sábado, 4 de dezembro de 2010

Governadora Civil de Faro enaltece profissionais que se dedicam à área da deficiência


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, elogiou ontem, em Tavira, a dedicação de todos os profissionais que trabalham na área da deficiência, tendo considerado que só através desse empenho e disponibilidade é possível reunir condições para uma plena integração das pessoas com deficiência na sociedade.
“Vejo a ternura com que estes profissionais olham para as crianças e jovens a quem apoiam diariamente e sinto como é real o amor e a solidariedade que existe na nossa sociedade”, referiu Isilda Gomes, que se deslocou hoje à Fundação Irene Rolo (FIR), em Tavira, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Naquela instituição, onde assistiu à actuação do coro de Santa Luzia e a uma demonstração de Tai-Chi pelo grupo Sete Luas, constituído por utentes da FIR, a Governadora Civil reiterou o seu reconhecimento absoluto pelo trabalho efectuado por todos os cidadãos que se dedicam a uma área “muito difícil e exigente”.
“É este apoio incondicional, esta dádiva permanente, que permite às pessoas com deficiência, cidadãos de pleno direito, um lugar na nossa sociedade”, realçou Isilda Gomes, sublinhando a importância da participação das autarquias e dos empresários nesta área, para a qual preconiza “um envolvimento cada vez maior por parte de toda a sociedade civil”.
Durante a visita à instituição de Tavira, Isilda Gomes elogiou ainda o trabalho desenvolvido pela FIR, sobretudo na zona do Sotavento algarvio, tendo acrescentado que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência deve representar uma “chamada de atenção” para uma problemática que tem de continuar a constituir uma questão prioritária no âmbito das políticas sociais.
O envolvimento da Governadora Civil de Faro nas questões relacionadas à deficiência foi, por sua vez, sublinhado pelo Presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, que realçou a dinâmica de Isilda Gomes na promoção e apoio a projectos vocacionados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência na região algarvia.
No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Governadora Civil visitou ainda uma exposição da artista plástica Elza Newton e uma mostra de trabalhos elaborados pelos clientes da FIR, à qual doou um quadro da artista plástica algarvia Fátima Silvestre.

Campanha de Solidariedade a favor da ACASO Olhão


Um grupo de 5 alunas da Universidade do Algarve, finalistas do curso de Assessoria de Administração que, no âmbito da disciplina de Relações Públicas, pretendem realizar uma campanha de recolha de bens e brinquedos destinados ao apoio da Associação Cultural de Apoio Social de Olhão (ACASO), nomeadamente o Centro Infantil “Os Saltitões”.
A disciplina de Relações Públicas exige um projecto orientado para a concretização de uma campanha ou evento, preferencialmente de cariz social, aplicado a uma empresa ou instituição à livre escolha dos alunos sob formas tão variadas como donativos, patrocínios, angariações, etc.
O grupo de alunas aqui representado optou pela ACASO uma vez que a maior parte dos elementos do grupo é de Olhão, conhecem os esforços da Associação a nível social e pretendem ajudar as gentes da sua terra.
O Centro Infantil é destinado a apoiar crianças dos 3 meses aos 6 anos cujos pais têm dificuldades económicas e que passa de momento por algumas carências a vários níveis. Assim, estamos a pedir um contributo a nível de livros, jogos didácticos, brinquedos, balancés, leitores de DVD, filmes de desenhos animados, leitores de CDS portáteis e CD de música infantil que possam dispensar, para que as crianças possam ter acesso a actividades de animação e entretenimento lúdico.
O objectivo desta iniciativa é o de reunir o máximo de contributos possíveis bem como proporcionar a estas crianças uma melhor qualidade de vida na Associação já que muitas vezes não a podem ter em casa.
Uma vez que se aproxima a quadra natalícia, pretendíamos fazer a distribuição dos bens e brinquedos recolhidos até 17 de Dezembro, directamente na festa de Natal das crianças tentando semear um pouco mais de alegria e esperança nos corações dos pequeninos e de quem lá trabalha e se esforça para fazer o melhor por eles.
Vimos assim, por este meio divulgar e dar a conhecer a nossa iniciativa para que se "passe a palavra" e consigamos angariar o maior número possível de brinquedos e jogos para estas crianças. Participem!
As alunas empenhadas neste projecto, andam já a proceder à recolha dos donativos. Como é Natal um pouco de cada um dará alegria a crianças desfavorecidas.

Gala de Beneficência de Artes Marciais continua missão solidária em São Brás de Alportel



A Gala de Beneficência de Artes Marciais a realizar-se hoje, sábado, dia 4, pelas 21h00, no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires dá continuidade às iniciativas de solidariedade desenvolvidas em São Brás de Alportel que têm por objectivo ajudar quem mais precisa.
Depois da conquista do Mercadinho Solidário, que superou as expectativas da organização, no passado dia 28 de Novembro, a Gala de Beneficência de Artes Marciais, organizada pelo Clube de Artes Marciais de São Brás de Alportel, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e de diversas empresas do município, visa angariar fundos para a compra de bens alimentares para as famílias mais carenciadas do concelho.
A abertura da Gala será marcada pela inauguração do novo ringue, uma estrutura que será utilizada para disputar 9 combates ao longo de uma noite que promete aquecer os ânimos. Cerca de 2 dezenas de atletas, masculinos e femininos provenientes de diversos clubes do Algarve e Alentejo, fazem-se representar nas modalidades de Light Kick, Low Kick e K1.
Os desportos de combate iniciam com várias demonstrações técnicas de Light Kick, combates controlados, onde predomina a técnica perícia e velocidade em detrimento da força. Seguem-se os combates Low Kick que implicam o uso de protecções pelos atletas que aliam a técnica à força, num combate intenso que pode chegar a KO, derrota evidente de um dos participantes.
A última técnica da noite K1 refere-se a uma forma de luta totalmente livre de protecções, em que cada lutador pode ser proveniente de estilos diferentes, mas com o mesmo objectivo de desferir o maior número de golpes no adversário e ganhar pontos para alcançar a vitória no final do combate.
A Gala de Beneficência de Artes Marciais dá a conhecer várias vertentes dos desportos de combate, um trabalho sério que ocupa os tempos livres de dezenas de jovens são-brasenses e contribui ao mesmo tempo para iluminar um pouco o Natal das famílias mais carenciadas do concelho.
Nesta missão, o Clube de Artes Marciais associa-se à Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel na edição deste ano da iniciativa solidária “Cabaz da Consoada”, para fazer chegar à mesa das famílias mais carenciadas do concelho cabazes de alimentos, um momento de partilha e união que aquece o espírito de entreajuda nesta quadra natalícia.

O Boxe de volta à ribalta no Algarve




A Associação de Boxe do Algarve (ABA) fechou com distinção a época desportiva de 2010 através da realização da Taça do Algarve, no passado dia 1 de Dezembro.
O Pavilhão da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, foi pequeno para as três centenas de pessoas que num dia chuvoso e frio, aqueceram os ânimos através de vibrantes combates de boxe olímpico.
O Espectáculo iniciou-se pelas 16:00 com quatro combates de exibição das escolas de formação do Clube Arena de Faro e também do Juventude Sport Campinense, dois Clubes que apostam no ensino das classes mais jovens e que já apresentaram fantásticos resultados desportivos na presente época, nomeadamente, a conquista pelo Arena de Faro do título de bicampeão nacional de Boxe Olímpico no escalão de Cadetes e do título de Campeão Nacional de Juniores pelo Juventude Sport Campinense.
Os combates de exibição nos escalões infantis servem de introdução e aperfeiçoamento dos jovens pugilistas no cenário de competição. Os jogos pré-competitivos têm sempre como resultado o Match-null (empate) de forma a incentivar e dinamizar as camadas mais jovens.
Já no escalão de juniores, o atleta André Sousa, do C. Arena Faro, protagonizou um dos momentos alto do espectáculo. André iniciou o combate a pressionar constantemente o seu adversário com sucessivas sequências de golpes cruzados. Rui tentava manter André à distância com um jogo misto de directos e deslocações, mas André, muito combativo e determinado, manteve o mesmo ritmo até ao final do combate, levando diversas vezes o jovem louletano às cordas e a passar por momentos difíceis. Os dois atletas foram adversários à altura, num jogo muito empolgante, em que André foi o pugilista dominador e mais forte, frente a um adversário defensivo mas muito batalhador.
O grande momento da tarde, foi sem dúvida a aparição do jovem Diogo Barbosa (ainda júnior), a versão “Mike Tyson” portuguesa, que “derrubou” no inicio do 2º assalto o Sénior André Argel, do S.C. Olhanense, após um primeiro assalto em que o atleta olhanense já havia sofrido uma contagem de protecção. Diogo Barbosa é sem dúvida o júnior-revelação a nível nacional, que apesar dos poucos combates realizados, detém exclusivamente vitórias e um espectacular recorde de knock-outs.
Diogo Barbosa foi no final do combate presenteado por Walter Pestana, Vice-Presidente Desportivo da ABA, com umas luvas douradas, símbolo do seu valor e por ter presenteado o público algarvio com tal exemplo de força e coragem.
No âmbito da Taça do Algarve, foi o duelo feminino que mais entusiasmou o público, Carina Santos, uma atleta em constante evolução, com um boxe muito rectilíneo e efectivo, foi superior à sua adversária, a jovem Andreia, que demonstrou ser uma potencial promessa do Boxe feminino algarvio.

BOXE - ESCOLAS DO ARENA FARO ABRILHANTAM TAÇA DO ALGARVE


O Arena Faro participou "em peso" na Taça do Algarve, uma organização da Associação de Boxe do Algarve (ABA), no passado dia 1 de Dezembro. O público estava entusiasmado e as Escolinhas do Arena abrilhantaram ainda mais o espectáculo.
A prova teve inicio pelas 16:00 com quatro combates de exibição das escolas de formação do Clube Arena de Faro e também do Juventude Sport Campinense. Os combates de exibição nos escalões infantis servem de introdução e aperfeiçoamento dos jovens pugilistas no cenário de competição. Os jogos pré-competitivos têm sempre como resultado o Match-null (empate) de forma a incentivar e dinamizar as camadas mais jovens.
No escalão de juniores, André "Ampolas" Sousa protagonizou um vibrante momento para a assistência. André tinha pela sua frente o voluntarioso Rui Serol, do J.S. Campinense e iniciou o combate a pressionar constantemente o seu adversário com sucessivas sequências de golpes cruzados. Rui tentava manter André à distância com um jogo misto de directos e deslocações. O júnior do Arena manteve o mesmo ritmo até ao final do combate, levando diversas vezes o atleta louletano às cordas. André foi o pugilista dominador e mais determinado, frente a um adversário defensivo mas muito batalhador.
O grande momento da tarde, foi sem dúvida a aparição do jovem Diogo Barbosa (ainda júnior), a versão "Mike Tyson" portuguesa, que "derrubou" no inicio do 2º assalto o Sénior André Argel, do S.C. Olhanense, após um primeiro assalto em que o atleta olhanense já havia sofrido uma contagem de protecção. Diogo Barbosa é sem dúvida o júnior-revelação a nível nacional, que apesar dos poucos combates realizados, detém exclusivamente vitórias e um espectacular recorde de knock-outs.
Diogo Barbosa foi no final do combate presenteado por Walter Pestana, Vice-Presidente Desportivo da ABA e Treinador Principal do Arena Faro, com umas luvas douradas, símbolo do seu valor e por ter presenteado o público algarvio com tal exemplo de força e coragem.
No âmbito da Taça do Algarve, foi o duelo feminino que mais entusiasmou o público, Carina Santos, do Arena Faro, com o seu boxe rectilíneo e efectivo foi superior à sua adversária, a jovem Andreia Silvestre, que também demonstrou ser uma potencial promessa do Boxe feminino algarvio.