terça-feira, 26 de outubro de 2010

ANDEBOL: PORTUGAL - POLÓNIA EM PORTIMÃO


O Portimão Arena vai ser o palco no dia 31 Outubro, pelas 17h00, para o Portugal - Polónia, jogo relativo ao grupo 3 da fase de apuramento para o campeonato da Europa da Sérvia – 2012.
A conferência de imprensa de apresentação desta partida terá lugar às 13h00 do próximo sábado, 30 Outubro, no auditório do Portimão Arena, na presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Sr. Henrique Torrinha; de representantes do Município de Portimão e da Companhia de Seguros Fidelidade Mundial, bem como do seleccionador nacional Mats Olsson e de dois jogadores da equipa de Portugal, que estarão disponíveis para fazer a abordagem ao jogo.
Na ocasião, será igualmente apresentado o novo patrocinador das Selecções Nacionais de Andebol, a Companhia de Seguros FIDELIDADE MUNDIAL, seguindo-se um almoço de confraternização.

“POR ENTRE VALADOS”: AO LUAR TEATRO APRESENTA TRÊS ESPECTÁCULOS


A companhia Ao Luar Teatro leva a cena “Por Entre Valados”, a peça de estreia do grupo, em três sessões agendadas para as 21h30: dia 6 de Novembro, (Pólo Museológico de Alte), dia 13 de Novembro (Centro Brito de Carvalho, em Salir) e dia 20 de Novembro (Centro Paroquial da Tôr).
“Por Entre Valados” acontecem coisas comuns e peculiares. Um acontecimento marcará a vida dos habitantes desta aldeia, perante tal, um segredo guardado na sua história dará lugar a uma lenda que os leva numa viagem que marcará as suas emoções perante o mundo, a própria existência, o desconhecido, e a revelação de um amor, de encontros e desencontros.
Tendo a serra como pano de fundo, o uso de máscaras tradicionais portuguesas, música ao vivo, o espectáculo convida a uma viagem simpática aos mistérios encerrados no imaginário dos lugares comuns.
Com texto e direcção de Rui Penas, a peça apresentada por esta jovem companhia sedeada nas Sarnadas, freguesia de Alte, tem um elenco composto por Célia Martins, Rui Penas e César Matoso.A entrada é livre.
Recorde-se que este espectáculo foi apresentado pela primeira vez no âmbito do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”, em Março deste ano.

Jibóias no Zoo de Lagos


Os novos habitantes não param de chegar ao Zoo de Lagos. Desta vez são três exemplares de Jibóia ( boa constrictor). Um macho e duas fêmeas que já estão nas novas instalações. Têm 10 cm de diâmetro e cerca de metro e meio de comprimento.
Faziam parte dos exemplares do Zoo da Maia, mas ao abrigo de um acordo de cooperação, estes três animais foram transferidos para o Zoo de Lagos.
As jibóias são serpentes que chegam a atingir os dois metros de comprimento, e muito raramente os 4m. Originárias do Brasil, o seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e também da América Central. É um animal com hábitos nocturnos e alimenta-se sobretudo de pequenos mamíferos como ratos.
Apesar de ter fama de animal perigo a Jibóia é dócil. Está ameaçada porque é muito perseguida por caçadores e traficantes de animais.
Estes três exemplares que chegaram agora ao Zoo de Lagos poderão vir a reproduzir-se contribuindo assim para o aumento do número de jibóias em cativeiro.
Mais uma vez o Zoo de Lagos congratula-se por contribuir para o bem-estar de mais três animais.

PROGRAMA DO EUROPEU DE CORTA-MATO REVELADO EM ALBUFEIRA




Prova apresentada em Conferência de Imprensa
O Programa do Campeonato Europeu de Corta-Mato foi ontem divulgado em Conferência de Imprensa, na autarquia de Albufeira, na presença do ex-atleta olímpico Paulo Guerra.
Na manhã de ontem, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu a Conferência de Imprensa de apresentação do Programa do Campeonato Europeu de Corta-Mato SPAR 2010.
Presidida pelo edil de Albufeira Desidério Silva e pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) Fernando Fonseca da Mota, a Conferência contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira Carlos Silva e Sousa, do presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) Artur Lara Ramos, do director regional do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e do antigo atleta olímpico Paulo Guerra.
Durante a apresentação foi revelado o novo traçado da Pista de Cross das Açoteias, que sofreu algumas alterações para poder acolher a prova europeia. “Com os actuais 1600 metros, a pista é composta por 60 por cento de relva, 20 por cento de arrelvamento e 20 por cento de terreno natural”, explicou Lara Ramos.
Mais de 500 atletas de 30 países vão disputar esta importante prova, considerada um dos principais eventos desportivos da Europa. “Este campeonato de projecção mundial vai juntar em Albufeira os melhores atletas europeus e já conta com o maior número de inscrições de sempre”, destacou Desidério Silva. Para o presidente da Câmara, parceira na organização do evento, “é uma honra acolher esta grande prova desportiva que contribuirá para a promoção do concelho e da região além fronteiras e para a sua dinamização na época baixa”.
O presidente da FPA chamou a atenção para a falta de apoio à modalidade, quando “existe um historial de atletismo no nosso país”. Fernando Mota referiu que “a tradição, os resultados, as infra-estruturas de apoio e os equipamentos desportivos foram as principais razões que levaram à escolha do país e do concelho como palco desta prova: “deveriam ser motivos mais do que suficientes para a Administração Central nos dispensar outra atenção”, rematou.
Paulo Guerra, embaixador da prova, salientou que este é o Campeonato onde Portugal tem conseguido o maior número de medalhas, somando mais de 50 conquistas individuais e colectivas. “Este foi o evento mais importante ao longo da minha carreira. Fui o vencedor da primeira edição, em 1994, e depois dessa conquistei mais 10 medalhas”, constatou o ex-atleta.
O Europeu de Corta-Mato 2010 está agendado para o dia 12 de Dezembro, na Pista de Cross das Açoteias.

PROGRAMA
11h00 - Cerimónia de Abertura
11h15 – Juniores Feminino
11h55 – Juniores Masculino
12h35 – Sub-23 Feminino
13h20 – Sub-23 Masculino
14h10 – Seniores Feminino
15h05 - Seniores Masculino