segunda-feira, 8 de novembro de 2010

4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro




No próximo dia 20 de Novembro decorrerá na capital algarvia o 4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro.
Pelas 21h30, sobem ao palco do Auditório do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina o Coral Polifónico Padre José Mirabent da Isla Cristina, o Coral Polifónico de Alter do Chão, o Coral Ciudad de Benalmádena e o coro anfitrião, o Grupo Coral Ossónoba.
Durante todo o dia, os coros participantes farão pequenos concertos de rua pela zona baixa da cidade.
Esta é mais uma iniciativa do Grupo Coral Ossónoba que visa promover a troca de experiências e culturas entre coros portugueses e os vizinhos espanhóis.
Em 2006, a cidade de Faro conheceu este encontro e já conta com quatro edições. Na sua génesis tinha como objectivo intercalar, de dois em dois anos, com o Algarve – Festival Internacional de Coros, mas, desde 2008 que se realiza todos os anos.
Com entrada gratuita, o 4º Encontro de Coros Ibéricos – Cidade de Faro conta ainda com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e Ministério da Cultura e o apoio das Juntas de Freguesia da Sé e S. Pedro de Faro, assim como de diversas empresas.

Futebol - Distrital da 2ª. Divisão: SANTALUZIENSE, 1 – OS ESTOMBARENSES, 1



PERDER OPORTUNIDADES, NÃO DÁ PARA GANHAR

Logo no início da primeira parte e até aos quinze minutos, a equipa da casa meteu-se no meio campo adversário, andou à roda da baliza, mas das oportunidades criadas tudo passou ao lado ou acabou nas mãos do guarda-redes Bruno. Os visitantes sacudiram a pressão mas não criavam oportunidades de golo. O intervalo foi um alívio.
Logo aos quatro minutos da segunda parte, Nuno Guerreiro, na marcação de uma falta cometida pelo guarda-redes Bruno, rematou a contar. As duas equipas passaram a jogar a meio campo com um ou outro contra-ataque, mas sem resultados práticos, até que aos trinta minutos, Davide repôs a igualdade no marcador. A partir dai, o jogo caiu e quando o apito do árbitro se fez ouvir, foi como que um até que enfim! O Santaluziense, só empatou por culpa própria e desiludiu o muito público que presenciou a partida.
Arbitragem sem qualquer comentário.

Geraldo de Jesus

FICHA TÉCNICA

Campo: Santaluziense
Árbitro: Nuno Rodrigues
SANTALUZIENSE: Wilson, Nuno Guerreiro, Santos (Bruno, 45’), Macedo, Rodrigo, Mauro, Jhon, Viriato, Fábio Romeira, Nuno (Vitinha, 70´)
Treinador: Professor Edgar Costa
ESTOMBARENSES: Bruno, Cabrita (Nuno Martins, 70’), Rui Costa, Jacques, Miguel, Rodney, Diogo (Ruben, 60’), Helinho, Leandro, Davide e Rocheta
Treinador: Carlos Mourinho
Ao intervalo: 0 – 0
Marcadores: Nuno Guerreiro (49’) e Davide (75’)
Disciplina - Amarelos: Rodrigo (29’), Davide (45+1’), Bruno (47’), e Cabrita (57’)

VRSA é a primeira Cidade Ibérica na organização "Cidades Europeias contra a droga"



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou ontem a Declaração que eleva o Concelho a “Cidade Europeia Contra a Droga”.
Esta Declaração foi desenvolvida de acordo com o Programa Internacional das Nações Unidas para o controlo das drogas, que tem como objectivo principal proporcionar, a todos os que necessitam, tratamento e aconselhamento para este problema. Para tal, é importante estabelecer uma cooperação entre os serviços sociais, as organizações, os serviços de saúde e a polícia para que se consiga concretizar a principal medida preventiva que é o de levar as pessoas a deixarem de se seduzir pela droga.
Estes objectivos só poderão ser atingidos levando a cabo algumas medidas que são importantes para o sucesso desta intervenção, como a importância do reforço do papel da família na resistência à droga; na criação de programas preventivos nas escolas e nos lugares de trabalho; no desenvolvimento de actividades anti-droga para os jovens; na reabilitação dos toxicómanos em estado avançado e no apoio à investigação e avaliação da mesma.
O apoio no combate à droga e à toxicodependência tem sido uma preocupação constante no Município de Vila Real de Santo António, uma vez que em muitas situações esta dependência está associada a situações de pobreza provocada pela crise económico-financeira actual que atinge todas as sociedades, com consequências ao nível do desemprego, criando situações de extremas dificuldades para as pessoas, famílias e até empresas.
Foi neste sentido que a CMVRSA criou em 2009 a AGARRA – Agência de Combate à Crise e hoje assina esta Declaração, comprometendo-se uma vez mais a criar medidas de apoio aos cidadãos que por motivos vários necessitam de ajuda para uma vida melhor.
“É com sentido de responsabilidade e preocupação por uma sociedade melhor, que assinei hoje a Declaração “Cidade Europeia Contra a Droga”. Enquanto Presidente e cidadão deste Município, tenho a obrigação de ajudar a construir e fazer crescer este Concelho de forma segura e atractiva, tendo sempre em mente as pessoas que nele habitam”, refere Luís Gomes, Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
Acrescenta, ainda, “que a importância desta Declaração é acima de tudo para poder partilhar experiências com outras cidades europeias, retirar os aspectos positivos e trazer para Vila Real de Santo António as práticas desenvolvidas por outros cidadãos preocupados e interessados num Mundo melhor”.

IV Festival de Órgão Faro 2010 já começou


Após o primeiro concerto por um jovem talento de 26 anos, o Festival de Órgão prossegue com mais um concerto, desta vez, na Igreja do Carmo (Faro) com o organista Daniel Oliveira e com a soprano Susana Duarte, no dia 13 Novembro, às 21h30.
O concerto contempla um programa musical do século XVII e XVIII, com especial enfoque para compositores portugueses como António Carreira, Carlos Seixas, João Rodrigues Esteves. O património musical internacional estará marcado pelos compositores J.S.Bach, G.F. Haendel, Francesco Gasparini, entre outros.
Daniel Oliveira é licenciado em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem actuado em vários pontos do país como organista e cravista, apresentando-se como solista ou em colaboração com vários agrupamentos. Tem frequentado vários cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de Órgão e Cravo, com várias personalidades internacionais, e estuda regularmente em Madrid música espanhola para órgão com o organista Roberto Fresco. É actualmente organista titular do Órgão histórico da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras e organista assistente da Basílica da Estrela em Lisboa.
Susana Duarte Licenciou-se em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Elsa Saque e também com Nuno Vieira de Almeida, Olga Prats e Stephen Bull, e em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Concluiu também o mestrado em Artes Musicais (Lied e Oratória). Interpretou vários papéis em óperas de G. Menotti, Kurt Weil, Mozart e Purcell. Tem realizado recitais com os pianistas Francisco Sassetti, Ana Jacobetty, Helder Marques e Nuno Vieira de Almeida.Tem colaborado com as Voces Caelestes e é membro do Coro Gulbenkian. Conquistou o 3º prémio no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi em 2005.

Programa

06 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
João Segurado

13 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Daniel Oliveira + voz soprano
(Susana Duarte)

20 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Edite Rocha

27 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
Luca Antoniotti

Organização
Associação Cultural Música XXI
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Câmara Municipal de Faro

Associação de Boxe do Algarve Organiza Campeonatos Regionais


No próximo dia 13 de Novembro, a Associação de Boxe do Algarve (ABA) organiza os Campeonatos Regionais Seniores Iniciados e Seniores Consagrados.

Badminton - Atletas do Clube Algarvio Pedro Martins - Telma Santos / Ouro na Republica Dominicana - Prata em Porto Rico


Telma Santos

Pedro Martins
Os atletas da ACD da Che Lagoense Pedro Martins e Telma Santos competiram de 29 a 31 de Outubro em Santo Domingo, na Republica Dominicana em mais uma prova pontuável para o Ranking Mundial e ambos venceram de forma brilhante as provas de Singulares Homens e Singulares Senhoras.
Pedro Martins, esteve imparável e não cedeu um único set.
No primeiro jogo venceu com o Neo-zelandês Bjorn Seguin por 21-9, 21-11, nos ¼ de final o Espanhol Ernesto Velasquez por 21-8, 21-9, nas meias finais o Eslovaco Michal Matejka por 21-17, 21-14 e na final o 56º do Ranking Mundial o guatemalteco Kevin Cordon por 21-10, 21-13.
Telma Santos, logo no primeiro jogo venceu a Espanhola Sandra Chirlaque por 21-6, 21-10, nos ¼ de final a Americana Karyn Cecilia Velez por 21-13, 21-7, na ½ final a Germânica Nicole Grether, 41º do Ranking Mundial por 21-18, 20-22, 21-14 para na final vencer a Italiana Agnese Allegrini por 21-15, 22-20.
Nos dias 5, 6 e 7 de Novembro estes atletas que representam o clube Algarvio, competiram em San Juan, Porto Rico, prova que se desenvolveu debaixo de uma elevada temperatura, criando dificuldades adicionais aos atletas.
Telma Santos iniciou a prova vencendo a Mexicana Vitória Montero por 2-0, para defrontar e vencer em seguida, a Canadiana Alex Bruce também por 2-0.
Nos ¼ de final Telma Santos defrontou a Italiana Agnes Allegrini, atleta que tinha encontrado e vencido, na final da República Dominicana, mas que desta vez, não foi possível.
Pedro Martins, iniciou a competição vencendo o Peruano António de Vinatea por 2-0, para no 2º jogo, que durou mais de uma hora, defrontar e vencer o Norte-Americano de origem Malaia Sattswat Pongnairat por 2-1.
Pedro nos ¼ de final defrontou e venceu o Indonésio Adytia Elango Raheen por 2-0, nas meias-finais, venceu o Norte-Americano Arnold Setiadi também por 2-0 e na final, defrontou de novo um Indonésio desta vez naturalizado Italiano Wisnnnu Putro e cedeu a partida por 2-0.
Com a pontuação obtida nestas provas Internacionais Pedro e Telma, voltam a subir no Ranking Mundual e reforçam seguramente os lugares que agora ocupam, Pedro Martins o 56º e Telma Santos o 69º.

Andebol: NACIONAL DA 3ª. DIVISÃO – ZONA SUL: G C Odivelas - 22 / Vela de Tavira – 39


Vladimir melhor marcador da equipa

CLUBE DE VELA DE TAVIRA FOI “PASSEAR” A ODIVELAS

No passado sábado, a equipa principal do C. Vela de Tavira, descolou-se a Odivelas para defrontar a equipa local. Segundo o Professor Hélder Leal, treinador da equipa, esta jogou descontraída e vai ganhando confiança, devido aos bons resultados obtidos. “Na primeira parte a equipa atacou bem, mas não defendeu bem e ao intervalo o resultado era-nos favorável por 19-16, diferença que não se justificava.
Na segunda parte, apesar do Nuno ter estado bem, coloquei na baliza o Flávio Fernandes que não tem jogado, por lesão e considero que foi o melhor jogador em campo. Quanto aos melhores marcadores o Vladimir, marcou 9 golos, Duarte Ribeiro, 8 e o Carlos Abraúl, 7. Foi a oportunidade de fazer rodar alguns jogadores menos utilizados e a diferença poderia ter sido maior.
Na próximo sábado, dia 13 de Novembro, pelas 17 horas a contar para a 7.ª Jornada, recebemos a equipa do Lagoa e contamos ter ainda maior número de espectadores”

Na formação, as equipas do Clube de Vela vão tendo bons resultados, fruto de um planeamento que tem vindo a ser seguido e dos quais destacamos:
- Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos – 5.ª Jornada –
Vela de Tavira - 47 / CCR Alto Moinho – 13
1.º Classificado
- Campeonato Nacional de Juniores Masculinos – 5.ª Jornada –
A C Lacobrigense - 36 / Vela de Tavira – 37
2.º Classificado
- Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos – 4.ª Jornada –
C N Guadiana – 29 / Vela de Tavira – 51
1.º Classificado

Geraldo de Jesus