segunda-feira, 12 de abril de 2010

2ª edição do “Silves Tour” CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE PASSEIO DE SOLIDARIEDADE NO DIA DA MÃE


A Câmara Municipal de Silves (CMS) organiza, no próximo dia 02 de Maio, Dia da Mãe, com início às 10h00, a 2ª edição do “Silves Tour”. Pretende-se reunir o maior número possível de participantes, a pé ou de bicicleta, com o intuito de angariar fundos, destinados a apoiar a Associação Humanitária de S. Marcos.
Esta prova não competitiva é aberta a homens e mulheres com idade superior a 10 anos, tendo um carácter vincadamente social, atendendo a que parte da verba das inscrições dos participantes será utilizada para apoiar a Associação Humanitária de São Marcos da Serra, uma instituição de Utilidade Pública, que auxilia as pessoas idosas da freguesia de São Marcos da Serra, cidadãos que estejam, em situação de risco, ou de perda de independência por período temporário ou permanente. Os técnicos e funcionários desta instituição contribuem decisivamente para que estes idosos possam ter uma vida digna, confortável e saudável, prestando-lhes ajuda directa e indirecta (através de apoio à família e/ou comunidade). Deste modo, o Município de Silves associa-se ao apoio aos idosos do concelho de Silves e à luta contra o isolamento e melhoria da sua qualidade de vida.
A data limite para aceitação das inscrições será o dia 27 de Abril (para quem pretenda participar no Passeio de Bicicleta) e para quem pretenda fazer a Marcha, as inscrições podem ser efectuadas no próprio dia do evento. Quem se inscrever poderá optar por uma de três modalidades de apoio a esta causa: se optar por adquirir o KIT 1, a sua inscrição terá um valor de €5, que inclui a participação na Marcha/Corrida, com direito a Seguro de acidentes pessoais, uma T-Shirt e um Boné. Adquirindo o Kit 2 e pagando uma inscrição de €10, poderão participar no Passeio de Bicicleta com bicicleta própria (com direito a um Capacete, uma T-Shirt, um Boné e seguro de acidentes pessoais). Se, por outro lado, alguém desejar dar um contributo maior, poderá adquiri o KIT 2, pagando €60. Terá direito à participação no Passeio de Bicicleta com aquisição de bicicleta e terá direito a uma Bicicleta de BTT, uma T-Shirt, um Boné e seguro de acidentes pessoais.
As inscrições poderão efectuar-se no Sector de Desporto da CMS e nas Juntas de Freguesia do concelho de Silves. A entrega dos Kits a todos os participantes será feita no próprio dia 2 de Maio, entre as 08h00 e as 09h30, junto ao secretariado (Piscinas Municipais).
Quem desejar mais informações sobre esta iniciativa deverá contactar a Divisão de Desporto, Juventude e Acção Social (DDJAS), através do telefone 282 440 270.
Esta actividade conta, para além do apoio da Associação Humanitária de S. Marcos, com o Jornal Barlavento, a Rádio Algarve FM e o Portal Localvisão TV como media partners. Tem, igualmente, apoio do Instituto de Desporto de Portugal (IDP), dado que o evento integra o calendário anual de marchas, organizadas por esta instituição.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO COM O IEFP Iniciativa Emprego 2010 GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL REALIZA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO COM O IEFP


Empresários, Juntas de Freguesia e instituições privadas e públicas do concelho reúnem-se no próximo dia 21 de Abril, pelas 19h00, no edifício da Câmara Municipal de Silves (CMS), numa sessão de apresentação/divulgação da Iniciativa Emprego 2010, organizada pela autarquia, através do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Estas entidades, que tomarão parte nesta sessão, podem beneficiar das várias medidas deste programa, desenvolvidas para apoiar os desempregados, nomeadamente através da criação de novos empregos. Estas medidas, como, por exemplo os diversos tipos de estágio (Estágios Qualificação Emprego, Estágios Formação Qualificação, Estágios profissionais, Estágios INOVJOVEM e Estágios INOVSOCIAL), serão explicadas pelos representantes do GIP e do Instituto de Emprego e Formação profissional, presentes nessa reunião. Outras medidas, como o Programa de Apoio ao empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) ou as acções de Apoio à Contratação de Ex-estagiários, Contratos Emprego-Inserção, Contratos Emprego-Inserção + (Para beneficiários do RSI), Apoio à contratação sem termo e Apoio à contratação a termo também serão abordadas, pelo que todos os dirigentes de empresas e entidades públicas ou privadas deverão participar neste evento.

PAIS DISCUTEM BULLYING EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL



“Violência e Segurança na Escola” em discussão no Encontro Anual da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel.
O evento decorrerá na tarde do dia 24 de Abril, Sábado, no Auditório da EB2/3 Poeta Bernardo Passos em São Brás de Alportel. Após a sessão de Abertura prevista para as 14 horas, seguir-se-ão duas palestras seguidas de debate. A primeira incidirá sobre o projecto “Escola Segura”, balanço, dados e ocorrências na Região do Algarve e estará a cargo do Sargento-Chefe Rodrigues, Adjunto do Comandante do Destacamento Territorial de Faro da GNR. “Riscos e vulnerabilidades face ao Bullying: Sinais e estratégias a implementar” será o título da segunda palestra, a proferir pela Professora Doutora Sónia Seixas, investigadora, docente e subdirectora da Escola Superior de Educação de Santarém, com doutoramento em Psicologia Pedagógica pela Universidade de Coimbra, com o tema “Comportamentos de Bullying entre pares – Bem-estar e ajustamento escolar”. A especialista publicou diversos artigos sobre Bullying e violência em meio escolar, integra o grupo consultivo do Projecto europeu “CRIMPREV – Deviance and violence in schools and their evolution”, tendo a responsabilidade de elaborar o Relatório Nacional para Portugal e é membro da Comissão de Especialistas na Área da Educação da Direcção Geral do Ensino Superior – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Programa completa-se com animação cultural proporcionada pelo clube de Teatro da Escola anfitriã e pelos alunos de Educação Musical.
São destinatários deste Encontro, todos os interessados, sendo de particular importância a participação de pais, encarregados de educação, professores, educadores, especialistas e estudantes.
A participação no Encontro custa 5 € e tem inscrição obrigatória, devendo ser formulada até ao dia 19 de Abril, junto da APEASBA – Escola EB2/3 Poeta Bernardo Passos, Rua 1 de Junho, 6, 8150-111 em São Brás de Alportel, para associacao.pais.sba@gmail.com ou para o fax 289840129.
Pretende-se com este Encontro, envolver, uma vez mais, toda a comunidade, motivando a discussão e reflexão conjunta sobre temáticas de particular interesse para o sucesso e bem-estar escolar, enquadrado numa lógica de cidadania activa, responsável e participada.

As notas de “Divino Sospiro” soam em Olhão



No dia 17 de Abril, pelas 21h30, o palco do Auditório Municipal de Olhão será abrilhantado por “Divino Sospiro”, a Orquestra residente do Centro Cultural de Belém.
Com cerca de 60 elementos, esta Orquestra que conta com a direcção musical de Massimo Mazzeo e que apresenta o solista Paulo Gaia Lima, vai interpretar temas de Schumman. Este concerto está incluído numa programação em rede que junta os municípios de Braga, Aveiro, Almada, Matosinhos e Olhão.
Fundada pelo músico italiano Massimo Mazzeo, a Orquestra Barroca “Divino Sospiro” nasce da vontade e reunião de alguns músicos portugueses e residentes em Portugal que, no curso dos anos, desenvolveram um trabalho de grande qualidade artística na área da interpretação da música antiga seguindo os princípios de fidelidade estilística e estética ao período barroco e clássico, propondo um repertório constituído por compositores do universo musical deste períodos artísticos.
Numerosas foram as aparições públicas deste grupo musical, entre as quais as “Festas da Música” nas edições de 2003, 2005, e 2006, uma digressão a Itália que recebeu entusiástica atenção por parte do público e da crítica e festivais nacionais e internacionais como o Encontro de Musica Antiga de Loulé, o Festival de Música de Leiria, o Festival d’Ile de France, concerto que foi gravado pela Radio France, Teatro Nacional de São Carlos, Folle Journee de Nantes, Folle Journee au Japon, onde se estreou com grande sucesso de crítica e público que lhe dedicaram uma recepção de grande entusiasmo, Festival de Varna, Fevereiro Lírico em San Lorenzo de L’Escorial e o conceituado Festival d’Ambronay, onde o agrupamento, primeira orquestra portuguesa, teve a honra de actuar no concerto de encerramento.
Robert Shumman (1810-1856) teve um papel importante no desenvolvimento da estética musical ao clamar por uma música livre das restrições da forma clássica e que incorporasse os aspectos mais progressistas do pensamento musical da época. Expôs os seus pontos de vista no Neue Zeitschrift fur Music, publicação que editou em manteve por mais de dez anos.
Incentivou diversos músicos principiantes, em especial Johannes Brahams (1833-1897), um amigo fiel que deu apoio à sua família após a sua trágica morte, vitimado por uma doença mental.

Protocolo entre a autarquia de Alcoutim e a Alcance garante curso de cinegética


Protocolo entre a associação Alcance e a autarquia de Alcoutim beneficia alunos do curso técnico-profissional de Gestão Cinegética. "Um investimento no futuro do concelho", garante o presidente do município, Francisco Amaral.
A Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo presidente, Dr. Francisco Amaral, e a associação Alcance, representada pelo presidente, José Simão, assinaram na semana passada um protocolo que garante um investimento autárquico de cerca de 66.500 euros no curso técnico-profissional de Gestão Cinegética.
Deste protocolo entre a autarquia e a Alcance nasceu também a colaboração dos formandos num projecto da associação, "A Caça - Passado, Presente e o Futuro", que garante aos alunos um envolvimento maior com a área cinegética do concelho e um conhecimento prévio do mercado de trabalho que enfrentarão. Através do referido projecto, deverá ser criado um Museu de Caça no concelho.
A criação do curso técnico-profissional de Gestão Cinegética deve-se à Câmara de Alcoutim. Segundo o presidente, Dr. Francisco Amaral, "o curso encaixa-se inteiramente no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho". De referir que o município de Alcoutim conta actualmente com cerca de 40 zonas de caça.
Para além de traçar um novo caminho profissional aos alunos desempregados, uma vez que constituirá uma potencial garantia de emprego no concelho, o curso de ano e meio, leccionado na E.B.I. de Alcoutim, dá equivalência ao 12º ano.
"Às vezes criam-se cursos cuja oferta profissional não existe, mas este constitui quase uma garantia de entrada no mercado de trabalho, já que se trata de um forte investimento naquilo que é a maior riqueza do concelho, a caça", garante Francisco Amaral, acrescentando ainda que a formação profissional é um factor determinante para um melhor aproveitamento e gestão dos recursos cinegéticos do concelho, "o nosso golfe".

Atendimentos aumentaram nos centros de saúde do Algarve e diminuíram nas urgências em 2009


O número de consultas nos centros de saúde do Algarve aumentou em 2009 para 1,2 milhões, evolução inversa aos atendimentos na rede de urgências da região, que diminuíram para 419 mil face ao ano anterior, diz a ARS/Algarve.

Em comunicado, a ARS/Algarve diz que a maioria dos atendimentos nos centros de saúde regionais no ano passado se refere a consultas programadas (cerca de um milhão), sendo que em 2009 os centros foram usados por cerca de 70 por cento da população residente.

No sentido inverso, nos pontos da rede de urgências do Algarve verificou-se um total de 419 187 atendimentos em 2009, valor ligeiramente inferior ao registado no ano anterior, no qual se realizou naquela rede um total de 422 460 atendimentos, precisa a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O organismo salienta, também, que durante o ano passado a actividade desenvolvida na rede de urgências foi afetada pelo eclodir da pandemia de gripe A (H1N1), que no Algarve "provocou dois picos de procura durante os meses de agosto e novembro".

Contudo, frisa a ARS, os serviços de urgências apresentaram comportamentos distintos, sendo que nos quatro serviços de urgência básica (Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António) a actividade assistencial sofreu uma diminuição face a 2008, caindo de 186 para 171 mil atendimentos.

Já nos serviços de urgência do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e do Hospital de Faro registou-se um aumento da procura em 2009, com 247 mil atendimentos, mais 12 mil que em 2008.

No que se refere às consultas de atendimento complementar dos centros de saúde, verificou-se um total de 182 892 consultas, menos 8,6 por cento do que as realizados em 2008, o que, conclui a ARS, pode significar "uma reorientação para as consultas programadas".
Lusa

Sete detidos por assaltos a ourivesarias e outros estabelecimentos



A PSP anunciou hoje a detenção de sete pessoas referenciadas por furtos a ourivesarias e outros estabelecimentos comerciais nos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal.

A PSP avança que a esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Setúbal deteve em flagrante delito na madrugada de sábado dois grupos responsáveis por "inúmeros furtos a estabelecimentos praticados nos últimos meses em várias zonas do país".

Segundo a Polícia, o primeiro grupo de três homens foi detido no Estoril após ter assaltado uma ourivesaria, na zona de S. Pedro, através de arrombamento, tendo na sua posse "inúmeros objetos em ouro e outro material de ourivesaria avaliado em dezenas de milhares de euros".

O segundo grupo, constituído por três homens e uma mulher, foi detido na sequência de um furto com arrombamento a uma loja de roupa em Pombal, indica a PSP, adiantando que este grupo tinha "uma grande quantidade de peças de roupa de marcas conceituadas".

Após as detenções foram feitas sete buscas às residências dos detidos, tendo sido apreendidos diversos artigos provenientes de outros furtos ocorridos nos últimos meses.

"Grandes quantidades" de roupa, centenas de óculos, perfumes, plasmas e LCD e computadores portáteis estão entre o material apreendido pela Polícia, que apreendeu também a ferramenta utilizada nos arrombamentos dos estabelecimentos e três viaturas usadas nos assaltos.

Segundo a PSP, o grupo tinha como alvo preferencial ourivesarias, perfumarias, oculistas, drogarias e lojas de roupa de marca, uma vez que os produtos comercializados nestes estabelecimentos são "de fácil escoamento para o mercado paralelo" em Portugal, quer em outros países da União Europeia.

A Polícia sublinha que alguns elementos deste grupo já tinham sido detidos em janeiro, na sequência de uma tentativa de assalto a uma ourivesaria na baixa da cidade de Setúbal e outros elementos encontram-se já em prisão preventiva após um assalto a uma ourivesaria em Viseu, no mês de fevereiro.

A PSP acredita ter "contribuído para a dissolução de um grupo alargado de indivíduos que nos últimos tempos tem praticado ilícitos do género um pouco por todo o país, nomeadamente nos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal".

Na operação estiveram envolvidos cerca de 130 elementos policiais do Comando Distrital de Setúbal, do Grupo de Operações Especiais, do Departamento de Investigação Criminal e do Comando Metropolitano de Lisboa.

A PSP diz ainda que após o primeiro interrogatório judicial foi aplicada a prisão preventiva a dois dos detidos, prisão domiciliária a três e apresentações periódicas aos restantes dois.
Lusa