segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Portimão vai ser a capital dos filatelistas portugueses


O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe de 27 de Novembro a 2 de Dezembro as Jornadas Filatélicas, no âmbito das comemorações do Dia do Selo, que incluem uma exposição de colecções temáticas, o Congresso Nacional de Filatelia e outras iniciativas.

Para além da reunião magna dos cerca de 40 clubes filatélicos portugueses, de norte a sul do país, destaque para as réplicas dos primeiros selos lusos, que poderão ser vistos durante as Jornadas na sala de exposições do TEMPO, bem como para a tertúlia que vai ter lugar numa unidade hoteleira da Praia da Rocha, aberta a todos os interessados nesta actividade lúdico-cultural.

A iniciativa é promovida pela AFAL - Associação Filatélica Alentejo-Algarve, com os patrocínios da Câmara Municipal de Portimão, da Federação Portuguesa de Filatelia e dos CTT.

Programa:

27 Nov. Inauguração do Salão de Filatelia – Exposição de Colecções Temáticas
18h30 – TEMPO -Teatro Municipal de Portimão – Sala de Exposições
(patente até 2 de Dezembro, de segunda-feira a sábado das 14h00 às 19h00, com excepção do dia 1, patente até às 13h00);

30 Nov. Tertúlia Filatélica
21h30 - Sala do Hotel Santa Catarina – Praia da Rocha;

1 Dez. Comemorações do Dia do Selo
09h30-13h00 - Abertura do Posto de Correio com Carimbo Comemorativo (de utilização somente neste dia, no âmbito das comemorações)
Local: TEMPO - Teatro Municipal de Portimão;

10h30 - Congresso Nacional de Filatelia
Local: Pequeno Auditório do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.

IV Jornadas da Deficiência em Lagos


Entre os próximos dias 2 e 5 de Dezembro, vão estar a decorrer as IV Jornadas da Deficiência, cujos principais objectivos são informar e sensibilizar a comunidade para a temática da deficiência.

Esta é mais uma forma de contribuir para uma melhor integração das pessoas com deficiência na sociedade, eliminando ou reduzindo muitos dos preconceitos existentes.
As Jornadas vão contemplar diversas iniciativas nas áreas da Educação, Desporto e Informação, nomeadamente o Seminário “Comunicar, Sentir e Agir na Deficiência” (cuja entrada é livre, mas carece de inscrição prévia até ao próximo dia 26 de Novembro); visionamento de filmes; exposição de trabalhos artísticos e diversas actividades pedagógicas.

A organização desta iniciativa está a cargo da Câmara Municipal de Lagos (no âmbito da Rede Social), da NECI – Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, do CASLAS – Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos e Casa de Santo Amaro.

Contactos:

Câmara Municipal de Lagos / Rede Social
Tel. 282 780900 Fax: 282 771773

NECI - Núcleo de Educação da Criança Inadaptada
Tel. 282 788 692 Fax: 282 788 725

CASLAS/Casa de Santo Amaro
Tel. 282 782 626 Fax: 282 792 428

Música: «Zoetrope»: um espectáculo musical diferente

«Zoetrope», que sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão no próximo dia 28 de Novembro, às 21h30, é um espectáculo musical diferente daquilo a que estamos habituados e que vale a pena conhecer.
Concebido cénica e artisticamente por Rui Horta e com música dos Micro Áudio Waves, «Zoetrope» é um espectáculo total que pode ser visto como uma performance multimédia, um concerto encenado ou uma produção coreográfica, ou seja, vai muito para lá de um simples espectáculo musical, mas a sua definição fica ao critério de cada um dos espectadores. Tudo começa com uma banda de pop electrónica que se desafiou e fez um projecto diferente, dirigida por um coreógrafo que trabalha com vídeo e multimédia.
«Zoetrope» é um espectáculo incorporado no projecto Valados, do qual o Município de Olhão faz parte, entre outras autarquias, no âmbito do programa Algarve Central, sendo co-produzido pela DeVIR.
Este espectáculo trabalha com percepções e baralha-nos propositadamente: a ilusão retiniana descoberta por Muybridge (1830-1904) e montada num brinquedo chamado Zoetrope é o ponto de partida para uma viagem acelerada por ambiências espaciais, realidades alternativas, fantasias equestres e um compêndio de história da tecnologia. Porque na arqueologia do multimédia está a imagem animada, e porque hoje já não vivemos sem extensões do olhar, próteses que alargam a percepção e nos permitem ir ao micro e ao macro.
Três ecrãs são preenchidos de informação visual que formam um invólucro em torno do espaço cénico ocupado pela banda, que além de Flak, C.Morg e Cláudia Efe, a vocalista, conta ainda com a colaboração de Francisco Rebelo.
A cada uma das canções corresponde um efeito gráfico diferente: “A riqueza gráfica está cá por causa da música deles, nada é por acaso. Não é uma coisa para encher o olho. A estética do multimédia unifica o espectáculo”, justifica o coreógrafo Rui Horta. “Propuseram-nos este projecto, que é exactamente o tipo de coisa que nos obriga a questionar, a trabalhar coisas novas... E, provavelmente, haverá muita gente à espera de ver dança e bailarinos, esta foi a primeira luta! As pessoas perguntavam: quem são os performers? Qual é o trabalho do Rui? Não me interessavam os processos habituais. Interessava-me trabalhar com a banda, com a visão de coreógrafo, e fazer o envolvimento do espectáculo. Fizemos um espectáculo de música, mas percebe-se que tem uma construção diferente, com marcações para os músicos e com uma direcção geral da acção a que podemos chamar encenação. E que é, ao mesmo tempo, uma banda a dar um concerto”, refere Rui Horta.
foto João Tuna

Columbófilia: RUI EMÍDIO - CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA FPC





O presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro, Rui Manuel Emídio, anunciou a sua candidatura à Federação Portuguesa de Columbófilia, com eleições marcadas para 27 de Fevereiro de 2010.
Rui Emídio, que aposta na modernização da Columbófilia Portuguesa, é candidato à FPC sob o lema "MODERNIZAÇÃO DA COLUMBÓFILIA PORTUGUESA", anunciou a semana passada (na única candidatura que apresentou um projecto das linhas programáticas do seu programa) que é candidato ao lugar actualmente ocupado por José Tereso, tornando-se assim o quarto candidato às eleições da FPC.
As linhas fundamentais de acção desta candidatura baseiam-se em ouvir, dialogar, trabalhar mais, com e para os columbófilos portugueses.
Segundo Rui Emídio, nos últimos anos os columbófilos portugueses têm assistido a uma exasperante inoperância e incapacidade de organização na FPC, onde faltou diálogo, informação, acompanhamento e apoio às inúmeras solicitações que lhe eram enviadas, defendendo que era necessário mais organização e informação atempada nas decisões.
Caso seja eleito prometeu que será um interlocutor interventivo e activo através de uma atitude transparente e activa no sentido de promover a Columbófilia Portuguesa, passando pela redifinição e reorganização dos serviços administrativos da FPC, para que possa ter todos os mecanismos necessários para informar, esclarecer e ter capacidade de resposta a todas as questões solicitadas por todas as estruturas columbófilas (columbófilos, colectividades e associações).
Na terça-Feira, 17 de Novembro, dia da reunião da ACD Faro, Rui Emídio manifestou aos restantes dirigentes associativos a sua intenção de candidatura à presiodência da FPC, sendo apoiado incondicionalmente nesta sua candidatura : Rogério Germano (Coordenador Conselho Técnico), Jorge Vaz (Vice-Presidente Administrativo), José Artur (Vice-Presidente Cultural e Recreativo), Armindo Medeira (Vogal Conselho Técnico) e José Carlos (Gabinete de Imprensa). Finalizando a reunião associativa, Rui Emídio referiu que esta candidatura é uma "pedrada no charco" do imobilismo e do marasmo que grassa na columbófilia portuguesa, considerando que a introdução de sangue novo, novas mentalidades, novos ideais e novos conceitos, só vem dar vida e uma nova imagem à modalidade, afirmando tratar-se de uma candidatura "jovem, com ideias, dinâmica, ambiciosa e sem vícios".

José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro