segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO PROVE CHEGA A ALBUFEIRA

Cabazes de produtos hortofrutícolas biológicos disponíveis no concelho A tarde de dia 12 de outubro, ficou marcada pela primeira entrega de cabazes PROVE em Albufeira. Cerca de duas dezenas de consumidores adquiriram diretamente do produtor cestos dos mais variados produtos hortícolas, fruta e ervas aromáticas produzidos em agricultura biológica. Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar o consumo de produtos regionais, através da comercialização de proximidade.
O Município de Albufeira viu os primeiros cabazes PROVE serem entregues a mais de duas dezenas de munícipes, no dia 12 de outubro, na presença de produtores, consumidores e dos representantes da Associação In Loco, entidade dinamizadora do projeto a nível regional. Legumes, frutas, hortaliça e muitos outros produtos resultantes de agricultura biológica compõem o cabaz 100% BIO, que passou agora a ser também distribuído em Albufeira pelo Núcleo PROVE de Loulé. Norberto e Luísa Coelho são um dos produtores biológicos que integram este núcleo, responsável pela elaboração dos 23 cabazes entregues em Albufeira. Para este casal de agricultores, esta é uma forma de escoarem a sua produção agrícola, sem terem que efetuar deslocações constantes a Lisboa, onde vendiam os seus produtos. “Estamos bastante satisfeitos por termos aderido a esta iniciativa, que tem vindo a registar um aumento de procura”, refere Luísa Coelho, acrescentando que “para além de conseguirmos vender o que produzimos, recebemos de imediato já que o pagamento é feito diretamente entre consumidor e produtor”.
Por 15 euros, o consumidor pode adquirir um cabaz com cerca de oito quilogramas e composto por uma diversidade de produtos da época ou pode optar por um mini cabaz com metade do peso e preço. A regularidade da entrega (semanal, quinzenal ou mensal) será em função do agregado familiar, dos hábitos alimentares e horários profissionais. “Esta é uma ótima iniciativa, pois permite-nos ter acesso a este tipo de produtos que são bastante mais saudáveis”, salienta Sandra Fonseca, uma das consumidoras do cabaz 100% BIO. Para Sandra, o fato do cabaz integrar uma grande variedade de produtos constitui uma mais valia, já que “nos permite conhecer alimentos que habitualmente nunca compraríamos no supermercado e que agora temos a oportunidade de experimentar”, revela.
No Algarve, existem quatro Núcleos PROVE compostos por dois grupos de produtores especializados em agricultura biológica e outros tantos que recorrem à prática convencional. “O cabaz biológico é o que desperta maior interesse no consumidor, pois este está cada vez mais consciente das vantagens de consumir produtos mais saudáveis e saborosos, produzidos localmente e na época apropriada, e a preços mais acessíveis”, constata Ana Arsénio, representante da Associação de Desenvolvimento Local In Loco, uma das entidades responsáveis pela implementação da metodologia PROVE na região.
O Município de Albufeira, através do GRUA – Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira- foi o responsável pela colocação do concelho na rota do PROVE, divulgando o projeto aos munícipes e despertando a sua atenção para a iniciativa. “A economia de proximidade detém um importante papel no atual contexto de combate à crise, através do estímulo ao desenvolvimento das comunidades locais, na criação e promoção de novas dinâmicas, sustentabilidade social e economia. Este projeto pode fazer a diferença, ao incentivar o consumo e a partilha de variedades hortofrutícolas locais, o que irá contribuir para o escoamento das produções dos pequenos produtores agrícolas”, destaca a vereadora Ana Pífaro. Para a autarca, “esta é uma aposta que poderá despoletar um novo desenvolvimento económico para o nosso concelho, pelo que o próximo objetivo é incentivar os produtores de Albufeira a escoar os seus produtos através deste programa, independentemente de serem pequenos ou grandes produtores”. As encomendas podem ser efetuadas por e-mail encomendas.loule@prove.com.pt; prove.loule@gmail.com, ou por telefone para os números 964 608 408 (Norberto Coelho) ou 962 011 058 (Luísa Coelho). Para mais informações sobre os produtos, locais, datas e horários de entregas, consultar o endereço eletrónico www.prove.com.pt