domingo, 19 de junho de 2011

O GONÇALO E OS PROVÉRBIOS

No anfiteatro do Clube de Tavira, foi apresentado o livro de provérbios infantis, O Gonçalo e os Provérbios, da autoria de Wu Trabulo e Márcia Trabulo, com ilustrações de Nuno Ezequiel.

A edição teve o apoio da Associação Internacional de Paremiologia/Internacional Association of Paremiology (AIP/IAP), cujo presidente, Rui Soares, disse-nos que a ideia da publicação havia nascido de uma conversa naquela clube. “A Wu apresentou os escritos e alguns desenhos que pouco significavam. Depois apresentou os desenhos já coloridos o que era uma mais valia. Os provérbios dizem sempre alguma coisa. E a experiência vivida no dia-a-dia A Associação tem muito gosto em divulgar estes e outros trabalhos, dando oportunidades a quem as não tem”.

Um livro de provérbios para as crianças
Wu referiu-nos que a irmã é sócia da Associação e que a ideia havia nascido do filho desta. Já temos um livro para crianças. Agora este de provérbios.
- Dizem não ser fácil escrever para crianças. Escreve por se sentir vocacionada para essa área ou por outro motivo?
- Tenho três filhas. Converso com elas. Já tenho um livro publicado e tenho outro à espera de oportunidade para o publicar. Gosto de o fazer.
Nuno Ezequiel que tem patente ao publico, no Salão da Junta de Freguesia de Santiago, uma exposição de pintura, referiu-nos que lhe surgiram estas duas oportunidades, “esta através da Wu. Ilustrar provérbios não é difícil, porque os provérbios têm mensagens tão fortes. É uma questão de lhe dar uma forma mais simpática”.
- Além de pintar também tem alguns escritos. Para quando a publicação?
Tenho dezoito contos escritos que se dirigem a faixa etária não tanto para as crianças, embora possa ser para eles, porque tem mensagens que os adolescentes melhor compreenderão. Se um dia tiver oportunidade de os publicar ficarei muito feliz.

Geraldo de Jesus

Tavira: NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FALOU-SE ALCOOLISMO

Por iniciativa do Grupo de Tavira dos Alcoólicos Anónimos – Portugal, teve lugar uma sessão de informação pública sobre a temática do alcoolismo, sessão que teve como convidada a Drª. Ana Jorge.
O relato de casos vividos, de sofrimento por parte do “doente”, da família, do emprego e da recuperação através de “mão amiga, no anonimato”. O percurso doloroso até chegar ai. Autênticos dramas sociais contados pelos próprios “agora livres do vício e com a vida reconstruída”.

O presidente do Grupo, também desenhou o seu percurso do seu sofrimento e da família. “A minha mulher deu-me uma última oportunidade. Agarrei-a. Estes amigos e não os outros, os que davam álcool, ajudaram-me. Não sei como cheguei lá. Sei é que recuperei a minha vida e hoje ninguém me fará ingerir uma gota de álcool”.-

Colocamos algumas questões à Drª.. Ana Jorge, como o aumento do consumo de cerveja, talvez por ser o mais barata, por mulheres. O número crescente de jovens de ambos os sexos, ingerindo cerveja no percurso para os bares nocturnos. Jovens. que talvez não tenham idade permitida por Lei e o que poderia ser feito para evitar isso.
- O álcool é uma droga, como outra qualquer substância, mas possível, com acompanhamento médico e psicológico de encontrar um caminho, como de todos estes testemunhos aqui. O caso das mulheres se sentarem hoje num bar e beberem cerveja é uma questão da sociedade que permite que a mulher o faça sem ser descriminada. Isso leva a que a mulher consuma álcool cada vez em maior quantidade. Sobre os jovens, será uma questão de um melhor controlo por parte dos estabelecimentos, talvez a través da identificação. Realmente os jovens começam a ingerir bebidas com álcool mais cedo.
- O presidente do Grupo disse que numa próxima reunião gostaria de ver a sala cheia com pessoas a dizerem do seu estado, do seu problema. Isso será fácil?
- Não é fácil que as pessoas se apresentem. Terá de ser feito um estudo dentro da comunidade. Uma aproximação. O ponto de encontro é crucial. Pessoas que já passaram por essa situação a darem a mão de forma anónima. Este problema não depende tanto do tratamento médico, mas sim do tratamento psicológico a longo prazo.

Geraldo de Jesus

Governador Civil de Faro elogia altruísmo dos voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, elogiou hoje o espírito altruísta dos voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), tendo considerado que os 34 novos membros da instituição, que esta manhã juraram compromisso de honra no âmbito do Curso de Formação Base de Socorristas, têm uma importante missão a cumprir na melhoria das condições de vida na Ilha da Culatra.

“Num ano em que se assinala internacionalmente o voluntariado, é de enaltecer a iniciativa dos cidadãos que se dispõem a colaborar para que a nossa seja uma sociedade cada vez mais justa e solidária, ajudando assim a dignificar os mais desfavorecidos”, referiu Carlos Silva Gomes, que esteve presente na referida cerimónia, realizada na Ilha da Culatra, onde os novos socorristas irão prestar serviço.
Realçando o papel desta nova equipa na garantia de um serviço de socorro mais imediato e eficaz à população local, o Governador Civil observou que, em períodos mais difíceis, os portugueses sempre se mobilizaram pelas causas sociais, prestando assim um contributo inestimável na recuperação da dinâmica nacional.
“Somos, por tradição, um povo com um forte sentido de solidariedade e os exemplos desse espírito altruísta chegam-nos diariamente dos vários quadrantes da sociedade portuguesa”, referiu Carlos Silva Gomes, elogiando o trabalho desenvolvido pela CVP no Algarve.
“Este curso de formação, a par de todas as iniciativas que as várias delegações da Cruz Vermelha no Algarve desenvolvem anualmente, revelam o grande dinamismo da instituição e a sua importância na defesa das causas humanitárias, fortalecendo o já bastante expressivo movimento de voluntariado existente na região”, referiu o Governador Civil.
Durante a cerimónia o Diretor-Geral da CVP, Luís Névoa, realçou por sua vez a responsabilidade acrescida, face às atuais “fragilidades do País”, dos 34 novos socorristas, todos residentes na Ilha da Culatra, onde passarão a prestar serviço nas áreas social e de emergência já a partir de amanhã.
“Todos os que estão aqui presentes neste compromisso de honra aderiram à Cruz Vermelha num momento particularmente difícil do País, sendo por isso acrescida a responsabilidade que lhes é pedida, devido ao aumento de solicitações que irão surgir em todos os âmbitos em que seja necessário ajudar as populações”, referiu Luís Névoa, salientando, como uma das muitas obrigações da CVP para com o País, ajudar a resolver problemáticas como as que estão associadas ao fenómeno demográfico.
Durante a cerimónia, no âmbito da qual foi inaugurada a Casa da Culatra da Delegação de Faro da CVP, também o Presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, realçou a importância da nova equipa de socorristas para assegurar uma rápida intervenção em casos de emergência que se verifiquem neste núcleo habitacional do concelho.
Durante a sua intervenção, Macário Correia salientou ainda a importância da cooperação entre instituições no âmbito de projetos para a área social, tendo elogiado o Governador Civil pela sua permanente colaboração e total disponibilidade na agregação de interesses e de parcerias com os municípios do Algarve.
O Curso de formação dos novos socorristas e a inauguração da Casa da Culatra resultam do projeto “+ Próximo”, desenvolvido pela Delegação de Faro da CVP, que coordena no concelho o programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

São Brás de Alportel celebra aniversário com arte

O Município de São Brás de Alportel celebrou o seu aniversário com arte. No passado dia 1 de Junho, data do aniversário do Município, três exposições foram inauguradas no âmbito do ciclo de exposições de 2011: na Galeria Municipal, no Centro de Artes e Ofícios e no Centro Museológico de Alportel, com “Senhora das águas&Torrentes da Terra”, “Almas D’Arte” e “Fragmentos”, respectivamente. A mostra esteve patente até 15 de Julho e foi muito visitada.

O Centro de Artes e Ofícios apresentou “Almas D’Arte”, uma mostra de trabalhos dos alunos de Artes Decorativas da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, realizados ao longo do ano lectivo, sob a condução sábia de um conjunto de professoras que leccionam Scrapbooking, Artes Plásticas, Bordados e Bordados da Madeira, Bilros e Frioleiras e Decoração Floral - Arte Ikebana.

O Centro Museológico de Alportel, na aldeia de Alportel (a norte de São Brás de Alportel), inaugurou no dia 1 a exposição de escultura de inspiração erótica, de autoria de Noémia Cruz, “Fragmentos”, para ver até dia 31 de Agosto.

Licenciada em escultura e com um Vasco currículo na área das artes plásticas e visuais, Noémia Cruz exibe zonas proibidas, até do próprio imaginário sexual, numa figuração erótica, que rejeita o falso moralismo duma sociedade capada, por um deus ressabiado, porque o homem tomou consciência da sua própria sexualidade na descoberta do erotismo, que nega o direito de celebrar a vida em todo o seu esplendor.

Junta-se a esta rota da arte comemorativa do aniversário do município a exposição patente na Galeria Municipal: mostra fotográfica “Senhora das águas&Torrentes da Terra”, de autoria de Helena Tapadinhas.

Nesta exposição patente até ao final do mês, Helena Tapadinhas apresenta, na sua maioria, imagens abstractas sobre aspectos do património natural do Algarve. A autora capta as micro-paisagens que encontra nas nascentes termais, na cortiça, nos cogumelos, flores e insectos da serra, barrocal e litoral, sintetizados na sua essência enquanto água, terra, ar e fogo. Mundos paralelos criados por um olhar que ousa entrar nos segredos do infinitamente pequeno. Olhares que ficam eternizados pela fotografia sem qualquer tratamento digital.