sexta-feira, 3 de junho de 2011

PSD FEZ CAMPANHA NOS HANGARES

CARREIRAS FLUVIAIS E ÁGUA CANALIZADA ESTÃO GARANTIDAS - ENERGIA ELÉCTRICA NAS HABITAÇÕES ESTÁ A SER EQUACIONADA

O PSD esteve hoje nos Hangares, núcleo habitacional histórico e piscatório da Ria Formosa, em campanha eleitoral para, junto dos ilhéus daquele que foi o primeiro "aeroporto" do sul do país, "pescar" o maior número de votos possível nas legislativas antecipadas de domingo próximo (dia 5 de Junho).
O candidato à AR, Cristóvão Norte, não teve mãos a medir na distribuição de propaganda partidária

Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro, e David Santos, líder da Concelhia do PSD/Faro, acompanharam o farense Cristóvão Norte, 4º. elemento da lista de candidatos (liderada por Mendes Bota) pelo Algarve à Assembleia da República (AR).
O candidato à AR, bem como o edil da capital algarvia, ouviram os pedidos da população em pleno cais de embarque dos Hangares.

é bem visível a boa disposição reinante entre Macário Correia e os Hangrenses

Água canalizada nas habitações e a ligação do cabo de energia eléctrica, que passa debaixo do núcleo habitacional, situado entre a Culatra e o Farol, ás cerca de duas centenas de casas dos Hangares, foram os principais pedidos dos hangrenses aos políticos sociais-democratas, que prometeram "empenho na sua resolução".

David santos, líder do PSD/Faro, fala com um pescador

Aliás, o edil Macário Correia goza de excelente reputação entre a população dos Hangares por ter ordenado a ligação, desde o sistema de águas construído recentemente na ilha, de um fontanário púbico à sede da Associação de Moradores dos Hangares, bem como o regresso, desde Outubro passado (mais de três décadas depois), das carreiras fluviais públicas aos cais daquele núcleo habitacional histórico.
Antes de deixarem os Hangares rumo à Culatra, os Hangrenses salientaram aos sociais-democratas a ausência do PS na campanha nas ilhas. Candidato à AR, edil e líder da concelhia do PSD sublinharam o facto com um sorriso de visível satisfação.

Manuel Luís - T e F

Marchas Populares em Portimão inspiram-se na tradição

Junho é mês de Santos Populares e, cumprindo a tradição, pelo 13º ano consecutivo diferentes locais do município de Portimão vão receber nas noites de 9, 10, 18, 23 e 25 de Junho, a partir das 21h30, as Marchas dos Santos Populares, que levam para a rua arcos, balões, manjericos, música e muita animação.

O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão a 9 de Junho, seguindo-se no dia 10 a Zona Comercial da cidade, no dia 18 a Zona Ribeirinha de Alvor, e no dia 23 o Polidesportivo da Figueira, enquanto a Marcha Final terá lugar a 25 de Junho na Praça 1º de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Portimão.

No que toca aos temas que inspiraram as sete colectividades participantes, a marcha do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense tem como tema “Portimonense, o Cube da nossa Terra”, e o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha evocará “Os Maios e as Maias”, enquanto “António Aleixo” inspira o GEJUPCE - Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e a Sociedade Recreativa Figueirense tem como mote “As Regiões de Portugal”.

Por sua vez, o Sporting Glória ou Morte Portimonense vai destacar “As Floristas”, ao passo que “Os Mariscadores” servirão de fonte de inspiração para a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro, e o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense escolhe “A Monda do Arroz” para a sua marcha.

As Marchas dos Santos Populares, organizadas pela Câmara Municipal, resultam da mobilização de centenas de pessoas das três freguesias de Portimão que, da confecção das roupas à composição das letras e músicas e ao desenho da coreografia, se entregam com motivação e empenho a uma iniciativa que é cada vez mais um importante cartão-de-visita, levando às ruas milhares de residentes e os muitos turistas que nesta altura do ano visitam o município.

Câmara apoia equipas de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Monchique

Os Bombeiros Voluntários de Monchique terão um dispositivo contra incêndios entre 15 de Maio e 15 de Outubro, constituído por uma equipa de combate a incêndios florestais sediada em Monchique, composta por 5 elementos e outra equipa de combate a incêndios florestais sediada em Marmelete, composta por outros 5. Terá ainda uma equipa de logística de apoio ao combate, composta por 2 elementos e um PAL (pessoal de apoio logístico), composto por 1 elemento.
Estas equipas estarão activas 24 horas por dia.

Uma vez que o subsídio diário atribuído pela Autoridade Nacional de Protecção Civil não será suficiente para fazer face às despesas com recrutamento, alimentação e demais encargos, a Câmara Municipal deliberou atribuir uma concessão de subsídio complementar, no montante de 35.976,00 Euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique para suportar estas equipas de “ECIN” e “ELAC” e “PAL”.

Este é um investimento e um esforço financeiro substancial, mas de extrema necessidade para todo o Município, reforçado pelo Presidente Rui André na apresentação pública do Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios Florestais no passado dia 27 de Maio que contou com a presença do senhor Comandante Operacional Distrital e do Director Regional de Florestas assim como representantes de outras entidades e população presente.
A Câmara Municipal está a levar a cabo diversas acções de limpezas e desmatações, nomeadamente nas Estradas Municipais, solicitado à Aspaflobal a realização de um Protocolo para a execução de Faixas de Gestão de Combustível, agregando a competência técnica desta Associação de Produtores Florestais à disponibilização de maquinaria e equipamento da autarquia. De recordar ainda que, já foi realizado um grande trabalho de limpeza e construção de faixa de gestão de combustível em redor da Alferce no passado mês de Abril, no âmbito do projecto pyrosudoe em conjunto com a AMAL. Na aldeia dos Casais, Freguesia de Marmelete, e em colaboração com o Exército Português foi executada outra faixa de protecção a esta localidade.

JORGE FERNANDO E FÁBIA REBORDÃO EM NOITE DE FADO NO TEATRO DAS FIGURAS

No dia 9 de junho, pelas 21H30 no Teatro das Figuras, Jorge Fernando e Fábia Rebordão, apresentam-nos um espetáculo especial onde as suas vozes se combinam em alguns duetos, viajando por momentos especiais do fado.

Jorge Fernando faz parte da história do fado em Portugal. Tocou com Amália Rodrigues, aprendeu com Fernando Maurício e nunca descansou à sombra de glórias passadas. Ajudou a projetar carreiras como a de Mariza ou de Ana Moura; escreveu para Camané e cantou com Sam The Kid. É um artista que faz parte do passado e do futuro.
Fábia Rebordão é a sua mais recente descoberta, uma jovem cantora/compositora/autora com imenso talento, que acaba de lançar o seu primeiro disco. Age como se o Fado todo já lhe tivesse passado pelas mãos, tocado o coração e moldado a alma; Possui uma voz feita de estrondo e de ternura, capaz de embalar e de acordar, uma voz carregada de vivência e limpa de mazela, sonhadora e magoada, uma voz que representa o futuro e a memória.
Um espetáculo onde os dois dividem o palco, partilhando com o publico um repertório constituído por alguns dos temas mais emblemáticos de Jorge Fernando entrelaçados com os novos temas de Fábia Rebordão.
O preço dos bilhetes é de €12,00, sem descontos.

aniversários da Academia de Música de Lagos e da Sociedade Filarmónica Portimonense

A música vai pautar o ritmo da cidade de Portimão amanhã à tarde, por ocasião do 25º aniversário da Academia de Música de Lagos e do 23º aniversário da Sociedade Filarmónica Portimonense, em dois espectáculos que contam com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

Os primeiros acordes começam a soar às 15h30 no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, quando se iniciar um espectáculo com o Duo Contracello e a OSA – Orquestra de Sopros do Algarve, inserido no programa das comemorações dos 25 anos da Academia lacobrigense.

Composto por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), o Duo interpretará temas de Alexandre Delgado, César Viana, Sérgio Azevedo e Rossini, enquanto no concerto da OSA, dirigida por João Rocha, poderão ser escutadas a partir das 16h00 obras de John Williams, Robert W. Smith, Harm Evers e Eddie Platt.
O programa, com entrada livre, inclui ainda a apresentação do livro “Academia de Música de Lagos – 25 Anos de História” e uma homenagem a figuras e instituições relevantes na vida desta entidade, ligada ao Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos.
Na Alameda da Praça da República, a partir das 17h00, a Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense comemora o seu 23º aniversário, juntando-se à Banda Filarmónica Serrana de Serras de El – Rei para um concerto, onde serão tocados diversos temas populares.

MORADORES DO BAIRRO EX-CAR ASSINAM ESCRITURA DE HABITAÇÕES

O programa de comemorações do Dia do Município de Loulé, que se assinalou ontem, teve início com a cerimónia de assinatura das escrituras das casas do Bairro EX-CAR, em Loulé, que decorreu na Sala da Assembleia Municipal.
Os seis agregados familiares, que assinaram estas escrituras de compra e venda, são moradores do Bloco 1 do referido Bairro, e finalizaram o pagamento das prestações acordadas em 2009.

Recorde-se que o Bairro EX-CAR - Bairro Ex-Comissariado de Apoio aos Retornados, foi construído para realojar os retornados das ex-colónias, cuja construção foi iniciada pelo Fundo de Fomento de Habitação. O empreiteiro que iniciou a obra, viria mais tarde a abandoná-la, sem concluir a mesma. Posteriormente a Câmara Municipal de Loulé adquiriu os imóveis, tendo procedido a um concurso para atribuição dos mesmos, na década de 80.
O Bairro é constituído por 4 blocos, com 52 fogos, respectivamente 11 e 15 fogos cada. Cerca de 52 famílias foram realojadas em 1984, na modalidade de propriedade resolúvel, acordando um pagamento de 300 prestações mensais, ao longo de 25 anos.
Horácio Coelho Pereira; Jorge Manuel da Fonseca Dias e Maria da Conceição Peres Madeira Dias; José Maria da Silva e Júlia da Conceição Silva Cabrita; Maria Alice Rodrigues Carmelino; Maria Claudina Guerreiro; Maria Eduarda Guerreiro Nascimento e Carlos José Adrião Nascimento são os proprietários destas habitações que ontem assinaram as escrituras.
Neste momento, o presidente da Câmara Municipal de Loulé realçou o significado deste acto no Dia do Município: “Não há cidadão que não deseje ter uma casa, e é justo que possamos contribuir que isso venha a acontecer. Este é o concretizar o sonho de uma vida de muitas famílias”, sublinhou o edil.
Seruca Emídio falou ainda da responsabilidade que os proprietários passarão a ter sobre os seus imóveis. “A partir de agora são responsáveis pelas vossas casas, na manutenção, na conservação, na forma como têm que zelar por aquilo que é vosso. A cidadania, a responsabilidade e o civismo são valores que temos que incentivar. Cada um tem que ser responsável por aquilo que é seu, pelo seu papel na sociedade, pelo respeito por todos. Isto consegue-se com actos desta natureza”, afirmou ainda este responsável municipal.

Hidro e fisioterapia em Alcoutim devolvem independência funcional a muitos doentes Conhecedora das dificuldades de mobilidade da sua população envelh

Conhecedora das dificuldades de mobilidade da sua população envelhecida, a autarquia de Alcoutim disponibiliza, desde 2009, serviços de hidro e fisioterapia aos utentes que sofram de problemas de foro músculo-esquelético ou de foro neurológico.

O serviço de fisioterapia funciona em Alcoutim e em Martim Longo, em espaços devidamente equipados para o efeito. No ano de 2009, 81 utentes frequentavam as sessões de fisioterapia, tendo em 2010 sido registadas 109 inscrições no mesmo serviço. A hidroterapia também registou um aumento do número de utentes em 2010, tendo passado de 17 para 26 inscritos.

As melhorias têm sido assinaláveis em todos os doentes que frequentam estas terapêuticas. “A recuperação pode levar mais ou menos tempo, conforme a fase em que chegam aqui, mas 95% dos casos que tenho chegam numa fase crónica”, esclarece o fisioterapeuta contratado pela autarquia de Alcoutim, Luís Pereira.

“Nota-se pelo olhar, o alívio e felicidade” dos doentes que melhoram, garante Luís Pereira, que conduz estas sessões desde o seu princípio.
A hidro e fisioterapia contribuem para a diminuição da dor, maior mobilidade articular e fortalecimento muscular e são ainda psicologicamente eficazes, uma vez que é nestas sessões que os doentes veem a sua independência funcional aumentada.

Passeio de Pasteleiras em SB Alportel

Velhos são os trapos, e deitam - se fora;
Estas guardam - se para mais tarde recordar!!!
A ideia surgiu em tom de brincadeira, e vai pegar. Dia 10 de Julho.
Com estas beldades encostadas lá por casa, garagens, sótãos, fundões ou em palheiros, e com uma inveja terrível em ver as modernices dos tempos de hoje, com marcas de bicicletas de alto gabarito a saírem por esses trilhos fora. É tempo de limpar o pó a estas relíquias, encher pneus e vamos lá embelezar a vila de S.Brás de Alportel no seu inédito passeio de pasteleiras, que para uns fizeram parte da infância, para outros objecto de trabalho ou mesmo presentes de aniversário de outrora - diz a organização (Bike Clube SB Alportel).

Assim, a aventura vai ser a seguinte:
-Concentração em local anunciar pelas 9H30;
-Passeio pelos arredores de S.Brás de Alportel, todos babosos a mostrar estas preciosidades;
-Percurso numa extensão de cerca de 15 km, onde além de nos passearmos pelas ruas desta terra, iremos tomar um "petit déjèner" para repor as calorias perdidas até então; (relembre-se que estas pesam entre 25 a 30Kg cada);
-Chegada á zona de partida onde seremos contemplados com um excelente refeição típica por volta das 13H30;
As inscrições estão limitadas a 30 pasteleiras, em prol da qualidade que um evento desta natureza merece;
Quem queira participar comunique até 5ª feira para 962858418 ou 919208629 Pedro Santos. O Almoço convívio irá ser servido num local surpresa;No final haverá um brinde surpresa para todos os participantes.
Durante o percurso poderá haverá carrinha das vassouras, onde haverá todas as chaves de grifes, roquete, martelo e demais ferramentas necessárias a qualquer avaria mecânica destas preciosidades; No final do almoço serão atribuídos vários prémios pelos nossos júris ás diferentes categorias em classificação.
Inscrição no valor de 15 pasteleiras com almoço e 12 pasteleiras sem almoço.
Obrigação - trazer uma BOINA ou o máximo de traje a rigor para ser uma reconstituição de época passada.
A ideia da organização é trazer para S.Brás de Alportel um recordar diferente daquilo que foi o nosso passado recente, na sua vertente pura e lúdica das duas rodas sem motor.

FIBRA ÓPTICA DE ÚLTIMA GERAÇÃO CHEGOU A LOULÉ

A Zona Industrial de Loulé, localizada a sul desta cidade, onde se inclui o Loteamento Industrial dinamizado pela Câmara Municipal, já dispõe de uma nova estrutura de comunicações, suportada em tecnologia de Fibra Óptica de última geração, que permite o acesso à internet em alta velocidade e com grande estabilidade, sendo também, por isso, a estrutura ideal para redes privadas virtuais.

Esta oferta de Serviços Conectividade Internet Empresariais foi disponibilizada pelo Grupo PT, sendo considerada uma estrutura das mais evoluídas. Aliás, este é um dos primeiros parques industriais do país a dispor desta tecnologia.
Os empresários estabelecidos naquela vasta área podem, por isso, a partir de agora, usufruir desta infra-estrutura de comunicações, devendo, para tal, contactar o comercial da PT que habitualmente lhes dá apoio.
Segundo o vereador da Câmara Municipal de Loulé responsável pelo pelouro da Informática, Aníbal Moreno, trata-se de uma iniciativa “extremamente importante para o Concelho já que é, de facto, um investimento nas novas tecnologias que vai facilitar o desenvolvimento económico da região, e em particular, para os empresários que já estão instalados em toda a Zona Industrial, não só no nosso loteamento, como nos outros loteamentos à volta”.
Este responsável salienta ainda o facto de Loulé ser um dos primeiros municípios onde está a ser feito este investimento. “É um projecto-piloto e Loulé está na liderança desta área. Isto é sinal que vamos ter ligações de alta velocidade, com segurança em termos da estabilidade do sinal. A existência desta infra-estrutura permitirá também o desenvolvimento de várias áreas económicas que se apoiam na informática”, considera ainda Aníbal Moreno.