segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ciclismo adaptado: Atletas recebidos na autarquia

Os atletas Telmo Pinão e André Venda foram hoje de manhã recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, José Macário Correia e o Vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Santos, no momento que assinala o fim do desafio que se propuseram alcançar.
Recorde-se que os atletas ligaram Montemor-o-Velho a Faro a pedalar por uma causa: divulgar o ciclismo adaptado. Esta aventura começou no dia 13 de Outubro em Montemor-o-Velho e terminou em Faro no dia 16 de Outubro, registando-se hoje a chegada simbólica. Os 475 quilómetros que ligam as duas localidades foram percorridos pelos dois desportistas com o objectivo de contribuírem para a divulgação do ciclismo adaptado e consequentemente para o desporto para deficientes em Portugal. Esta iniciativa, apadrinhada pelo ex-ciclista profissional Cândido Barbosa pretendeu ainda angariar fundos para os praticantes dos desportos adaptados.
O que esteve na origem desta acção foi a vontade dos dois atletas verem o ciclismo adaptado integrar o projecto paralímpico. Na opinião dos mesmos, para se alcançar este patamar é fundamental ter uma equipa que oriente e coordene os treinos e estágios para formar os atletas para os campeonatos do mundo. Esta foi também a forma encontrada por esta dupla para sensibilizar a Federação Portuguesa de Ciclismo para esta necessidade.
À chegada, Telmo e André mostravam-se cansados mas visivelmente satisfeitos com o desempenho. O Município de Faro não pôde deixar de se associar a esta exemplar iniciativa e prestou algum apoio logístico aos atletas que terminaram a sua aventura na cidade de Faro.