quarta-feira, 16 de junho de 2010

ANA CABECINHA EM LA CORUÑA - Espanha



Após uma excelente participação nos Campeonatos Ibero-Americanos onde conquistou a medalha de Ouro no início do mês de Junho em Espanha, e de um óptimo 8º lugar na Taça do Mundo de Marcha em Chihuahua (México) volta agora a competir numa competição internacional de grande nível Mundial.
A marchadora Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, participa assim no próximo sábado, dia 19 de Junho no GP Cantones de La Coruña (Espanha), última prova Challenge Mundial de Marcha (IAAF) antes da Final, recorda-se que é um dos objectivos da atleta para a presente época, a participação na final do Challenge a ter lugar no dia 18 de Setembro na cidade chinesa de Pequim, só tem acesso à final as 8 melhor atletas mundiais, a Ana Cabecinha ocupa presentemente a 6ª posição com 16 pontos.
A participação da Ana Cabecinha em La Coruña visa a melhoria de forma para o principal objectivo da presente época o Campeonato da Europa, a ter lugar no final de Julho em Barcelona, a atleta vai encontrar na Galiza um lote muito bom de atletas de 10 países, entre as quais atletas das grandes potências da marcha mundial, como a China, Japão, Espanha, Austrália, e a Irlandesa vice - campeã Mundial de Berlim.
A presença da marchadora na prova Espanhola só é possível devido aos vários apoios, nomeadamente: do Município de Olhão, da ATA – Associação de Turismo do Algarve, da Lusitania Seguros e da Federação Portuguesa de Atletismo.

POOC: SUSPENSÃO DAS DEMOLIÇÕES É DE INTERESSE PÚBLICO - CFC



"Perante um Estado “falido” e carências, seria “crime de lesa Pátria e lesa Faro”, gastar 20 milhões € só em Faro nas 750 demolições que o Estado e a Câmara de Faro querem fazer. É preciso trazer à razão os inimigos das casas nas Ilhas e respeitar as pessoas", refere em comunicado, que transcrevemos na íntegra, o movimento Cidadãos Com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-presidente da Câmara de Faro, José Vitorino.

1. Passaram 5 anos sobre a entrada em vigor do POOC (Junho de 2005) que, de entre outras medidas, previu a demolição de casas (quase todas em Faro), cuja aplicação está a cargo da Polis Ria Formosa, SA.

2. A Associação Cívica CFC analisou a situação e concluiu ser de interesse público a suspensão das demolições do POOC, fazendo sim a requalificação dos espaços.
O Estado e a Câmara têm intenção de demolir cerca de 750 edificações em Faro, com um escandaloso custo que só em Faro rondará os 20 milhões €.
Acresce que o poder público, nalguns casos, está a atuar ilegalmente há já 4 anos, não cumprindo prazos que o próprio POOC obriga. Com a suspensão tudo ficará sanado.

3. CFC considera que esse gasto seria um crime de “lesa Pátria e lesa Faro” e uma provocação aos mais desfavorecidos e desempregados.
Perante um Estado “falido” e a profunda crise, não havendo dinheiro público, por exemplo, para a Marina de Faro e para retirar a linha de caminho de ferro da cidade, a prioridade é construir infraestruturas em vez de demolir casas.
Por outro lado, com um ambiente nacional de crispação e depressivo, a presente situação em Faro ainda revela maior falta de sensibilidade e de respeito pelas pessoas.

4. Em Faro, as cerca de 750 edificações que pretendem demolir, incluem as zonas nascente e poente da Ilha de Faro (não aceitável) e até casas da área já desafetada; Hangares (sem fundamento); zona nascente do Farol (as que estão a poente não causam problemas?); casas que designam de 2.º habitação no Núcleo da Culatra (porquê?); e Ilhotes.

5. Para conseguir a suspensão das demolições e avançar com as requalificações dos espaços, o caminho é de contestação para trazer à razão os inimigos das casas nas Ilhas.
A contestação é redobrada em relação à maioria na Câmara e ao Presidente, porque na campanha eleitoral disseram ser contra as demolições. Agora, até tratam de forma indigna algumas pessoas (Ilha de Faro) ao dizerem que não têm quaisquer direitos, mas que farão o favor de lhes dar uma casa, que ninguém lhes pediu. Noutros casos, vão iludindo com conversas de oportunismo.Conclui o documento do movimento CFC

Clube de Basket Quarteira Tubarões Promove Jantar de Encerramento da Época 2009/2010



No passado dia 9 de Junho, o Clube de Basket de Quarteira Tubarões juntou a familia do basquetebol, cerca de 200 pessoas, para festejar o final da época desportiva 2009/2010. O Jantar de Encerramento da Época é um evento anual desde há muitos anos e conta com a presença de todos os atletas e suas famílias, amigos, simpatizantes do clube e também com os vários patrocinadores e apoiantes.

O Jantar teve inicio por volta das 20.30 no pavilhão Dra. Laura Ayres, palco onde acontecem os grandes acontecimentos durante toda a época.

Este jantar tem como objectivo principal juntar todos aqueles que contribuiram para o sucesso da época desportiva e acima de tudo premiar os atletas que mais se distinguiram no seio das suas equipas. Os atletas premiados, desde os 7 aos 18 anos, subiram ao palco para receber os seus diplomas e troféus e foram sempre recebidos com fortes aplausos.

Quem também não faltou à festa foi o Presidente e um dos fundadores do Clube, Artur Figueiras, que presenciou os convidados com um breve discurso seguido do Sr. Vereador Joaquim Guerreiro da Câmara Municipal de Loulé.

Praias de Vila do Bispo já ostentam Galardão da Bandeira Azul



A partir de hoje, as praias do concelho de Vila do Bispo estão novamente no roteiro das zonas balneares que conquistarão o galardão da Bandeira Azul, símbolo indicativo da qualidade das praias. De Salientar, que desde 2006 que esta bandeira não era hasteada.
Entre os critérios de atribuição do galardão está a qualidade da água, informação e educação ambiental, segurança, gestão ambiental e equipamentos de apoio aos utentes, requisitos fundamentais para que as praias possam hastear a bandeira que indica aos utentes estarem numa zona balnear com todas as condições de segurança e qualidade.
A cerimónia do hastear daquele galardão contou com a presença do edil Adelino Soares, Vereadora Dr.ª Ana Bela Martins, Dr.ª Hélia Cabrita e Arquitecta Paula Noronha da ARH, Tenente Rosário Guerreiro da Capitania do Porto de Lagos e do Engenheiro Luis Ferreira do PNSACV.

Grande Concerto da Fundação INATEL - Bandas Filarmónicas vão tocar em simultâneo o Hino Nacional


As Comemorações do Centenário da República são pretexto para inúmeras iniciativas entre as quais está organizada pela Delegação Regional do Alentejo e Algarve da Fundação INATEL, que assinala a efeméride com uma acção de carácter regional. Trata-se, do envolvimento de bandas filarmónicas suas filiadas que irão executar, em simultâneo, o Hino Nacional “A Portuguesa”, nas quatro capitais de distrito da Região do Alentejo e do Algarve (Portalegre, Évora, Beja e Faro) cujo programa é distribuído da seguinte forma:

Distrito de Portalegre: Sociedade Musical Euterpe na Igreja de S. Cristóvão (Bairro do Atalaião); Filarmónica do Crato - Praça do Município (em frente à Sé); Associação Cultura Recreio Musical 1º de Dezembro – Monumento aos Mortos da Grande Guerra e Sociedade Recreativa Musical Alegretense – Rua Guilherme Gomes Fernandes (em frente ao actual edifício da Câmara Municipal). Segue-se a Arruada e Apontamento Final – Praça da República, em frente ao Governo Civil de Portalegre.

Fundação INATEL – Agência de Portalegre - Tel: 245 337 016 /017 /018

No Distrito de Évora: Casa do Povo Nossa Sr.ª Machede, na Praça 1º de Maio; Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” no Largo da Misericórdia; Sociedade União Alcaçovense na Praça do Sertório e Associação Filarmónica 24 de Junho – Rua Serpa Pinto (Fundação INATEL). Depois segue-se Arruada e Apontamento Final – Largo Conde de Vila Flor, em frente ao Templo Romano.

Fundação INATEL – Agência de Évora - Tel: 266 730 520

No Distrito de Beja: Sociedade Filarmónica Capricho Bejense na Ermida de Santo André; Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense na Praça Raposo Tavares; Sociedade Filarmónica de Serpa no Largo do Lidador no Castelo de Beja e a Sociedade Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo na Praça da República. A actuação termina com Arruada e Apontamento Final na Rua D. Nuno Álvares Pereira, em frente ao Governo Civil de Beja.

Fundação INATEL – Agência de Beja - Tel: 284 318 070/ 284 323 095

No Distrito de Faro: Associação Filarmónica de Faro – Rua do Município (em frente à Câmara Municipal), Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva em Loulé na (Rodoviária), Avenida da República e Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho no Largo da Pontinha, seguindo-se a Arruada e Apontamento Final na Praça D. Francisco Gomes, em frente ao Governo Civil de Faro.

Fundação INATEL – Agência de Faro - Tel: 289 898 940

Para informações adicionais contactar David Capinha (96 137 12 52) ou Paula Rodrigues (92 750 95 06).

Vila do Bispo: “Agarra as Férias – Mergulha no Verão”


À semelhanças dos anos anteriores, a Biblioteca e o Sector de Desporto da Câmara Municipal de Vila do Bispo organiza um conjunto de actividades desportivas e culturais com o objectivo de proporcionar uma ocupação saudável dos tempos livres durante as férias de Verão da comunidade estudantil do concelho.
Destinada às crianças dos 5/6 anos e os 16 anos de idade, esta iniciativa apresenta uma novidade, realiza-se todos os dias da semana, de 2ª a 6ª feira, entre as 9h00 e as 16h00, assegurando o almoço aos participantes. Assim os miúdos, ao contrário das edições anteriores, poderão almoçar na cantina da EB1 nº 1 de Vila do Bispo, bastando para tal efectuar o pagamento das refeições no Serviço de Taxas e Licenças da Câmara Municipal.
O programa vai decorrer de 21 de Junho a 31 de Agosto e os participantes podem inscrever-se no Centro Cultural de Vila do Bispo ou no local da prática das actividades mediante a apresentação da respectiva autorização dos encarregados de educação.
A vertente desportiva está agendada para dois sítios distintos, assim, nas manhas de 3.as 5.as e 6 as feiras, realizar-se-ão actividades como voleibol, construções na areia, raquetes, pétanca e malha na Praia da Salema e para as manhas das 4 as feiras as actividades decorrerão no Pavilhão da Escola E.B. 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo que incluirão futebol, andebol, ping-pong, danças, entre outras.
Quanto às acções de carácter cultural decorrerão às segundas-feiras das 9h00 às 16h00 e nas tardes de 3.as 4.as e 5a feiras na Escola E.B.1 de Vila do Bispo onde está previsto a dinamização de mini-cursos/Workshops de várias áreas temáticas. Expressão artística; artes plásticas e urbanas: reciclagem; escrita criativa, literatura e cinema; criatividade e imaginação; iniciação ao teatro – comunicação e representação são algumas das áreas a abordar no decorrer dos mini-cursos. Para as tardes das sextas-feiras está previsto a realização de actividades pontuais.
A nível cultural, o projecto tem como objectivo proporcionar aos mais jovens o enriquecimento cultural, bem como, o conhecimento de novas abordagens ao livro e à leitura e a sua promoção, o estimulo da imaginação e da criatividade através de jogos de escrita, da construção e da representação de histórias e a exploração dos sentido, sensações e sentimentos através da expressão artística e da estimulação do espírito critico e criativo.

Melhor academia do mundo de Match Racing abre em Portimão


Francesco Bruni, Björn Hansen, Adam Minoprio e Álvaro Marinho treinam nos SM40 da Portimão Sun Sailing Team Academy já a 21 de Junho - Lançamento da Portimão Sun Sailing Team Academy a 23 de Junho

O Grupo Sá Machado acaba de anunciar que irá abrir oficialmente uma academia de vela, em Portimão, com uma frota única no mundo, de seis barcos SM40. O lançamento oficial da Portimão Sun Sailing Team Academy irá realizar-se no dia 23 de Junho, durante a Cerimónia de Abertura do Portimão Portugal Match Cup. Previamente, a 21 de Junho as equipas de Francesco Bruni, Björn Hansen, Adam Minoprio e do português Álvaro Marinho irão utilizar a academia para se preparem para a etapa portuguesa do World Match Racing Tour (WMRT).
“O sucesso que o Portugal Match Cup tem vindo a ter no nosso país, ao longo dos últimos sete anos, fez com que o interesse na prática de Match Racing se tenha desenvolvido significativamente”, afirma Justino de Sá Machado, presidente do Grupo Sá Machado, justificando a oportunidade que o grupo teve, em parceria com o Iate Clube da Marina de Portimão, a Marina de Portimão e a Sopromar, para criar a Portimão Sun Sailing Team Academy.
“A academia representa um investimento de 1ME que irá contribuir não só para a projecção de Portugal a nível internacional, de forma contínua, como para incrementar o valor das receitas do nosso país e reforçar o desenvolvimento do Turismo. Para além disso, irá ainda rentabilizar as embarcações, que até aqui só funcionavam dez dias por ano, durante as provas do Portugal Match Cup”, acrescenta o responsável.
A Portimão Sun Sailing Team Academy possui uma frota única de seis barcos SM40, semi rígidos de apoio, barco de comissão de regatas, além de toda a logística de bóias rádios e bandeiras, que irá proporcionar a possibilidade a velejadores nacionais e estrangeiros, de treinar durante todo o ano na baía da entrada do porto de Portimão.
As embarcações de classe SM40, que constituem a frota da academia, representam a última geração de barcos em tecnologia e design. Esta embarcação foi criada pelo lendário designer Pelle Petterson, que desenhou e comandou o barco sueco “Sverige”, desafiador na America’s Cup de 1977 e 1980.
“Como todos os skippers da America’s Cup sabem, são as grandes embarcações que trazem a glória, mas é nas embarcações pequenas que se fazem os velejadores. As equipas da America’s Cup trocam regularmente as suas embarcações por outras mais pequenas, como os SM40 com vista a aperfeiçoar a sua técnica na disciplina de Match Racing”, assegura Justino de Sá Machado.
A frota da SM40 da Portimão Sun Sailing Team Academy será utilizada na etapa portuguesa do WMRT, que se realiza de 23 a 27 de Junho e no Portimão Women’s Cup de 30 de Junho a 3 de Julho, na Marina de Portimão.

Maior Torneio Nacional de Futebol de 7 volta ao Algarve




Vila Real de Santo António - 20 a 26 de Junho de 2010 - Mais de 1800 jovens atletas vão disputar o Torneio

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António volta a ser, pelo terceiro ano consecutivo, palco da Copa Foot 21, o maior torneio nacional de futebol de 7, que se realiza entre os dias 20 e 26 e de Junho de 2010. Com a presença de 120 equipas, entre as quais se destacam os três grandes do futebol nacional - Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal – o torneio volta a ser apadrinhado pelo ex-internacional Rui Costa, contando ainda, esta edição, com o alto patrocínio dos Jogos Centenário no âmbito das Comemorações desportivas do Centenário da República.
A Copa Foot 21 reúne nesta edição, cuja direcção técnica desportiva fica a cargo de Jorge Andrade (ex-jogador internacional da Juventus, Deportivo da Corunha e F.C. Porto, entre outros), 120 equipas, oriundas de todo o país, afirmando-se já como o maior Torneio desportivo destinado a jovens jogadores com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e que este ano irá mobilizar mais de 1800 jovens atletas, bem como cerca de 400 elementos de equipas técnicas (dirigentes, treinadores, massagistas, etc.).
Numa organização conjunta entre a “FOOT21” e a C.M. de Vila Real de Santo António, este Torneio promete de novo superar todas as expectativas. Durante os seis dias do Torneio serão realizados cerca de 350 jogos - 8 campos em simultâneo - mais de 60 jogos diários.
“Vamos, com certeza superar a presença das dezenas de milhares de espectadores que o ano passado afluíram ao Complexo Desportivo. Queremos contribuir para a construção de um Mundo melhor: o sonho das Famílias e dos seus filhos, possibilitando a prática de uma vida mais saudável, através do desporto, como contributo fundamental no processo de desenvolvimento do ser humano.”- refere o Director Geral do Torneio, Armando Jorge Carneiro.
Para Luís Gomes, presidente da C.M. de V. Real de Santo António, esta festa do futebol infantil assume uma relevância extrema para o concelho. “Queremos continuar a valorizar a actividade desportiva, já que o turismo desportivo não só permite uma maior organização da oferta turística, como pode transformar-se num produto consistente e duradouro, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento e consolidação da principal actividade económica do concelho”, afirma o autarca.
Já para Rui Costa, patrono do evento “apesar da sua curta história, este torneio apresenta-se como uma das certezas de futuro porque promove o convívio e a partilha de valores e regras comuns entre os mais jovens”. O ex-internacional português afirma ainda ser “uma enorme honra poder, uma vez mais, apadrinhar este encontro”.
A Festa Inaugural, a ter lugar no domingo, dia 20 de Junho de 2010 (pelas 16h no Estádio Municipal), contará com muitas surpresas, entre elas, as mensagens, apresentadas numa tela gigante, dos jogadores da selecção nacional - Deco, Simão Sabrosa, Tiago, Ricardo Costa, Miguel, Eduardo e Paulo Ferreira, entre outros. Está prevista igualmente a presença de muitos ídolos dos jovens atletas que irão participar na maior concentração semanal, até à data, de jovens talentos nacionais que nas suas escolas ou clubes de formação, praticam assiduamente o seu desporto favorito: o Futebol.

Loulé: Gastronomia no Festival MED





Chefs Chakall, Bernardo Sousa Coutinho e Jonnie Pratt assinam espaços de cozinha de autor dentro do recinto do festival
GASTRONOMIA: UMA DAS APOSTAS FORTES DO MED 2010


A gastronomia tem vindo a ser uma das grandes apostas da Câmara Municipal de Loulé para as edições do Festival MED. Tendo como missão a fusão de culturas, a organização pretende transportar os visitantes do festival para outras paragens, para o seio de outras tradições e sabores.
A gastronomia tem, por isso, um papel preponderante nessa viagem. Para reforçar esta arte, a autarquia convidou três consagrados chefs de cozinha para participar na 7ª edição do Festival MED, tendo cada um o seu espaço dentro do recinto do festival.
O Chef Chakall, já uma presença assídua no certame, vai gerir o restaurante Al Chakall, onde apresentará as suas criações de cozinha do mundo (indiana, marroquina, libanesa e argentina). Entre os pratos que farão as delícias dos visitantes, estarão o biffe argentino com chimichurri acompanhado de batata ao plomo e o pita shawarma acompanhado de humus e babaganuch.
O Chef Bernardo Sousa Coutinho vai estrear-se nesta edição, com o Restaurante Millenium, onde serão apresentadas criações de cozinha mediterrânica exclusivas para o festival. Entre as iguarias estão sopa de berbigão, sopa rica de peixe, lulas recheadas com picadinho de legumes, bacalhau enrolado em couve com migas e presunto, alheira de caça com grelos e batatinha recheada, arroz de farinheira, queques de alfarroba em mousse, e crepes de arroz-doce.
Finalmente, o Chef Jonnie Pratt vai também ter um espaço próprio no Festival MED 2010, o Bistro des Z'Artes, com cozinha bistro gourmet. Parfait de fígado de galinha com geleia de moscatel, salada de morcela com maca caramelizada e vinaigrette de mostarda são dois dos pratos que se poderão encontrar neste cantinho de sabores.
Para além destes três espaços, o MED oferece várias opções gastronómicas. Para além da cozinha tradicional portuguesa, poderão encontrar-se um conjunto de espaços de restauração dedicados aos sabores tradicionais de países como Espanha, Grécia, Marrocos, Egipto ou Itália.

ACTA - Espectáculo "George Dandin" de Molière em Coimbra




No âmbito do IV Festival das Companhias Descentralizadas, a ACTA apresenta o espectáculo “George Dandin” de Molière, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no dia 26 de Junho, às 21h30, seguido de uma conversa com o público. O espectáculo é encenado por Luís Vicente, tem a duração de 1h15m, é indicado para maiores de 12 anos e o custo de entrada é de 10€ com vários descontos.

Aparentemente trata-se apenas de uma hilariante comédia de costumes, cujo enredo assenta nos estratagemas de uma jovem mulher para ludibriar o seu marido. Dá-se, porém, o caso, de o enredo ter como pano de fundo o prenúncio da Revolução Francesa: portanto, não é uma mera comédia de costumes. E este aspecto, a nosso ver, absolutamente fundamental, foi que levou Marx a estudar o texto de Molière, e a referi-lo como um documento exemplar no que respeita à análise da aliança de classes; e que nos leva a nós a pô-lo em cena numa perspectiva de contemporaneidade no que se refere os seus conflitos internos.
George Dandin vive um drama interior e um drama social que o tornam ridículo, porque se deixou envolver por uma situação à qual não é capaz de se adaptar. É ridículo não como pessoa, mas como elemento desajustado duma estrutura em que entrou indevidamente, sem todo um ritual de iniciação ideológica e afectiva. A casa onde, na condição de trabalhador rústico se sentia bem e feliz, tornou-se atroz, não tanto pela ameaça de infidelidade de sua mulher Angélique, mas sobretudo pela impossibilidade de estabelecer relações de convivência que respeitassem a sua personalidade e os seus valores.
A sua tensão psicológica não é de um «marido enganado», mas a de um marido confundido socialmente por ter feito um casamento desigual, de que já está profundamente arrependido, com uma mulher que não lhe pode pertencer, mesmo que tenha assinado uma acta matrimonial.
George Dandin assume um estatuto ideológico bem definido, tornando-se o personagem e o lugar de um conflito, de um processo levado ao palco, em que o público fará de jurado. Duas (o)posições sociais que se digladiam num espectáculo que dá mais para pensar do que para rir.

Este espectáculo conta com a participação dos actores Afonso Dias, Bruno Martins, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Mário Spencer, Pedro Mendes e Tânia Silva, os figurinos são de Alice Alves, a execução cenográfica é de Tó Quintas, a assistência de encenação de Elisabete Martins, com direcção de cena de Pedro Mendes, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação e divulgação por Cristina Braga, secretariado por António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

O presidente da Lusa afirmou que encerrar as delegações de Faro, Évora e Coimbra "é poupar dinheiro ao contribuinte"


O presidente da Lusa afirmou hoje durante uma audição no parlamento que encerrar as delegações de Faro, Évora e Coimbra "é poupar dinheiro ao contribuinte", reiterando tal intenção como tinha anunciado em janeiro.
Afonso Camões disse mesmo que se houver intenção dos deputados em manter as delegações, poderá ser feito mas com gastos desnecessários para os contribuintes.
Relativamente ao encerramento das delegações, o presidente da Lusa foi taxativo ao afirmar: "Não fechámos, mas vamos fechar. É assim que eu quero e é assim que vai ser".
Afonso Camões acrescentou aos deputados da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura que, em contrapartida "houve um reforço do número de jornalistas nessas áreas e a capacidade de terem mais meios ao seu dispor".
Afonso Camões esclareceu ter sido mandatado pelo conselho de administração da agência para, em conjunto com a direcção de informação, avaliar se faria sentido - "em função do investimento que estava a ser feito no reforço de tecnologia" - gastar dinheiro com delegações.
"A opinião da Direcção de Informação (DI) foi clara. A DI diz que somos contra o jornalismo sentado. Os jornalistas estão equipados com placa 3G e telemóvel. A agência de notícias não é uma agência imobiliária. Temos mais jornalistas afectos a essas regiões e estamos a reforçar a capacidade de responder ao serviço público", afirmou Afonso Camões.
Afonso Camões disse ainda que a "intenção de encerrar as três delegações" foi comunicada ao então ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva.
Em janeiro, Afonso Camões afirmou que, ao longo deste ano, as delegações do Algarve, Coimbra e Évora, seriam encerradas, mantendo ou reforçando os jornalistas que trabalham nesses locais.
O Bloco de Esquerda requereu em fevereiro a presença de Afonso Camões e do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, na comissão, a propósito deste assunto.
O ministro foi questionado na semana passada na comissão de Ética sobre esta matéria mas nada adiantou, remetendo esclarecimentos para audição de hoje de Afonso Camões.
A Comissão de Trabalhadores da Lusa defendeu hoje no Parlamento "a continuidade física dessas delegações, até por uma questão de prestígio da empresa".
Os membros da CT não encontram vantagens no encerramento das delegações, nem ao nível de redução de custos, já que "o valor das rendas dos edifícios onde estão instaladas é inferior ao subsídio de adaptabilidade que empresa terá que pagar aos jornalistas caso avance com a decisão".
Lusa

Tavira: Marchas Populares iniciam celebrações do Dia da Cidade


Inserida nas comemorações do Dia da Cidade, terá lugar, no dia 23 de Junho, pelas 21h30, na Praça da República, o desfile das marchas populares, o qual repete, no dia 28, pela mesma hora, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

À semelhança dos anos anteriores, a Sociedade Recreativa Musical Luzense, a Associação Almadrava, o Projecto Alcatruz da Fundação Irene Rolo, a Sociedade da Banda de Tavira e a marcha da Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, num total de cerca de 300 participantes, entre marchantes e músicos, darão cor e brilho à noite tavirense.

A actuação das marchas populares é considerada um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade, visto que tavirenses e visitantes enchem a Praça para apreciar este espectáculo. Este ano a noite contempla ainda, pelas 24h00, com um espectáculo piromusical, na Ponte das Forças Armadas. A animação continuará pela noite fora com os arraiais dos Santos Populares, em dezasseis locais do concelho.