segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cerro do Castelinho dos Mouros é o monumento mais antigo e único no território português

Terminou a quarta campanha arqueológica internacional na fortificação do Cerro do Castelinho dos Mouros. Os trabalhos vieram atestar a monumentalidade e excepcionalidade do sítio, tendo sido surpreendente a área e a altura ainda conservada.
A autarquia de Alcoutim tenciona agora, por sugestão do IGESPAR, avançar com a classificação do Cerro do Castelinho dos Mouros.
As novas escavações permitiram observar a dimensão total do edifício, rodeado por uma muralha e com uma torre central. A imponência e monumentalidade da fortificação mantêm-se nas ruínas agora a descoberto. Definitivamente, a origem do edifício remete ao século I A.C.. É o monumento mais antigo e único no território português, tendo sido ocupado durante cerca de 100 anos, por cerca de cinco gerações de indivíduos.
Apesar da enorme quantidade de área a descoberto, o edifício demonstrou ser mais extenso do que o que se pensava, razão pela qual deverá realizar-se mais uma campanha no próximo ano. O trabalho desenvolvido foi fruto da 1ª cooperação científica portuguesa-austríaca, no campo da arqueologia portuguesa.

ALMANCIL: WORKSHOP SOBRE PRIMEIRO VERMIDIGESTOR DO PAÍS

No passado dia 12 de outubro, realizou-se um workshop na sede do Agrupamento de Escolas de Almancil, direcionado a alunos, professores, diretores, delegados de turma, funcionários do refeitório, etc., relacionado com o funcionamento do vermidigestor instalado naquela escola no passado mês de junho, pela Câmara Municipal de Loulé. Desta forma, foi feito o enquadramento e a apresentação deste equipamento a cerca de uma centena de participantes, pretendendo-se, assim, dar continuidade ao projeto FuturEscolas dinamizado no passado ano letivo, mas agora com o intuito de produzir composto em maior escala, o qual será utilizado nas culturas efetuadas pelos alunos do CEF Jardinagem.
A Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, foi a primeira em Portugal a dispor de um vermidigestor, equipamento que permite o tratamento em média e larga-escala dos resíduos orgânicos, produzindo-se assim uma maior quantidade de vermicomposto. A escolha desta escola para a instalação do vermidigestor aconteceu porque uma boa parte da sua população escolar já possuía formação e sensibilização nesta área, sobretudo os alunos do CEF de Jardinagem, que muito se empenharam no processo da vermicompostagem durante o ano letivo transato, mas também pelo facto de existir no estabelecimento uma cantina com grande produção de matéria orgânica necessária ao processo. A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas ambientais que mais impacte causa no Ambiente. Assim, a vermicompostagem surge como uma das soluções possíveis e eficazes com o intuito de minimizar esta situação, pois consiste num processo biológico de tratamento de resíduos orgânicos que utiliza minhocas para acelerar a degradação da matéria orgânica e produzir um composto rico em ácidos húmicos, tendo, ainda, consideráveis vantagens competitivas face a outros processos (como a compostagem, digestão anaeróbica, aterro, etc.), uma vez que apresenta baixo custo, robustez, é escalável e origina um produto final de grande qualidade.
Deste modo, a Autarquia de Loulé, após o sucesso da parceria com a empresa Futuramb (com a aquisição de dois vermicompostores e a implementação do Projeto FuturEscolas, ambos com excelentes resultados) veio agora, através da aquisição de um vermidigestor (de grande capacidade), procurar consciencializar ainda mais jovens para a preservação e sensibilização ambiental, através do desenvolvimento das atividades de vermicompostagem. O projeto visa proporcionar o contacto com todos os organismos que intervêm na formação do solo, favorecendo práticas amigas do ambiente e da qualidade dos alimentos. Com esta iniciativa pretendeu-se, assim, converter esta escola, não só num modelo para as restantes escolas do Concelho e da região, mas também num exemplo a nível nacional.

Alcoutim recebeu V Feira da Perdiz

Sucesso do evento certifica Alcoutim como zona cinegética privilegiada A aldeia de Martim Longo acolheu, durante o passado fim de semana, a quinta edição da Feira da Perdiz. Apesar da crise, a V Feira da Perdiz recebeu milhares de visitantes e continuou a surpreender pela caracterização do espaço, que transportava o público para o ambiente das caçadas.
Várias entidades locais e regionais marcaram presença na abertura do evento - Dr. Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Eng. Joaquim Castelão, Diretor Regional de Agricultura e Pesca do Algarve, Dr. António Pina, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Vítor Palmilha, da Federação de Caçadores do Algarve, o Diretor Regional de Florestas e o representante da Autoridade Nacional de Florestas, entre outros.
A quinta edição do evento introduziu algumas novidades de sucesso, como a demonstração de mergulho do cão de água português, a demonstração de pesca e a corrida de galgos. Foi também apresentada a nova exposição de Carlos Luz, uma coleção de aguarelas do Castelo de Alcoutim.
Diversas variedades de artigos ligados à caça e à pesca, vários produtos gastronómicos locais e tasquinhas com os afamados pratos de caça eram envolvidos pelo ambiente carregado de semblantes da natureza serrana. No exterior do recinto, exposições de animais, como perdizes e cães de caça, e o aquário gigante, com peixes de , divertiam o público.
As atividades desportivas também couberam no evento. No sábado de manhã decorreu o V BTT “Na Rota da Perdiz”, com cerca de cinquenta participantes, e uma marcha/corrida no domingo, com cerca de duzentos participantes.
Com cerca de 40 zonas de caça, o concelho de Alcoutim possui tantas zonas de caça turísticas como todo o Algarve. A Feira da Perdiz é cada vez mais visitada por caçadores e áreas profissionais ligadas á cinegética, que têm no evento uma ótima oportunidade para promover a sua atividade económica.

Monchique apresenta Plano Estratégico para o Envelhecimento

Decorreu no passado dia 15 de Outubro, no Salão Nobre da Caixa de Crédito Agrícola de Monchique, e integrado nas comemorações de – Outubro – Mês Sénior , a apresentação Pública do Plano Gerontológico de Monchique – Plano Estratégico para o Envelhecimento.
Monchique é assim o primeiro Concelho Algarvio, e um dos primeiros do País, a apresentar um Plano Estratégico para o Envelhecimento cuja base assenta no diagnóstico inicial, nas medidas estratégicas para um envelhecimento activo e na diferenciação e oportunidade do envelhecimento em qualidade, como é o caso do Turismo Residencial Sénior.
O Plano pretende que o Envelhecimento seja uma oportunidade de desenvolvimento do Concelho, contrastando com o factor negativo dos recentes números dos Censos gerais da população. A apresentação do Plano esteve a cargo do Dr. João Manhita Pereira, da Associação Âncora que, em parceira com a Câmara Municipal, desenvolveu um trabalho de campo durante mais de 4 meses. Segundo Rui André, Presidente da Câmara Municipal «…este Plano representa a resposta concreta para um problema que não se resolve apenas com a concretização de projectos isolados mas sim, na necessidade de em parceria, com todas as Instituições envolvidas, desenvolver um programa eficaz e abrangente tendo em vista o apoio à resolução de alguns problemas e sobretudo promover um envelhecimento de qualidade na área do território de Monchique. Aliás, a ideia é a promoção de Monchique como local de eleição para um envelhecimento activo onde a qualidade de vida é na verdade, excelente!
Por outro lado, este Plano terá de integrar-se no Plano Estratégico para o Concelho, também, ele em elaboração via Agenda 21 e, será a base de outras definições estratégicas como a Revisão do PDM entre outros. Aliás, alguns dos projectos referidos no Plano estão já em andamento como é o caso do apoio à Construção de um Lar na Freguesia de Marmelete, a criação do Centro de Dia em Alferce, cujas propostas de apoio já estão agendadas para a próxima Reunião de Câmara, bem como os Projectos de Regulamentos do Banco Local de Voluntariado e Banco Local de Ajudas Técnicas …».

MusicA'Brincar regressa à Quinta do Peral, em São Brás de Alportel

No último sábado do Mês, dia 29, a Quinta do Peral convida pais e crianças dos 0 meses aos 4 anos de idade a participar na divertida oficina de música para crianças e bebés “Music’A Brincar”, uma actividade familiar de promoção de estímulos musicais, que integra o programa de actividades do município dirigido às famílias “Era uma vez.. Histórias para toda a família!”.
Esta iniciativa do Projecto Archimusiké conta com a colaboração do município são-brasense na promoção de oficinas lúdicas para bebés e crianças em idade pré-escolar, acompanhadas pelos pais, com o objectivo de contribuir para o seu desenvolvimento físico e psíquico. As oficinas têm uma duração entre 30 a 50 minutos, consoante a faixa etária a que se destinam e pretendem sensibilizar e incutir o gosto pelo mundo dos sons desde muito cedo, estimular e explorar a audição, desenvolver e reforçar a auto-estima através da partilha de experiências e do ajuste do timbre e da voz dos pais e ainda valorizar a música popular portuguesa através de músicas infantis.
Com início pelas 10h00 (para crianças dos 0 aos 24 meses) ou pelas 11h15 (para crianças dos 2 aos 4 anos), a oficina “Music’A Brincar” desafia pais e filhos a entrar num mundo de sensações e sentimentos através da música, um elemento fundamental no processo de proximidade e vinculação, que quando bem orientado, estimula a compreensão musical e fortalece os laços familiares. A oficina de música para crianças e bebés tem como limite máximo 18 participantes acompanhados, que devem efectuar a respectiva inscrição através do Tlm. 965 062 578 ou e-mail musicabrincar@gmail.com

Autarquia de VRSA apresenta medidas para conter despesa

Estratégia visa reduzir despesa corrente até 20 por cento e significa poupança anual média na ordem dos 2 milhões de euros A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apresentou hoje um plano de contenção financeira, através do qual espera uma redução média nas suas despesas correntes na ordem dos 20 por cento e um incremento nas receitas em cerca de 500 mil euros. Para atingir estes objectivos, a autarquia elaborou um documento estratégico, composto por uma centena de medidas, transversais a todas as divisões, núcleos e áreas de gestão, numa lógica de repartição de esforços.
Com este plano, a Câmara espera vir a poupar, em termos absolutos, aproximadamente dois milhões de euros. A redução terá não só impacto nos dados financeiros do último trimestre de 2011, mas também se reflectirá no orçamento camarário de 2012. Através deste esforço, a edilidade pretende estar melhor preparada para os cortes orçamentais a que as autarquias ficarão sujeitas por via da redução das verbas provenientes da Administração Central. Por outro lado, o plano antecipa as medidas de austeridade contidas no Orçamento de Estado para 2012.
A estratégia procurará ainda minorar a quebra de receitas nos impostos municipais – especialmente o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e as licenças de construção –, que, em conjunto e desde 2008, diminuíram cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com o presidente da autarquia vilarrealense Luís Gomes, «as medidas assentam numa base de equidade, visto que irão abranger todas as estruturas de decisão. Por outro lado, são a concretização efectiva do Plano de Responsabilidade Geracional aprovado em Assembleia Municipal, no passado mês de Maio». «Queremos dar um claro sinal de responsabilidade e mostrar que estamos empenhados em regularizar a situação financeira do município, libertando a pressão sobre a tesouraria. Acreditamos que este esforço é rigoroso e nos deixa melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro», continuou o autarca.
«Apesar das metas orçamentais, e atendendo ao agravamento das dificuldades das famílias, iremos manter, na maior parte dos casos, as nossas valências sociais, tendo por base uma gestão rigorosa», concluiu. De forma a garantir o sucesso do plano, está a ser executado um programa de acompanhamento quinzenal, monitorizando a efectiva aplicação das medidas e o cálculo dos volumes de poupança. O conjunto de acções responde ainda à estratégia definida em sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), onde as autarquias se comprometeram a apresentar planos de redução da sua despesa e a trocar experiências.

FERREIRAS COM NOVO MERCADO E ECOCENTRO

Mercado do Levante e Ecocentro dinamizam freguesia A freguesia de Ferreiras já dispõe de um mercado de venda ambulante e de um Ecocentro para depósito de resíduos verdes e entulho. Tratam-se de duas infraestruturas que vêm servir a população residente e contribuir para o desenvolvimento económico e ambiental do concelho.
O novo Mercado de Levante de Ferreiras, em funcionamento desde o passado mês de agosto, às segundas e quartas terças feiras de cada mês, tem registado uma crescente adesão de público. Com cerca de 150 vendedores dos mais variados produtos, desde vestuário e calçado a bijutaria, artesanato, plantas e sementeiras, este espaço é cada vez mais procurado pelos munícipes e turistas, que aí encontram uma diversidade de artigos a preços acessíveis.
O Mercado está instalado à entrada da freguesia, na zona do Tominhal (junto à empresa Auto-Jardim) e funciona regularmente duas vezes por mês, das 8h00 às 15h00. Esta é uma organização da Junta de Freguesia de Ferreiras em cooperação com a Câmara Municipal de Albufeira e a Associação de Feirantes do Algarve.
Ferreiras passou também a dispor de um Ecocentro, localizado na zona da Malhada Velha (no final da Av. 25 de abril, antiga EN 125), equipado com dois contentores para depósito de Verdes e entulho. À entrada do recinto, existe ainda um painel informativo com os contatos das empresas responsáveis pela recolha de outros tipos de resíduos sólidos.
“Esta é uma forma de sensibilizar e incentivar a população a efetuar a deposição seletiva de resíduos, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem e para a melhoria da qualidade ambiental do concelho”, salienta José Sequeira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal. A Junta de Freguesia de Ferreiras, parceira na iniciativa, solicita aos utilizadores do Ecocentro, que se desloquem às suas instalações para procederem ao preenchimento de uma ficha de inscrição com vista à criação de uma base de dados.

“LOULÉ – CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS” CELEBRA COOPERAÇÃO COM ASSOCIAÇÃO VIDA

No âmbito do Projeto “Cidades”, que corresponde à implementação em Portugal do Projeto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo vão celebrar um acordo de cooperação com vista à realização de um diagnóstico social no Concelho e implementação de um plano de ação para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
O Projeto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, lançado em 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa identificar os aspetos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas: Espaços Exteriores e Edifícios, Transportes, Habitação, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego, Comunicação e informação, Serviços Comunitários e Saúde. Segundo os princípios da OMS, “uma cidade é qualquer município identificável, com autoridade suficiente para implementar as mudanças necessárias para melhorar as condições que oferece aos idosos; uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem; uma cidade amiga das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades”.
Em Portugal, o projeto “Cidades”, cofinanciado pela Direção Geral de Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem dois objetivos principais: apresentar e sensibilizar para o conceito das Cidades Amigas das Pessoas Idosas e verificar a “amigabilidade” dos municípios portugueses, através da aplicação da lista de verificação, para obtenção de um retrato nacional sobre o quão amigo é o território português para quem tem mais de 55 anos de idade. Assim, com o intuito de inscrever Portugal no mundo como um país amigo dos idosos e um país de bem-estar, a Associação VIDA surge como um elemento de interligação na plataforma nacional e mundial entre todos os aderentes ao Projeto e a OMS. Numa primeira fase de abordagem ao projeto foi elaborado um diagnóstico institucional e encontra-se a decorrer ao nível das instituições locais de solidariedade social, juntas de freguesia e restantes parceiros da rede social, um diagnóstico social.
Nesse âmbito, através desta parceria entre a Autarquia de Loulé e a Associação, será desenvolvido um conjunto de atividades que passam pelo conhecimento dos idosos e das suas expectativas através de questionários preparados pela Associação VIDA, para que se desenvolva um plano de ação para três anos a partir dos resultados do diagnóstico municipal e, posteriormente, se possam implementar um plano de ação consentâneo com os objetivos de melhoria da qualidade de vida dos idosos do Município. Com esta integração no movimento Cidades Amigas dos Idosos, é dado mais um passo em frente pelos responsáveis municipais mais numa clara preocupação para com esta faixa etária da população. Refira-se que o Projeto “Cidades”, que teve início em Junho de 2010, envolve até ao momento 83 câmaras municipais, 14 instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham diretamente com a população idosa.

ORÇAMENTO DE ESTADO: MIGUEL FREITAS APELA À UNIÃO REGIONAL PARA EVITAR CONVULSÃO SOCIAL

O Deputado do PS eleito pelo Algarve, Miguel Freitas, considerou hoje que as medidas previstas no Orçamento de Estado (OE) para 2012, obrigam a uma “enorme capacidade de diálogo e de ação entre todas as forças vivas da região, no sentido de evitar uma convulsão social sem precedentes nesta terra”. O também líder do PS Algarve, revelou esta convicção no final de uma reunião com a direcão da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a quem transmitiu a sua profunda preocupação relativamente ao impacto das medidas do Governo previstas no OE. “Tem de haver uma concertação regional que defenda o Algarve a uma só voz porque, com as medidas previstas, o futuro será de “verdadeira asfixia regional”, considera Miguel Freitas, que aponta o aumento do IVA como uma das questões mais preocupantes para a economia da região, particularmente no que diz respeito à economia de turismo, devido às suas repercussões negativas nos domínios do investimento e do emprego, bem como no âmbito das pequenas empresas.
Para o Parlamentar socialista, outra questão a exigir a união regional prende-se com o investimento na EN 125, devido à eventual suspensão das obras de requalificação. “Seria dramático se, num momento em que o governo se prepara para introduzir portagens na Via do Infante, fossem suspensas as obras na EN 125 e não avançassem as isenções e os descontos para residentes e empresas da região”, critica Miguel Freitas, para manifestar a sua apreensão também no que diz respeito aos cortes orçamentais na área da saúde. “Há uma profunda preocupação relativamente aos Cuidados Continuados pois, embora a região disponha de uma boa rede destes serviços, esta ainda é insuficiente, sendo por isso necessário assegurar que não será posta em causa”, adverte o Deputado do PS eleito pelo Algarve, para salientar ainda a sua preocupação relativamente à área da saúde mental.
“É necessário garantir novos acordos no âmbito da saúde mental, porque existem equipamentos quase concluídos e não estão assegurados protocolos de alojamento e de formação”, frisa. Outra preocupação partilhada durante a reunião com os Presidentes de Câmara do Algarve, foi a questão da dívida municipal, tendo Miguel Freitas considerado que o Governo deve adotar um mecanismo próprio para viabilizar a respetiva negociação por parte das autarquias, face à anunciada redução de transferências do Estado e a quebra “drástica”da receita do IMI que, no Algarve, foi muito superior à média nacional. Por último Miguel Freitas salienta a necessidade de uma focagem especial por parte do Governo relativamente ao Algarve, no que concerne à negociação sobre os fundos estruturais, reclamando para o efeito o acompanhamento dos agentes regionais neste processo fundamental para a região em matéria de desenvolvimento regional e agrícola. Os Deputados do PS Algarve vão realizar um conjunto de reuniões com diversas entidades a nível regional, no sentido de conhecer as suas posições e procurar encontrar bases de consenso para sustentar a sua posição no âmbito da discussão do OE para 2012. Depois de ouvir a Direcção da AMAL, o Grupo Parlamentar do PS realiza, na próxima sexta-feira, em Olhão, um encontro com as Associações Empresariais e Sindicatos, bem como reuniões com as IPSS’s, na semana seguinte, para apresentar as suas propostas e ouvir a região.

ODIANA distinguida com o prémio «Produto Turístico Internacional»

A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana arrecadou o prémio «Produto Turístico Internacional» na XI Feira de Turismo Interior de Jaen, «Tierra Adientro», uma das feiras mais importantes de Andaluzia, Espanha. O galardão foi atribuído pela Institución Ferial de Salamanca [IFESA] e Junta de Andaluzia, organizadores da «Terra Adientro».
O certame decorreu de 7 a 9 de Outubro e contou com um total de 163 expositores, entre eles a presença da Odiana que promoveu a serra, o barrocal e o litoral do território do Baixo Guadiana, nomeadamente os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Distinguiu-se toda uma oferta turística que incidiu sobretudo na natureza, o património, as praias, o rio Guadiana e os percursos pedestres. “Trata-se de uma oferta diversificada com um enorme potencial e que tem de ser promovido cava vez mais na província andaluz”, garante Valter Matias, director executivo da Odiana.
Esta incursão no território espanhol surge na sequência da estratégia que a Odiana está a levar a cabo para colmatar uma lacuna de promoção internacional deste território além fronteiras. Após a presença nas feiras de Cartaya (Setembro) e Jaén (Outubro) o próximo certame no mapa é a INTUR – Feira Internacional del Turismo de Interior, em Valladolid. O objectivo é concretizar uma estratégia turística conjunta e estruturada ao nível do património, cultura, ambiente na região transfronteiriça do Baixo Guadiana (Algarve, Baixo Alentejo e Andaluzia). Recorde que a presença nos certames turísticos enquadra-se no âmbito do projecto GUADITER – Itinerários do Baixo Guadiana, é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve – Alentejo – Andaluzia e financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013, co-financiado pelo FEDER.

Estudo sobre espécies com maior capacidade de dispersão nos oceanos

Investigador do CCMAR publica estudo inovador sobreque elucida sobre as características das espécies com maior capacidade de dispersão nos oceanos dispersão oceânica Peter Wirtz, investigador do CCMAR, participou num novo estudo que revelou que quanto maiores os peixes de recife adultos e quanto menos exigentes nas condições de habitat têm mais maior o sucesso do que as larvas quando migram através do Oceanoem ultrapassar barreiras naturais que existem nos oceanos.
Porque é que algumas espécies de peixes vivem nos dois lados do Oceano Atlântico, mas a maioria não? Da mesma forma, porque é que algumas espécies vivem a norte e sul da foz do Rio Amazonas mas a maior parte não? Para tentar compreender como é que as novas populações se estabelecem através se estabelecem ao longo das de barreiras marinhas, cientistas de vários países e instituições internacionais, entre os quais um o investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), analisaram as características biológicas de 985 espécies de peixes de recifes tropicais.
O estudo foi levado a cabo entre duas barreiras marinhas, do o Oceano Atlântico e na pluma de água doce dos rios Amazonas-Oreinoco, (afluente do Amazonas) e demonstrou que a variação no modo de desenvolvimento larvar que se assumia estar relacionada com potencial de dispersão por migração, é afinal menos significativa importante do que se pensava. na dispersão migratória do que se pensava. Este estudo comparou as espécies bem sucedidas no atravessamento que atravessam daquelas essas barreiras com as e as que não conseguem fazê-lo, concluindo que há características dos peixes adultos que podem ser decisivas nesta dispersão. As espécies que se encontram Espécies de peixes encontradas em ambos os lados as as destas barreiras marinhas naturais tendem a ter adultos maiores e são menos exigentes sobre o tipo de com requisitos de habitats menos específicosque colonizam, comparativamente com as espécies que só se podem encontrar num dos lados das barreiras. A capacidade de flutuarem poderem ser transportadas com destroços flutuantes foi particularmente importante para atravessar a vasta extensão do Oceano Atlântico, ao passo que a capacidade para durante o percurso utilizarem habitats que nãocomo pontos de paragem recifes, como ou “estações de serviço”, para a migração revelou ser mais foi importante nas espécies que cruzam a pluma dos rios Amazonas-Oreinoco. O estudo foi publicado recentemente na revista “Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences”.

11º Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes - ENTREGA DE PRÉMIOS

A entrega das distinções relativas à 11ª edição do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ter lugar nesta terça-feira, 18 de Outubro, numa cerimónia marcada para a Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 18h30.
O júri do certame, promovido pela Câmara Municipal de Portimão para incentivar novos talentos na área literária, atribuiu o primeiro prémio à novela “Manuel Teixeira Gomes - Les morts vont vite”, assinada por Maria da Graça Maia (Lisboa), tendo ainda contemplado com menções honrosas as obras “Genève”, de Urbano de Oliveira (Arcozelo), e “Mariana”, de Rui Miguel Herbon (Lourinhã).
A novela vencedora subdivide-se em três capítulos, o primeiro na presidência de Manuel Teixeira Gomes, o segundo nos primeiros anos da ditadura, na tentativa de reorganizar a oposição ao regime a partir do estrangeiro, e o terceiro no contexto da Europa em guerra e notícia do falecimento do estadista e escritor em Bougie, considerando o júri que na obra se faz “a análise, reflexão e ironia face a um Portugal em convulsão”, revelando “momentos de grande beleza e densidade descritiva, sem nunca perder uma forte componente humana”. Para além do lançamento de 500 exemplares da sua obra, editada pela Câmara de Portimão e Edições Colibri, a vencedora receberá um prémio monetário de 2000 euros, enquanto cada menção honrosa será contemplada com 1000 euros.

ALBUFEIRA APOSTA NA GALIZA

Roadshow promove contatos institucionais e workshops promocionais Ação promocional leva Albufeira ao Norte de Espanha, de 19 a 21 de outubro, onde irá reforçar os laços entre o Município e quatro cidades galegas, divulgando o seu potencial turístico. O Município de Albufeira está de partida para a Galiza, em mais um roadshow que o levará a desenvolver diversos contatos institucionais e a participar em variadas ações promocionais, em colaboração com a Agência de Promoção de Albufeira (APAL).
De 19 a 21 de outubro, as cidades de Pontevedra, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha irão receber a visita do autarca Desidério Silva, de membros da APAL, e de vários agentes da hotelaria regional. No campo dos contatos institucionais, a comitiva de Albufeira irá reunir com entidades importantes daquela região. No dia 19, Desidério Silva será recebido na Deputacion de Pontevedra pelo presidente Rafael Louzan Abal, com quem presidirá à inauguração da Bolsa de Contratação Turística de Pontevedra - FERPÁLIA. Tratando-se de um certame que para além de reunir a totalidade dos Operadores Turísticos da Galiza, congrega também operadores de outras regiões de Espanha (Madrid, Barcelona e Málaga), a participação do Município e do Turismo de Albufeira revela-se fundamental para a promoção do concelho e dos seus agentes locais. Segue-se uma visita ao Ayuntamento de Vigo, onde o concejal de Comércio, Industria, Turismo e Pymes, Cayetano Rodríguez Escudero, receberá a comitiva albufeirense e a acompanhará no primeiro workshop realizado pela APAL. Já no dia 20, o destino será Santiago de Compostela, com o Alcalde Geraldo Conde Rosa a receber Desidério Silva no Ayuntamento da cidade galega, perspetivando o desenvolvimento de relações institucionais com Albufeira. À noite haverá lugar para mais um workshop com empresários e agentes regionais. O roadshow terminará na cidade de Corunha, com a receção oficial no Ayuntamento do município, pelo Alcalde Carlos Negreira, onde serão discutidas novas formas de potenciar Albufeira em terras de Espanha. A encerrar o dia e a agenda promocional, a APAL realizará o terceiro workshop na NH Hesperia Corunha, onde apresentará as potencialidades do destino e reforçará a marca Albufeira junto do mercado galego. Esta iniciativa tem por objetivo reforçar as relações entre Albufeira e a Galiza, permitindo que o Município atue no campo institucional, através de várias reuniões de trabalho com autarcas locais, no campo promocional, através dos workshops promovidos pela APAL, e ainda no campo empresarial, através dos contatos diretos e individuais que cada associado irá realizar junto dos operadores turísticos.

Odiana e ANJE promovem feira empresarial

Com os intuitos essenciais das entidades promotoras, a Odiana com o desenvolvimento do território, e a ANJE com o empreendedorismo empresarial nos jovens, resulta uma feira dirigida aos empresários do Baixo Guadiana transfronteiriço. Alertas, oportunidades e esclarecimentos aos empresários são alguns dos objectivos do certame. O nome é Feira Empresarial «Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço» e surge, na conjuntura actual de crise, como um alerta às oportunidades existentes no território. Trata-se de uma aposta na competitividade e desenvolvimento das empresas e um estímulo aos empresários algarvios, nomeadamente o território transfronteiriço do Baixo Guadiana.
O Centro Cultural António Aleixo em VRSA abre portas nos dias 26 e 27 de Outubro aos desafios da internacionalização de empresas, ao empreendedorismo, potencialidades e constrangimentos económicos na região. Seminários, workshops, consultoria e expositores constituem o leque de ofertas deste certame. Estão para já confirmadas presenças de entidades como a CCDR Algarve, o Conséjo Andaluz de Cámaras de Comercio, Industria y Navegación, da vizinha Espanha, o IEFP, INAG, Confederação Nacional de Caçadores, ATBG e também a participação de empresas com sede no território. Ainda a aguardar confirmação está a presença de um membro do governo central. De recordar que a «Feira Empresarial» decorre no âmbito do projecto PIDETRANS e é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve – Alentejo – Andaluzia, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013 e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional [FEDER]; com o apoio da União Europeia. Para mais informações consulte: www.pidetrans.com

RUGBY CLUBE DE LOULÉ ENTRA COM O PÉ DIREITO NO CAMPEONATO

No último sábado, a equipa do Rugby Clube de Loulé recebeu, no seu reduto, a formação AD Samoucense, naquela que foi a primeira Jornada do Campeonato Nacional. Sendo este o primeiro jogo da época, previa-se que as equipas entrassem em campo sem as rotinas habituais de jogo. Sabendo disso, a equipa da casa entrou muito forte no jogo dominando logo desde o pontapé de saída conseguindo mexer no marcador com um excelente ensaio do seu ponta David Moura.
Logo de seguida, aos cinco minutos, David Moura voltou a marcar sendo o ensaio transformado e colocando o resultado em 12-0. Até ao intervalo a equipa da casa marcou mais cinco ensaios e três transformações, colocando o marcador num esclarecedor 43-0. Três minutos após o recomeço do jogo a equipa visitada voltou a marcar através de uma excelente jogada terminada por Hugo Rodrigues. A equipa da casa continuou sempre concentrada, conseguindo marcar mais 5 ensaios e 3 transformações, colocando o resultado final nuns esclarecedores 81-0.
Este jogo fica para a história uma vez que o Rugby Clube de Loulé foi o “Padrinho” da AD Samoucense uma vez que esta estreou-se em competições oficiais. A equipa de Loulé alinhou com os seguintes jogadores: Teófilo Gouveia, André Palma (Miguel Peres), Nicanor Carneiro, Élio Pintassilgo (Julian Madeira), Hugo Varela (Stephen Hodgson), Ricardo Narciso (João Nunes), Hugo Rodrigues, Marcelo Farinha (Alexandre Alvarez), Luis Gomes (Filipe Otão), Daniel Oliveira, David Moura (Tiago Conceição), André Coelho, Nixon Gomes, Hugo Cabral e Tiago Sousa (Mickael Marreiros). Sob orientação dos treinadores André Gomes, Rui Mendonça, Nuno Otão e João Matos Lima. O próximo jogo em casa será disputado no dia 12 de Novembro, pelas 15h00.

PROJETO PROVE CHEGA A ALBUFEIRA

Cabazes de produtos hortofrutícolas biológicos disponíveis no concelho A tarde de dia 12 de outubro, ficou marcada pela primeira entrega de cabazes PROVE em Albufeira. Cerca de duas dezenas de consumidores adquiriram diretamente do produtor cestos dos mais variados produtos hortícolas, fruta e ervas aromáticas produzidos em agricultura biológica. Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar o consumo de produtos regionais, através da comercialização de proximidade.
O Município de Albufeira viu os primeiros cabazes PROVE serem entregues a mais de duas dezenas de munícipes, no dia 12 de outubro, na presença de produtores, consumidores e dos representantes da Associação In Loco, entidade dinamizadora do projeto a nível regional. Legumes, frutas, hortaliça e muitos outros produtos resultantes de agricultura biológica compõem o cabaz 100% BIO, que passou agora a ser também distribuído em Albufeira pelo Núcleo PROVE de Loulé. Norberto e Luísa Coelho são um dos produtores biológicos que integram este núcleo, responsável pela elaboração dos 23 cabazes entregues em Albufeira. Para este casal de agricultores, esta é uma forma de escoarem a sua produção agrícola, sem terem que efetuar deslocações constantes a Lisboa, onde vendiam os seus produtos. “Estamos bastante satisfeitos por termos aderido a esta iniciativa, que tem vindo a registar um aumento de procura”, refere Luísa Coelho, acrescentando que “para além de conseguirmos vender o que produzimos, recebemos de imediato já que o pagamento é feito diretamente entre consumidor e produtor”.
Por 15 euros, o consumidor pode adquirir um cabaz com cerca de oito quilogramas e composto por uma diversidade de produtos da época ou pode optar por um mini cabaz com metade do peso e preço. A regularidade da entrega (semanal, quinzenal ou mensal) será em função do agregado familiar, dos hábitos alimentares e horários profissionais. “Esta é uma ótima iniciativa, pois permite-nos ter acesso a este tipo de produtos que são bastante mais saudáveis”, salienta Sandra Fonseca, uma das consumidoras do cabaz 100% BIO. Para Sandra, o fato do cabaz integrar uma grande variedade de produtos constitui uma mais valia, já que “nos permite conhecer alimentos que habitualmente nunca compraríamos no supermercado e que agora temos a oportunidade de experimentar”, revela.
No Algarve, existem quatro Núcleos PROVE compostos por dois grupos de produtores especializados em agricultura biológica e outros tantos que recorrem à prática convencional. “O cabaz biológico é o que desperta maior interesse no consumidor, pois este está cada vez mais consciente das vantagens de consumir produtos mais saudáveis e saborosos, produzidos localmente e na época apropriada, e a preços mais acessíveis”, constata Ana Arsénio, representante da Associação de Desenvolvimento Local In Loco, uma das entidades responsáveis pela implementação da metodologia PROVE na região.
O Município de Albufeira, através do GRUA – Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira- foi o responsável pela colocação do concelho na rota do PROVE, divulgando o projeto aos munícipes e despertando a sua atenção para a iniciativa. “A economia de proximidade detém um importante papel no atual contexto de combate à crise, através do estímulo ao desenvolvimento das comunidades locais, na criação e promoção de novas dinâmicas, sustentabilidade social e economia. Este projeto pode fazer a diferença, ao incentivar o consumo e a partilha de variedades hortofrutícolas locais, o que irá contribuir para o escoamento das produções dos pequenos produtores agrícolas”, destaca a vereadora Ana Pífaro. Para a autarca, “esta é uma aposta que poderá despoletar um novo desenvolvimento económico para o nosso concelho, pelo que o próximo objetivo é incentivar os produtores de Albufeira a escoar os seus produtos através deste programa, independentemente de serem pequenos ou grandes produtores”. As encomendas podem ser efetuadas por e-mail encomendas.loule@prove.com.pt; prove.loule@gmail.com, ou por telefone para os números 964 608 408 (Norberto Coelho) ou 962 011 058 (Luísa Coelho). Para mais informações sobre os produtos, locais, datas e horários de entregas, consultar o endereço eletrónico www.prove.com.pt

Jovem universitária alemã escolhe Refúgio Aboim Ascensão para realizar estágio

Jenny Klauke é uma jovem de 21 anos e está desde o início do mês de Agosto no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, para cumprir um estágio curricular na área de Serviço Social. Entre Agosto e Setembro Jenny Klauke esteve em regime de voluntariado, passando a realizar o estágio, propriamente dito, a 1 de Outubro.
Foi primeiramente pela Internet, e na altura em que pesquisava instituições europeias para realizar o estágio, que a aluna de «Fachhoschule Munsten», teve um conhecimento inicial sobre a instituição, que há dois meses a recebeu de braços abertos. Jenny K. nutriu “desde logo um grande interesse por todo o trabalho que o Refúgio Aboim Ascensão tem desenvolvido na àrea da Emergência Infantil ao longo dos anos”, conta. Agora a jovem está empenhada “em aplicar a teoria, que tem sido apreendida na faculdade, no trabalho que vai ser desenvolvido até Dezembro em Faro” e está confiante que para a Alemanha vai levar “uma experiência muito enriquecedora de um projecto pioneiro; que é único em Portugal e que se consitui num exemplo para toda a Europa”, elogia, sublinhando que se “orgulha” de estar a ter a oportunidade de estagiar nesta instituição. Ao longo do estágio, Jenny Klauke vai percorrer os diversos pavilhões do Refúgio Aboim Ascenção para um contacto com todo o trabalho desenvolvido nesta instituição que acolhe mais de 90 crianças com idades entre os 0 e os 6 anos. Recorde-se que o Refúgio Aboim Ascensão tem incrementado ao longo dos anos uma política de estágios e voluntariado, dando a oportunidade a centenas de cidadãos nacionais e estrangeiros de tomarem um contacto em contexto de trabalho com a instituição e a problemática da Emergência Infantil. “Constitui para nós uma honra poder contribuir para o desenvolvimento académico, profissional e pessoal dos candidatos que nos chegam para estágio e/ou voluntariado”, afirma Luis Villas Boas, mentor da Emergência Infantil em Portugal e director do Refúgio Aboim Ascensão desde 1985”.

Ciclismo adaptado: Atletas recebidos na autarquia

Os atletas Telmo Pinão e André Venda foram hoje de manhã recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, José Macário Correia e o Vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Santos, no momento que assinala o fim do desafio que se propuseram alcançar.
Recorde-se que os atletas ligaram Montemor-o-Velho a Faro a pedalar por uma causa: divulgar o ciclismo adaptado. Esta aventura começou no dia 13 de Outubro em Montemor-o-Velho e terminou em Faro no dia 16 de Outubro, registando-se hoje a chegada simbólica. Os 475 quilómetros que ligam as duas localidades foram percorridos pelos dois desportistas com o objectivo de contribuírem para a divulgação do ciclismo adaptado e consequentemente para o desporto para deficientes em Portugal. Esta iniciativa, apadrinhada pelo ex-ciclista profissional Cândido Barbosa pretendeu ainda angariar fundos para os praticantes dos desportos adaptados.
O que esteve na origem desta acção foi a vontade dos dois atletas verem o ciclismo adaptado integrar o projecto paralímpico. Na opinião dos mesmos, para se alcançar este patamar é fundamental ter uma equipa que oriente e coordene os treinos e estágios para formar os atletas para os campeonatos do mundo. Esta foi também a forma encontrada por esta dupla para sensibilizar a Federação Portuguesa de Ciclismo para esta necessidade.
À chegada, Telmo e André mostravam-se cansados mas visivelmente satisfeitos com o desempenho. O Município de Faro não pôde deixar de se associar a esta exemplar iniciativa e prestou algum apoio logístico aos atletas que terminaram a sua aventura na cidade de Faro.

Novo desfibrilhador ressincronizador com sensor hemodinâmico

Acaba de chegar a Portugal o mais recente cardioversor desfibrilhador implantável com terapia de ressincronização cardíaca dotado de um microsensor hemodinâmico que permite uma optimização automática e semanal dos seus parâmetros, quer em repouso quer em exercício, possibilitando assim que a terapia se adapte de forma contínua às condições clínicas de cada doente melhorando a qualidade de vida.
Este novo microsensor, que é o resultado de 10 anos de investigações, representa um grande avanço na terapia de ressincronização cardíaca, em particular, e no tratamento da insuficiência cardíaca, em geral. É o primeiro e único dispositivo médico que permite uma optimização automática e semanal dos parâmetros de ressincronização cardíaca e está desenhado para ser compatível com um sistema de monitorização dos doentes através de um serviço de controlo remoto, sem deslocações ao hospital, que será lançado durante o próximo ano em Portugal. De acordo com o médico Nogueira da Silva, cardiologista e responsável pelo primeiro procedimento em Portugal, “este novo dispositivo médico, desenhado para doentes com insuficiência cardíaca, utiliza um microsensor inovador que se ajusta automaticamente e de forma individualizada uma vez por semana, quer em repouso ou exercício, ressincronizando as contracções das aurículas e ventrículos e por isso maximiza a resposta hemodinâmica em cada doente”.
E acrescenta: “Por outro lado, este dispositivo inovador foi concebido para ser utilizado em conjunto com um sistema de monitorização remota, que será lançado brevemente, possibilitando um acompanhamento diário e programado dos doentes, sem a necessidade de deslocação ao hospital. Desta forma, os doentes irão sentir-se mais seguros e serão evitados custos e desperdícios de tempo inerentes à ida à consulta. Segundo Carlos Morais, presidente da APAPE – Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia, “é importante continuarmos a apostar em dispositivos implantáveis inovadores, no campo das doenças cardiovasculares que são a principal causa de mortalidade em Portugal, de forma a alcançarmos uma melhor qualidade de vida para o doente.”
A insuficiência cardíaca é uma doença progressiva que afecta doentes cujo coração não consegue bombear sangue suficiente para responder às necessidades do corpo. Todos os anos, só na Europa, são diagnosticados mais de 600 mil casos de insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade e calcula-se que mil em cada 100 mil pessoas acima dos 65 anos sofram desta patologia altamente incapacitante. Falta de ar, cansaço inexplicado e inchaço dos membros inferiores são sintomas de que padecem os doentes com insuficiência cardíaca. A Terapia de Ressincronização Cardíaca, indicada para doentes de insuficiência cardíaca, ajuda, por intermédio de pequenos estímulos, o coração a bombear o sangue por todo o corpo com mais eficácia, salvando vidas. Para aumentar a resposta a esta terapia é importante que cada doente tenha uma configuração personalizada dos intervalos em que esses pequenos estímulos são enviados a diferentes partes do coração. Até agora, para optimizar os parâmetros da terapia era necessário a realização de um ecocardiograma, um exame demorado, e muitas vezes, complexo, e que requer uma intervenção médica manual e só pode ser realizado em repouso. Com este novo dispositivo, agora disponível em toda a Europa, os parâmetros da terapia de ressincronização cardíaca são ajustados automaticamente e semanalmente, adaptando-se às actividades quotidianas do doente. Os primeiros resultados clínicos apontam para uma melhor resposta dos doentes à terapia da ressincronização cardíaca e menos hospitalizações, comparativamente com as abordagens convencionais.