segunda-feira, 12 de abril de 2010

Protocolo entre a autarquia de Alcoutim e a Alcance garante curso de cinegética


Protocolo entre a associação Alcance e a autarquia de Alcoutim beneficia alunos do curso técnico-profissional de Gestão Cinegética. "Um investimento no futuro do concelho", garante o presidente do município, Francisco Amaral.
A Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo presidente, Dr. Francisco Amaral, e a associação Alcance, representada pelo presidente, José Simão, assinaram na semana passada um protocolo que garante um investimento autárquico de cerca de 66.500 euros no curso técnico-profissional de Gestão Cinegética.
Deste protocolo entre a autarquia e a Alcance nasceu também a colaboração dos formandos num projecto da associação, "A Caça - Passado, Presente e o Futuro", que garante aos alunos um envolvimento maior com a área cinegética do concelho e um conhecimento prévio do mercado de trabalho que enfrentarão. Através do referido projecto, deverá ser criado um Museu de Caça no concelho.
A criação do curso técnico-profissional de Gestão Cinegética deve-se à Câmara de Alcoutim. Segundo o presidente, Dr. Francisco Amaral, "o curso encaixa-se inteiramente no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho". De referir que o município de Alcoutim conta actualmente com cerca de 40 zonas de caça.
Para além de traçar um novo caminho profissional aos alunos desempregados, uma vez que constituirá uma potencial garantia de emprego no concelho, o curso de ano e meio, leccionado na E.B.I. de Alcoutim, dá equivalência ao 12º ano.
"Às vezes criam-se cursos cuja oferta profissional não existe, mas este constitui quase uma garantia de entrada no mercado de trabalho, já que se trata de um forte investimento naquilo que é a maior riqueza do concelho, a caça", garante Francisco Amaral, acrescentando ainda que a formação profissional é um factor determinante para um melhor aproveitamento e gestão dos recursos cinegéticos do concelho, "o nosso golfe".