenvolvido através de um Protocolo de Cooperação Cultural que anualmente a ACTA celebra com as respectivas autarquias e com a Direcção Regional de Educação do Algarve.

Câmara de Monchique quer início da TDT apenas na 3.ª Fas

Em ofício enviado ao Presidente da ANACOM, José Amado da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, solicita a esta entidade que avalie as condições de entrada em funcionamento da TDT na área do Concelho de Monchique pelas seguintes razões:
Decorreu no passado dia 14 de Dezembro uma Sessão de Esclarecimento em parceria com a ANACOM, DECO e Câmara Municipal sobre a entrada em funcionamento da TDT. Esta sessão foi muito participada, tendo a população de Monchique manifestado muitas dúvidas sobre a entrada em funcionamento deste serviço. O Município de Monchique será abrangido pela 1.ª fase de passagem ao sistema TDT – televisão Digital Terrestre, logo, serão desligadas as emissões analógicas no dia 12 de Janeiro de 2012.
Ainda que cerca de 13% dos Portugueses tenham que receber a emissão digital por satélite (DTH), no caso do concelho de Monchique esta percentagem é bastante superior, sendo que a maior parte do mesmo terá a inevitabilidade de recorrer a esta forma de transmissão bastante mais onerosa e, tratando-se de uma parte significativa da zona urbana (histórica), um inconveniente impacto visual no edificado.
Recorde-se que este é um concelho que apresenta uma população envelhecida, e que grande parte desta tem na televisão o único entretenimento, sendo que é também, segundo recentes dados do INE, o concelho com menor poder de compra da região. Por outro lado, existe pouca informação para a população aqui residente, apesar de todos os esforços da Câmara Municipal e de outras entidades privadas, sobre o processo inerente, o que adquirir, que apoios poderão ter ou mesmo sobre a cobertura do serviço; Face ao exposto, e na qualidade de representante desta população, manifesta-se o profundo descontentamento pela forma como este concelho é marginalizado, apresentando certamente taxas de cobertura de TDT inferiores a qualquer concelho do país. Para tal foi solicitado: Alargamento do prazo de desligação do sistema analógico até 26 de Abril de 2012, de forma a podermos pensar noutra solução e porque dada a extensão do território em causa, torna-se quase impossível que quer os serviços da PT, quer outros agentes contratualizados com esta, possam dar resposta ao número de solicitações; Estudar a possibilidade de estender a “zona TDT” que neste momento se encontra na Foia, ficando grande parte do território de Monchique com “sombra”, incluindo a zona da Vila, com a colocação de um repetidor de forma a melhorar, significativamente, a cobertura e consequentemente serviço.

31º. Encontro de Charolas da Cidade de Faro

Cumprindo mais uma vez a tradição de dar as boas vindas ao novo ano ao som das Charolas, o município organiza a 31ª. Edição do Encontro de Charolas da Cidade de Faro.
O encontro terá lugar no dia 8 de janeiro de 2012, a partir das 14:30 horas, no Teatro das Figuras e conta com a participação de 12 grupos de charolas do concelho: Flor de Liz, Charola Aldeia branca, Charola da Malta, Charola União Bordeirense, Grupo de Charolas do Colégio Algarve, Charola do Clube Desportivo Montenegro, Charola Mocidade União Bordeirense, Charola da Casa do Povo de Estoi, Charola Juventude União Bordeirense, Flor Oriental, Charola Ossonoba de Estoi e Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro.
Também no dia 6 de janeiro de 2012, poder-se-á assistir às apresentações das charolas “Juvenil União Bordeirense” e “A Democrata” às 11:00 horas no Museu Regional do Algarve e às 17:00 horas na Biblioteca Municipal, respetivamente.