segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ODIANA distinguida com o prémio «Produto Turístico Internacional»

A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana arrecadou o prémio «Produto Turístico Internacional» na XI Feira de Turismo Interior de Jaen, «Tierra Adientro», uma das feiras mais importantes de Andaluzia, Espanha. O galardão foi atribuído pela Institución Ferial de Salamanca [IFESA] e Junta de Andaluzia, organizadores da «Terra Adientro».
O certame decorreu de 7 a 9 de Outubro e contou com um total de 163 expositores, entre eles a presença da Odiana que promoveu a serra, o barrocal e o litoral do território do Baixo Guadiana, nomeadamente os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Distinguiu-se toda uma oferta turística que incidiu sobretudo na natureza, o património, as praias, o rio Guadiana e os percursos pedestres. “Trata-se de uma oferta diversificada com um enorme potencial e que tem de ser promovido cava vez mais na província andaluz”, garante Valter Matias, director executivo da Odiana.
Esta incursão no território espanhol surge na sequência da estratégia que a Odiana está a levar a cabo para colmatar uma lacuna de promoção internacional deste território além fronteiras. Após a presença nas feiras de Cartaya (Setembro) e Jaén (Outubro) o próximo certame no mapa é a INTUR – Feira Internacional del Turismo de Interior, em Valladolid. O objectivo é concretizar uma estratégia turística conjunta e estruturada ao nível do património, cultura, ambiente na região transfronteiriça do Baixo Guadiana (Algarve, Baixo Alentejo e Andaluzia). Recorde que a presença nos certames turísticos enquadra-se no âmbito do projecto GUADITER – Itinerários do Baixo Guadiana, é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve – Alentejo – Andaluzia e financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013, co-financiado pelo FEDER.