terça-feira, 15 de novembro de 2011

Miguel Freitas quer reforço de apoio à ajuda alimentar a Carenciados

O Deputado do PS Miguel Freitas manifestou, esta esta segunda-feira, a sua satisfação perante a aprovação da continuidade do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (ACAAC), tendo em conta a importância deste instrumento no apoio alimentar às cerca de 40 mil pessoas que beneficiam anualmente deste programa em Portugal.
"Este programa é fundamental para o Algarve, sobretudo numa altura em que se assiste a um agravamento da situação social, permitindo dar continuidade a esta ajuda, a qual, só na nossa região, beneficia anualmente cerca de 12 100 pessoas", sublinhou Miguel Freitas, relator na Assembleia da República desta iniciativa europeia, cujo relatório foi aprovado por unanimidade, na passada terça-feira pelo Parlamento. Apesar do desbloqueamento do Programa Comunitário no Conselho de Ministros do início da semana, que recupera o orçamento de 40 milhões anuais destinados à ajuda alimentar em Portugal, Miguel Freitas realça, no entanto, a necessidade de o País encontrar agora uma resposta nacional, que permita complementar esta ajuda comunitária.
Em causa está sobretudo o trabalho das instituições de apoio social, cuja intervenção na ajuda alimentar tem vindo a sofrer sérios constrangimentos devido ao aumento da procura por parte das famílias carenciadas. "Alguns programas nacionais como o Banco Alimentar Contra a Fome, apesar do enorme mérito da sua acção, já não conseguem responder a todas as necessidades no país, pois devido ao agravamento da situação social a procura de apoio alimentar de emergência está a aumentar", realça o Parlamentar. Na visita que efetuou à ACASO, no concelho de Olhão, o Deputado pode constatar os enormes constrangimentos, já que esta instituição registou um aumento de 100 para 680 utentes, apoiando atualmente um total de 410 famílias, o Deputado e coordenador do Partido Socialista para a Comissão de Agricultura e Mar, revelou que vai defender na AR a existência de um regime de ajuda alimentar destinado exclusivamente a bebés.
Durante a visita à associação de Olhão, concelho onde operam 11 instituições de apoio social beneficiando um total de 1.460 pessoas, Miguel Freitas defendeu “a existência de uma base de dados concelhia, que permita coordenar todos os programas de ajuda alimentar a nível local." “Existem várias instituições a atuar nesta rede de emergência,o que implica a necessidade de uma coordenação rigorosa desse apoio a nível dos programas nacionais e essa é uma preocupação que, tanto o Governo como as autarquias, têm de ter, de forma a garantir um combate mais eficaz contra a pobreza", refere o Presidente do PS Algarve.

concerto de Órgão e Flauta de Bisel na Igreja do Carmo

Esta combinação de instrumentos, inédita ao longo das várias edições do Festival de Órgão de Faro, irá apresentar-se em concerto a 19 de Novembro, pelas 21h30.
Natural da Alemanha, Carina Lasch Lind é organista titular da Igreja Evangélica Alemã de Lisboa desde 2002. Estudou órgão com Andreas Boltz, organista titular da catedral de Frankfurt. Apresenta-se regularmente como solista e com vários agrupamentos instrumentais, solistas e coros, nacionais e estrangeiros. Pedro Santos estudou flauta de bisel com os professores António Carrilho, Susana Batoca e Inês Caldas. Concertos de música de câmara, concertos com coros e a participação musical em óperas barrocas e peças de teatro, fazem parte do seu regular trabalho musical.
Para além dos duetos com as sonatas de Telemann, Bach, Gant e Marcello, haverá ainda espaço para peças a solo no órgão e na flauta de bisel. À semelhança dos primeiros concertos do V Festival de Órgão, que estiveram lotados, espera-se casa cheia na Igreja do Carmo em Faro. O V Festival de Órgão – Faro 2011 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, em parceria com o Município de Faro e a Direcção Regional da Cultura do Algarve. Dada a qualidade das edições anteriores, foi reconhecido este ano o Interesse Cultural da iniciativa pelo Exmo. Senhor Secretário de Estado da Cultura.

I Semana de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal

Rastreio detecta oito aneurismas na aorta abdominal O hospitalcuf descobertas, em parceria com a Campanha AORTA É VIDA, comunica hoje os resultados da I Semana de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal, com um balanço de 300 rastreios realizados e a detecção de oito aneurismas na aorta abdominal, que poderiam ser fatais caso não tivessem sido descobertos atempadamente.
“O balanço desta iniciativa de sensibilização e rastreio é muito positivo, não só porque contámos com uma boa adesão por parte dos utentes saúdecuf mas também porque conseguimos detectar precocemente oito pessoas com esta doença, que podem agora ser seguidas e acompanhadas clinicamente”, explica João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular no hospitalcuf descobertas, que acrescenta: “ser homem, fumador ou ex-fumador, e ter mais de 65 anos são os principais factores de risco para esta doença grave, silenciosa e muitas vezes fatal”, conclui o médico que é também o Coordenador Nacional da Campanha AORTA É VIDA.
O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que, frequentemente não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita. Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos, estejam em risco de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal. A Unidade de Cirurgia Vascular do hospitalcuf descobertas dispõe de todos os recursos, humanos e tecnológicos, necessários para uma prestação de excelência nesta área. A equipa é constituída por cirurgiões com uma vasta e reconhecida experiência, capazes de assegurar a melhor orientação e tratamento de doenças do foro vascular. O hospitalcuf descobertas realiza cerca de 4.750 consultas de cirurgia vascular por ano.
A campanha AORTA É VIDA, é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o objectivo de alertar e consciencializar a população portuguesa para o aneurisma da aorta abdominal, divulgando os principais factores de risco, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por ruptura desta artéria.

imigração e emprego em debate

Em tempos de recessão o seminário «Gestão da Imigração e do Emprego em Tempo de Crise» promove a partilha de boas práticas na área da integração dos imigrantes com destaque para o sector laboral.
Dia 22 de Novembro, entre as 09h e as 19h, o auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim abre portas ao seminário «Gestão da Imigração e do Emprego em Tempo de Crise». A organização é do projecto «INTEMIC EUR-258», pertencente à Iniciativa Comunitária Euro- Emprego, liderado pela Fundación de Trabajadores Extranjeros de la Provincia de Huelva (FUTEH), projecto do qual a ODIANA – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, é parceira e responsável pela produção do evento de partilha de boas práticas.
O INTEMIC tem como objectivo primordial melhorar as políticas activas de emprego, através do intercâmbio e da cooperação transnacional sendo a migração circular a principal base de trabalho. Este seminário pretende também ser um encontro que pretende reunir entidades e técnicos portugueses para a partilha de boas práticas na área da integração dos imigrantes, dando especial destaque ao sector laboral em tempo de crise.
De entre os oradores destaca-se representantes do Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural (ACIDI), o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de VRSA, o programa «Escolhas» na Zona Sul e Ilhas, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de VRSA, a Associação Moinho da Juventude, de Lisboa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com o Director Regional de Lisboa, a Associação de imigrantes DOINA, a empresa algarvia Hubel, casos de sucesso de integração de imigrantes no Baixo Guadiana e docente de ensino de português para estrangeiros. O encontro dirige-se sobretudo a entidades e técnicos portugueses envolvidos na área de integração de imigrantes, mas é de entrada livre para público em geral interessado nesta temática.

Verão recorde para o Turismo em Portugal

Algarve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro com novos máximos
Portugal registou 15,5 milhões de dormidas este verão, quase mais um milhão (+ 924,7 mil) do que no mesmo intervalo (julho, agosto e setembro) de 2010, o que constitui um novo recorde para a atividade nestes meses, principal período de procura turística.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as dormidas de turistas estrangeiros foram as que mais contribuíram para este desempenho, tendo também elas registado um recorde, ultrapassando a marca dos 10 milhões nestes três meses (+ 11 por cento face ao verão de 2010).
Os mercados que mais contribuíram para este crescimento de julho a setembro foram o Brasil (+29 por cento) e o Reino Unido (+15 por cento), tendo a Holanda, França e Estados Unidos também crescido a dois dígitos. Espanha, a crescer 8 por cento, apresentou igualmente um bom resultado. No conjunto, estes mercados adicionaram 706 mil dormidas às que tinham gerado no verão do ano passado. Todas as regiões registaram aumentos de dormidas em relação ao verão passado, com destaque para o Algarve, Lisboa, Alentejo, Norte e Centro, que alcançaram novos máximos. Pela primeira vez, o Algarve ultrapassou os 6,5 milhões de dormidas, Lisboa alcançou os 3 milhões, o Norte os 1,6 milhões e o Centro os 1,5 milhões. O Alentejo aproximou-se do meio milhão (475 mil). Também os proveitos de aposento registaram neste período um novo máximo, de 550,8 milhões de euros (acima da marca histórica de 512 milhões em 2008), revelando que a atividade de alojamento beneficiou fortemente do aumento do fluxo de turistas. No acumulado do ano (janeiro a setembro), registam-se já 32,6 milhões de dormidas (mais 7,4 por cento ou 2,2 milhões que em 2010). Os turistas estrangeiros representaram dois terços daquele valor, apresentando um ritmo de crescimento de 12,1 por cento. Os proveitos de aposento mantiveram a tendência de crescimento dos últimos meses (+ 8,5 por cento para mil milhões de euros). A procura interna estabilizou em números próximos dos de 2010. Estes números permitem antever que, este ano, Portugal ultrapassará os 40 milhões de dormidas e chegará, possivelmente, aos 8.000 milhões de euros de receitas do turismo.

"NOVOS HORIZONTES" SOBRE QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Na sala de reuniões e Eventos do Tivoli Victoria Hotel em Vilamoura, decorreu no dia 14 de Novembro o Seminário Novos Horizontes na Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência.
Organizado pela Associação Existir de Loulé, este evento mobilizou cerca de uma centena de participantes que se deslocaram de todo o País para debater ideias, apresentar programas e soluções sobre a qualidade de vida, empregabilidade, tecnologia, lazer e desporto, entre outras, relacionadas directamente com as pessoas deficientes em Portugal.
A Cerimónia de Abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, o deputado Mendes Bota e o presidente da Associação Existir, Paulo Graça. Estiveram igualmente presentes a deputada Elsa Cordeiro, Humberto Santos, da Associação Portuguesa Deficientes, tendo o Desporto Adaptado encerrado o dia de trabalhos com moderação a cargo do Filipe Nascimento. Luís Nadkarni - t e f

Parkalgar Portimão Racing Team quer mais vitórias em Braga

A Parkalgar Portimão Racing Team com José Monroy e Francisco Guedes já é Campeã Nacional de Circuitos na categoria GT4 com o Ferrari 360 Challenge, no entanto, enfrenta esta última jornada da temporada, que decorre este fim-de-semana de 19 e 20 de Novembro no Circuito de Braga, com a mesma determinação das corridas anteriores: chegar às vitórias.
Uma jornada bastante distante de ‘casa’ mas onde a equipa algarvia pretende demonstrar porque foi mais forte ao longo do ano: “Os nossos objectivos passam por fazer o melhor resultado tanto na categoria como na geral. Ocupamos o quarto lugar da geral e queremos manter essa posição. Seria mais cómodo para nós não alinhar nesta corrida, pois representa gastos enormes para a nossa estrutura, se tivermos em conta que estamos a 700kms do Autódromo do Algarve. Mas, por respeito aos nossos adversários e patrocinadores, aqui estamos a defender a nossa posição”, começaram por explicar ambos os pilotos. Certo é que, com o principal objectivo já alcançado: “Não vamos ter de correr demasiados riscos. Vamos fazer duas corridas com cabeça para vencer, mas sem entrar em grandes guerras. Fechar a época e festejar o título com vitórias é o nosso principal objectivo”, concluiram José Monroy e Francisco Guedes. O programa do fim-de-semana prevê as sessões de treinos livres, qualificação e primeira corrida no Sábado, 19 de Novembro e a segunda prova no Domingo.

BATIDA FOTOGRÁFICA “UM OLHAR SOBRE CÂNDIDO GUERREIRO”

Integrada na comemoração dos 140 anos do Poeta Cândido Guerreiro, o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, através da Divisão de Cultura e Museus da Câmara Municipal de Loulé, vai levar a efeito uma Batida Fotográfica intitulada “Um olhar sobre Cândido Guerreiro”, pela aldeia de Alte, no próximo dia 3 de dezembro.
O espaço geográfico e temático da batida fotográfica compreende as “marcas” deixadas pelo Poeta Cândido Guerreiro que se encontram espalhadas, um pouco por toda a aldeia (casa do poeta, painéis de azulejos com os seus sonetos, escultura em sua homenagem, escola profissional, o próprio Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte…). Será realizada uma visita guiada, a alguns dos locais anteriormente referenciados. As fotografias podem servir de ilustração aos sonetos do poeta. Antes do início da batida, a organização irá entregar um mapa da aldeia e estarão preparadas algumas surpresas para “inspirar” os participantes. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 16h30 e o local de concentração para o início da batida será no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte. Poderão candidatar-se à participação nesta batida fotógrafos amadores. As fotografias presentes aos trabalhos finais desta batida fotográfica poderão ser a cores ou a preto e branco. Cada participante só poderá apresentar um número máximo de três trabalhos, inéditos. Os trabalhos devem ser entregues impressos em papel fotográfico e gravados no formato JPEG em CD ou DVD.